Às 9h jogam Botafogo x Cruzeiro. Na fase de classificação, o Cruzeiro perdeu por 2x1 e vai em busca de uma vitória, porque o Botafogo joga pelo empate.
SSS Fardamentos Serrinha
TERRENO
sábado, 16 de março de 2024
Neste domingo tem a semifinal do Campeonato 55 de Serrinha
Às 9h jogam Botafogo x Cruzeiro. Na fase de classificação, o Cruzeiro perdeu por 2x1 e vai em busca de uma vitória, porque o Botafogo joga pelo empate.
Empréstimo com juros baixos em Serrinha
Tá precisando de dinheiro? E quer juros baixos?
Em Serrinha tem e está fácil para você!
Informações com Cival Anjos pelo WhatsApp 75 9 9121-4433
Rio tem recorde de sensação térmica com 60,1°C, segundo prefeitura
Essa massa de ar quente impede o avanço de frentes frias que poderiam amenizar a temperatura, o que só deverá acontecer a partir da próxima segunda-feira (18), e mesmo assim, com pouco refresco --neste dia, a oscilação na capital paulista, por exemplo, deverá ficar entre 23ºC e 31ºC, mas com chuvas isoladas.
Do Portal Bahia Notícias/Por Nicola Pamplona | Folhapress/Foto: Tânia Rego / Agência Brasil
Polícia Militar flagra homem com porção de droga no Bairro de Santa Rosa em Barrocas
Três pessoas da mesma família morrem em acidente na Bahia; uma das vítimas tinha quatro anos
Vítimas do acidente Crédito: Acervo Pessoal / Reprodução Jornal Correio |
Dois homens são presos e drogas foram apreendidas em Serrinha
Foto: Divulgação/16° BPM/Ascom
Dois homens de 25 anos foram conduzidos à delegacia de Serrinha na madrugada desse sábado (16) com uma trouxa de maconha e duas trouxas de cocaína. Flagrante aconteceu por volta das 03:40h na Rua Reginaldo Ribeiro, CSU.
Segundo o boletim de ocorrência, ao perceber que havia uma aglomeração de pessoas em um trailer e um som oriundo do espaço, a guarnição se aproximou para averiguar e coibir o som. Nesse intervalo, foram flagrados dois homens dispensando algo. Ao realizar a busca pessoal e averiguar os embrulhos, foi constatado que se tratava de uma trouxinha de maconha e duas de cocaína.
Ambos foram apresentados na Delegacia de Polícia, para que fossem adotadas as medidas cabíveis.
Do Portal Ailton Pimentel
Confira as últimas ocorrências policiais na área de atuação do 16º BPM
Sede do 16º BPM em Serrinha - Foto: Arquivo/PAP
A Polícia Militar do 16ºBPM com sede em Serrinha, divulgou nesse sábado (16), as últimas ocorrências policiais em sua área de atuação. Confira!
Barrocas - Drogas
Por volta das 12:10h de sexta-feira (15), durante uma abordagem a um homem numa motocicleta, foi encontrado em sua posse 01 trouxinha de maconha Papel seda; e R$ 57,00 (cinquenta e sete reais) em espécie. Dessa forma, o autor e o material apreendido foram apresentados à autoridade competente para a adoção das medidas cabíveis.
Araci - Perturbação do sossego público/Apreensão de veículo
Por volta das 22h30 de sexta-feira (15), guarnição foi informada pelo Cicom que havia dois veículos automotores utilizando aparelhos sonoros em alto volume, provocando perturbação ao sossego público. No local, os policiais flagraram o condutor do automóvel GM Celta Life 2P, de cor prata, licenciado 2023, com o som de mala automotivo em volume abusivo. Diante do exposto, o veículo e o aparelho sonoro foram conduzidos, para adoção das medidas cabíveis.
Do Portal Ailton Pimentel/Fonte: 16° BPM/Ascom
Com "hat-trick" de Estupiñán, Bahia goleia o Jequié e garante vaga na final do Campeonato Baiano
O Bahia contou o brilho do atacante Estupiñán para carimbar a vaga na final do Campeonato Baiano de 2024. Na tarde deste sábado (16), o Tricolor goleou o Jequié por 4 a 1, na Arena Fonte Nova, pelo jogo de volta da semifinal. O colombiano fez um hat-trick, marcando três gols, e Rafael Ratão anotou o quarto. Medina descontou para o Jipão.
O Tricolor havia vencido o primeiro jogo por 1 a 0 e fechou o confronto com o Jipão em 5 a 1 no placar agregado. Agora, o time do técnico Rogério Ceni aguarda a definição do confronto entre Vitória e Barcelona de Ilhéus, que acontece neste domingo (17), às 16h, no Barradão, para conhecer o seu adversário na briga pelo título e também se terá ou não vantagem de jogar o segundo duelo em casa.
A final do Baianão será disputada em jogos de ida e volta, cujas datas foram reservadas para 31 de março e 7 de abril, que deverão ser confirmadas pela Federação Bahiana de Futebol (FBF). Mas antes de pensar na decisão estadual, o Bahia volta suas atenções para a Copa do Nordeste, onde lidera a tabela do Grupo B com 12 pontos, quatro a mais do que o segundo colocado Fortaleza. Na próxima quarta-feira (20), às 21h30, o Tricolor faz o clássico Ba-Vi contra o Leão, também na Fonte Nova, pela sexta rodada do torneio regional.
O JOGO
Logo no primeiro minuto, a bola foi colocada para lateral, porque o volante Guga sentiu dores musculares. E o técnico Gabardo Júnior é obrigado a sacar o atleta para a entrada de Caetano.
A primeira grande chance do jogo aconteceu aos seis minutos. Biel deu bom passe para Estupiñán, que finalizou por cima da meta defendida por Marcos. Dois minutos depois, Biel recebeu dentro da grande área, driblou o marcado, mas foi travado na hora do chute. Na pressão do Tricolor, Juba recebeu na marca do pênalti, mas furou na hora de completar para o gol.
Aos 11 minutos, outro jogador do Jipão, o zagueiro Jean, sentiu algum problema físico. O goleiro Marcos retardou a cobrança do tiro de meta, mas o atleta se recuperou sem a necessidade de entrar a equipe médica.
O Tricolor teve outra boa chance de abrir o placar aos 14 minutos. Após cobrança de escanteio de Juba, a bola passou por todo mundo e Ademir dominou, mas finalizou por cima. Dois minutos depois, Caio Roque descolou o cruzamento da esquerda, Estupiñán subiu e cabeceou para fora.
Mas foi aos 19 que o Tricolor teve uma grande oportunidade de mexer no placar. Estupiñán foi lançado e ganhou da marcação. O goleiro Marcos saiu mal e foi driblado pelo colombiano que bateu fraco para o gol vazio e a defesa do Jipão afastou o perigo. Aos 21, Ademir também desperdiçou uma chance clara para marcar. Ele recebeu de Juba e bateu para o gol, mas o arqueiro do time jequieense fez a defesa espalmando para fora. Na sequência, o goleiro caiu no chão e pediu atendimento médico. Os donos da casa perderam outra oportunidade aos 24. Após troca de passes na área adversária, Yago tocou fraco para o gol e Marcos encaixou sem dificuldade.
O Jequié chegou bem no ataque aos 26 minutos. Espeto recebeu bom lançamento pela esquerda e tentou cruzar para o miolo da área, mas a defesa do Tricolor afastou o perigo.
O Bahia conseguiu abrir o placar aos 28 minutos com Gabriel Xavier, acabou sendo anulado. Após cobrança de escanteio de Luciano Juba, Marcos subiu, mas não conseguiu segurar a bola, que sobrou para Gabriel Xavier chutar para o gol vazio e estufar as redes. Mas após revisão no VAR, o árbitro Eziquiel Sousa Costa apontou uma falta no arqueiro jequieense.
O Bahia criou mais uma boa chance aos 35 minutos. Yago foi lançado, dominou dentro a área, escapou da marcação, mas foi pressionado na finalização e mandou para fora. Na tentativa de resposta do Jipão, que escapava no contra-ataque, Caio Alexandre matou o lance com falta e recebeu o cartão amarelo aos 37.
Na jogada do gol, Caetano acabou levando a pior na dividida durante a cobrança de escanteio e ficou caído no gramado. Após atendimento médico, a ambulância foi chamada para retirar o atleta de campo.
Segundo tempo
Em desvantagem no placar e sendo eliminado do Baianão, o Jequié voltou dos vestiários com uma modificação. Gabardo Júnior tirou o lateral Espeto Júnior para a entrada do atacante Medina. Enquanto o Bahia manteve a mesma formação da etapa inicial.
O Tricolor chegou a balançar as redes pela quinta vez no jogo aos 12 minutos com Ademir. Biel bateu cruzado na área e o atacante empurrou para o gol. No entanto, a arbitragem apontou impedimento do atleta e o tento foi anulado.
O Bahia ainda teve chance de marcar o quinto gol aos 29 minutos. Thaciano foi lançado por Estupiñán, invadiu a área, tocar para trás, Yago finalizou e a bola bateu no braço do lateral Capa. Porém, a arbitragem invalidou o lance apontando impedimento do meia e a jogada foi revisada pelo VAR. O árbitro foi rever o lance no monitor e não assinalou o pênalti, mas anulou a jogada.
Aos 35 minutos, o artilheiro do dia, Estupiñán sentou no chão e pediu para ser substituído. Everaldo entrou no lugar do colombiano. Enquanto Marcos Victor ficou com a vaga de Caio Roque.
O Jipão teve uma grande oportunidade de marcar seu segundo gol na partida após lambança de Adriel aos 49 minutos. O goleiro do Tricolor perdeu a bola no meio-campo e mas Gilberto conseguiu cortar quase em cima da linha.
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Cartões amarelos: Caio Alexandre (Bahia) / Espeto Júnior, Marcos Vinícius (Jequié)
Gols: Estupiñán, três vezes, Rafael Ratão (Bahia) / Medina (Jequié)
Bahia: Adriel; Gilberto, Gabriel Xavier, David Duarte e Caio Roque (Marcos Victor); Caio Alexandre (Jota), Yago Felipe e Luciano Juba; Ademir (Rafael Ratão), Biel (Thaciano) e Estupiñan (Everaldo). Técnico: Rogério Ceni.
Jequié: Marcos; Elivelton, Jean, Gabriel Neto e Espeto Júnior (Medina); Guga (Caetano) (Marcos Vinícius), Azevedo, Kaynan, João Grilo (Barrozo) e Capa; Alex Gonçalves (Vágner). Técnico: Gabardo Júnior.
Do Portal Bahia Notícias/Por Leandro Aragão/Foto: Mauricia da Matta / Bahia Notícias
sexta-feira, 15 de março de 2024
Vigilância Epidemiológica publica boletim com os casos de Dengue registrados em Barrocas
Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura Municipal. Foto Reprodução |
Prefeito José Jailson anuncia mais uma atração para o 24ª Aniversário de Barrocas
Xanddy do Harmonia do Samba vai cantar no aniversário de Barrocas. Foto Reprodução |
Com os sucessos do Harmonia a presença de Xanndy é garantia de uma noite animada para comemorar a data especial. Além do anúncio de hoje, já estão confirmados na festa a dupla Iguinho e Lulinha, e a banda Toque Dez.
O valor do contrato com o cantor Xanddy não foi divulgado, e até o momento, não encontramos informações divulgadas pelo Diário Oficial.
@ Nossa Voz por Kauã Sherman
Nova rádio de Serrinha já está no ar! Baixe o aplicativo e ouça!
Compensação de boletos no mesmo dia começou hoje
A partir desta sexta-feira (15), os boletos bancários ganham mais agilidade em seu processamento. Os documentos pagos até as 13h30 poderão ser compensados no mesmo dia, dependendo do contrato que o credor mantiver com a sua instituição financeira para emissão do documento. A informação é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
O prazo de liquidação da cobrança no mesmo dia é definido pelas instituições bancárias como D+0 [zero]. Segundo a Febraban, o pagamento realizado após este horário continuará com a liquidação no próximo dia útil ou D+1, prazo no jargão bancário.
Para a Febraban, a novidade faz parte de um projeto de modernização desta modalidade de pagamento e envolverá 136 instituições bancárias. A expectativa do setor é que, inicialmente, cerca de 57% dos boletos possam ser processados no mesmo dia, enquanto 43% seriam no prazo D+1 para os pagamentos feitos após o horário limite.
A medida terá impacto somente para o credor do documento, ou seja, aquele que irá receber o dinheiro no mesmo dia. Nada mudará para quem paga o boleto diretamente. Mas, no caso do e-commerce a Febraban considera que a agilidade na liquidação do boleto trará vantagens ao comércio e aos compradores.
Quanto ao e-commerce, por exemplo, “vemos também vantagens para os compradores, que poderão ter o processo de entrega de mercadorias feito com mais rapidez”, afirmou o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria.
A entidade prevê que, após a implantação da modernização e se as compensações no mesmo dia funcionarem sem nenhuma ocorrência técnica, a Febraban iniciará estudos para trazer toda a liquidação de boletos para o prazo D+0, no mesmo dia de pagamento do boleto.
UTILIZAÇÃO
O boleto bancário é o quarto meio mais usado pelos brasileiros para pagamentos de contas de consumo no dia a dia. Em 2023, os bancos registraram 4,2 bilhões de transações realizadas via boletos, totalizando R$ 5,8 trilhões. Superando os boletos, figuram como meios de pagamentos preferidos em 2023 o PIX (42 bilhões de transações), o cartão de crédito (17,8 bilhões de transações) e o cartão de débito (16,3 bilhões de transações).
O boleto bancário é considerado também como uma forma eficiente de cobrança. Qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer uma cobrança por meio de boletos bancários, basta ter uma conta bancária e contratar o serviço diretamente na instituição financeira onde tem a conta.
O pagamento de boletos pode ser realizado pela conta bancária, online, via Internet Banking; app [aplicativo] por celular; terminal de autoatendimento e caixa eletrônico diretamente em agência bancária ou correspondentes bancários, como casas lotéricas, agências dos Correios e supermercados.
Desde 1994, o boleto bancário é um documento usado pelos bancos e seus clientes para recebimento de valores referentes a uma determinada venda de produto ou serviço, como no pagamento de escolas, condomínios, planos de saúde, consórcios, financiamentos, cartões de crédito e cobrança entre empresas e outros. Desde 2018, entretanto, os boletos precisam ser, obrigatoriamente, registrados, ou seja, para emissão do boleto é necessário enviar a requisição ao banco.
Do Portal Bahia Notícias/Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Em menos de 3 meses, Brasil supera total de casos de dengue de 2023
O Brasil passou de 1,6 milhão de casos (prováveis e confirmados) de dengue em 2024. Segundo dados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde atualizados nesta sexta-feira (16), o país registrou 1.684.781 casos nas primeiras dez semanas deste ano, superando a taxa total de 2023, 1.658.816.
Este é o segundo maior número desde o início da série histórica, em 2000. O recorde de casos prováveis ocorreu em 2015, com 1.688.688.
No mesmo período do ano passado, em menos de 3 meses, o Brasil tinha 326.342 casos.
Além disso, até o momento, 513 mortes foram confirmadas desde janeiro e 903 seguem em investigação. Em 2023, foram 202 óbitos entre as semanas 01 e 10.
“O que é preocupante nesse número de casos é o impacto da dengue na saúde. A gente sabe que a dengue já é um problema de saúde pública, sem dúvida, mas quando a gente tem epidemias como essa, a gente sabe da sobrecarga que a doença causa no sistema de saúde, nos atendimentos”, diz Carla Kobayashi, infectologista do Hospital Sírio-Libanês.
Kobayashi explica ainda que o aumento da dengue este ano está diretamente relacionado às mudanças climáticas.
Com estações do ano mal definidas e períodos chuvosos intercalados com altas temperaturas, as condições climáticas propiciam um ambiente favorável para a proliferação do mosquito vetor e a replicação do vírus.
Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) publicado recentemente no portal Scientific Reports da Nature inclusive corrobora essa tese.
Nele, pesquisadores explicam que aumento na ocorrência de eventos climáticos extremos, como ondas de calor e secas cada vez mais comuns no nosso país, associado à urbanização incompleta e à degradação ambiental, está contribuindo para a expansão da dengue para o interior do Brasil.
Fora isso, a influência das mudanças climáticas é evidenciada pela propagação da doença para regiões anteriormente menos afetadas, como as regiões Sul e Centro-Oeste.
“A gente tem que montar estratégias para aumentar o atendimento da população, porque a dengue não é uma doença para ter uma alta taxa de letalidade. Só que para ela não ter essa alta taxa de mortalidade a gente precisa diagnosticar dengue, a gente precisa tratar dengue, identificar precocemente quando a doença está se tornando grave”, acrescenta.
O que devemos fazer
A dengue só acontece se houver a presença do mosquito Aedes aegypti. Essa é, praticamente, a única forma de transmissão da doença que causa repercussão na sociedade. Para evitar, então, não há muito segredo: precisamos acabar com os criadouros do mosquito. E o combate depende de todos, seja a sociedade em geral, governo e profissionais de saúde.
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 75% dos criadouros do mosquito transmissor estão nos domicílios, como em vasos e pratos de plantas, garrafas retornáveis, pingadeira, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros em geral e materiais em depósitos de construção (sanitários estocados, canos e outros). Esses criadouros permitem a proliferação da fêmea do mosquito Aedes aegypti (transmissora da dengue).
“O controle é vetorial, precisamos combater o mosquito. A população precisa ser educada, entender que a dengue é uma doença grave e devemos controlar o criadouro. Já os gestores precisam disponibilizar larvicidas, fumacê, distribuição de inseticidas”, diz Kleber Luz.
O infectologista e consultor da OMS lembra que a dengue mata pessoas absolutamente saudáveis e de qualquer idade. Por isso, ao apresentar os primeiros sintomas, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, visto que a infecção pode evoluir rápido e o óbito pode vir no terceiro ou quarto dia.
Do Portal NS
Governo libera abono de até R$ 1.412 para 1,9 milhão de trabalhadores
O beneficiário também pode obter a informação pela Central de Atendimento do banco, nos telefones 4004-0001 (para capitais e regiões metropolitanas) e 0800-7290001 (demais localidades), pelos sites do Banco do Brasil (no caso de correntistas), no Cnis, pelo telefone 158 e pelos aplicativos Carteira de Trabalho Digital e Meu INSS.
Do Portal Bahia Notícias/Por Patrick Fuentes | Folhapress