O prefeito de Serrinha, Cyro Novais, participou, na manhã desta sexta-feira (30), de uma reunião na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, que reuniu prefeitos de diversas cidades baianas para discutir o aumento expressivo dos cachês cobrados por artistas para os festejos juninos deste ano.
O encontro contou ainda com a presença de representantes de associações municipalistas de seis estados do Nordeste, evidenciando a preocupação regional com os impactos financeiros provocados pela elevação dos valores pagos às bandas contratadas pelas prefeituras para o São João. Segundo os gestores, o cenário atual coloca em risco a realização das festas e pode comprometer investimentos em áreas essenciais como saúde, educação e serviços públicos.
Durante a reunião, foi destacada a necessidade de estabelecer critérios justos e equilibrados para a contratação de atrações artísticas, de forma a preservar o erário público. A promotora do Ministério Público da Bahia, Rita Tourinho, participou do debate e orientou os municípios a ficarem atentos a possíveis excessos na variação dos cachês de um ano para o outro.
Em sua fala, o prefeito Cyro Novais ressaltou o compromisso em manter viva a tradição junina sem prejudicar as finanças municipais.
“Estive na sede da União dos Municípios da Bahia, ao lado de diversos outros prefeitos do nosso estado, para buscar formas de preservar a cultura e a tradição sem comprometer as finanças dos municípios.
A alta nos cachês das bandas para os festejos juninos chamou a atenção de toda a região Nordeste. Além de nós, prefeitos do interior da Bahia, representantes de outros estados também participaram do debate.
Ficou decidida a necessidade de estabelecer critérios justos para as contratações, visando preservar o erário público. Seguirei atento nos próximos dias para que possamos continuar realizando o maior São João da Bahia, sem prejudicar os investimentos nas demais áreas do município”, pontuou.
Ao final da reunião, ficou definido um novo encontro com os órgãos de controle, marcado para a próxima quarta-feira (4), com a expectativa de avançar na construção de orientações conjuntas que auxiliem os municípios na contratação de atrações e na organização financeira dos festejos juninos de 2026.
Do Portal Ailton Pimentel/Foto: Divulgação/Ascom/PMS