Pacientes que sofrem de anemia por falta de ferro e têm sintomas adversos ao tomar o medicamento sulfato ferroso podem encontrar uma nova opção de tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se do ferripolimaltose, que foi incluído na Rede SUS, pelo o Ministério da Saúde. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (30).
A chegada do novo remédio vai auxiliar no tratamento de pessoas que têm intolerância ao sulfato ferroso, outro medicamento disponível no SUS para tratar a anemia por deficiência de ferro. Com isso, esses pacientes não vão sofrer os efeitos indesejados, como dores de estômago e náuseas, conforme explicou a pasta.
O órgão informou ainda que a novidade seria um importante avanço para melhorar a qualidade de vida de milhares de brasileiros que convivem com a anemia.
A anemia é causada pela falta de ferro, nutriente essencial no organismo para produzir as células do sangue e garantir que o oxigênio chegue a todas as partes do corpo. A enfermidade pode causar cansaço extremo, fraqueza, falta de ar e até dificuldades de concentração.
Além disso, pode afetar a saúde de crianças e mulheres em fase pré-menopausa e pessoas de baixa renda, que muitas vezes não conseguem garantir uma alimentação adequada em ferro. De acordo com o Ministério da Saúde, durante o ano passado, foram repassados R$ 326,4 milhões em internações decorrentes de anemia em hospitais públicos no país.
Do Portal Bahia Notícias/Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário