Novembro Azul PMS

Novembro Azul PMS

Banda Chica Baiana

Odonto Luz

Odonto Luz

Netinho Balachic

SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 25 de novembro de 2023

Vitória se despede da Série B com derrota para a Chapecoense

Com um time bastante modificado, o Vitória se despediu com derrota da Série B do Campeonato Brasileiro. Em partida disputada na Arena Condá, o Leão foi derrotado por 3 a 1 e termina o certame com 72 pontos.

 

É a melhor campanha do Rubro-Negro baiano na história dos pontos corridos. Em 38 jogos, a equipe treinada por Léo Condé acumulou 22 vitórias, seis empates e 10 derrotas, com 50 gols marcados e 31 sofridos. 

 

Em 2024, o Vitória disputará o Campeonato Baiano, a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e a Série A do Campeonato Brasileiro.

 

PRIMEIRO TEMPO

Apesar do time alternativo, o Vitória foi quem criou a primeira chance de perigo. Aos 13 minutos, Mateus Gonçalves recebeu na direita, deixou o adversário no chão e finalizou forte. A bola explodiu na zaga da Chape. 

 

Os donos da casa responderam aos 17. Pavani apareceu sozinho dentro da grande área e cabeceou para fora. Na sequência, Bruno Nazário finalizou da entrada da área e Thiago Rodrigues fez a defesa.

 

Welder matador

Autor do gol do título, Welder mostrou mais uma vez que conhece o caminho das redes. Aos 26 minutos, o camisa 19 recebeu cruzamento perfeito de Matheusinho e testou direto no canto esquerdo de Airton. 

 

A Chape quase empatou aos 29. Kayke finalizou forte pela direita, cruzado, mas a bola foi direto para fora. 

 

Sem chances para o Batman

O gol de empate surgiu aos 35 minutos. Em contra-ataque pela esquerda, Marcinho recebeu pelo lado esquerdo, cortou para dentro e finalizou no contrapé de Thiago Rodrigues. A bola ainda bateu na trave antes de entrar.

 

Aos 39, Douglas Borel mandou uma bomba de fora da área e, dessa vez, o "Batman" rubro-negro conseguiu fazer a defesa. 

 

A pressão da Chape seguiu. Bruno Nazário finalizou da entrada da área, a bola desviou na zaga do Leão e explodiu na trave.

 

Welder tentou de bicicleta aos 46, mas a bola foi direto nas mãos de Airton.

 

SEGUNDO TEMPO

A Chape voltou com tudo para conquistar a virada, e conseguiu. Aos 14 minutos, Kayke recebeu pela direita e finalizou cruzado no canto direito de Thiago Rodrigues, que falhou. 

 

O terceiro dos donos da casa surgiu aos 21. Após jogada ensaiada, Bruno Nazário acertou o ângulo direito da meta defendida pelo Vitória. 

 

FICHA TÉCNICA
Chapecoense 3 x 1 Vitória
Série B - 38ª rodada
Local: Arena Condá, em Chapecó (SC)
Data: 25/11/2023 (sábado)
Horário: 17h
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Assistentes: Tiago Augusto Kappes Diel e Maíra Mastella Moreira (ambos do RS)
Quarto árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
Cartões amarelos: Cazonatti, Kayke e Pablo Oliveira (Chapecoense) / Thiago Rodrigues, Yan Souto, Mateus Gonçalves e Marco Antônio (Vitória)
Cartão vermelho: Cazonatti (Chapecoense)
Gols: Welder (Vitória) / Marcinho, Kayke e Bruno Nazário (Chapecoense)

 

Chapecoense: Airton; Douglas Borel (Felipe Albuquerque), Bruno Leonardo, Lucas Freitas e Mancha; Cazonatti, Pavani, Victor Ferraz (Pablo Oliveira) e Bruno Nazário (Bruno Vinícius); Marcinho (Fabiano) e Kayke (Henrique Dourado). Técnico: Claudinei Oliveira.

 

Vitória: Thiago Rodrigues (Dalton); Railan, João Victor, Yan Souto e Marcelo; Marco Antônio (Jhonny Lucas), Dudu (Dionísio) e Matheusinho (Édson Lucas); Zé Hugo, Mateus Gonçalves e Welder. Técnico: Léo Condé.


