Novembro Azul PMS

Novembro Azul PMS

Banda Chica Baiana

Odonto Luz

Odonto Luz

Netinho Balachic

SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 14 de outubro de 2023

Dois super jogos agitam o Campeonato Sessentão de Serrinha na manhã deste domingo

Na manhã deste domingo (15) vão ser realizados mais 2 grandes jogos pelo primeiro Campeonato Sessentão Society de Serrinha, na Arena Orlandão no Alto da Bandeira e promete um grande público prestigiando.

No primeiro jogo da segunda roda, às 7:45 tem o duelo do Botafogo/Ba contra o Amigos Para Sempre Futebol Clube (APS FC).

Na rodada de abertura, o Botafogo empatou com o Ypiranga por 1x1. Já o APS FC estava desfalcado, inclusive dos goleiros, e foi goleado por 5x0 pelo São Paulo.

Na tabela de classificação, o Botafogo é o 5º colocado, com 1 ponto e o APS está na 6ª posição, ainda sem pontuar, porém são duas grandes equipes.

O jogo está programado para iniciar às 7:45, caso atrase, paga multa de R$ 1 real por minuto de atraso. A partida tem tolerância de 15 minutos mais 15. E, se não começar até às 8:15 será aplicado o WO em desfavor da equipe que não comparecer a campo.

Segundo jogo da rodada, às 8:45


A segunda partida da rodada será o confronto entre Cruzeiro e Ypiranga e está programado para ter início às 8:45 da manhã.

Na rodada de Abertura, o Cruzeiro saiu na frente, mas deixou o Santa Fé empatar por 1x1. Cada um ganhou 1 ponto e deixou a classificação embolada.

Já o time do Ypiranga começou perdendo para o Botafogo/Ba, mas também empatou em 1x1 e soma 1 ponto na tabela. Todas as equipes vão para esta rodada com o desejo e foco de vencer, porém sabem que terão adversários difíceis pela frente.

O segundo jogo vai começar 5 minutos após o término da primeira partida e também terá a tolerância de 15+15 minutos e, além de pagar a multa, se não comparecer a campo dentro do tempo determinado recebe o WO.

Neste domingo, os artilheiros também estarão em ação tentando fazer seus gols para se isolar na artilharia da competição.

Um ponto forte do campeonato, além da qualidade técnica tem sido a excelente arbitragem que deixa os jogadores tranquilos em campo apenas para jogar futebol.

Por Cival Anjos

Suspeito de atirar contra Mingau é preso no interior de São Paulo

A Polícia Militar de São Paulo prendeu na manhã deste sábado (13) um suspeito de envolvimento no ataque a tiros contra o baixista da banda Ultraje a Rigor, Rinaldo Oliveira Amaral, o Mingau, em 2 de setembro.


Pablo William da Silva Mostarda, de 29 anos, foi encontrado em Taubaté, no interior de São Paulo, em uma casa na Estrada do Barreiro, no bairro Chácara Ingrid, na região rural da cidade, por volta das 11h30.


De acordo com a Polícia Militar, os agentes foram até o local após informações obtidas pelo Serviço de Inteligência da corporação. O suspeito, que tinha um mandado de prisão em aberto, teria resistido à abordagem e tentado fugir, mas foi capturado.


Dos cinco suspeitos de envolvimento na tentativa de homicídio, a polícia já prendeu quatro. Resta apenas um foragido: Hiago.


Mingau segue internado no Hospital Vila Nova Star, na zona sul de São Paulo. Ele já passou por duas cirurgias. Segundo os médicos, o tiro atingiu a região frontal esquerda da cabeça do músico e atravessou o crânio, deixando pequenos fragmentos alojados.


Na última terça-feira (12), ele passou por um procedimento de traqueostomia, que consiste na abertura frontal da traqueia com inserção de cânula, foi realizado na tarde de segunda-feira. O paciente segue sob ventilação mecânica, informa o boletim.

 

Mingau foi baleado na cabeça enquanto passava de carro pela Praça do Ovo, no bairro Ilha das Cobras, em Paraty (RJ). O músico estava acompanhado de um amigo, que, em uma primeira versão, disse que eles estavam indo compras drogas. Depois, alegou que a dupla estava a caminho de uma lanchonete.


