Novembro Azul PMS

Novembro Azul PMS

Banda Chica Baiana

Odonto Luz

Odonto Luz

Netinho Balachic

SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 28 de outubro de 2023

Botafogo defende a liderança do Campeonato Sessentão e Ypiranga tenta superar concorrente; competição terá estreias de Robério Menezes e Nicaninha


A manhã deste domingo (29) será de fortes emoções na Arena Orlandão no Alto da Bandeira em Serrinha, com a quarta rodada do primeiro Campeonato Sessentão Society onde acontecerão 2 grandes jogos.


Logo às 7:45 da manhã será realizada a partida entre Santa Fé x Ypiranga. O time do Santa Fé é o quinto colocado, com 1 ponto ganho em duas partidas e vai ter a estreia do grande Astro da história do futebol serrinhense, Robério Menezes, que está sendo homenageado nesta competição. 

Outro que também fará a sua estreia é o atacante, Nicaninha, pela equipe do Ypiranga, que está na terceira posição, com 4 pontos em 2 jogos. Tanto Robério quanto Nicaninha já jogaram na Seleção de Serrinha. Além destas estreias, o ex-goleiro profissional do Vitória e Ypiranga, Rujani, também confirmou a sua.


O segundo jogo vai acontecer às 8:45 entre Botafogo da Bahia, que lidera o campeonato com 7 pontos em 3 jogos e o Cruzeiro que está em 4º, com 1 ponto em 3 jogos disputados até o momento.

Jogos deste domingo, dia 29/10

Às 7:45 - Santa Fé x Ypiranga

Às 8:45 - Botafogo x Cruzeiro

Classificação geral

1º Botafogo/Ba - 7 pontos

2º São Paulo - 6 pontos

3º Ypiranga - 4 pontos

4º Cruzeiro - 1 ponto

5º Santa Fé - 1 ponto

6º APS FC - zero ponto

Principais artilheiros

Val Careca e Lima do Botafogo, com 3 gols cada

Profeta do Botafogo, Orlando do Ypiranga e Baiaco do São Paulo, com 2 gols cada

Por Cival Anjos


 

Jornalista da TV Globo morre em acidente de carro em Sinop

O repórter de uma das afiliadas da TV Globo, Anderson Junior Hentges, de 28 anos, morreu em um acidente de carro em Sinop, município mato grossense a 503 km de Cuiabá. O jornalista trabalhava na TV Centro América, que confirmou a morte. 

 

Na publicação nas redes sociais, a emissora explica que o acidente foi provocado por uma colisão entre o veículo de Anderson e um barranco na rodovia. Além do jornalista, havia outras quatro vítimas no veículo, dois homens e duas mulheres, que ficaram feridos. 

 

Em outro post, a TV Centro América fez uma homenagem ao colaborador: “Competente, brincalhão e bem humorado. Essas foram as palavras usadas por uma colega de trabalho para descrever o jornalista Anderson Hentges, de 28 anos, vítima de um trágico acidente em uma via pública de Sinop”.

 

Em janeiro, uma das matérias de Anderson foi reproduzida pela primeira vez no Jornal Hoje, de emissão nacional. Ainda não há mais informações sobre a causa do acidente.


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Reprodução / Redes Sociais


Com time bastante modificado, Bahia é derrotado pelo Palmeiras no Allianz Parque e segue próximo do Z-4

Quem viu o time escalado pelo técnico Rogério Ceni se surpreendeu. Com sete mudanças em relação à última partida, o Bahia foi derrotado pelo Palmeiras por 1 a 0 no Allianz Parque, pela 30ª rodada do Brasileirão. 

 

O gol do Verdão foi marcado por Raphael Veiga, ainda no primeiro tempo. O placar faz o Tricolor estacionar nos 34 pontos, três a mais que o Goiás, que abre a zona de rebaixamento. 

 

O Esquadrão volta a campo na próxima terça-feira (31), às 19h, na Arena Fonte Nova, para enfrentar o Fluminense, pela 31ª rodada da Série A.

 

PRIMEIRO TEMPO

O Palmeiras chegou pela primeira vez aos 11 minutos. Breno Lopes recebeu pela esquerda e chutou cruzado para a defesa de Marcos Felipe.

 

Com dificuldades para criar, o Esquadrão só conseguiu finalizar pela primeira vez aos 24. Ademir fez boa jogada individual e arriscou um chute completamente torto. 

 

Aos 33, Richard Ríos arriscou de fora da área para o Palmeiras. A bola teve direção, mas Marcos Felipe estava atento para cair e fazer a defesa. 