Do Portal Bahia Notícias/Por Nuno Krause/Foto: Victor Ferreira / EC Vitória


PM apreende revólver, munições e mais de meio quilo de cocaína durante abordagem em Serrinha

Foto: Divulgação/PM

Um revólver, munições e mais de meio quilo de cocaína foram apreendidos pela Polícia Militar em Serrinha, região sisaleira da Bahia, no fim da tarde de sexta-feira (24). 

De acordo com a PM, uma equipe de motopatrulhamento do 16º Batalhão fazia rondas no bairro Caseb, quando avistou dois homens e percebeu que um deles jogou no chão uma sacola onde em seguida foi encontrada uma porção da droga. 

Ainda de acordo com a polícia, o suspeito assumiu durante a abordagem que guardava mais entorpecentes em sua casa. Com apoio de uma guarnição da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto), os militares foram até o endereço indicado, onde apreenderam a arma de fogo, munições e cocaína –totalizando cerca de 600 gramas do entorpecente–, além de uma porção de maconha. A dupla foi encaminhada à delegacia para as medidas cabíveis.

Do Portal NS

Prefeitura de Serrinha apresenta retrospectiva 2023 da Educação Infantil

A Prefeitura de Serrinha, através da Secretaria de Educação, apresentou nesta sexta-feira (24) a retrospectiva 2023 da Educação Infantil.

As escolas e creches apresentaram os trabalhos desenvolvidos durante o ano letivo e realizaram apresentações com os alunos.

A secretária, Maria Betânia, parabenizou os educadores e auxiliares e toda equipe escolar envolvida nos projetos e ações para o desenvolvimento das crianças. 

“A Educação Infantil é um momento importante para que o indivíduo aprenda a se relacionar e viver em sociedade, desenvolvendo habilidades fundamentais à formação humana, além das capacidades cognitivas e motoras.”, comentou Betânia Pereira, Secretária de Educação.

Veja as fotos do evento CLICANDO AQUI

Do Portal Ailton Pimentel

Semifinais movimentam mais uma rodada do Campeonato Sessentão de Serrinha


Na manhã deste domingo (26), vai ser realizada a nona rodada do primeiro Campeonato Sessentão Society de Serrinha - Fase Semifinal, na Arena Orlandão no Povoado Alto da Bandeira.

No primeiro jogo da rodada, às 7:45 da manhã, as equipes do Botafogo da Bahia e Cruzeiro duelam por uma vaga na grande final do dia 3 de dezembro. O Cruzeiro reagiu e venceu a primeira partida no campeonato, mas o forte Botafogo joga pelo empate.

A certeza que temos é que a torcida que for acompanhar a rodada vai ver um grande jogo, com belas jogadas e a qualidade técnica da velha guarda do futebol de Serrinha e região.

Botafogo da Bahia: Pinga, Palito, Val Careca, Manoel Paciência, Jorjão, Jorge de  Germano, Profeta de Ichu, Nem Sales, Romilson do Táxi, Roberto Paulista, Nery Fabiano, Gilson Leite, Lima, Budega da Bela Vista e Laércio. Técnico: Moisés Melo. Dirigente: Gilson Leite.

Cruzeiro:  Pedro, Dôla, Walter Caxico, Silvio do Leite, Bizaga, Nordeste, Cézar Zaga, Nem do Alto da Bandeira, Professor Tadeu de Ichu, Lourival Santos, Zé Paulo, Edinho da Farmácia, Sabá, Gene e Budê Rede. Técnico: Edu. Dirigentes: Edvando Dudinho e Walter Caxico.


O segundo confronto será entre Ypiranga e Santa Fé, às 8:45. O Ypiranga joga pelo empate, mas sabe que terá um adversário difícil pela frente, pois o Santa Fé mostrou sua força e capacidade na fase da repescagem vencendo o APS FC e carimbando a sua classificação.