Do Portal Bahia Notícias


Eclipse anular do Sol é observado no Norte e Nordeste do Brasil

O pequeno município de Tefé, no Amazonas, teve o privilégio de ser o primeiro lugar no país a acompanhar neste sábado (14) o eclipse anular do sol. O fenômeno teve início às 13h29 no horário local e atingiu o ápice às 15h11. Durante cinco minutos, sol, lua e Terra ficaram alinhados. Ao olhar para o céu, o disco solar ficou quase todo coberto e escuro, apenas com uma borda fina luminosa à vista, lembrando um anel.

O evento no país e em outras partes do mundo foi transmitido durante o dia no canal do Youtube do Observatório Nacional, órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Com a ajuda de parceiros locais, e órgãos internacionais como Time and Date e a Nasa, o eclipse anular pôde ser visto numa faixa de 200 quilômetros, que foi da costa oeste dos Estados Unidos até o extremo leste do Brasil. A anularidade também foi vista no México, Belize, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá e Colômbia.

No Brasil, o eclipse anular ocorreu em cidades localizadas no Norte e Nordeste: Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Tocantins, Rio Grande do Norte e Pernambuco. No restante do país, o fenômeno foi parcial.  O professor de física Ariel Adorno se emocionou ao acompanhar o eclipse em Juazeiro do Norte, na Universidade Federal do Ceará.

“Um eclipse igual a esse aconteceu em novembro de 1994 e, na época, eu morava em Goiânia. A razão de eu ter feito Física foi esse eclipse. A gente espera que, pela quantidade de pessoas atingidas hoje, esse eclipse também provoque mudanças nas vidas delas para o bem. Especialmente para o lado da ciência. Eu me emocionei algumas vezes. Chorei vendo hoje esse eclipse, lembrando de tudo o que eu passei até chegar aqui”, disse Ariel.

Dúvidas

Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional, coordenou a transmissão visualizada por milhares de pessoas, e esclareceu as principais dúvidas sobre o eclipse – notadamente se o fenômeno pode ser considerado raro.

“O que causa essa sensação de raridade é que, quando ele acontece, só pode ser visto em alguns lugares do planeta. Como a sombra da lua é pequena, só atinge a Terra em uma faixa estreita. E aí, poucas pessoas entram nesse caminho da anularidade ou da totalidade do eclipse. A maioria o vê como parcial. Mas ele ocorre de anos em anos, com alguma regularidade no planeta”, disse Josina.

Como referência, o último eclipse anular do sol aconteceu em junho de 2021, mas não foi visível no Brasil. E o próximo vai ser no 2 de outubro de 2024, também sem poder ser observado por aqui. No Brasil, o fenômeno só vai voltar a ser visível no dia 6 de fevereiro de 2027 e, mesmo assim, só de forma completa no Rio Grande do Sul.

Do Portal Calila Notícias/Agência Brasil


Israel sobe o tom contra ONU e diz que atuação da organização é “vergonhosa”

Foto: Leon Natan/Pexels

Representantes de Israel subiram o tom contra a Organização das Nações Unidas (ONU). O comunicado foi emitido após a ONU ter sido contra ao ultimato emitido pelos israelenses, que ordenaram a retirada de mais de um milhão de pessoas do norte da Faixa de Gaza. 

“Durante muitos anos, a ONU fez vista grossa ao armamento do Hamas e a utilização da população civil e da infra-estrutura civil na Faixa de Gaza como esconderijo para as suas armas e assassinatos. Agora, em vez de apoiar Israel, cujos cidadãos foram massacrados pelos terroristas do Hamas, vai contra Israel”, afirmou Gilad Erdan, embaixador do país na ONU.

Devido ao ultimato, 440 mil pessoas procuram refúgio em escolas ou organizações voluntárias. Dentre eles, os próprios funcionários da ONU.

Do Portal Ailton Pimentel

Brasileira no Exército de Israel comenta atuação na guerra: 'A gente não tem tempo de se lamentar'

Foto: Arquivo pessoal

A brasileira Caroline Mendes, de 20 anos, mora em Israel desde os 14 anos. De família judia no Ceará, ela resolveu ficar no país após concluir os três anos do ensino médio por lá. Caroline começou a cumprir o serviço militar aos 18 anos, etapa que é obrigatória também para mulheres. Dois anos depois, a jovem vive a rotina de uma militar em guerra. Ela conversou com o g1 sobre a rotina durante esse período.

Caroline estava na ativa como soldado do exército israelense quando o grupo extremista Hamas bombardeou Israel, deixando centenas de mortos e milhares de feridos no sábado, 7 de outubro. Ela integra as equipes de resgate e tem sido convocada para atuar como combatente.

