Novembro Azul PMS

Novembro Azul PMS

Banda Chica Baiana

Odonto Luz

Odonto Luz

Netinho Balachic

SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 21 de maio de 2022

Presidente descarta taxar compra por meio de aplicativos estrangeiros

O presidente Jair Bolsonaro descartou hoje (21), em sua conta no Twitter, a edição de medida provisória (MP) para tributar compras feitas no exterior por meio de plataformas na internet.

“Não assinarei nenhuma MP para taxar compras por aplicativos como Shopee, AliExpress, Shein etc como grande parte da mídia vem divulgando. Para possíveis irregularidades nesse serviço, ou outros, a saída deve ser a fiscalização, não o aumento de impostos”, escreveu Bolsonaro, na postagem.

Atualmente, a isenção de Imposto de Importação ocorre para encomendas de até US$ 50. No entanto, o benefício só é concedido se a remessa ocorrer entre duas pessoas físicas, sem fins comerciais.

Segundo o secretário Especial da Receita Federal, Júlio César Gomes, em entrevista ao programa Brasil em Pauta da TV Brasil, no início deste mês, muitos vendedores se fazem passar por pessoas físicas quando, na verdade, são empresas constituídas para se valer de isenções, o que constitui fraude.

César Gomes chamou esses aplicativos de “camelódromos virtuais”. Segundo ele, hoje o Brasil recebe cerca de 500 mil dessas encomendas por dia.

De acordo com o secretário, a Receita Federal está intensificando o combate a bens contrabandeados ou que burlam as regras tributárias vigentes por meio de um programa de rastreabilidade fiscal recém-lançado. Na entrevista, o secretário também afirmou que estava em estudo a edição de uma medida provisória com foco nos “camelódromos virtuais”.

Do Portal Calila Notícias/Agência Brasil


Após conquistar três medalhas em competição há uma semana, judoca de Serrinha já foca o Brasileiro em SC


O atleta de judô Uilquer Araújo, natural da cidade de Serrinha na região do sisal, conquistou em Lauro de Freitas, entre os dias 13 e 15 de maio, nada menos que três medalhas no Centro Pan-Americano de Judô, ou seja, medalhou com o bronze no PAN e no SULA e prata no OPEN / categoria 100 kg.

Uilquer vice no OPEN

Com esses resultados, o atleta da Associação de Judô Conde Koma de Serrinha é disparado no Ranking a nível nacional e estadual, e com isso vai conquistando o título de melhor atleta do estado da Bahia 2022 na categoria -100kg, pela sétima vez.

Uilquer Araújo prática judô desde menino, já são 26 anos de prática esportiva junto às competições. Sempre trazendo bons resultados a nível estadual, nacional e internacional.

Terceiro no PAN e no SULA

Veja a trajetória do atleta

Ano 2000 – Campeão e vice nacional, no mesmo ano que também foi atleta revelação;

Ano 2001 – 3° colocado Norte Nordeste;

Ano 2005 – Atleta no Ranking;

Ano 2006, 3° do Brasileiro, Campeão Baiano e melhor atleta do estado na sua categoria;

Ano 2007 – Vice-campeão baiano;

;Ano 2013 –  Melhor atleta do estado na categoria;

Ano 2014 – Vencedor de todas as competições estaduais e a conquista do título de melhor atleta do estado na categoria;

Ano 2016 –  5° lugar no Brasileiro ranking estadual;

Ano 2017 –  3° na Copa Bahia OPEN;

Ano 2020 – Campeão baiano e manutenção no ranking estadual;

Ano 2021 – Campeão baiano mesmo com a pandemia e dificuldade de treinos;

Ano 2022 – Campeão da Copa Bahia OPEN; 3° colocado PAN-AMERICANO; 3° do SUL-AMERICANO e 2° do Open-Americano.

Uilquer Augusto Araújo que é professor de Judô faixa preta 2° Dan e professor de edição física Personal trainer formado e pós graduado quer mais, durante a semana depois de competir em Lauro de Freitas já foca os treinamentos visando o Campeonato Brasileiro que vai acontecer em Joinville no Estado de Santa Catarina entre os dias 05 a 07 de agosto e de 07 a 11 de setembro o Mundial de judô, na cidade de Krakovia, na Polônia.