 

Desatenção tricolor

O gol do Verdão saiu aos 38 minutos. Endrick recebeu em profundidade, caiu e a bola sobrou nos pés de Raphael Veiga. A zaga do Bahia parou e o meia do Palmeiras teve toda a tranquilidade para colocar no canto de Marcos Felipe e abrir o placar. 

 

SEGUNDO TEMPO

O Palmeiras voltou em cima na etapa final. Endrick avançou em velocidade pelo meio, logo no primeiro minuto, e finalizou da entrada da área. A bola passou à direita da meta do Esquadrão. 

 

Aos 17, Veiga cobrou escanteio com curva e Murilo cabeceou com perigo à meta defendida por Marcos Felipe. Em cobrança de falta, Richard Ríos também assustou aos 20. 

 

Marcos Felipe salvou o Bahia aos 28 minutos. Após receber passe de Murilo, Breno Lopes saiu na cara do gol e parou no goleirão tricolor.

 

E o camisa 22 não teve folga. Aos 37, defendeu um chutaço de Luís Guilherme. Um minuto depois, Artur também parou na saída de Marcos Felipe. 

 

FICHA TÉCNICA
Palmeiras 1 x 0 Bahia
Campeonato Brasileiro - 30ª rodada
Local: Allianz Parque, em São Paulo
Data: 28/10/2023 (sábado)
Horário: 19h
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Francisco Chaves Bezerra Junior (PE)
VAR: Wagner Reway (PB)
Cartões amarelos: Fabinho (Palmeiras) / Acevedo, Kanu e Everaldo (Bahia)
Cartão vermelho: Acevedo (Bahia)
Gol: Raphael Veiga (Palmeiras)


Palmeiras: Weverton; Mayke (Marcos Rocha), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Luan, Fabinho (Jaílson), Richard Ríos e Raphael Veiga (Artur); Endrick (Luís Guilherme) e Breno Lopes (Rony). Técnico: Abel Ferreira.

 

Bahia: Marcos Felipe; Cicinho, Gabriel Xavier, Kanu, Raul Gustavo (Diego Rosa) e Matheus Bahia (Lucas Mugni); Acevedo, Rezende e Luciano Juba (Camilo Cándido); Ademir (Biel) e Mingotti (Everaldo). Técnico: Rogério Ceni.


Do Portal Bahia Notícias/Por Nuno Krause/Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia


Fortaleza perde duelo com LDU em sua primeira final internacional

Primeiro time do Nordeste do Brasil a obter classificação para a final da Copa Sul-Americana, o Fortaleza não conseguiu concluir sua boa campanha com vitória. A formação tricolor caiu neste sábado (28) diante da LDU, do Equador, em empate por 1 a 1 seguido de derrota por 4 a 3 nos pênaltis, e ficou com o vice-campeonato do torneio continental.
 

A disputa teve seu desfecho em uma decisão de jogo único, realizada no estádio Domingo Burgueño, na cidade de Maldonado, no Uruguai.
 

Os uruguaios curiosos e os torcedores equatorianos e brasileiros que foram ao campo viram uma partida que começou pouco inspirada, com dificuldades de criação de jogadas de ambas as equipes.
 

O ritmo da decisão mudou completamente no segundo tempo, com a abertura do placar, pelo Fortaleza, aos três minutos e o empate da LDU em seguida. O clube equatoriano teve mais fôlego na prorrogação, mas a partida permaneceu empatada.
 

Prevaleceu a LDU, que não chega a ser uma potência continental, mas apresenta um histórico mais robusto que o Fortaleza em disputas desse nível. Não é uma novidade para a equipe de Quito castigar adversários do Brasil em confrontos decisivos.
 

Sua grande glória é a conquista da Copa Libertadores de 2008, com vitória nos pênaltis sobre o Fluminense, no Maracanã. Também no Maracanã, em 2009, a agremiação equatoriana voltou a derrubar o Fluminense: perdeu por 3 a 0 na final da Copa Sul-Americana, mas levantou o troféu por ter feito 5 a 1 em casa.
 

A LDU tem também dois títulos da Recopa Sul-Americana, disputada entre o vencedor da Copa Libertadores (torneio sul-americano de elite) e o da Copa Sul-Americana (torneio sul-americano de segundo escalão). Em 2009, derrotou o Internacional com um placar agregado de 4 a 0. No ano seguinte, foi a vez de um argentino, o Estudiantes, ser superado.
 