Desde o início do conflito, Carolina tem se deslocado para outras bases militares. O contato com a mãe e as irmãs é frequente para dar notícias e tranquilizar os familiares.

“Minha cabeça está bem cheia, ainda estou processando o que está acontecendo. Ainda tenho meu namorado, que está em casa, e desde sábado está indo em enterros de amigos. A gente não tem tempo de se lamentar porque está batalhando em uma guerra”, declarou a jovem.

“O meu maior objetivo é fazer Israel continuar existindo. Eu estou aqui pelo povo de Israel, pela história, para não se repetir o holocausto”, destacou Caroline. Ela revelou, inclusive, que não pretende voltar ao Brasil.

Caroline informou que acordou, no último sábado, com ligações da comandante, mas pensou que se tratava de algum bombardeio. “Achei que ela estava ligando só por preocupação, mas quando liguei a TV, me dei conta do que estava acontecendo. Me vi como se estivesse em um filme. Gente morrendo, desaparecida, sendo sequestrada”, lembrou a jovem.

Ela disse que a comandante pediu que ela fizesse uma mala para um mês. A base onde ela servia, em Gaza, foi atacada pelo Hamas, e morreram sete pessoas. “Temos que estar preparados para tudo, o tempo todo. Todo mundo que está em Israel perdeu alguém. Se todo mundo parar para chorar, o país já seria do Hamas”, disse a cearense.

Cearense, judia e cidadã israelense

Foto: Arquivo pessoal

Carolina vem de uma família de judeus perseguidos na Europa durante a Segunda Guerra Mundial. Ela é uma das cinco filhas da comerciante Izabel Mendes, que atualmente mora em São Paulo.

Quando vieram para o Brasil, os avós de Izabel chegaram por Recife e acabaram se estabelecendo em Sobral, cidade do interior do Ceará. Izabel nasceu quando a família já morava em Fortaleza. Ela se mudou para São Paulo depois que os pais se divorciaram.

Carolina nasceu no período em que Izabel resolveu morar na capital cearense por uns tempos. E cresceu em São Paulo, quando a mãe voltou. Mas os vínculos com Fortaleza permaneceram, com muitos familiares que continuam vivendo no Ceará.

A família preservou as raízes e o judaísmo como religião. Por esses vínculos, uma irmã de Carolina já tinha ido a Israel cursar o ensino médio antes dela. Ela fez o mesmo caminho quando tinha 14 anos, contemplada por um programa de estudos para descendentes de judeus.

Como estudante, Carolina morava na escola durante a semana e ia para Tel Aviv nos fins de semana, onde ficava com a irmã mais velha. Ela conquistou a dupla cidadania, sendo reconhecida como brasileira e israelense. E quis continuar vivendo em Israel depois de concluir os três anos de estudos. Quando ela tomou essa decisão, já estava na companhia de duas irmãs: Renata e Bianca.

Nos últimos anos, ela tem tido vários lares. Carolina mora em bases militares desde que entrou para o exército israelense. Quando vem ao Brasil, quase uma vez por ano, tem a casa da mãe para visitar, em São Paulo. De acordo com Izabel, a filha prefere Fortaleza, onde reencontra parte da família materna.

Contatos durante o conflito

A base onde Carolina estava lotada fica próxima à fronteira da Faixa de Gaza. O local foi fortemente atingido no dia dos primeiros ataques do grupo Hamas, no sábado (7).

“A sorte foi que ela estava de folga exatamente no dia do ataque. Então ela foi chamada com urgência em uma outra base. Ela só sabia falar isso: ‘mãe, eu perdi muitos amigos’. E eu dizia: ‘Minha filha, calma. Quem sobreviveu vai precisar de você’”, relata Izabel Mendes.

Carolina criou um grupo no WhatsApp para atualizar a mãe e as irmãs com frequência. É assim que ela envia fotos e vídeos para tranquilizar a família. Segundo Izabel, o contato dura cerca de cinco minutos por dia porque ela não tem sempre acesso ao celular.

“Ela me passa segurança o tempo inteiro, é impressionante. Ela tá bem, ela tá firme. Não sei em que momento vai cair a ficha dela de que ela já faz parte da história do mundo. Não sei em que momento, mas que seja em um momento de paz, de tranquilidade, em que ela possa me dar aquele abraço quentinho de novo”, diz a mãe, emocionada.

As duas irmãs de Carolina que também moram em Israel têm buscado o bunker mais próximo para se proteger de ataques. A família se comunica todos os dias. Carolina dá notícias sempre que pode.

