Novembro Azul PMS

Novembro Azul PMS

Banda Chica Baiana

Odonto Luz

Odonto Luz

Netinho Balachic

SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 2 de novembro de 2024

Ex-companheiros de zaga vão se enfrentar como técnicos no Intermunicipal e Maurício Gum comenta o duelo

Zé Carijé e Maurício Gum (Fotos Reprodução Instagram)
Neste domingo dia (03), as seleções de Barrocas e Castro Alves se enfrentarão pelas semifinais do Intermunicipal. O jogo marca o reencontro de Maurício Ramos “Gum” e Zé Carijé, campeões juntos em 2007 pela Seleção de Conceição do Coité, agora como técnicos. De acordo com o repórter Isaac Sherman, que acompanha a competição, a amizade e o respeito entre os dois permanecem, apesar da disputa.

Em entrevista ao JNV, Gum destacou a preparação da sua equipe e comentou sobre o reencontro: “A gente sabe como é enfrentar uma grande equipe. Tive uma boa semana de treino e espero que possamos fazer um grande jogo”, afirmou. Ele relembrou o vínculo com Zé Carijé, seu ex-companheiro de zaga, e ressaltou a ironia de agora estarem em lados opostos: “Foram 10, 12 anos jogando juntos. Ironia do destino, a gente se encontra como treinador”, completou.

Zé Carijé, que comanda a equipe de Castro Alves, também vem acompanhando o trabalho do ex-companheiro. Segundo o relato de Isaac, os técnicos mantêm contato constante, comentando sobre os jogos e torcendo pelo sucesso um do outro na competição. Essa amizade, torna o encontro deste domingo ainda mais especial.

O técnico da Seleção Barroquense garantiu aos torcedores que a equipe está pronta para enfrentar o desafio, mesmo com desfalques: “Com todo o respeito, queremos impor nosso estilo e sair com um bom resultado”, concluiu.

@ Nossa Voz Esportes - Da Redação por Rubenilson Nogueira / Isaac Sherman

Vitória vira diante do Athletico e chega ao quarto jogo seguido sem perder no Brasileirão

Na noite deste sábado (2), às 18h30, o Vitória superou o Athletico Paranaense e venceu por 2 a 1 na Ligga Arena, em partida válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Julimar abriu o placar para o Furacão na primeira etapa, mas Alerrandro e Matheusinho comandaram a virada do Rubro-Negro Baiano.

 

Com este resultado, a equipe baiana agora pula da 14ª para a 12° colocação no Brasileirão, chegando no miolo das equipes que disputam vaga na Copa Conmebol Sul-Americana. Em um recorte de sete jogos, o Leão tem cinco vitórias, um empate e apenas uma derrota.

 

O Colossal agora retorna a Salvador para se preparar para a próxima partida contra o Corinthians, que será realizada no Estádio Manoel Barradas, às 16h30. O confronto, válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, será novamente decisivo para as pretensões de ambas as equipes.


O JOGO

O Athletico foi o primeiro time a chegar com perigo e Pablo foi quem quase marcou aos sete minutos. Kaíque Rocha cruzou na área e o camisa 92 do Furacão emendou uma bicicleta direto na rede pelo lado de fora do gol de Lucas Arcanjo. 


Athletico chega com perigo

Aos 15 minutos, o atacante recebeu bola na entrada da área e mandou uma pancada para Lucas Arcanjo espalmar a bola para a direita.

 

Vitória quase abre o placar

Após troca de passes na defesa, Mykael chutou a bola em Alerrandro, que ajeitou para Willian Oliveira dominar e chutar para a defesa do goleiro do Athletico aos 28 minutos. 

 

Gol do Athletico-PR

Julimar recebeu passe na esquerda do campo, partiu para a direita e cruzou chapado com o pé direito. A bola passou por todos os jogadores dentro da área e entrou no lado direito do gol de Lucas Arcanjo aos 30 minutos.