Já fazia tempo que o time não vencia além dos limites do Equador. Desta vez, como nas anteriores, soube usar a altitude de 2.850 metros de Quito, desconfortável para a maior parte dos adversários. Na fase de grupos, venceu suas três partidas como mandante, empatou as três como visitante e avançou em primeiro na chave do Botafogo.
 

Seu único tropeço dentro dos próprios domínios foi no jogo de volta das oitavas de final. Derrotado por 3 a 2 pelo Ñublense, precisou dos pênaltis para sobreviver --havia vencido por 1 a 0 no Chile. Na sequência, fez 2 a 1 sobre o São Paulo em Quito. Derrotado por 1 a 0 no Morumbi, voltou a levar a melhor no desempate, nos tiros da marca penal.
 

Mais tranquila foi sua passagem pelas semifinais, encaminhada com vitória por 3 a 0 sobre o Defensa y Justicia e concretizada em empate sem gols na Argentina. Na final, em Maldonado, nos arredores de Punta del Este, não havia altitude. Mas os atletas da LDU não precisaram dela no jogo derradeiro.
 

Na decisão deste sábado (28), o Fortaleza pressionou e manteve a LDU sem espaço no primeiro tempo, mas a equipe brasileira tampouco conseguiu se impor. Foram poucas finalizações de cada lado --Marinho, aos 17 minutos, chegou mais perto do gol, mas hesitou com a bola na área.
 

Na volta do intervalo, Lucero marcou para o Fortaleza em seguida a um cruzamento rasteiro de Pochettino. Pouco minutos depois, Alzugaray empatou o jogo. O atleta passou por dois jogadores do Fortaleza e chutou sem dar chances de defesa do goleiro João Ricardo. O segundo tempo foi disputado, mas o título só foi decidido nos pênaltis.
 

Apesar do fracasso no sábado, os jogadores do Fortaleza se mostraram orgulhosos da campanha. Agora, a luta é para que a primeira decisão internacional da história do clube não seja a única.
 

A presença na decisão já representou bastante para um clube que passou oito temporadas seguidas na terceira divisão do Campeonato Brasileiro e só conseguiu subir para a segunda em 2017. Com o título da Série B em 2018, entrou em 2019 na elite do futebol nacional e nela fincou os pés, crescendo temporada a temporada.
 

Tem seu nome nessa história o técnico Rogério Ceni, que comandou a conquista da segunda divisão. Àquela altura, o clube já tinha como presidente Marcelo Paz, que assumiu o posto em 2017, está nele até hoje e é elogiado pela reestruturação que liderou.
 

Se Paz não está imune a críticas e tomou decisões questionáveis, a mudança é notória. O Fortaleza adotou um modelo de administração com diretores remunerados e fez investimentos certeiros, como o estabelecimento de uma estrutura moderna no centro de treinamento.
 

Outra aposta sagaz foi o acerto em 2021 com o técnico argentino Juan Pablo Vojvoda, hoje com 48 anos, que vinha de trabalhos satisfatórios em clubes menores da América do Sul, como o argentino Talleres e o chileno Unión La Calera.
 

Vojvoda desenvolveu uma base sólida e, diferentemente de Ceni, resistiu às investidas de times do Sudeste --nas semifinais da Sul-Americana, castigou o Corinthians, cuja proposta havia recusado. Teve momentos difíceis, é verdade, saindo da zona de rebaixamento do último Brasileiro para a zona de classificação à fase prévia da Copa Libertadores deste ano.
 

A caminhada na pré-Libertadores esbarrou no paraguaio Cerro Porteño, porém o Fortaleza construiu campanha firme na Sul-Americana. Uma campanha que ajuda a manter o clube saudável financeiramente, com prêmio de US$ 5,35 milhões (R$ 26,5 milhões) pelo vice-campeonato.
 

São cifras que contribuirão para que o balanço de 2023 seja ainda melhor do que o de 2022. Um ciclo virtuoso que permite mais investimentos no futebol e tem trazido também mais retorno --esportivo e financeiro.
 

No ano passado, segundo números divulgados pela agremiação, a receita bruta foi de R$ 267,9 milhões, um recorde para equipes do Nordeste, o que tornou bem manejável a dívida de R$ 33,1 milhões ao fim do último exercício.


Do Portal Bahia Notícias/Por Folhapress/Foto: Reprodução / Twitter / LDU

Moradores protestam cobrando redutor de velocidade e melhorias na BA409 entre Serrinha e Coité

Moradores na pista com cartazes. Foto Reprodução
Moradores de povoados do município de Barrocas, situados nas proximidades da rodovia BA-409, na divisa com Serrinha e Conceição do Coité, participaram de um protesto na manhã do último sábado (28). A manifestação teve como objetivo solicitar melhorias na estrada, devido a uma série de acidentes que ocorrem no conhecido trecho do Tocó.