“A gente tem que dizer ‘eu te amo’ toda hora. As pessoas têm que saber que existe amor nesse mundo”, conta Izabel.

Entre preocupações e esperas por notícias, a mãe de Carolina traz sempre uma mensagem de gratidão por testemunhar a coragem da filha. “Ela é uma menina alegre, divertida, corajosa. Eu sou uma mãe extremamente orgulhosa dela e de todas as filhas que eu criei. Graças a Deus, são todas mulheres fortes”, conclui a comerciante.

Do Portal Ailton Pimentel, com informações do g1

sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Líder do primeiro Campeonato Sessentão de Serrinha, São Paulo folga na próxima rodada

Na manhã deste domingo (15), o primeiro Campeonato Sessentão de Serrinha vai ter sequência, com a segunda rodada, porém o líder vai folgar na tabela. O São Paulo lidera a competição, com 3 pontos ganhos. Santa Fé, com 1 ponto, também folga.

Às 7:45 da manhã vai ter Botafogo/Ba x APS FC e às 8:45 tem Cruzeiro x Ypiranga, que vão tentar a primeira vitória no campeonato.

Todos os jogos serão realizados na Arena Orlandão, no Alto da Bandeira, em Serrinha. A Arena está passando por grandes melhorias para receber os atletas e visitantes, inclusive com a ampliação do lance de arquibancada.

Quem foi na abertura da competição saiu de lá elogiando bastante pelo belo espaço esportivo e acolhimento por parte de Orlando e sua família. "Este foi o melhor local escolhido para abrigar a competição, porque em alguns outros locais nem água ofereciam para nós", disse uma torcedora do time APS FC.

Um grande número de pessoas já se fez presente na abertura e a tendência e aumentar ainda mais na sequência do campeonato.

Por Cival Anjos


Mulher morre na Bahia após ser atacada por três cães da raça rottweiler

Mulher morre após ser atacada por três cachorros da raça rottweiler em Ilha Grande, na cidade de Camamu | Foto: Divulgação, via g1

Uma mulher morreu nesta sexta-feira (13) após ser atacada por três cachorros da raça rottweiler em Ilha Grande, na cidade de Camamu, no baixo sul da Bahia. As informações são da Polícia Civil. 

Maria Bárbara Conceição de Jesus andava pela ilha quando foi surpreendida e mordida pelos cães. Informações inicias apontam que os animais eram de uma propriedade privada e não costumavam ficar soltos na região. Não há detalhes de como os cachorros conseguiram sair do imóvel. 

Caseiros que trabalham na propriedade foram à delegacia para prestar esclarecimentos. O caso é investigado pela Polícia Civil.

Do Portal NS/Por g1 BA


Corpo carbonizado é encontrado dentro de porta-malas de carro incendiado na zona rural de Araci

Corpo carbonizado é encontrado dentro de porta-malas de carro incendiado na zona rural de Araci | Foto: Redes Sociais

Um carro incendiado com um corpo carbonizado dentro do porta-malas foi encontrado nesta sexta-feira (13), na localidade conhecida como Torre, nos arredores do povoado Laranjeira, zona rural do município de Araci, na região sisaleira da Bahia. 

A Polícia Militar informou que o corpo é de um homem de 37 anos, morador de Araci, que estava desaparecido desde a última quarta-feira (11). Conforme a PM, a vítima apresentava marcas de perfuração no crânio. 

A polícia informou ainda que o corpo e o veículo, que ficou completamente destruído pelo fogo, foram encontrados por moradores da região. Autoria e motivação do crime serão investigadas pela Polícia Civil.

Notícias de Santaluz

Polícia Militar localiza eletrônicos que foram roubados de uma creche em Araci

Eletrônicos foram encontrados enterrados. Foto Reprodução
Na quarta-feira (11), a Polícia Militar recuperou objetos que haviam sido furtados de uma creche invadida na segunda-feira dia (9), na cidade de Araci, e apreendeu um adolescente de 16 anos, apontado como o autor do ato infracional (veja aqui). O menor foi localizado graças ao trabalho de inteligência da 3ª Companhia, segundo a polícia, ele admitiu ter invadido creche.

O adolescente entrou no prédio na Rua Damiana Maria de Jesus, através de uma janela. Em seguida, ele arrombou a porta da sala e recolheu os equipamentos. Foram levados dois monitores, dois teclados e dois mouses. 

Os equipamentos eletrônicos foram encontrados enterrados num terreno próximos ao local onde ocorreu o furto. Questionado sobre a sigla escrita numa mesa da unidade, segundo a PM, o adolescente negou qualquer ligação com organização criminosa e afirmou que escreveu como inicial apenas porque "teve vontade". 