 

Gol do Vitória

Não deu nem pra respirar! Aos 32 minutos, Cáceres mandou bola para a defesa do Furacão, Kaique Rocha furou na hora de afastar e Alerrandro aproveitou pra dominar e chutar cruzado no lado direito do gol de Mykael.
 

Matheusinho fez primeiro tempo bastante apagado contra o Athletico Paranaense, 

mas foi o autor do gol da virada do Leão  na segunda etapa | Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

 

SEGUNDO TEMPO

Aos sete minutos, o Furacão chegou ao seu primeiro lance de perigo na segunda etapa. Em cobrança de falta de João Cruz na área, Thiago Heleno subiu sozinho e cabeceou livre, mas a bola saiu para o lado de fora do gol de Lucas Arcanjo.

 

Julimar chega com perigo

Zapelli fez boa jogada pelo meio e lançou a bola em Julimar na esquerda aos 17 minutos. O camisa 20 dominou de peito chutou cruzado no lado esquerdo de fora do gol do Vitória. 

 

Virada do Vitória

Aos 19 minutos, Lucas Esteves chegou pela esquerda e acionou Alerrandro no meio. O camisa 9 escorou para Lucas Esteves, que fez o apoio e cruzou no meio da área para Matheusinho virar para o Leão após belo corta luz de Carlos Eduardo. 

 

Lucas Arcanjo evita empate

Após bola levantada para a área do Furacão aos 26 minutos, Erick aproveitou e cabeceou para o gol do Leão, mas Lucas Arcanjo fez grande defesa para salvar a equipe.

 

Wagner Leonardo e Lucas Arcanjo salvam o Vitória!

Aos 30 minutos, o Furacão pressionou o Vitória a todo vapor. No primeiro momento, Lucas Arcanjo espalmou um chute de fora da área e afastou a bola da defesa do Leão. Na sequência, após bola jogada na área do Athletico, Fernandinho chutou de primeira, Lucas Arcanjo não conseguiu salvar, mas Wagner Leonardo estava antenado e afastou a bola para o arqueiro do Leão segurar. 

 

No travessão!

Após jogada pelo meio, Carlos Eduardo ajeitou para Felipe Machado, que resolveu arriscar um chute de fora da área e mandou uma bomba no travessão do Athletico, quase abrindo o placar aos 39 minutos.

 

FICHA TÉCNICA

Athletico-PR 1 x 2 Vitória
Campeonato Brasileiro — 32ª rodada
Local: Ligga Arena, em Curitiba 
Data: 2/11/2024
Horário: 18h30
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Gizeli Casaril (SC)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Gols: Julimar, aos 30 (Athletico-PR) / Alerrandro, aos 32 e Matheusinho aos 19 (Vitória)
Cartões amarelos: Cuello (Athletico-PR) Willian Oliveira, Felipe Machado (Vitória) 

 

Athletico-PR: Mycael; Cuello (Léo Godoy), Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Erick (Fernandinho), Felipinho, Julimar (Emersonn), João Cruz (Zapelli) e Nikão; Pablo. Técnico: Lucho González

 

Vitória: Lucas Arcanjo; Cáceres (Lepo), Edu (Zé Hugo), Néris, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Willian Oliveira, Ricardo Ryller (Felipe Machado) e Matheusinho; Alerrandro (Janderson) e Everaldo (Carlos Eduardo). Técnico: Thiago Carpini


Do Portal Bahia Notícias/Por Thiago Tolentino/Foto: Victor Ferreira/EC Vitória


Polícia Militar recupera duas motocicletas roubadas em Retirolândia

Duas motocicletas roubadas foram recuperadas por policiais da 4ª CIA-PM/Retirolândia, na tarde desta sexta-feira, 1°, em Retiro. Após receber informações sobre o roubo de duas motos, incluindo uma no Bairro Pocinhos, a polícia intensificou as buscas.

As motocicletas foram encontradas em locais distintos. O suspeito, um menor foi apreendido, e confessou o roubo das duas. Uma das motos recuperada a polícia não tinha conhecimento do furto.