Ypiranga: Aranha, Neto, Peba, Turino de Candeal, João da Lenha, Zelitão, Jackson Moura de Teofilândia, Chapista, Kinha Dinamite, Roquinho do Alto da Bandeira, Cival Anjos, Valmir PM, Orlando, Nicaninha e Ruja. Técnico: Malcon Greenhalgh. Dirigentes: Cival Anjos, Jackson Moura e Kinha.

Santa Fé: Boyzinho, Júnior, Wildon, Alberto da Viração, Horiosvaldo de  Ichu, Biro de Kelé, Robério Menezes, Dininho, Jorge Papapá, Zé de Maroquinha de Candeal, Duda Pedalada, Zé Brito, Sargento Lucas, Tuca Maia e Kinkas de Barrocas. Técnico: George Boyzinho. Dirigente: Boyzinho.

Principais artilheiros
Val Careca - Botafogo/Ba - 5 gols, Nicaninha - Ypiranga  - 5  gols, Lima - Botafogo/Ba  - 3 gols, Baiaco  - São Paulo - 3 gols, Profeta - Botafogo/Ba  - 2 gols, Nery Gato - Botafogo/Ba - 2 gols, Gene - Cruzeiro  - 2 gols, César - Cruzeiro  - 2 gols, Orlando - Ypiranga - 2 gols, Roquinho  - Ypiranga  - 2 gols, Alcides - APS FC  - 2 gols, Lila - APS FC  - 2 gols, Lucas PM - Santa Fé - 2 gols.

Por Cival Anjos 


sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Bahia surpreende, goleia Corinthians em SP e abre rodada fora da zona de rebaixamento

O que era considerado difícil, aconteceu com certa tranquilidade: o Bahia venceu. Ou melhor, goleou! Na noite desta sexta-feira (24), o Esquadrão de Aço dominou o Corinthians e montou um placar de 5 a 1 em plena Neo Química Arena. Rezende, Cauly Ademir e Thaciano (duas vezes) marcaram os gols tricolores. Renato Augusto fez para o alvinegro.

 

Com o resultado, a equipe treinada por Rogério Ceni avançou aos 41 pontos e está na 15ª posição, fora da zona de rebaixamento. A permanência fora dos últimos lugares depende dos resultados de Vasco e Cruzeiro, que vão enfrentar Athletico e Goiás, respectivamente.

O JOGO

 

Rezende abre o placar

 

Menos de dez minutos e o Bahia abriu o placar. Aos três minutos da primeira etapa, Luciano Juba cobrou bem o escanteio e Rezende subiu muito pra cabecear e colocar no fundo da rede.

 

Cauly marca o segundo

 

Parecia até que o ambiente era a Arena Fonte Nova. O Esquadrão seguiu dominando a posse, atacando e buscando o segundo gol, até que ele veio aos 16 minutos. Na jogada, Cauly recebeu passe de Juba, tabelou com Thaciano e mandou uma bomba de perna esquerda para balançar o barbante.

 

De pênalti, Thaciano amplia

 

Dentro da grande área, Biel recebeu um pisão de Gil e o pênalti foi marcado após revisão no VAR. Na cobrança, Thaciano mandou uma bomba, sem dar chances para o goleiro Cássio.

 

Aos 41, Fagner fez cruzamento vindo do lado direito e Giuliano cabeceou para grande defesa do goleiro Marcos Felipe.

 

Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias

 

Segundo tempo

Renato Augusto diminui

Aos 22, o Corinthians diminuiu. Após passe errado de Gilberto, o Corinthians avançou ao ataque, Rezende tentou o corte e a bola parou no pé de Renato Augusto, que finalizou de pé direito no ângulo.

 

Ademir faz o quarto do Bahia

O Esquadrão aproveitou que o Corinthians tentou ir para cima e marcou no contra-ataque. Em grande jogada, Ademir tabelou com Cauly e tocou rasteiro na saída do goleiro Cássio.

 

Thaciano marca o quinto do Tricolor

Em mais uma jogada ofensiva, Ademir foi empurrado por Gil na grande área e o pênalti foi marcado. Na cobrança, Thaciano bateu firme e saiu para o abraço.

 

FICHA TÉCNICA

Corinthians 1 x 5 Bahia
Campeonato Brasileiro - 35ª rodada
Local: Neo Química Arena, em São Paulo
Data: 24/11/2023 (sexta-feira)
Horário: 21h
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Victor Hugo Imazu dos Santos (Paraná)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)

Cartões amarelos: Gil, Renato Augusto (Corinthians) / Vitor Hugo, Thaciano, Gilberto (Bahia)

Gols: Rezende, Cauly, Ademir, Thaciano (2x) (Bahia) / Renato Augusto (Corinthians)

 

Corinthians: Cássio; Fagner, Gil, Lucas Veríssimo e Fábio Santos (Wesley); Matheus Bidu, Giuliano (Matheus Araújo), Maycon, Giuliano e Renato Augusto; Romero (Rojas) e Yuri Alberto (Felipe Augusto). Técnico: Mano Menezes.

 

Bahia: Marcos Felipe; Gilberto (Cicinho), Kanu, Vitor Hugo e Luciano Juba (Cándido); Rezende, Acevedo, Yago Felipe (Mugni), Thaciano e Cauly (Ratão); Biel (Ademir). Técnico: Rogério Ceni.


           


Do Portal Bahia Notícias/Por Ulisses Gama/Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias


ETS existem? Cientistas detectam raio cósmico que pode ter vindo de fora da nossa galáxia

Cientistas espaciais da Universidade de Utah, nos Estados Unidos (EUA), detectaram uma partícula de raio cósmico, extremamente raro e de energia ultra-alta que eles acreditam ter viajado para a Terra vinda de fora da Via Láctea. Os pesquisadores ainda estão trabalhando para entender se é um sinal de ETs, algo relacionados a buracos negro ou um fenômeno totalmente novo.

 

Segundo a CNN, os raios cósmicos são partículas carregadas que viajam pelo espaço e chovem constantemente na Terra. Os de baixa energia podem vir do sol, mas os de energia extremamente alta são excepcionais. Por isso, é possível que tenha partido de outra galáxia e demorado séculos para chegar aqui.

 

“Se você estender a mão, um (raio cósmico) passa pela palma da sua mão a cada segundo, mas essas são coisas de baixa energia. Porém, quando se trata desses raios cósmicos de alta energia, é mais como um por quilômetro quadrado por século. Nunca vai passar pela sua mão.””, disse o coautor do estudo John Matthews, professor pesquisador da Universidade de Utah.

 

Até hoje, as origens exatas destas partículas de alta energia ainda não são claras. Acredita-se que estejam relacionados com os fenómenos mais energéticos do Universo, como os que envolvem buracos negros, explosões de raios gama e núcleos galácticos ativos, mas os maiores já descobertos até agora parecem surgir de espaços aparentemente vazios, sem nenhum registro de fenômeno celeste. 

 

Ainda conforme a reportagem, tudo começou numa tentativa de rastreio desses raios cósmicos de alta energia. Assim, foi descoberta essa nova configuração, apelidada de partícula Amaterasu (em homenagem à deusa do sol na mitologia japonesa). A partícula foi avistada por um observatório de raios cósmicos no deserto oeste de Utah, conhecido como Telescope Array.

 

O equipamento observou mais de 30 raios cósmicos de ultra-alta energia, mas nenhum maior do que a partícula Amaterasu. O evento acionou 23 dos detectores de superfície, com uma energia calculada de cerca de 244 exa-elétron-volts. A “partícula Oh My God” (ai meu Deus, em tradução livre) detectada há mais de 30 anos, tinha 320 exa-elétron-volts.

 

"As condições exigidas [para que esse evento aconteça] são realmente excepcionais, por isso as fontes são muito, muito raras, e as partículas são dissipadas no vasto universo, então as chances de uma delas atingir a Terra são mínimas”, disse Farrar, que não esteve envolvido no estudo, via e-mail.

 

A atmosfera protege amplamente os humanos de quaisquer efeitos nocivos das partículas, embora os raios cósmicos às vezes causem falhas no computador. As partículas, e a radiação espacial de forma mais ampla, representam um risco maior para os astronautas, com potencial para causar danos estruturais ao DNA e alterar muitos processos celulares, segundo a NASA.