Devido à sua condição de menor idade, o caso está sendo acompanhando pelo Juizado da Infância e Juventude.

@ Nossa Voz por Kauã Sherman com informações do 16º BPM

Brasil manterá a compra de diesel da Rússia para aliviar os preços, diz ministro

Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia | Foto: Divulgação/MME

O Brasil continuará a importar diesel russo enquanto isso ajudar a conter os preços dos combustíveis para o consumidor brasileiro, disse o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em entrevista à Bloomberg News.

A Rússia consolidou sua posição como principal fornecedor do combustível para o Brasil neste ano, superando os EUA. Silveira, que está em Washington para discutir colaboração na transição energética, não vê pressão do governo do presidente Joe Biden para suspender as importações.

“Se a importação de diesel, seja russo ou de qualquer outro país, favorecer a diminuição de preço na bomba, então não é uma preocupação”, disse Silveira. Existe um “entendimento de que os países em desenvolvimento precisam expandir laços comerciais para se fortalecerem economicamente e combaterem a desigualdade”.

Os EUA e países aliados tentam limitar o fluxo dos chamados “petrodólares” para a Rússia para reduzir os fundos disponíveis para a guerra na Ucrânia.

A Petrobras compete com os importadores e seu plano estratégico para os próximos cinco anos terá como foco tornar o país autossuficiente na produção de gasolina e diesel, disse o ministro. A atual política de preços da estatal protegerá o país de uma oscilação nos preços dos combustíveis, caso a guerra entre Israel e Hamas se alastre para outras nações do Oriente Médio, avaliou.

A companhia leva em consideração os custos de produção doméstica no âmbito de uma nova política de preços de combustíveis anunciada em maio, que ajudará a amortecer o impacto da volatilidade nos mercados globais de petróleo, disse Silveira.

Do Portal NS/Por Bloomberg News


Apostador vence sozinho e leva US$ 1,77 bilhão em loteria americana

Powerball: apostador vence sozinho US$ 1,77 bilhão em loteria americana | Foto: BLOOMBERG NEWS/JENNIFER S. ALTMAN

O bilhete vencedor da loteria americana Powerball foi vendido na Califórnia, com um único indivíduo levando para casa o prêmio de US$ 1,77 bilhão no sorteio de quarta-feira (11). O valor equivale a aproximadamente R$ 8,93 bilhões.

O prêmio foi o segundo maior pagamento da Powerball, depois da premiação de US$ 2,04 bilhões do ano passado, que também foi para um comprador de bilhete da Califórnia.

O vencedor do sorteio da última quarta-feira comprou seu bilhete no Condado de Kern, no sul da Califórnia. Foi o segundo sorteio bilionário consecutivo para a loteria nacional, com o vencedor anterior – também da Califórnia – levando o prêmio de US$ 1,08 bilhão em 19 de julho.

O vencedor de quarta-feira, que não foi identificado, pode optar por receber o pagamento em 30 parcelas anuais ou optar por um pagamento único de US$ 774,1 milhões (R$ 3,9 bilhões) antes dos impostos federais. A Califórnia está entre um punhado de estados que não tributam os ganhos na loteria.

Do Portal NS/Por Bloomberg News


Professor é demitido após denúncias de trocar fotos íntimas de alunos por gabarito de provas

Profissional atuava no Colégio da Polícia Militar (CPM) da Ribeira | Crédito: Arquivo Correio

Denunciado pela troca de fotos íntimas dos alunos por gabarito de provas, um professor foi demitido do Colégio da Polícia Miliar – João Florêncio Gomes, no bairro da Ribeira, em Salvador. As suspeitas são de que o profissional estivesse coagindo os estudantes desde o ano de 2022.

Segundo a diretora pedagógica da escola, Ana Carine Morais, o homem atuava como assistente de coordenação e foi desligado da instituição no dia 10 de outubro, por conta das denúncias informais e os boatos que estavam circulando pelos corredores. Ela informou ainda que a escola está apurando as circunstâncias apresentadas na denúncia e conversando com estudantes para chegar encontrar a verdade por trás da denúncia, não importando qual seja.

Segundo a diretora, um documento para informar o desligamento do profissional será encaminhado à Secretaria de Educação (SEC). Ambos os diretores, pedagógico e militar, estão cientes da denúncia e do processo de apuração.