Para a polícia, o menor confessou que utilizou a chave da moto do pai para a prática do ato ilícito. O menor de 14 anos disse a guarnição que tinha furtado na manhã de hoje uma outra moto no Bairro da Zebrinha e abandonado no Bairro Retiro Velho.

As motos foram levadas para a Delegacia Territorial (DT) de Retirolândia para o registro da ocorrência.

Do Portal Aulton Pimentel/Foto: Reprodução/SNTV


Homem é detido por desacato durante abordagem policial em Teofilândia

Na tarde da última sexta-feira (1º), um homem de 35 anos foi conduzido à delegacia por desacato, após resistir a uma abordagem policial na Rua Boa Esperança, centro de Teofilândia, município localizado na Microrregião de Serrinha. A ação foi realizada por policiais militares da 3ª Companhia do 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM), que realizavam rondas de rotina próximo ao pelotão local.

Segundo informações da Assessoria de Comunicação da PMBA, a guarnição identificou um veículo Peugeot em atitude suspeita e decidiu realizar uma abordagem. Ao ser solicitado que o condutor apresentasse documentos pessoais e do veículo, ele teria se recusado e, em tom exaltado, proferido palavras ofensivas contra os policiais. Diante da resistência, foi necessário o uso da força para contê-lo e conduzi-lo até a Delegacia Territorial (DT) de Teofilândia, onde foi registrada a ocorrência de desobediência e desacato.

O veículo foi retido e encaminhado ao pátio do pelotão local para a adoção das medidas cabíveis.

Do Portal Ailton Pimentel/Foto: Arquivo/PAP


Homem é preso em Serrinha por descumprimento de medida protetiva


Na noite da última sexta-feira, 1, um homem de 28 anos foi detido em Serrinha por descumprimento de medida protetiva. O caso ocorreu por volta das 23h15 na Travessa Monte Santo, bairro Cruzeiro. A ação foi conduzida pelo 1º Pelotão da Companhia de Emprego Tático Operacional.


Segundo informações da polícia, o homem foi flagrado tentando entrar na residência de sua mãe, onde estava a vítima, uma mulher de 49 anos. A abordagem ocorreu após denúncias de que o acusado estava desobedecendo uma ordem judicial de afastamento.
Diante dos fatos, o acusado foi levado à Delegacia de Serrinha, onde foram tomadas as providências cabíveis.
Do Portal Info Serrinha

Prefeitura de Barrocas convoca mais aprovados em concurso público para nomeação


A Prefeitura Municipal de Barrocas publicou uma portaria na última sexta-feira, 1, convocando candidatos aprovados no Concurso Público nº 001/2024 para ocuparem cargos efetivos na administração municipal. A nomeação contempla vagas para funções essenciais ao serviço público, como professores, assistente administrativo, motorista e técnico em enfermagem.


Os candidatos listados na portaria deverão comparecer ao Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura, localizado na Avenida ACM, nº 705, no Centro de Barrocas, entre 8h e 12h, para assinar o termo de posse. Os nomeados têm um prazo de 30 dias a partir da data de publicação para assumir o cargo, conforme as regras do Estatuto do Servidor Público Municipal.

Ainda segundo a Portaria, "Serão empossados os candidatos que cumprirem os requisitos referentes à documentação constante no Decreto nº 24, de 05 de julho de 2024 e no Edital do Concurso Público nº 001/2024 e os que estiverem aptos no exame médico admissional".


A medida atende à necessidade de preencher funções essenciais.


Do Portal Info Serrinha

Representando a Região do Sisal, Barrocas encara Castro Alves sonhando com a final do Intermunicipal

Seleção Barroquense de Futebol - Foto Isaac Sherman
A seleção de Barrocas está pronta e definida para enfrentar o time de Castro Alves neste domingo, 3 de novembro, às 15h, no estádio municipal. Já no seu segundo ano no Campeonato Intermunicipal, o time barroquense fez campanha surpreendente, vencendo equipes tradicionais da competição, e agora é o único representante do território do Sisal.

Artilheiro Dock 
O atacante Dock, artilheiro da equipe, em conversas com o repórter Isaac Sherman destacou o foco do grupo e a preparação sob o comando do técnico Maurício Gum: “Sabemos da forte equipe do outro lado, mas o professor Gum está nos preparando”, afirmou Dock, confiante na vitória. O jogador também lembrou o desafio das fases anteriores, onde Barrocas superou times como o invicto Simões Filho.

Na fase de grupos, Barrocas enfrentou equipes como Ribeiro do Pombal e Crisópolis, e avançou com grandes resultados. Nas eliminatórias, superou desafios ainda maiores, superando Euclides da Cunha, Potiraguá, Bom Jesus da Lapa e Simões Filhos, mostrando crescimento e determinação para chegar até a semifinal.

A expectativa é alta entre os torcedores e moradores de Barrocas, município de pouco mais de 15mil habitantes que acompanham de perto o desempenho da seleção. O jogo deste domingo marca o início das semifinais, com a partida de volta programada para ocorrer em Castro Alves no dia 09 de novembro, já que o adversário teve melhor campanha na fase inicial.

@ Nossa Voz Esportes

Idosa de 82 anos ganha medalha em Olimpíada de Matemática na Bahia após voltar a estudar: ‘Foi uma surpresa’

Romilda Conceição voltou a estudar aos 82 anos, em Feira de Santana | Foto: Reprodução/TV Subaé

Após criar filhos e netos, uma idosa de 82 anos decidiu retornar à sala de aula no ano passado e, em pouco tempo, já colhe os frutos da dedicação aos estudos. Moradora de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, Romilda Silva da Conceição conquistou uma medalha de menção honrosa na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

Ela também passou para a segunda fase do concurso, cuja prova foi realizada no último dia 19.

“Eu estava na sala, a professora foi e me chamou: ‘sabe que a senhora passou?’. (…) Pra mim, foi uma surpresa eu ter passado, eu tenho até a medalha”, contou dona Romilda, exibindo a medalha e um sorriso à equipe de reportagem da TV Subaé, afiliada da TV Bahia na região.

Ao longo da entrevista, ela contou que sua história com a educação foi marcada por diversas interrupções. Primeiro no município de Santo Estevão, onde cresceu, e depois de adulta em Feira de Santana.

“Quando chegava a hora da gente estudar, meu pai levava a gente pra roça. À noite, chegava cansada da roça. Depois, eu casei”.

A coragem para retomar os estudos veio justamente na terceira idade, com mais tempo para cuidar de si, já que os filhos estão crescidos. Atualmente, dona Romilda integra o programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA) no Colégio Clóvis Ramos Lima.

Para a família, ela é “motivo de orgulho”. “Quando você vê muitos adolescentes deixando de estudar, se envolvendo no mundo da criminalidade, e ela está ali perseverante, sempre buscando conhecimento. Essa sede de conhecimento levou ela a estudar, conhecer mais as coisas”, destacou a recepcionista Raíne Conceição, filha de Dona Romilda.

A estudante medalhista é exemplo para os parentes. De acordo com a filha, os estudos até deixaram a idosa com “espírito mais jovem”.

Do Portal NS/Por g1 BA e TV Subaé


Mulher de 37 anos é morta a tiros em bar na zona rural de Araci

Imagem ilustrativa | Foto: PM MT

Uma mulher identificada como Cristina Góes Silva, de 37 anos, foi morta a tiros no fim da noite de sexta-feira (1), em um bar no povoado Retirada, zona rural de Araci, na região sisaleira da Bahia.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que um homem usando um blusão com capuz entrou no estabelecimento e disparou três vezes à queima-roupa. Cristina foi atingida na cabeça e morreu no local.

Depois dos disparos, o homem fugiu e não foi encontrado.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi chamado para fazer a perícia e encaminhou o corpo para necropsia.

A Polícia Civil deve investigar quem é o autor do assassinato e o que motivou o crime.

Notícias de Santaluz

Jovem de Coité morre após quase duas semanas internado depois de acidente entre Santaluz e Valente

Breno Mendonça era natural de Conceição do Coité, na região sisaleira da Bahia | Foto: Redes sociais

O jovem Breno Mendonça morreu neste sábado (2), após passar cerca de duas semanas internado no Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana. A informação foi divulgada pelo Calila Notícias. Breno se envolveu em um acidente de carro na noite de 21 de outubro, na BA-120, entre Santaluz e Valente, perto do acesso ao povoado Papagaio.

Segundo os bombeiros civis da Associação Guardiões da Vida, o acidente aconteceu quando Breno tentou desviar de uma moto. O carro capotou, saiu da pista e caiu em um barranco, ficando destruído. Ele ficou preso nas ferragens e precisou ser retirado após o para-brisa ser cortado. Breno foi resgatado inconsciente, com um corte na nuca, e levado por uma ambulância de suporte avançado do Samu de Santaluz para o hospital em Feira de Santana.

A companheira de Breno também estava no veículo, mas não sofreu ferimentos graves.

Breno era natural de Conceição do Coité, cidade localizada na mesma região de Santaluz e Valente. Até o momento, não há informações sobre o velório e o sepultamento.

Notícias de Santaluz

Carro em que Breno estava com a companheira capotou na BA-120, entre Santaluz e Valente | Foto: Associação de Bombeiros Civis e Socorristas Guardiões da Vida

Finais do Intermunicipal Ednaldo Rodrigues 2024 terão uso do ''Var Light''; entenda

O Intermunicipal Ednaldo Rodrigues 2024 trará um marco inédito para o futebol amador. Pela primeira vez, a competição contará com o uso do árbitro de vídeo. O anúncio foi realizado nesta sexta-feira (1º) por Taíse Galvão, diretora de competições da Federação Bahiana de Futebol (FBF), durante reunião com as seleções semifinalistas desta edição. A iniciativa fomenta um processo de inovação da FBF, que já havia isentado todas as taxas de arbitragem para o campeonato.


O sistema escolhido foi o ''VAR Light'', que dispensa operadores de câmera dedicados. No VAR Light, o próprio árbitro de vídeo controla as imagens. Entre quatro e oito câmeras de alta definição serão estrategicamente posicionadas no campo, garantindo uma cobertura completa de todos os ângulos. O sistema inclui ferramentas avançadas de replay para auxiliar os árbitros em revisões precisas e em tempo real dos lances.

 

ESTREIA NA FINAL

A estreia do VAR Light está confirmada para a primeira partida da final do Intermunicipal 2024. A tecnologia também será utilizada no jogo decisivo, oferecendo ainda mais transparência e precisão na definição do campeão.

 

"Hoje, tivemos a satisfação de anunciar, em reunião com as ligas semifinalistas, que o Intermunicipal 2024 contará com o VAR Light nas finais – um marco histórico para a competição," comemorou Taíse Galvão.

 

"Essa tecnologia reforça nosso compromisso com a justiça esportiva, garantindo decisões mais precisas dentro de campo. Estamos orgulhosos de dar esse passo significativo'', concluiu.

 

Para Jailson Freitas, presidente da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia (Ceaf-BA), a introdução do VAR Light é uma demonstração do empenho da FBF em aprimorar a arbitragem. ''Mais uma medida tomada pela FBF para elevar o nível da arbitragem, seja em jogos das competições profissionais, como o Baianão, mas também do Intermunicipal, que apesar de ser não profissional é uma competição grandiosa, muito importante para o futebol baiano. O VAR light chega para ajudar os árbitros, mas também para proporcionar às ligas, atletas e torcedores uma experiência mais justa", avaliou.

 

SEMIFINAIS 
As semifinais do Intermunicipal 2024 serão disputadas entre Castro Alves x Barrocas e Crisópolis x Cachoeira. Os jogos de ida estão marcados para este domingo (3), enquanto as partidas de volta acontecerão em 10 de novembro. Os vencedores não só avançarão para a final, mas também farão parte de um momento histórico: a primeira partida com uso do VAR na história do Intermunicipal.