Do Portal Bahia Notícias/Foto: ilustrativa/Pexels


Baianas agricultoras preparam vendas de panetone de mandioca

Você já comeu panetone de mandioca? essa é a novidade que as mulheres agricultoras da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Jacuba e Adjacências, em Ibirapitanga, no Baixo Sul da Bahia, investiram para garantir mais renda e sabor.  

 

“O panetone de mandioca é muito saboroso e já vamos nos organizar para aproveitar as festas de fim de ano para vender os produtos. O nosso objetivo é garantir a nossa independência financeira e a capacitação foi muito proveitosa nesse sentido”, comentou a agricultora Jeane Santos. 

 

A receita foi apresentada ao grupo de agricultoras numa capacitação realizada peça Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a consultora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Claudia Xavier.

 

O curso aumentou as formas de utilização da mandioca para a produção tanto do panetone quanto de outras receitas como sequilhos, avoador, pizza de aipim e aipim chips, na nova cozinha comunitária do local, requalificada a partir de investimentos da CAR. 

 

Na comunidade, os produtos derivados da mandioca já são comercializados em feiras locas, estabelecimentos da região e também via Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). 


Do Portal Bahia Notícias/foto: divulgação/CAR


Irmãos cegos se formam em Letras e trabalham na mesma escola: ‘Dificuldade sempre vamos ter, mas isso não pode impedir a gente’

André e Anderson recebem a ajuda de assistentes administrativos para as aulas | Foto: Rafael Machado/g1 Paraná

Os irmãos André e Anderson Henrique de Alcântara, de Londrina, norte do Paraná, convivem desde crianças com a deficiência visual. Nasceram com glaucoma e perderam a visão, totalmente, aos cinco e sete anos, o que não os impediu de se formarem em uma universidade pública e conseguirem um emprego.

Hoje, são professores na mesma escola.

“Dificuldade sempre vamos ter, mas isso não pode segurar a gente. É isso que tento passar para os alunos”, explicou André.

De acordo com Ministério da Saúde, o glaucoma é provocado pelo aumento da pressão interna do olho e alteração irregular no fluxo de sangue dentro do órgão, podendo causar cegueira.

Os dois concluíram o curso de Letras com Licenciatura em Português na Universidade Estadual de Londrina (UEL) em épocas diferentes: André em 2021 e Anderson no ano seguinte.

Com isso, não demorou para que fossem selecionados no teste seletivo para professores na rede estadual de ensino e começassem a trabalhar no Colégio Estadual Professora Lúcia Barros Lisboa, na zona norte da cidade, onde estão há pouco mais de 1 ano dando aulas de Português e Redação.

“Tínhamos medo de não dar certo, de não conseguir por não enxergar. Na sala de aula a gente mexe com o futuro das pessoas e dava um frio na barriga se seríamos capazes de ensinar o mínimo, se iam nos entender, nos compreender”, disse Anderson.

Incentivo de um, sucesso dos dois

Entre uma aula e outra – hoje eles cumprem 40 horas semanais, jornada máxima de um docente comum do estado.

“Eu quis ser tanta coisa. Me inscrevi para Jornalismo, mas não passei. Resolvi fazer Letras por causa do André, que queria isso desde o começo. Eu percebia que havia material em braile para ele, que eram bens didáticos, e fui junto. Ele me influenciou”, contou Anderson.

Por conta da deficiência visual, os irmãos tiveram que superar as dificuldades estruturais da universidade.

Durante o curso, receberam apoio do Núcleo de Acessibilidade (NAC) da instituição na adaptação dos materiais usados em sala. Mas, segundo os irmãos, a força maior veio dos colegas e da família.

“Quando a gente achava que estava muito difícil, pedíamos ajuda”, lembrou Anderson.

Anderson se formou em Letras e trabalha no mesmo colégio que o irmão | Foto: Rafael Machado/g1 Paraná

As dificuldades da adaptação

Selecionados por meio de um Processo Seletivo Simplificado (PSS), os irmãos foram distribuídos para o Colégio Estadual Professora Lúcia Barros Lisboa, com 1.359 alunos, a maioria no Ensino Fundamental.

Eles relembram que o primeiro dia de trabalho não foi fácil.

“No começo a gente se virava sozinho para mexer nas plataformas do governo e dar as aulas. Alguns alunos não respeitavam, saíam no meio da aula. Era algo novo para eles e para nós, mas a situação mudou bastante. Eu estudei em escola pública e sei das dificuldades que eles enfrentam, mas consegui superar esses obstáculos”, afirmou André.

No primeiro semestre deste ano, a direção do colégio conseguiu a cessão de dois assistentes administrativos, que auxiliam os irmãos nas aulas em diversas tarefas, como lançar as notas nos sistemas e monitorar o comportamento dos estudantes.

“Quando eles chegaram, davam aulas para poucas turmas. Esse ano, estão trabalhando com alunos de todas as idades, e daí apareceram as primeiras dificuldades. Solicitamos os dois assistentes, que ajudam, e muito, dentro da sala. Mas é um processo de aprendizagem, tanto pra eles quanto pra gente”, afirmou o vice-diretor do colégio, Edinaldo Facio.

Ensino além da sala de aula

Acostumados a conviver com dificuldades desde cedo, os irmãos traçam planos para o futuro.

André pretender concluir o mestrado iniciado em Literatura na UEL, enquanto Anderson quer se firmar ainda mais na função de professor e, quem sabe, passar em um concurso público da área.

André Henrique é cego e trabalha em uma escola de Londrina (PR) | Foto: Rafael Machado/g1 Paraná

Mas os dois acreditam que têm lições maiores a passar aos alunos além daquelas entregues todos os dias na sala de aula.

“Quero passar para eles que eu consegui meus objetivos, mas tive que tentar. Quero mostrar que a gente pode vencer na vida, mas tem que ter a coragem de tentar. Não pode ter medo”, disse André.

“No ano passado, comecei a dar aula no 3º ano. Esses dias, quando caminhava com meus pais, apareceu uma ex-aluna, e ela disse que estava fazendo faculdade. Fiquei feliz porque tinha feito uma coisa boa. Tento incentivar eles a continuar os estudos. Pode ser difícil, mas não pode desistir”, completou Anderson.

Do Portal NS/Por g1 PR


Em ações distintas, PM apreende dezenas de porções de maconha e cocaína em Serrinha

Foto: Divulgação/PM

Um homem foi preso após ser flagrado com 66 porções de maconha e cocaína em Serrinha, região sisaleira da Bahia, no início da madrugada desta sexta-feira (24).

A Polícia Militar informou que equipes do 16º Batalhão faziam rondas no bairro Novo Horizonte e avistaram o homem em atitude suspeita em frente a uma casa.

Ao realizar a abordagem, conforme a PM, os militares encontraram as drogas cobertas com um pano, além de uma balança de precisão e uma folha de caderno com anotações da suposta contabilidade do tráfico.

Outro caso

Foto: Divulgação/PM

Entre o final da noite de quinta-feira (23) e o início da madrugada desta sexta, a Polícia Militar também apreendeu seis porções de cocaína encontradas com um adolescente de 16 anos, no bairro CSU.

De acordo com PM, o menor tentou fugir ao avistar a viatura, dispensando um saco plástico com os entorpecentes, mas foi alcançado pelos policiais.

Em ambos os casos, os suspeitos foram encaminhados à delegacia para as medidas cabíveis.

Notícias de Santaluz

Lula veta integralmente projeto que desonera setores que mais empregam no país

Projeto vetado por Lula abrange os setores que mais empregam no país e visa manter empregos e impulsionar a economia | Foto: Jonathan Campos/AEN-PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou nesta quinta-feira (23) o projeto que prorroga a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia brasileira. A decisão foi publicada em edição extra no Diário Oficial da União (DOU).

O projeto, aprovado pelo Congresso Nacional, permite que empresas desses setores substituam a contribuição previdenciária, de 20% sobre os salários dos empregados, por uma alíquota sobre a receita bruta do empreendimento, que varia de 1% a 4,5%, de acordo com o setor e serviço prestado.

Essa regra, pela proposta aprovada e enviada à sanção de Lula, valeria até 31 de dezembro de 2027.

Segundo o Movimento Desonera Brasil, que reúne representantes dos setores a serem desonerados, o projeto impacta 8,9 milhões de empregos formais diretos, além de outros milhões de postos de trabalho derivados da rede de produção dessas empresas.

Havia uma expectativa na economia de que Lula sancionasse o texto, que é visto como benéfico para o mercado de trabalho e para o crescimento do país.

Desoneração

A desoneração da folha aprovada pelo Congresso Nacional permite, na prática, que as companhias paguem um valor menor do imposto e, a partir do alívio nas contas, consigam contratar mais funcionários e manter os empregos.

Entre as 17 categorias de que trata o projeto estão:

– indústria (couro, calçados, confecções, têxtil, proteína animal, máquinas e equipamentos);

– serviços (tecnologia da informação, call center, comunicação);

– transportes (rodoviário de cargas, rodoviário de passageiros urbano e metro ferroviário);

– construção (construção civil e pesada).

Repercussão

O senador Efraim Filho (União-PB), autor do projeto da desoneração, comentou a decisão.

“Cada vez vai ficar mais caro contratar pessoas. Quem é o maior prejudicado disso? Pais e mães de família que perdem seu emprego e a condição de, com o suor do seu rosto, colocar o pão na mesa da sua casa. Caberá, portanto, a nós derrubarmos, sim, o veto ainda esse ano”, justificou.

Para o presidente da Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), John Anthony von Christian, além de terem de demitir, algumas empresas vão perder espaço.

“Elas [empresas] não vão poder arcar com esses custos, as empresas que exportam vão perder espaços lá fora, as empresas que produzem alimentos vão ter que aumentar o preço dos alimentos, vai ter aumento no transporte público e no transporte de carga e, com isso, vai gerar uma inflação maior”, argumentou Anthony

Do Portal NS/Por g1


Centrais sindicais reagem e dizem que veto de Lula à desoneração custará ‘milhões de empregos’

Imagem: Reprodução/Redes sociais

A decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de vetar integralmente proposta aprovada pelo Congresso que desonera os setores que mais empregam na economia brasileira levou a uma reação eloquente de três das maiores centrais sindicais do país. Em nota, elas dizem que o petista estimula o “desemprego e a precarização do mercado de trabalho”.

A reação está em documento revelado pelo Conexão, da GloboNews. No texto, os presidentes da Força Sindical, da UGT e da CSB rebatem a tese de que apenas o patronato vê com maus olhos a decisão do governo.

“(O veto) se deu sem debate com o movimento sindical, sobretudo representantes dos setores mais afetados. Ele coloca milhões de empregos em risco, estimula a precarização do mercado de trabalho e levará ao fim do ciclo de redução do desemprego”, dizem as centrais no documento.

Estudo elaborado pelo sindicalismo com base em dados do próprio governo, do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) também coloca em xeque o discurso de que a desoneração não levou ao aumento de contratações no país.

O levantamento mostra que “setores que permaneceram com a folha desonerada tiveram um crescimento de empregos da ordem de 15,5%, enquanto os que tiveram a folha reonerada cresceram apenas 6,8% no mesmo período. Ocorreu também o maior crescimento dos salários dos trabalhadores destes setores desonerados vis a vis aos demais”.

Além disso, o estudo registra que a medida levou à criação de mais de 600 mil empregos formais.

“O resultado (do fim da desoneração) será a perda de arrecadação, insegurança e empregos de menor qualidade”, sustentam as três centrais em nota desta sexta (24).

A mobilização pela derrubada do veto de Lula não se restringe a trabalhadores e patrões. O setor público também se movimenta.

Prefeitos de todo o país, também atingidos pela medida, iniciaram uma intensa mobilização a favor da derrubada do veto.

“A mobilização das prefeituras, que também perderam a desoneração, está imensa, muito grande –e tem forte influência sobre o Congresso, em especial deputados”, disse o senador Ciro Nogueira, presidente do PP e líder da oposição.

Do Portal NS/Por Blog da Daniela Lima


Bombeiros resgatam corpo de jovem que desapareceu após deslizamento de terra em área de garimpo em Cansanção

Acidente aconteceu em área de garimpo na zona rural do município de Cansanção, na região sisaleira da Bahia | Imagens: Reprodução/Redes sociais

O corpo do jovem que ficou soterrado após um deslizamento de terra em uma área de garimpo em Cansanção, na região sisaleira da Bahia, foi resgatado pelos bombeiros na noite desta sexta-feira (24), poucas horas depois do acidente, que aconteceu nos arredores do povoado Deixaí, zona rural do município. As informações são do Corpo de Bombeiros.

Inicialmente, a polícia havia informado que outras três pessoas ficaram feridas no acidente e foram levadas para o hospital da cidade, mas o Corpo de Bombeiros detalhou que foram dois feridos.

Uma das vítimas apresentava suspeita de fratura na clavícula e a outra tinha ferimentos leves quando deram entrada na unidade de saúde. Ambas ficaram internadas em observação.

Os bombeiros informaram que o poço em que o jovem morreu soterrado tem cerca de 60 metros de profundidade. Ainda não se sabe o que causou o deslizamento de terra. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) deve fazer uma perícia no local, além de encaminhar o corpo para necropsia. A delegacia da cidade vai investigar o caso.

Notícias de Santaluz

Bombeiros resgataram corpo de jovem que morreu soterrado em área de garimpo na zona rural de Cansanção | Foto: Reprodução/Redes sociais

Sancionada lei que incentiva ciclismo e integração no transporte

Foi sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a Lei 14.729, de 2023, que incentiva a prática do ciclismo e promove a integração de modais no transporte urbano. A norma altera a Lei 10.257, de 2001, que estabelece diretrizes gerais da política urbana.

A lei é resultado de projeto (PL 3.598/2019) de autoria da senadora Leila Barros (PDT-DF), aprovado em caráter terminativo, em novembro de 2021, na Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado e em agosto deste ano na Câmara.

Na CI, os senadores aprovaram substitutivo apresentado pelo relator, senador Alessandro Vieira (MDB-SE). Ele sugeriu mudanças na Lei 13.724, de 2018, que instituiu o Programa Bicicleta Brasil, ao propor a participação da sociedade civil no planejamento, na fiscalização e avaliação das ações de melhoria do sistema de mobilidade cicloviária realizadas com recursos públicos.

A norma prevê que o planejamento para a implantação de ciclovias, e a promoção do transporte cicloviário deverá ser precedido de audiências públicas. Os debates devem analisar elementos técnicos do projeto como localização, traçado, seções transversais, interseções viárias, sinalização, cronogramas e ações de conscientização e mitigação de riscos programados junto a pedestres, ciclistas e motoristas.

Do Portal Calila Notícias/Fonte: Agência Senado


Prefeitura de Serrinha conta com a parceria do Ministério da Saúde no combate ao Aedes aegypti

Serrinha mais uma vez sai na frente nas ações de combate e controle das Arboviroses e implementa as ações do Projeto intitulado Participação Social na implantação de tecnologias e monitoramento como estratégias no enfrentamento do Aedes aegypti.

Esse projeto é uma parceria que o município buscou com o Ministério da Saúde e a ONGMAIS, para realizar ações de combate e controle antes do período mais crítico do ano, para que a população de Serrinha fique protegida nesse verão.

O projeto começou a ser estruturado no mês de agosto, com levantamento de requisitos, indicadores e análise das atuais condições da cidade e a infestação predial nos diversos bairros, para que agora sejam realizadas as ações de combate e monitoramento para o efetivo controle dessas doenças. 

Durante o mês de novembro foram realizadas reuniões com as equipes de combate de endemias, que estão sendo treinadas para implantar mais um vez na cidade de Serrinha tecnologias inovadoras capazes de mapear a cidade, implantar armadilhas em locais estratégicos e identificar os focos de reprodução do mosquito para que as ações de eliminação sejam efetivas. 

Serão implantadas na primeira semana de dezembro diversas tecnologias no nosso município, como o mapeamento de áreas de foco através de drones, uso de inteligência artificial, entre outros métodos de última geração.

Do Portal Ailton Pimentel/Foto e informações: Ascom/PMS