“O Corpo de Aluno, que é a sessão que averigua essas questões disciplinares, também já se encarregou de estar junto aos alunos buscando apurar essas questões”, afirma a diretora pedagógica do CPM-Ribeira. “Não existe nenhum tipo de ingerência ou de falta de atenção ou prevaricação com uma situação dessa. Afinal de contas nós nunca estivemos envolvidos numa história. O que tiver que ser comprovado, vai ser”, garantiu.

Do Portal NS/Por Correio24horas


Jovem morre após ser nocauteado em competição amadora de boxe; imagem é forte

João Victor Penha, de 23 anos, morreu após golpe em evento de luta na cidade de Jijoca de Jericoacoara | Foto: Arquivo pessoal

Um jovem de 23 anos morreu na terça-feira (10) após sofrer um nocaute durante uma competição informal de boxe em Jijoca de Jericoacoara, no Ceará.

João Victor Penha, que aparece com short azul e amarelo na imagem, estava participando de um torneio chamado “UFC Jeri”, que ocorreu no sábado (7) em uma quadra pública do município. A luta de Victor foi a primeira do evento.

Durante o confronto com outro participante, ele foi atingido com um soco na cabeça. Imediatamente após o golpe, Victor cai no chão desmaiado. Conforme apuração do g1, o jovem chegou a receber socorro ainda no local do evento.

Victor deu entrada na Santa Casa de Sobral no dia 8, onde permaneceu internado até a terça-feira (10), quando faleceu. “Após a realização de exames, foi decretada morte encefálica do paciente, que evoluiu também para uma parada circulatória”, disse o hospital em nota.

Em nota de pesar publicada nas redes sociais, o evento lamentou a morte de Victor.

“Com muita tristeza no coração recebemos a notícia que Vítor não resistiu. Hoje o esporte chora. Lamentos profundamente essa perda e oferecemos todo nosso consolo à família. Pedimos que orem pelos familiares e por todos que foram afetados e arrasados por essa tragédia. Descanse em paz, Vítor, que o Senhor o tenha em bom lugar”, disse o evento.

Natural de Bela Cruz, município vizinho a Jijoca de Jericoacoara, Victor trabalhava como gestor de recursos humanos em um hotel da região turística. Ele completou 23 anos no último dia 21 de setembro.

Do Portal NS/Por g1 CE


Pedreiro na Bahia investe mais de R$ 20 mil na construção de helicóptero com motor de fusca e cadeira de ônibus

Baiano construiu um helicóptero na garagem de casa | Foto: Redes sociais

Dentro de uma pequena garagem na cidade de Capim Grosso, a 278 km de Salvador, Antônio de Matos, de 43 anos, começou a construir o sonho de infância: um helicóptero. Com motor de carro e banco de ônibus, a aeronave construída nos últimos cinco anos deverá voar a 300 metros do chão e seu custo de produção ultrapassou R$ 28 mil.

De família humilde, Antônio só pôde estudar até o 6º ano do ensino fundamental. Depois, precisou trabalhar em uma fazenda e também atuou como encanador, eletricista, mecânico e pedreiro – profissão que exerce atualmente.

Sempre curioso por novos aprendizados e com facilidades com os números, Antônio na infância construía aviões com latas e pedaços de madeira. Em 2018, comprou um livro que o inspirou na montagem do helicóptero e contou com o apoio de conhecimentos coletados na internet.

Na época, ele nunca tinha voado em uma aeronave.

“Comprei um livro, fui para a internet e conheci muitos pilotos que me apoiaram. Eles me ajudaram com o projeto e me incentivaram a continuar.”

Antônio se divide entre o trabalho de pedreiro e a construção do helicóptero, feito durante as madrugadas. Ele aprendeu os conceitos de aviação e foi o responsável por toda a parte elétrica, mecânica e arquitetônica do projeto.

Para executar o projeto, cortou gastos e passou a andar a pé para comprar as ferramentas e materiais necessários.

Apesar dos custos estarem acima dos R$ 28 mil, é possível afirmar que o baiano está economizando: no mercado, um helicóptero é vendido a partir de R$ 1 milhão.

O helicóptero

Helicóptero foi construído com banco de ônibus e motor de fusca | Foto: Arquivo pessoal

Famoso em Capim Grosso, o helicóptero de Antônio está praticamente concluído. Com 220 kg, a aeronave comporta apenas uma pessoa e deverá voar na altura de 300 metros, o equivalente a 1.500 pés.

Feito com motor de fusca, bastante usado em aeronaves pequenas no meio da aviação, o baiano pretende turbinar a tecnologia para que o helicóptero fique mais potente.