De acordo com informações da repórter Dida Negrão, que estava presente no local, os moradores bloquearam a rodovia por cerca de 30 minutos, permitindo a passagem apenas de veículos de saúde e de estudantes. Os manifestantes exibiram faixas com mensagens como; "Inúmeras vidas perdidas", "Muitas famílias afetadas" e "Quem será a próxima vítima?".

A manifestação surgiu com o intuito de sensibilizar as autoridades responsáveis a tomarem medidas para a manutenção e melhoria da rodovia estadual, mas principalmente cobrando a instalação de um redutor de velocidade. A manifestação transcorreu de forma pacífica, com a presença da Polícia Rodoviária Estadual.

Devido aos constantes acidentes, alguns com vítimas fatais, outras mobilizações já aconteceram no local. Veja: Moradores da região voltaram a bloquear o trânsito de veículos na BA-409, no ponto do Toco.

@ Nossa Voz por Kauã Sherman com informações de Dida Negrão

Jungle Fight 121: Serrinhense Layze Cerqueira emenda camps em busca do título dos moscas

Foto: Arquivo pessoal

A lutadora Layze Cerqueira não teve tempo para descansar desde que ganhou sua última luta. Um dia depois de vencer Thalita Soares no Jungle Fight 120, no Espírito Santo, no fim de setembro, a baiana da cidade de Serrinha soube que teria o maior desafio da carreira menos de um mês depois. Layze enfrenta Brena Cardozo neste sábado, na edição 121 do maior evento de MMA da América Latina, valendo o cinturão peso-mosca (até 57kg), em evento com transmissão do Combate.

Em entrevista ao Combate, a lutadora não escondeu a surpresa com a oportunidade em tão pouco tempo e contou que, apesar do susto, não teve dificuldades em emendar um camp no outro.

- Eu lutei no Jungle no Espírito Santo e cheguei no domingo de madrugada. Na segunda eu ia descansar, mas aí meu professor (disse): "Cinturão no final do mês". Ou seja, não descanse (risos), um camp seguido do outro. Mas estou bem, no momento da minha melhor forma física e mental. No primeiro momento foi aquele baque. Falei: "Será que eu estou preparada? Eu não tive nada na última luta, estava fisicamente tudo bem, mas o desafio era mental mesmo - disse ao Combate.

Dona de um cartel de seis vitórias e quatro derrotas, Layze mudou desceu de categoria para lutar no Jungle Fight. Antes peso-galo, a baiana já se vê adaptada nos moscas e acredita que a mudança foi positiva para a carreira.

- Nunca tinha lutado na 57kg, eu lutava de 61 kg. Só que eu acho que meu porte era muito pequeno para 61kg. Eu mantinha 63kg, cortava tranquilo, não desidratava muito, não desgastava, era bom também. Aí veio esse desafio, de 57 kg, mas foi super tranquilo bater o peso. Eu lutei na 57kg no último Jungle, agora de novo, e me senti super bem.

Para o duelo valendo o cinturão, a lutadora não esconde a vontade de levar a luta para o chão. Faixa-preta de jiu-jítsu, a baiana iniciou a trajetória na luta ainda criança. Por conta da rotina dos pais no trabalho, Layze Cerqueira precisava ir sozinha para a escola desde muito cedo. Por isso, a mãe de Layze decidiu que a jovem deveria aprender alguma arte marcial para saber se defender em alguma possível situação de perigo.

- Meus pais tinham que trabalhar, e eu precisava ir para a escola. Eu ia sozinha, lá pela quinta série. Sou filha única, e minha mãe ficava muito preocupada, mas ela tinha que trabalhar. Ela então queria que eu fizesse uma modalidade de luta para saber me defender. Comecei a lutar em um projeto social da prefeitura da minha cidade - relembrou.

Foto: Arquivo pessoal

Depois de aprender jiu-jítsu ainda na infância, agora é a vez de Layze repassar os ensinamentos para as crianças. Ela dá aulas da modalidade voltadas para o público infantil em Feira de Santana, cidade na qual mora e treina atualmente. Apesar de nunca ter planejado lidar com os pequenos, ela passou a gostar da função ao longo do tempo.

- Sempre dei aula de jiu-jítsu para adultos. Nunca imaginei dar aula para criança, eu pensava: "Não levo jeito para isso". Mas hoje eu sou apaixonada pela minha turma, são mais de 20 crianças. Às vezes penso que não vou dar conta, mas dá tudo certo. Eu adoro eles, tenho certeza que eles me adoram também. Recebo cartinha... Quando eu chego na aula é muito gratificante - finalizou.

Serviço do Jungle Fight

O Combate e o sportv 2 transmitem o Jungle Fight 121 a partir das 19h (horário de Brasília) deste sábado. A TV Globo exibe os melhores momentos depois do Altas Horas.

Jungle Fight 121

28 de outubro, às 19h (horário de Brasília), em São Paulo (SP)

CARD DO EVENTO:

Peso-meio-médio: Vanderlei Soul Glo x Anderson Astro da Maldade

Peso-mosca: Brena Cardozo x Layze Cerqueira

Peso-galo: Ivanildo Delfino x Micael Guilherme de Jesus Teixeira

Peso-palha: Natália Alves x Alexia Thainara Silva Pereira

Peso-médio: Wesley Rocha de Araújo x Gabriel dos Anjos

Peso-meio-médio: César Augusto Mendes Wanderley x Jeferson do Bronxs

Peso-pena: Jose Santos x Nivanilson Pereira

Peso-mosca: Douglas Rocha x Vítor Hugo Hajnal

Peso-pena: Pedro Guerreiro x Francisco Wolverine

Peso-leve: Robson Silva x Elton Rodrigues

Peso-pena: Marcelo Prado x Pablo Silva

Peso-leve: Júnior Melo x Morramad Araujo

Peso-pena: Victor Moraes x Lucas de Souza Aniceto

COMBATE

Do Portal Ailton Pimentel

sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Allef Souza - Abençoado; difícil assistir e não se emocionar

           

 

Marido indica que corpo encontrado carbonizado em Dias d'Ávila seria de cantora gospel desaparecida

Um corpo foi encontrado, na tarde desta sexta-feira (27), em um matagal em Dias d'Ávila, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). 


Segundo informações da Record TV, a vítima seria a cantora gospel e pastora Sara Mariano desaparecida na noite da última terça (24), após sair da casa onde mora, no bairro de Valéria, em Salvador, para participar de encontros de mulheres na região. 


De acordo com a TV, o corpo, que teria sido localizado carbonizado, foi reconhecido pelo marido da pastora, Aderlan Mariano, que esteve presente no local. 


Apesar da suspeita, a confirmação oficial do reconhecimento da vítima não foi firmada. O corpo ainda não passou por procedimentos do Instituto Médico Legal (IML), apenas pela identificação do esposo.


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Reprodução/Redes sociais


Ciclista morre após ser atropelado por ônibus em Salvador

Um ciclista morreu após ter sido atropelado na manhã desta sexta-feira (27), no bairro do Caminho de Areia, em Salvador. Com o acidente, que aconteceu próximo ao Largo do Papagaio, o trânsito ficou congestionado.

 

A identidade da vítima não foi revelada. Conforme relato do motorista, que não teve o nome divulgado, o ciclista teria aparecido de repente na frente do coletivo que fazia a linha Paripe x Ribeira.

 

Em conversa com a TV Bahia, o rodoviário não quis dar entrevista alegando não ter condições por que estava muito abalado.

 

Agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) estiveram presentes no local para ordenar o fluxo de veículos na região. A Polícia Militar também foi acionada para a ocorrência, assim como o Departamento de Polícia Técnica (DPT), que deverá fazer perícia e remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML).


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Rildo de Jesus/TV Bahia


Em busca do sonho: Conheça a história de Íris Silva e a dedicação de seu pai

             

Íris Silva, uma cantora humilde e talentosa do município de Serrinha, na Bahia, e está trilhando uma jornada musical emocionante.

A repórter Ádila Santana e toda equipe da Voz do Campo esteve em sua casa na localidade de Campo Limpo, na zona rural de Serrinha-Ba para conhecer um pouco de sua história que é marcada por um apoio incondicional da família e vai contar tudo pra você!

Do Canal A Voz do Campo

‘Não quero Forças Armadas na favela brigando com bandido’, diz Lula

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (27) que, enquanto for presidente, não vai assinar decretos de “garantia da lei e da ordem” (GLO) – e que não quer militares das Forças Armadas nas favelas “brigando com bandido”.

Lula deu a declaração durante café da manhã, no Palácio do Planalto, com jornalistas que participam da cobertura diária da Presidência da República.

Nesta semana, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), esteve em Brasília para pedir apoio federal no combate às milícias e ao crime organizado no estado. O governo já enviou a Força Nacional e, agora, discute como enviar apoio logístico das Forças Armadas.

“Essa semana, tive reunião com os três comandantes das Forças Armadas e com o ministro [da Defesa] José Múcio para discutir uma participação deles no Rio de Janeiro. Eu não quero as Forças Armadas nas favelas brigando com bandido. Não é esse o papel das Forças Armadas e, enquanto eu for presidente, não tem GLO”, declarou Lula.

“Eu fui eleito para governar esse país e vou governar esse país. O que eu determinei é que a Aeronáutica pode reforçar o policiamento nos aeroportos; a Marinha, nos portos brasileiros”, prosseguiu.

O presidente foi questionado por jornalistas sobre os planos do governo para normalizar as relações entre civis e militares, após o crescimento da participação militar no governo durante a gestão Jair Bolsonaro. Lula negou que pretenda “intervir” nas Forças para reduzir essa tensão.

“Eu acho que a palavra intervenção não é a mais correta. O que nós estamos fazendo é tentando mostrar para a sociedade brasileira que militar não é melhor que civil, e civil não é melhor que militar. Que os dois são brasileiros, estão subordinados a uma Constituição, cada instituição tem sua função”, disse.

“O que aconteceu recentemente com o 8 de janeiro foi um desvio, pela existência de um governante que fazia tudo, menos governar. Que achava que poderia utilizar as instituições como instrumento dele para fazer política. Que não tinha nada de republicano na cabeça dele”, seguiu, em referência a Bolsonaro.

Ajuda federal não substituirá polícia

Ainda sobre o apoio federal no combate ao crime no Rio, Lula afirmou que o papel das Forças Armadas e da Polícia Federal será de apoio logístico, e não de atuação direta na repressão aos crimes.

Em transmissão em redes sociais, na terça (24), o presidente já havia citado a possibilidade de enviar militares da Marinha e da Aeronáutica para reforçar a fiscalização nos portos e aeroportos do estado, respectivamente.

“Porque nos aeroportos, as drogas e as coisas que são contrabandeadas são quilos. Nos navios, são toneladas, são contêineres”, disse Lula nesta sexta.

“Nós vamos ajudar. Nem a Polícia Federal tem que fazer um papel que é da polícia do estado. A PF tem que ajudar investindo em inteligência, detectando e prendendo as pessoas. Mas a gente não vai fazer nenhuma intervenção como já foi feita pouco tempo atrás, em que se gastou uma fortuna com o Exército no Rio de Janeiro e não resolveu nada.”

“Quando você faz uma intervenção abrupta, os bandidos tiram férias. Quando termina a intervenção, eles voltam. Então, não queremos isso”, finalizou.

Do Portal NS/Por g1, TV Globo e GloboNews


Moradores de Barrocas fazem abaixo-assinado cobrando melhorias na distribuição da água por parte da EMBASA

Moradores junto ao Advogado Ramon Queiroz e a Presidente Ilma. Foto enviada ao JNV
Moradores de Barrocas, cansados de sofrer com as constantes falta de água, decidiram reivindicar através de um abaixo-assinado, melhorias na distribuição por parte da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). A iniciativa surgiu diante das dificuldades enfrentadas pela população, tanto na sede do município quanto nos povoados. A coleta de assinaturas iniciou nesta sexta-feira (27).

A ação foi proposta pela dona de casa Eliete Oliveira, que explicou a motivação por trás da ação: "A ideia surgida ao ver o sofrimento do povo de Barrocas, tanto nos povoados sem água para consumo próprio e dos animais, como também a população aqui da sede, que diariamente está no posto da EMBASA com reclamações de falta de água e de serviço", lamentou. 

A iniciativa recebeu apoio dos diversos setores da sociedade barroquense,  contando com suporte do advogado Dr. Ramon, que auxiliou na construção jurídica do documento. Também se envolveu na causa a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Joseilma Queiroz.

Entre os pedidos, destaca-se a solicitação de dois funcionários para o serviço externo no município, com o objetivo de melhorar a capacidade de atendimento e garantir um serviço mais ágil e eficiente. Além disso, os moradores pedem a implantação de uma adutora exclusiva para atender o município. Barrocas conta com mais de 15.000 (mil) habitantes, e o recurso hídrico que está sendo disponível não é suficiente para atender a todos com a mesma intensidade e frequência. 