O atleta precisa de patrocinador para representar o País, o Estado e região sisaleira e continuar buscando resultados nas competições nacionais e internacionais.

Do Portal Calila Notícias

Vírus da gripe bovina é detectado pela 1ª vez na América do Sul

Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em parceria com a Universidade Feevale , publicada no periódico Archives of Virology, demonstra que o vírus da influenza D já está presente entre os bovinos da América do Sul. Anteriormente, o vírus só havia sido identificado em animais da América do Norte, Europa e Ásia.

O estudo Cattle influenza D virus in Brazil is divergent from established lineages verificou 10 amostras de ruminantes que manifestaram doenças respiratórias em 2020 e, em uma delas, coletada no Rio Grande do Sul, o vírus foi identificado. Segundo Cláudio Canal, professor da Faculdade de Veterinária da UFRGS que participou da pesquisa, já se suspeitava que o vírus da influenza D circulava entre os bovinos do Brasil.

“Já faz um ano, mais ou menos, que a gente estava procurando, até que localizamos um animal que tinha esse vírus”, afirma.

Para o professor, o resultado da pesquisa aponta para a possibilidade de que o vírus esteja circulando em todo o Brasil. O que não significa, contudo, que esteja causando doenças nem tampouco a gravidade delas nos animais.

“Se for fazer um trabalho de sorologia, vou detectar em todo o Brasil. Só não existe porque não se procura”, explica.

Descoberta entre suínos, gripe é preponderante entre bovinos

Ao contrário dos vírus da influenza A e B, que afetam humanos e que já são conhecidos pelos pesquisadores há algum tempo, os vírus da influenza C e D foram descobertos recentemente, há cerca de 10 anos. O estudo pode ser o primeiro passo para investigar infecções por influenza D em bovinos no Brasil e em países vizinhos, nos quais a indústria de carne bovina é economicamente importante.

Apesar de ter sido detectado primeiro em suínos nos Estados Unidos, hoje se sabe que o microrganismo infecta principalmente os bovinos. O professor Cláudio participou de um estudo epidemiológico que, a partir de amostras de soro bovino coletadas nos Estados Unidos em 2014 e 2015, verificou que 77,5% dos animais tinham anticorpos contra a doença, o que indica uma infecção prévia.

No Brasil, a primeira detecção ocorreu quando um produtor rural procurou o professor David Driemeier, também da Faculdade de Veterinária da UFRGS, para fazer o diagnóstico de bovinos que estavam com problemas respiratórios. Foram coletadas amostras desses animais por swabs nasais e enviadas para laboratório.

“Eu fiz um exame PCR dessas amostras, e em uma delas nós detectamos o vírus da influenza D”, afirma Cláudio.

Os pesquisadores, então, fizeram uma parceria com a Universidade Feevale para caracterizar o genoma do vírus, utilizando um equipamento de sequenciamento de alto desempenho de última geração. Esse processo é utilizado para detectar seres vivos que ainda não são conhecidos pela ciência.

“Ele sequencia todo o ácido nucleico, DNA e RNA, que tem naquela amostra. Assim, tu consegues ver o que tem ali de diferente do normal de se encontrar em um ser humano ou animal. No caso da influenza D, nós já sabíamos que [o vírus] estava naquela amostra, mas nós queríamos ter todo o genoma dele para conhecê-lo por inteiro, não só um pedacinho que a gente tinha detectado pelo PCR”, diz o professor Cláudio.

Presença entre humanos

Anticorpos do vírus da influenza D já foram identificados em humanos, principalmente em criadores de bovinos, o que demonstra que o microrganismo circula na população humana. Ainda não é claro, porém, se a influenza D é relevante ao ponto de gerar sinais clínicos em pessoas.

“Aparentemente é branda, mas tem pouco tempo [de estudo]”, completa o professor.

Além disso, os vírus causam diversas doenças que implicam prejuízos à saúde e prejuízos econômicos em animais de produção. De acordo com um relatório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em 2020, o rebanho bovino brasileiro foi o maior do mundo, com 217 milhões de cabeças, representando 14,3% do rebanho mundial.

“Porque é um vírus, causa a doença? Não, a doença é exceção. A maior parte das infecções virais não causa doença. Às vezes nem tem sintomas”, acrescenta.

Contudo, o professor alerta que, quanto mais animais são criados em grandes concentrações, maior é a facilidade com que os vírus circulam entre eles — o que pode causar doenças que impactam a produção pecuária do país.

Segundo Cláudio, os próximos passos incluem saber se o vírus da influenza D está causando doenças nos bovinos e em que gravidade. Além disso, também é preciso verificar se será necessária a criação de uma vacina para impedir que os animais adoeçam.

“[O estudo] É o ponto inicial. É uma doença muito recente. A gente sabe que tem. Agora a gente vai partir para ver quanto tem e qual a participação do vírus nas doenças respiratórias dos bovinos. Tem várias doenças respiratórias que podem levar à morte do bovino assim como no humano. Para algumas, já tem vacinas. Os vírus ou bactérias estão envolvidos e, muitas vezes, estão juntos. Não é um único causador, tem mais de um”, aponta.

Do Portal NS/Fonte:g1 RS

Preço do diesel nos postos marca novo recorde

Foto: Edilson Dantas/Agência O Globo

O preço do diesel voltou a subir nesta semana e marcou um novo recorde nos postos de combustíveis do país, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgados na sexta-feira (20).

Segundo o g1, o balanço mostrou que o preço do litro do diesel subiu 1,4%, para R$ 6,943. Trata-se do maior valor nominal pago pelos consumidores desde que a ANP passou a fazer levantamento semanal de preços, em 2004.

Até então, o maior preço do combustível apurado pela agência foi no levantamento anterior (R$ 6,847), que contemplou o período de 8 a 14 de maio.

Na semana passada, a Petrobras anunciou um novo aumento do o preço do diesel para as distribuidoras. O preço médio do litro vai passou de R$ 4,51 para R$ 4,91, uma alta de 8,87%.

Dias depois, o presidente Jair Bolsonaro (PL) trocou o comando do Ministério de Minas e Energia. Bento Albuquerque foi exonerado, a pedido, e Adolfo Sachsida foi nomeado como titular da pasta.

Já o preço médio do litro da gasolina recuou 0,3%, para R$ 7,275, neste semana, depois de subir por cinco semanas seguidas.

Por fim, o valor do etanol teve queda de 1,9%, para 5,224 o litro.

Disparada dos preços

A disparada dos preços dos combustíveis ocorre em meio à forte alta nos preços internacionais do petróleo após a Rússia ter invadido a Ucrânia, impactados pela oferta limitada frente a demanda mundial por energia.

Desde 2016, a Petrobras adotou o chamado PPI (Preço de Paridade de Importação), após anos praticando preços controlados, sobretudo no governo Dilma Rousseff. O controle de preços era uma forma de mitigar a inflação, mas causou grandes prejuízos à petroleira.

Pela política de preços atual, os preços cobrados nas refinarias se orientam pelas flutuações do preço do barril de petróleo no mercado internacional e do câmbio.

Do Portal NS

Barrocas: Acidente envolvendo carro e moto, deixa motociclista ferido na BA-411, entrada da cidade

Homem bateu em carro na BA-411. Foto Rubenilson Nogueira
Na manhã deste sábado (21), por volta das 11:30, uma colisão entre uma moto Honda CG Today e um automóvel Volkswagen Gol, no trecho duplicado da BA-411, deixou o motociclista ferido. O homem identificado como Zé de Pio, morador da Malhada da Onça, foi socorrido consciente por uma ambulância do SAMU e conduzido para o Hospital Municipal de Barrocas.
SAMU compareceu no local para socorrer o ferido.
Foto Rubenilson Nogueira
Segundo informações colhidas no local, a colisão aconteceu quando o automóvel Gol acessou a BA vindo da via lateral, momento que a moto seguia pelo trecho duplicado sentido a Santa Rosa, tendo colidido na lateral do veículo. Ainda não há informações sobre o estado de saúde do Sr. Zé de Pio. A Polícia Militar registrou a ocorrência e a Guarda Civil Municipal controlou o trânsito na via.

Nos últimos meses diversos acidentes foram registrados na entrada da cidade. Para mais detalhes da ocorrência, assista a reportagem abaixo:

@ Nossa Voz por Kauã Sherman


Praça São João começa ser ornamentada para os festejos juninos em Barrocas

Praça São João ganha aos poucos ornamentação para os festejos juninos. Foto: Kauã Sherman
Com uma das épocas mais esperadas do ano se aproximando, equipes e profissionais contratados pela Prefeitura Municipal, iniciaram na penúltima semana de Maio, a organização e os trabalhos para a ornamentação da Praça São João (Matriz) para os festejos juninos no município de Barrocas.

No município, durante o mês de Junho, também acontecem as comemorações do padroeiro São João Batista, com o Novenário organizado pela comunidade católica. Os festejos juninos, é sempre um período de grande expectativa para a população, pois é o momento de recepcionar as famílias que se deslocam para o interior, e a decoração junina é um marco importante na cidade. A cada ano a Praça ganha cores, tomada pelas bandeirolas, fogueiras, bonecos e demais enfeites que compõem a ornamentação.

Portal de entrada para a Praça nas proximidades do Centro Educacional. Foto: Kauã Sherman
Após dois anos sem shows na principal praça do município, Barrocas voltará a receber artista em 2022. A Prefeitura Municipal já divulgou as seguintes atrações: Thiago Aquino e Alcymar Monteiro, para apresentações no dia 23 e 24 de junho respectivamente.

@ Nossa Voz por Kauã Sherman

Após alta de casos de Covid, cidades voltam a recomendar uso de máscaras

Foto: Reprodução/Google

Devido à alta de casos de Covid-19, os prefeitos de algumas cidades brasileiras estão começando a recomendar a volta do uso de máscara em locais fechados. Esse é o caso de Londrina (PR), Petrópolis (RJ) e São Bernardo do Campo (SP). Já outras cidades, como Belo Horizonte, cogitam retomar a obrigatoriedade da proteção individual.

Em São Paulo, de acordo com o Sistema de Informação e Monitoramento da Educação para Covid-19 (Simed), em todo o mês de maio foram registrados, até o momento, 140 casos confirmados de Covid nas escolas de todo o estado.


Do Portal Ailton Pimentel

Zé Vaqueiro é a oitava atração confirmada no São João de Serrinha 2022

Foto: Reprodução

A  prefeitura de Serrinha, confirmou neste sábado (21),  mais uma atração do São João 2022.

Considerado um dos principais destaques da nova geração de cantores de forró, o pernambucano Zé Vaqueiro é mais uma atração confirmada no maior São João da história de Serrinha.

“O Original” acumula sucessos com mais de 150 milhões de plays no Spotify, como “Letícia”, “Volta Comigo BB” e “Cangote”.

Na grade de atrações, já estão confirmados João Gomes, Toque Dez, Batista Lima, Chicabana, Aduílio Mendes, Kátia Cilene, Alok e Zé Vaqueiro.

O São João de Serrinha acontecerá nos dias 22, 23, 24, 25 e 26 de junho na Nova Arena Marianão.


Do Portal Ailton Pimentel

Com duas vagas de acesso e 12 clubes, Série B do Baianão começa neste domingo

Com duas vagas de acesso e 12 clubes, Série B do Baianão começa neste domingo
Foto: Divulgação / FBF

Com duas vagas de acesso para a Série A e 12 clubes participantes, a Série B do Baianão 2022 promete ser uma das mais disputadas da história. Essa é a opinião das próprias equipes, que entram em campo a partir deste domingo (22).