Além disso, a aeronave é revestida com fibra e ferro. Para o baiano, o material mais indicado na construção seria alumínio aeronáutico, mas além de ser bastante caro, ele não é encontrado em Capim Grosso.

O objetivo é que o helicóptero voe durante duas horas, uma distância de até 300 km. Apesar disso, Antônio não deseja ir para nenhum local específico. A satisfação do projeto está na construção.

“Saber que voou feito pela minha mão, vale demais”.

A primeira vez que o baiano voou em uma aeronave foi neste ano, ao ser convidado para participar de um encontro de aviação no Rio Grande do Norte. Ele fez o trajeto pela estrada, mas no evento teve a oportunidade de andar em diversos modelos. A felicidade foi tanta que Antônio chegou a pensar que, se morresse naquele momento, morreria feliz.

Regulamentações na aviação experimental

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), aeronaves como a de Antônio, que foram construídas pelos próprios donos, se enquadram como “experimental”. Segundo o baiano, ele não precisou pedir autorização para construí-la, porque pesa menos que 250 kg. A agência confirmou que as aeronaves também são classificadas pelo peso.

Além disso, A ANAC solicita que o construtor guarde todos os comprovantes de aquisição do material, ferramentas e gabaritos usados, além de registrar todo o processo de produção, pois vistorias podem ser feitas posteriormente.

Para pilotar o helicóptero, será preciso um certificado de autorização de voo experimental emitido pela agência.

Caso o certificado seja concedido, o baiano precisará entrar em contato com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) para entender em qual local e em quais condições poderá levantar voo.

Do Portal NS/Por g1 BA


Baiano de 13 anos é aprovado em 8 programas de universidades internacionais nas áreas da neurociência e inteligência artificial

Kauan Peruna estuda no Colégio da Polícia Militar de Ilhéus | Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Um estudante baiano, de apenas 13 anos, foi aprovado em oito programas de universidades internacionais nas áreas da neurociência, medicina, relações internacionais, psicologia e inteligência artificial, voltados para estimular o aprendizado de outros alunos com aparatos tecnológicos.

“Nesses programas de verão, os estudantes vão para universidades de renome para estudar por um período de tempo como se fosse universitário. Por exemplo, eu fui aprovado no da 2ª melhor universidade do mundo, Cambridge, na Inglaterra”, contou o garoto, que conseguiu uma bolsa de 50% por causa do mérito acadêmico para estudar neurociência.

“Esses programas de verão são para estudantes de alta relevância, com grandes currículos, boas notas, que estão sempre buscando uma educação melhor”, completou.

Para a família de Kauan Peruna, que estuda no Colégio da Polícia Militar de Ilhéus, no sul da Bahia, as aprovações são resultado de muito incentivo, estudo e vontade de voar alto.

Kauan Peruna cursa o oitavo ano do ensino fundamental. Com o inglês intermediário, o garoto tem buscado conhecimento dentro de casa mesmo, através da internet, dos livros, de plataformas de estudo que ganha, ao participar de competições e da força de vontade.

O estudante coleciona medalhas pelo bom desempenho na escola, em atividades que estimulam o conhecimento científico. Ele é filho único de Sheila Nascimento, que não esconde o orgulho e é uma grande incentivadora nos estudos.

Estudante recebe o apoio dos pais | Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

“Kauan, desde novo, sempre gostou muito de estudar, nunca gostou de tirar nota baixa. Uma vez, quando era mais novo, tirou 8 em uma média e chegou em casa chorando”, disse a mãe do menino.

Sheila Nascimento disse que precisou trabalhar esse comportamento com o filho.

“Eu falei com ele: ‘Muitas vezes você vai ganhar, outras vai perder e é normal”, pontuou.

O pintor Erinaldo Peruna nem chegou a completar o ensino médio, mas nunca mediu esforços para investir e ser um incentivador do filho.

“Sempre incentivamos e ficamos lado a lado com ele. Se depender do pai dele, vou trabalhar, bater muito rolo, deixar tinta nas paredes, mas ele vai conquistar”, disse orgulhoso.

“Eu peço sempre a Deus que antes dele me levar, quero vê-lo formado”, contou Erinaldo Peruna.

Kauan Peruna estuda no Colégio da Polícia Militar de Ilhéus | Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

O diretor da escola em que Kauan Peruna estuda, major Edson Brito Júnior, disse que a instituição se esforça para que os alunos recebam estímulos e incentivos, voltados para a ciência e a pesquisa.