Do portal Bahia Notícias/Foto: Divulgação/FBF


Primeiro dia de provas do Enem é neste domingo; veja horários e o que levar

Neste domingo (3) será realizado o primeiro dia de provas do Enem 2024, para o qual se inscreveram mais de 4,3 milhões de estudantes em todo o país.
 

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma das principais portas de entrada no ensino superior por meio da plataforma Sisu (Sistema de Seleção Unificada), além de ser usado para ter acesso ao Fies (Financiamento Estudantil) e ao Prouni (Programa Universidade para Todos). Suas notas também são usadas nos processos seletivos de instituições públicas e privadas Brasil afora e em algumas de Portugal.
 

Por sua importância, todos os participantes precisam se atentar às exigências e aos horários para que consigam realizar as provas sem problemas e se concentrem apenas nas questões.
 

NESTE PRIMEIRO DIA SERÃO APLICADAS:
 

45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias 45 questões de ciências humanas e suas tecnologias prova de redação Na redação, o candidato deverá redigir um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. A proposta sempre é uma situação-problema. O estudante precisa ler os textos de apoio e identificar qual é o problema apontado pelo Inep, que organiza a prova, antes de escrever o texto sugerindo uma solução para resolver o problema ou para minimizá-lo. Qual será o tema deste ano?Confira as apostas de professores aqui.
 

Veja, abaixo, outras informações para o primeiro dia de prova.
 

QUAL É O HORÁRIO DA PROVA?
 

Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, com o início da prova às 13h30 e término às 19h (horários de Brasília).
 

QUAL É O TEMPO DE PROVA?
 

Neste primeiro domingo, a prova será das 13h30 às 19h (20h para participantes com tempo adicional e 21h para aqueles que farão a videoprova em libras).
 

Serão corrigidas somente as redações transcritas para a folha de redação e as respostas efetivamente marcadas no cartão-resposta, sem emendas ou rasuras.
 

QUAL DOCUMENTO PRECISO LEVAR?
 

Nos dias de provas serão aceitos documentos de identificação originais e com foto.
 

São documentos impressos válidos:
 

- Cédulas de Identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
 

- Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive refugiados; Carteira de Registro Nacional Migratório; Documento Provisório de Registro Nacional Migratório; Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação; CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social);
 

- Documentos digitais com foto (e-Título, Carteira Nacional de Habilitação Digital e RG e CIN Digital) apresentados nos respectivos aplicativos oficiais ou no aplicativo Gov.br. Capturas de telas não serão aceitas.
 

O QUE LEVAR NO DIA DA PROVA?
 

- Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente;
 

- Documento de identificação válido (físico ou digital);
 

- Cartão de confirmação de inscrição;
 

- Declaração de comparecimento impressa (caso precise justificar sua presença no exame);
 

- Alimentos leves, como sanduíches naturais, chocolates, barrinhas de cereais etc. Para beber, água é mais recomendada.
 

O QUE NÃO PODE LEVAR NO DIA DA PROVA?
 

Será eliminado o participante que portar qualquer um dos itens a seguir fora do envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador, ao ingressar na sala de provas:
 

- Declaração de comparecimento impressa;
 

- Óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares;
 

- Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos;
 

- Livros, manuais, impressos e anotações;
 

- Protetor auricular; Relógio de qualquer tipo;
 

- Quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, ipods, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similar;
 

- Alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico;
 

- Fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens;
 

- Bebidas alcoólicas;
 

- Drogas ilícitas ou cigarros e outros derivados do tabaco;
 

- Quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.
 

O CALENDÁRIO DO ENEM 2024
 

Dias de provas: 3 e 10.nov
 

Solicitação de reaplicação: de 11.nov a 15.nov às 23h59
 

Divulgação do gabarito: 20.nov
 

Reaplicação das provas: 10 e 11.dez
 

Divulgação do resultado final: 13.jan.2025


Do Portal Bahia Notícias/Por Claudinei Queiroz | Folhapress/Foto: Reprodução / Agência Brasil