 

Botafogo-BA, Canaã, Feirense, Flamengo de Guanambi, Fluminense de Feira, Galícia, Grapiúna, Itabuna, Jacobina, Jacobinense, Jequié e Juazeiro se enfrentarão em 11 rodadas, no modelo de pontos corridos. Os quatro primeiros colocados avançam à semifinal e jogam entre si. Os vencedores desses confrontos fazem a final e, consequentemente, sobem para a Primeira Divisão. 

 

Antes da bola rolar, o Bahia Notícias traz um panorama geral sobre o que esperar de cada time na competição. 

 

DEMOLIDOR DE CAMPEÕES

Após três anos com as atividades profissionais paralisadas, o Galícia está de volta. Dono de cinco títulos da Série A e três da Série B, o Demolidor de Campeões estreia contra o Jacobina, no estádio José Rocha, às 14h45. 

 

Em entrevista ao programa BN Na Bola, da Rádio Salvador FM 92.3, apresentado por Emídio Pinto, Glauber Guerra e Ulisses Gama, na última quarta-feira (18), o técnico Fernando Dourado ressaltou a importância do Galícia no futebol baiano (lembre aqui). 

 

“Nossa luta é para subir. O Galícia é o único representante da nossa capital. Passo essa mensagem para os atletas, da grandeza do Galícia. É um orgulho muito grande fazer parte dessa história”, pontuou. 

 

Sem o Parque Santiago, Galícia mandará jogos em Pituaçu | Foto: Marlon Menezes / Galícia EC

 

Sem o Parque Santiago, que passa por reformas, a equipe irá mandar seus jogos no estádio de Pituaçu (veja aqui). O tempo de preparação, segundo Dourado, foi curto, mas já serviu para dar ao time a cara do treinador. 

 

“Tivemos que atropelar uma pré-temporada, à base do empirismo. Atropelando as valências físicas, entramos na primeira semana na parte tática (...). É uma equipe que sem posse de bola se defende e com posse de bola é usando o último terço do campo o tempo todo. Uma equipe que troca de posicionamento, que chega, que tem maturidade de propor o jogo”, explicou. 

 

A última vez que o Galícia levantou uma taça foi em 2013, quando conquistou justamente a Série B do Baianão. Na Primeira Divisão, o Demolidor não ganha um título desde 1968. 

 

TOURO DO SERTÃO 

Outra equipe tradicional que busca retomar as glórias do passado é o Fluminense de Feira. Campeão da Série A em 1963 e em 1969, o Touro do Sertão não está acostumado com a Série B. Essa será apenas a quarta vez, em 81 anos, que o clube disputará o certame. 

 

Sob o comando do técnico Arnaldo Lira, o Flu terá um time mais jovem em campo, segundo o presidente Zé Chico. “Trouxemos alguns jogadores de fora e complementamos com jogadores da base”, explicou, em entrevista ao Bahia Notícias. 

 

Flu de Feira terá time mais jovem em 2022 | Foto: Reprodução / Instagram

 

Na visão do gestor, o acesso de duas equipes para a Série A torna o campeonato mais difícil. “De acordo com a mudança que houve pela Federação Bahiana, acho que o campeonato vai ficar muito competitivo. Vamos entrar justamente para ter essa possibilidade de subir, para pegar uma vaga”, ponderou. 

 

Como de costume, o Touro do Sertão mandará seus jogos no Joia da Princesa, em Feira de Santana, onde faz sua estreia contra o Jequié, no próximo domingo, às 15h. De acordo com Zé Chico, foram disponibilizados 6 mil ingressos, que começaram a ser vendidos nesta sexta-feira (20). 

 

DIABO-RUBRO

Depois de bater na trave em 2021, o Botafogo-BA deseja construir uma história diferente neste ano. O Diabo-Rubro ficou com o vice-campeonato do ano passado, após perder a final para o Barcelona de Ilhéus. O regulamento da época só permitia o acesso de um clube à Primeira Divisão. 

 

Por isso, a equipe investiu na experiência em 2022. “Diferente do ano passado, priorizamos a experiência. Na final, um lance polêmico abalou os atletas. Se fosse um time mais experiente, isso não atrapalharia naquele momento. Éramos o melhor time do campeonato, mas um detalhe mudou toda a história”, afirmou o presidente Peron Farias, ao BN. 

 

O Diabo-Rubro terá seu primeiro jogo como mandante na Arena Cajueiro, em Feira de Santana. Porém, segundo Peron, o clube ainda busca um local definitivo, já que o Pedro Amorim, em Senhor do Bonfim, não foi liberado pela Federação Bahiana de Futebol (FBF). Pituaçu, Alagoinhas e Cachoeira são possibilidades. 

 

Sérgio Araújo chegou a deixar o Botafogo-BA, mas voltou um dia depois | Foto: Ronald Santana / Botafogo SC

 

Antes do início da Série B, o Diabo-Rubro viveu um imbróglio envolvendo o técnico Sérgio Araújo. Após divergências com a diretoria, o comandante deixou o clube, mas voltou um dia depois (lembre aqui). 

 

“Foi fácil de resolver. Foi mais pelo impulso. Todo mundo com vontade de vencer. Conseguimos contornar essa situação”, comentou o presidente. 

 

Sérgio Araújo foi o treinador do Doce Mel na Série A do Baianão 2022. O clube terminou a competição na oitava colocação, com sete pontos conquistados em nove rodadas. O Botafogo é um dos times mais tradicionais da Bahia, com sete títulos estaduais da Primeira Divisão e um da Segundona. 

 

TRICOLOR DAS CARRANCAS

Quem também está de volta ao futebol profissional é o famoso Juazeiro Social Clube. O Tricolor das Carrancas disputou um campeonato profissional pela última vez em 2016, quando terminou na lanterna da segunda divisão daquele ano. Liderado pelo presidente Ney Alves, irmão do lateral Daniel Alves, a equipe quer retornar com tudo. 

 

"Até incomodava a mim e a meu irmão, porque temos uma história nesse clube, que é de tradição da nossa cidade. A região do Vale do São Francisco reconhece [o Juazeiro] como o time principal. Nos incomodou ver ele em uma linha contrária sem poder fazer algo. Nosso único objetivo é trazê-lo de volta ao lugar que nunca deveria ter desviado", afirmou Ney, ao BN. 

 

O Tricolor das Carrancas é bicampeão da Série B: levantou a taça em 1996 e em 2010. Pela Série A, foi vice-campeão em 2001. 

 

Juazeiro é um dos clubes mais tradicionais do estado | Foto: Reprodução / Instagram

 

O Juazeiro mandará seus jogos no estádio Adauto Moraes, onde estreia contra o Feirense, no domingo, às 14h45. A principal dificuldade do clube foi encontrar um local para se preparar, mas Ney Alves garante que deu aos atletas a melhor estrutura possível. 

 

“Temos trabalhado firme no projeto de ter nosso próprio CT, mas temos nos virado com o que temos”, afirmou, em publicação feita no Instagram do Tricolor. 

 

O time será comandado por Nasareno Silva, que chegou a trabalhar no UNIRB no ano passado. Ele também tem passagem pelo Bahia de Feira no futebol baiano. 

 

DRAGÃO DO SUL

Fundado em 1967, o Itabuna volta para a temporada de 2022 buscando o bicampeonato da Série B do Baianão. Campeão em 2001, o Dragão Azul também estava com as atividades paralisadas há algum tempo: desde 2015, na própria Segunda Divisão. 

 

Itabuna mandará jogos no Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista | Foto: Reprodução / Instagram

 

A maior dificuldade foi encontrar um local para jogar, já que o estádio de Itabuna não reúne as condições necessárias para abrigar jogos profissionais. O fato quase empacou a participação do clube na Série B. 

 

Sendo assim, mandará seus confrontos no Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista. A estreia será “em casa”, contra o Botafogo-BA, às 16h do domingo. 

 

O técnico será o experiente Ferreira, que teve passagem pelo próprio Itabuna em 2008. O comandante tem no currículo o título da Série A do Baianão de 2006, pelo Colo Colo. Em 2022, treinou o Vitória da Conquista, que acabou rebaixado para a Segundona. 