@ Nossa Voz por Kauã Sherman

Layla Cruz garante medalhas para o IF Baiano nos 100 e 200 metros rasos no JIF em Fortaleza

Layla conseguiu duas medalhas no JIF Nacional. Foto Reprodução
A atleta Layla Cruz, representando o IF Baiano Campus Serrinha, e sua cidade natal, Teofilândia, conquistou importantes resultados nas competições dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) realizados em Fortaleza, Ceará. A Baiana se esforçou e mostrou determinação ao conquistar medalhas nas provas de atletismo.

Layla com as medalhas.
Na competição realizada contra as melhores atletas dos Institutos Federais de todo o país, Layla demonstrou seu talento. Ela conquistou a medalha de prata na prova dos 100 metros rasos, onde conseguiu cruzar a linha de chegada com excelente desempenho. Além disso, Layla subiu ao pódio novamente, desta vez na prova dos 200 metros rasos, garantindo a medalha de bronze. Sua dedicação aos treinamentos e seu foco nas competições levou as conquistas marcantes.

A jornada de Layla nos JIF Nacionais é um exemplo inspirador de como a perseverança e o trabalho duro podem render resultados notáveis ​​no esporte. Ela derrotou competidoras da Bahia, do Nordeste e agora do Brasil, competindo no mais alto nível e conquistando medalhas, provando seu empenho ao esporte defendendo as cores do IF Baiano e dos colegas de Serrinha e região. Veja vídeo abaixo:


@ Nossa Voz por Kauã Sherman

Carro da embaixada do Brasil na Bulgária é encontrado com 55 kg de cocaína na fronteira com a Turquia

Carro da embaixada da Bulgária em Sófia foi furtado e usado para tráfico de drogas | Foto: Divulgação

Autoridades turcas encontraram 55 kg de cocaína em um carro pertencente à Embaixada do Brasil em Sófia, capital da Bulgária, em um posto na fronteira entre os dois países.

Procurado, o Itamaraty confirmou o incidente e informou que o carro foi furtado da embaixada por um de seus funcionários búlgaros, “sem a participação de qualquer integrante do Serviço Exterior Brasileiro”. O contratado foi demitido por justa causa.

Por meio de nota, o Itamaraty diz ainda que está em contato com autoridades locais, tanto de Ancara, na Turquia, quando de Sófia. O Ministério das Relações Exteriores diz ainda colaborar com as investigações e aguarda que o crime seja resolvido brevemente.

Segundo a imprensa búlgara, o carro com placa diplomática foi parado em Kapukele, ponto de passagem na fronteira turca. O veículo tinha antes passado pelo posto de Kapitan Andreevo, da Bulgária.

Os funcionários da alfândega suspeitaram do carro e realizaram a inspeção. Eles encontraram 52 pacotes da droga escondidos em diferentes locais do veículo. O motorista e o passageiro foram detidos sob a acusação de tráfico de drogas. A identidade da dupla não foi revelada.

Do Portal NS/Por O Globo


Idosa vence processo para despejar filhos de 40 e 42 anos de casa na Itália

Martelo da Justiça | Foto: GloboNews

Cansada de tentar convencer os filhos a ter mais autonomia e buscar uma vida fora de casa, além de estar irritada por ter de sustentá-los, uma mãe conseguiu, na Justiça, uma ordem de despejo contra eles, que têm 40 e 42 anos. O caso aconteceu na cidade de Pavia, no norte da Itália.

As informações foram divulgadas pelo jornal britânico “The Guardian” e pela mídia local italiana na quinta-feira (26).

Segundo a mulher, que tem 75 anos, os filhos possuem emprego e não queriam ajudar nas tarefas domésticas.

Na decisão da juíza Simona Caterbi, segundo o divulgado pelo “Guardian”, que citou o veículo de mídia italiano “La Provincia Pavese”, a magistrada disse que embora os dois homens vivessem na casa justificando que era “obrigação dos pais de fornecer alimentos”, isso já não era aceitável pela idade deles.

Também segundo o “Guardian”, quase 70% dos italianos com idades entre 18 e 34 anos (a maioria homens) ainda vivem em casa com os pais, segundo dados de 2022.

Embora sempre tenha havido uma cultura italiana de muitas gerações vivendo sob o mesmo teto, o número de jovens adultos que permanecem mais tempo na casa da família aumentou nos últimos anos, principalmente por causa de crises econômicas e do longo tempo até ter um emprego estável.

Tal fato fez os italianos cunharem um nome para essas pessoas: “bamboccioni” (bebês grandes, em tradução livre do italiano).