“Temos diversos projetos voltados para a iniciação científica e que tem dado resultados. Existe a valorização do corpo discente, da Secretaria de Educação do Estado e os alunos que se apaixonaram pela ciência”, disse o diretor.

Conforme o major Edson Brito Júnior, alunos do colégio foram premiados recentemente por identificarem quatro asteroides na Olímpiadas Brasileira de Astronomia.

“Nós temos diversos alunos que são premiados nas olímpiadas que se inscrevem, especialmente na Olímpiadas Brasileira de Astronomia, onde quatro asteroides já foram identificados por alunos nosso e estão em fase de certificação”, revelou.

Kauan sonha em estudar no exterior | Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

E quando questionado sobre onde quer chegar, Kauan Perna não hesita.

“Futuramente estudar no exterior, nas melhores universidades do mundo como Havard, Cambridge, ou no Estados Unidos. Estudar relações internacionais, biomedicina e alguma área relacionada a pesquisa”, disse o estudante.

A família do garoto contou que se organiza para ano que vem, ou no máximo em 2025, Kauan viajar para estudar em Boston, pelo programa de pesquisa biomédica, cirúrgica, engenharia e tecnologia.

Do Portal NS/Por g1 BA e TV Santa Cruz


Após denúncias de moradores, polícia apreende som paredão em Conceição do Coité

Foto Reprodução - Portal Clériston Silva
Um veículo com o chamado 'som de paredão' foi apreendido por policiais militares da 4ª CIA, na tarde desta quinta-feira (13), no povoado Açude de Boa Vista, no município de Conceição do Coité, Território do Sisal da Bahia.

A PM informou que foi acionada para averiguar denúncias de perturbação da ordem pública, promovida por um equipamento de som instalado em um veículo modelo Agile, levando moradores a solicitarem a presença da guarnição.

No local, os policiais encontraram o carro e o equipamento da denúncia. Segundo o Portal Clériston Silva o automóvel foi removido para o pátio da Delegacia de Riachão do Jacuípe, onde foram adotadas as medidas cabíveis.

@ Nossa Voz - Com informações do PCS

Confira as ocorrências policiais de Serrinha divulgadas hoje (13) pelo 16º BPM

Sede do 16° BPM em Serrinha - Foto: Reprodução


A Assessoria de Comunicação do 16º BPM, divulgou nesta sexta-feira, 13 de outubro de 2023, as últimas ocorrências policiais de Serrinha. Confira!

Bairro Vila de Fátima - DROGAS/TRÁFICO

Por volta das 19h10 de quarta-feira (11), a guarnição estava em rondas no bairro Vila de Fátima quando avistou um homem, este ao perceber a aproximação da mesma tentou dispersar as trouxinhas. Ato contínuo, o homem e o material (01 (uma) trouxinha de substância análoga à maconha e 01 (uma) trouxinha de substância análoga à cocaína)  foram apresentados à autoridade competente para a adoção das medidas cabíveis.

Bairro Casebre - AVERIGUAÇÃO, DROGAS/TRÁFICO


Por volta das 15:45 de quinta-feira (12), a guarnição em rondas na Rua Olavo Bilac, Casebre, visualizou um casal sentado na calçada, quando ao avistarem a guarnição, um homem  empreendeu fuga, não sendo alcançado. A mulher, porém, permaneceu no local e ao ser abordada, portava uma bolsa contendo cerca de 300 gramas de crack em duas pedras grandes e parte fragmentada, 38 embalagens tipo pinos plásticos para acondicionar a droga, vários papelotes plásticos, um smartphone Motorola/Moto G9 play e sete reais em espécie. A mulher e todo o material foram conduzidos para a Delegacia de Serrinha para a adoção das medidas cabíveis.

Bairro Vila de Fátima - DROGAS/PORTE


Por volta das 16:40 de quinta-feira (12), ao  realizar moto patrulhamento na Rua primeiro de janeiro, Vila de Fátima, a guarnição visualizou uma motocicleta em alta velocidade, sendo que o garupa não estava com capacete. Ao realizar o acompanhamento, foi dada a voz de parada, momento em que o garupa dispensou duas trouxinhas. Após fazer a identificação dos abordados, a PM recolheu o material dispensado que aparentava ser uma substância semelhante a cocaína. Eles e a motocicleta foram conduzidos e apresentados a autoridade competente para adoção das medidas cabíveis.

Do Portal Ailton Pimentel/Fonte: Ascom do 16° BPM