 

JEGUE DA CHAPADA

Para subir para a Série A do Campeonato Baiano, o Jacobina trouxe um velho conhecido: Sérgio Oliveira, que treinou o clube em seu ano de fundação, 1993, será o responsável pelo time em 2022. Em sua primeira passagem, o profissional conquistou a Copa Interclubes, que deu vaga à Série A do Baianão em 1994. 

 

“Enxergamos uma possibilidade grande de estar entre as duas equipes. Respeitando todas, é claro. O Galícia é um time de camisa, tradição e tem um grande treinador. Não vai ser fácil, vai ser uma Série B das mais difíceis da história”, projetou Rafael Damasceno, atual presidente do Jegue da Chapada. 

 

O Jacobina desceu para a Série B do Baiano em 2020, quando terminou o campeonato da Primeira Divisão na lanterna. No ano passado, acabou não colocando um time para tentar subir, mas isso mudou em 2022. Ao todo, foram contratados 26 atletas para formar o elenco que busca o retorno. 

 

Torcida do Jacobina costuma fazer a festa | Foto: Divulgação

 

A estreia no José Rocha, em Jacobina, estádio que o clube costuma mandar seus jogos, contra o Galícia, terá 1800 ingressos disponíveis para a torcida do Jegue da Chapada, que costuma incentivar o time nas competições. 

 

JIPÃO

A Associação Desportiva Jequié investiu forte para subir de divisão em 2022. Fundado em 1969, o tradicional clube trouxe o técnico Paulo Sales, conhecido por aqui como “o Rei dos Acessos”. Na carreira, o comandante possui seis acessos em estaduais. 

 

Em 2021, foi o responsável por trazer o Barcelona de Ilhéus à elite do futebol baiano. Antes disso, Sales já havia conquistado os acessos com o Madre de Deus, em 2008, depois Juazeirense, em 2011, Fluminense de Feira, em 2015, Jacobina, em 2014 e o próprio Jequié, em 2017. Neste último ano, depois do Jipão, ele também subiu de divisão em Santa Catarina, comandando o Hercílio Luz.

 

E não foi só o técnico que veio do Barcelona de Ilhéus para o Jequié. “Fizemos uma base com parte dos atletas que atuaram no Barcelona de Ilhéus, mesclando com outros atletas que também jogaram a Série A do Baianão”, destacou o presidente do Jipão, Leur Lomanto Júnior.

 

Jequié trouxe a base do Barcelona de Ilhéus | Foto: Reprodução / Instagram

 

A última participação do Jequié no futebol profissional foi em 2019, quando desceu da Série A para a Série B. A possibilidade de dois acessos em 2022, contudo, fez o time voltar às atividades. 

 

“Isso foi uma grande vitória de todos os clubes de futebol. Eu já vinha defendendo isso há alguns anos. Isso vai estimular ainda mais a participação de novos clubes na Série B do Baianão”, destacou Leur. 

 

BEIJA-FLOR DO SERTÃO

Campeão da Série B em 2015, o Flamengo de Guanambi busca, em 2022, retornar à Primeira Divisão. Para isso, o clube montou uma nova diretoria e contratou o técnico que subiu o Beija-Flor do Sertão naquele ano, Mazola. 

 

“O novo presidente é Roberto Duarte. Estamos com o diretor de futebol, que é Armando, ele participou diretamente das contratações. Montamos um grupo competitivo”, afirmou o diretor Thiago Brito. 

 

A estreia será contra o Grapiúna, no estádio 2 de julho, domingo, às 14h45. O local para os jogos, em Guanambi, inclusive, quase foi um problema. “Foi uma correria com esses laudos, mas ter nosso torcedor em casa vai ser muito bom”, destacou Thiago. 

 

Flamengo de Guanambi jogará no Dois de Julho | Foto: Reprodução / Instagram 

 

“Estamos focados nessa semana que é a última antes da estreia com reuniões, pedindo a união de todos para que consigamos no final voltar para primeira divisão”, complementou.

 

VENTO FORTE DO SERTÃO 

Se os ventos do norte não movem moinhos, o Vento Forte do Sertão pretende mover. Projeto criado em 2018, o Canaã disputará a Série B do Baianão pela terceira vez. Sua melhor participação foi em 2020, quando ficou com a quarta colocação. 

 

Canaã foca nos jogadores jovens | Foto: Reprodução / Instagram

 

O Canaã tem foco na base, e a proposta é trazer um time jovem novamente para a temporada 2022. 

 

“Buscamos jogadores em São Paulo, alguns jogadores também do estado da Bahia, alguns que disputaram a Copa São Paulo e montamos o elenco. O treinador será o Edu Miranda, que disputou a Copa São Paulo”, destacou o diretor Pastor Joser. 

 

O primeiro jogo do Vento Forte do Sertão é contra o Jacobinense, no estádio Antônio Carneiro, em Alagoinhas. O estádio, contudo, não deve ser definitivo, já que o Canaã ainda busca um outro local. 

 

JACOBINENSE

Novo clube baiano, o Jacobinense faz sua estreia em competições profissionais na Série B do Baianão deste ano. E a ideia, segundo o presidente Felipe Manassés, é conquistar o acesso para a Primeira Divisão. 

 

Jacobinense investiu pesado para subir à Série A | Foto: Jhonny Pinto / Jacobinense EC

 

“Na verdade, não queremos apenas disputar a segunda divisão, queremos implantar um processo de trabalho da empresa, que começa com o acesso. Por isso estamos fazendo o investimento. Estamos com uma folha salarial em torno de R$ 220 mil. Para uma segunda divisão, é uma folha fora do normal”, contou, em entrevista ao Bahia Notícias. 

 

O técnico será Paulo Foiani, que tem passagens por clubes como Juazeirense, Jacuipense, ASA, Icasa, Avaí e Joinville. 

 

“A intenção é essa, partir para cima dos nossos adversários e não deixar eles saberem o que está acontecendo”, pontuou. 

 

BEM-TE-VI DO SUL

Mesmo tendo uma campanha empolgante na primeira fase do ano passado, o Grapiúna falhou na hora do mata-mata. O Aurinegro Baiano foi eliminado nos pênaltis para o Botafogo-BA, e deseja fazer diferente em 2022. 

 

Sob o comando do técnico Beto Oliveira, o clube ainda sonha com o primeiro título da Segunda Divisão. A melhor campanha do Grapiúna foi em 1996 e em 2001, quando faturou o vice-campeonato. 

 

GIGANTE DO RECÔNCAVO

Fundado em 2007, o Feirense não demorou muito para obter sucesso no cenário estadual. Logo em sua primeira temporada, foi campeão da Série B do Baiano. Na Série A, porém, sua campanha de maior destaque foi a terceira colocação em 2012. 

 

O Gigante do Recôncavo não participa de uma competição profissional desde 2016, quando foi rebaixado para a Série B. A estreia em 2022 será contra o Juazeiro Social Clube, no estádio Adauto Moraes, às 14h45 de domingo. 


Do Portal Bahia Notícias/por Nuno Krause

Santana: Homens e jovem morrem após beber líquido que achavam ser pinga

Santana: Homens e jovem morrem após beber líquido que achavam ser pinga
Foto: Charlesdeluvio / Unsplash

Dois homens e um adolescente morreram na tarde desta sexta-feira (20) após ingerirem um líquido e passar mal, dentro de um ônibus, na cidade de Santana, no oeste da Bahia. As informações são do G1.

 

De acordo com a Polícia Militar, o caso aconteceu por volta das 15h, no povoado de Porto Novo. As vítimas foram identificadas como Vitor Oliveira de Assis, de 17 anos, Marcone Ferreira de Souza, 36 anos, e Igor Gabriel Santos Conceição, de 19 anos.

 

Conforme a publicação, a Polícia Militar informou que sete passageiros do ônibus beberam o líquido achando que era uma “pinga”. Todos foram socorridos e levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santa Maria da Vitória.

 

Não há detalhes sobre o estado de saúde das outras quatro pessoas. O caso é investigado na 26ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil (26ª Coorpin).


Do Portal Bahia Notícias