De acordo com o “Guardian”, o termo foi usado pela primeira vez por um político italiano em 2007 para zombar de adultos que ainda viviam com os pais, sugerindo que alguns seguissem esse estilo de vida pela conveniência de ter casa e alimentação de graça.

Do Portal NS/Por g1

Bahia é o estado brasileiro com maior número de pessoas centenárias, aponta IBGE

Idosa completou 107 anos em 2023 | Foto: Aqui Bahia/Itiruçu Online

Com uma festa da Barbie, Joana Ricardina completou 107 anos em maio de 2023. A baiana de Itiruçu, na região sudoeste, é uma das 5.336 pessoas com 100 anos ou mais que vivem na Bahia, estado brasileiro com o maior número de centenários, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados são do Censo de 2022 e foram divulgados nesta sexta-feira (27). Os números mantêm uma tendência que existia desde o último levantamento, feito em 2010, quando a Bahia já tinha o maior número de centenários no Brasil, com 3.335 moradores de 100 anos ou mais. O aumento entre as pesquisas foi de 60%.

Com esses índices, a Bahia detém a maior proporção de idosos em relação à população geral: 0,04%. Parece pouco, mas São Paulo, segundo colocado no ranking, tem 0,01%, com 5.095 idosos.

Índices de envelhecimento

O número de centenários é reflexo do índice de envelhecimento em algumas cidades, ou seja, o número de pessoas com 65 anos em relação a um grupo de 100 crianças e adolescentes, com idades entre 0 e 14 anos.

De 2010 a 2022, Salvador teve o segundo maior aumento no índice de envelhecimento entre cidades brasileiras. Agora, o índice mais que dobrou, atingindo 66 idosos por 100 crianças.

Atualmente, dos 417 municípios baianos, cinco têm mais idosos do que crianças. São eles:

Abaíra: média de 137 idosos para cada 100 crianças;

Jussiape: média de 117 idosos para cada 100 crianças;

Jacaraci: média de 105 idosos para cada 100 crianças;

Guajeru: média de 103 idosos para cada 100 crianças;

Ibiassucê: média de 102,2 para cada 100 crianças.

Abaíra, terra da cachaça e dos velhinhos

Abaíra, na Chapada Diamantina | Foto: Arquivo Pessoal

Localizada no centro da Chapada Diamantina, Abaíra é a cidade com a maior taxa de envelhecimento na Bahia, com índice 136,99%.

A diferença é grande quando a pacata cidade da Chapada Diamantina é comparada com a capital baiana. Em Salvador, a idade média é da população é 38 anos e o índice é 66,4%, ou seja, menos da metade do registrado em Abaíra.

Além da fabricação de cachaças artesanais, o município da Chapada Diamantina também ficou conhecido por passar oito anos sem registrar homicídios. Entre janeiro de 2014 e julho de 2022, nenhum crime desse tipo ocorreu no local.

De acordo com Mariana Viveiros, supervisora de Disseminação de Informações do IBGE, a segurança pública é um dos fatores que mais interferem no aumento do índice de envelhecimento nas cidades brasileiras.

“A segurança pública, o acesso a saúde e saneamento básico são alguns dos fatores que contribuem para o aumento desse índice. Além disso, a redução do número de nascimentos nos municípios é outro dado que precisa ser levado em consideração”, afirmou.

Oeste tem piores índices de envelhecimento

Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia | Foto: Divulgação/Secom

De acordo com o IBGE, o menor índice de envelhecimento na Bahia é o de Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado. Enquanto em Abaíra a taxa é de 136%, no município ela fica em 11,85%.

Com idade média de 28 anos, a taxa está relacionada a idade do município, que foi emancipado há apenas 23 anos. O fato de não existirem idosos nascidos em Luís Eduardo Magalhães é um fator que influencia nos dados.

Ainda conforme Mariana Viveiros, as oportunidades de emprego geradas no município, um dos mais importantes do agronegócio brasileiro, causa uma concentração de pessoas mais novas.

“Esse índice tem a ver com o perfil econômico da cidade. Esses municípios que cresceram muito nos últimos anos tendem a ter essa população mais jovem, justamente por causa da migração. Os jovens costumam se mudar para esses lugares devido a oportunidades de trabalho e levam as suas famílias”, explicou.

Essa mesma realidade é notada em outras cidades do oeste baiano que estão na lista das menores taxas de envelhecimento, como Barreiras e São Desidério, com idades médias de 31 e 29 anos, respectivamente.

Do Portal NS/Por g1 BA