A Polícia Federal (PF) vetou ao menos dois nomes da lista de brasileiros que demonstraram interesse em sair do Líbano. De acordo com fontes ligadas à PF, a decisão foi tomada por questões de segurança.
No total, cerca de 3.000 brasileiros que moram no país demonstraram interesse, junto à Embaixada Brasileira em Beirute, para serem repatriados. O primeiro voo da operação está previsto para chegar já neste sábado (5).
Conforme a CNN, a PF vasculha a lista para certificar-se de que não há infiltrados do Hezbollah entre os repatriados. Em 2023, dois brasileiros foram presos pela polícia por suspeita de estarem ligados ao grupo radical islâmico.
A ação da PF ocorreu em novembro de 2023 e chegou a conclusão de que os investigados preparavam atos de terrorismo em território brasileiro, focando em ataques a prédios da comunidade judaica. Ao todo, foram cumpridos onze mandados de busca em Minas Gerais, Distrito Federal e São Paulo.
Segundo a Polícia Federal, também tem trabalhado no auxílio à liberação da documentação de pessoas que, eventualmente, estejam com pendências, como passaporte vencido. A intenção é que este tipo de situação não seja impeditivo para embarque ao Brasil.
O primeiro voo da Força Aérea Brasileira decolou do Galeão no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (2). A aeronave KC-30 já está em Lisboa (Portugal) e aguarda apenas autorização para seguir para Beirute. O voo com os brasileiros deve sair na sexta-feira (4) e chegar no Brasil no sábado (5).
Conforme o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, aproximadamente 160 mil pessoas já fugiram do Líbano para a Síria devido à Guerra entre o Hezbollah e Israel.
Do Portal Bahia Notícias/Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário