Novembro Azul PMS

Novembro Azul PMS

Banda Chica Baiana

Odonto Luz

Odonto Luz

Netinho Balachic

SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 8 de janeiro de 2022

Município de Barrocas tem o primeiro caso positivo de Covid-19 identificado em 2022

Hospital Municipal de Barrocas, Ala de Síndrome Gripal

A Secretaria de Saúde de Barrocas, informou no Boletim Epidemiológico divulgado na noite da sexta-feira (07), a confirmação do primeiro caso positivo da covid-19 no município em 2022. Os número de casos de infecção pelo novo coronavírus, começaram a cair com a intensificação da vacinação, ficou controlado e em novembro de 2021 foi zerado. Em todo mês de dezembro apenas um caso foi confirmado, mas quando o resultado foi divulgado, segundo a Secretaria de Saúde o paciente já estava curado, assim nem apareceu no quadro de ativos que permaneceu zerado no último mês do ano.

Além de confirmar um caso positivo, a secretaria informou que outros 06 pacientes que apresentaram sintomas, tiveram material coletados e aguardam resultado de exames: "O boletim epidemiológico de hoje (07), recebemos 01 resultado, sendo 01 positivo (01 da Ladeira), com isso, o município conta com 06 pacientes aguardando resultado e 01 caso ativo".

Imagem Reprodução Facebook
Com esse caso revelado ontem, o município registra o total de 1015 casos confirmados deste o início da pandemia, com 994 curados e 20 óbitos.

@ Nossa Voz - Da Redação / Por Rubenilson Nogueira

MG – Número de mortos em desabamento de rocha em Capitólio sobe para seis

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais informou que subiu para seis o número de mortes devido ao desabamento de uma grande rocha no cânion de Capitólio. De acordo com os Bombeiros, mais de 30 pessoas ficaram feridas, algumas delas tiveram que ser hospitalizadas nas cidades de Passos, Piumhi e São José da Barra. Pelo menos quatro barcos foram atingidos.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Edgard Estevo, há informações de que 20 pessoas estariam desaparecidas. Em coletiva à imprensa, ele afirmou que o trabalho de buscas feito por mergulhadores será interrompido durante a noite, por segurança.

A chefe da Divisão de Medicina Legal do Interior da Polícia Civil de Minas Gerais, Marcela Sena Brava, informou que peritos já estão no local para auxiliar na liberação dos corpos. Eles serão encaminhados para o Instituto Médico Legal de Passos.

Tocador de vídeo
00:00
00:07

A Marinha auxilia o Corpo de Bombeiros com equipes de Busca e Salvamento (SAR). Um inquérito será instaurado para apurar o incidente.

Por meio de seu perfil no Twitter, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, se pronunciou sobre o acidente: “Sofremos hoje a dor de uma tragédia em nosso Estado, devido às fortes chuvas, que provocaram o desprendimento de um paredão de pedras no lago de Furnas, em Capitólio. O governo de Minas está presente desde os primeiros momentos através da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros”.

Do Portal Calila Notícias/Agência Brasil


A rádio Continental AM de Serrinha está com novo WhatsApp; Confira

 


sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Confira as ocorrências policiais de Serrinha divulgadas nesta sexta (7)

Sede do  16° BPM em Serrinha - Foto: AP

Polícia Militar do 16º BPM, divulgou nesta sexta-feira, 7 de janeiro de 2022, as últimas ocorrências policiais registradas em Serrinha (BA). Confira!

Bairro Cruzeiro - Maria da Penha

Por volta das 22h40 de ontem (6), após solicitação do  Cicom, sobre violência doméstica, a guarnição foi até o Recanto das Flores, em Serrinha. Ao chegarem, os policiais se depararam  com o suspeito de 26 anos em frente à residência da vítima, uma mulher de 41 anos. Esta apareceu logo em seguida  e informou que havia sido agredida com um soco na face. O acusado e a vítima foram apresentados na Delegacia, para a adoção das medidas cabíveis.

Bairro Alto do Recreio - Apreensão de simulacro de arma de fogo

Por volta das 18h50 de ontem (6), Durante rondas no bairro Alto do Recreio, em Serrinha, a guarnição abordou um homem de 49 anos e encontrou no interior de sua moto  um simulacro de arma de fogo. O homem foi apresentado na Delegacia, para a adoção das medidas cabíveis.

Do Portal Ailton Pimentel/Fonte: Ascom do 16° BPM

Loja de móveis em Serrinha está com duas vagas de emprego disponíveis

Foto: Reprodução

A loja Atacadão de Móveis Brasil, localizada na Avenida ACM, em Serrinha, está com vagas abertas para contratar um Montador de móveis e um Vendedor. 

Segundo o Info Serrinha, além do Montador de Móveis e Vendedor, a loja está buscando um veículo para fazer frete, e que seja terceirizado.

Os interessados em tentar uma das vagas pode levar currículo até a loja.

Do Portal Ailton Pimentel

Barrocas: Prefeito afirma que estradas chegaram a ser recuperadas até três vezes num só mês em 2021

Prefeito José Jailson - Foto: Rubenilson Nogueira
Durante participação no programa do Radialista José Ferraz, na Rádio Regional de Serrinha, para falar sobre o aumento no número de famílias atendidas pelo Auxílio Brasil, o Prefeito de Barrocas José Jailson de Lima Ferreira (PSD), foi questionado sobre a importância da recuperação de estradas. Ao discordar de um ouvinte que havia afirmado que 'fazer estradas' não dava voto, o prefeito de Barrocas defendeu o trabalho de recuperação e disse que no ano passado (2021) que foi um ano chuvoso, ele recuperou as estradas do município mais de 30 vezes, segundo o prefeito, tinha mês que o serviço era executado até três vezes.

"Barrocas aqui mesmo, teve chuvas o ano inteiro o ano passado, eu fiz a estrada mais de 30 vezes, tô falando, tinha meses que eu fazia a estrada três vezes num mês, Foram várias vezes autorizadas as estradas fazer", afirmou Jailson Ferreira. A prefeitura municipal de Barrocas conta com apenas uma patrol.

Com relação as chuvas do final do ano, o prefeito disse que parou atividades para priorizar as estradas do município, colocando todas as máquinas na operação que acontece segundo ele, até nos dias de sábado: "...agora que tivemos fortes chuvas no final aqui do ano, eu coloquei, eu parei todas as nossas atividades, as outras, e priorizei as estradas do município de Barrocas. Nos estamos com retro escavadeira, nos estamos com patrol, trabalhando até aos sábados", destacou Jailson, afirmando que isso traz conforto e segurança para população. 

"Isso trás um conforto, uma segurança também porque, é as pessoas transitarem melhor, em estradas mais seguras e eu acredito que o eleitor ele vota no cidadão e aquele que cuida melhor dele, e se você faz as estradas e mantém as estradas boas, eles entendem que o governo tá melhor e acaba seguindo com você", argumentou o prefeito sobre a afirmação feita pelo ouvinte do programa. 

Apesar de afirmar na rádio que em Barrocas teve chuva o ano inteiro em 2021, no dia 03 de Agosto o Prefeito assinou o Decreto (049/2021) declarando situação de emergência nas áreas do município atingidas pela estiagem. O Governo Federal reconheceu a situação de emergência por estiagem (ver aqui).

@ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira

Homem que passou notas falsas em Conceição do Coité pode ter agido em outro município

Imagens Reprodução Calila Notícias
Teve grande repercussão a prisão de um homem na tarde da quinta-feira (06), suspeito de ter passado notas falsas no comércio de Conceição do Coité, município do Território do Sisal da Bahia. Ele foi encurralado por populares na feira, e ficou detido até a chegada da Polícia Militar e por pouco não foi lixado.  

O individuo se apresentou para o advogado como sendo empresário de São Paulo, e contou que estava indo para Capim Grosso, mas resolveu passar em Coité para levar um presente para filha. Na cidade ele fez compras em duas lojas, efetuando o pagamento com cédula de R$200 e recebido o troco. Preso por suspeita de passar notas falsas, o homem ficou detido durante toda tarde e foi liberado no início da noite, tendo deixado a Delegacia num veículo com placa de São Paulo.

Nota em que o pagamento foi feito em Jacobina - Reprodução

Segundo o Calila Notícias, após repercussão do caso, um repórter do município de Jacobina que recentemente publicou reportagem sobre um casal que agiu da mesma maneira na cidade, entrou em contato com a redação informando que provavelmente o suspeito detido em Coité, causou prejuízos a comerciantes, comprando e pagando com notas falsas de 200 reais e recebendo o troco.

De acordo com o que o repórter afirmou ao CN, uma comerciante de Jacobina, ao ver imagens do suspeito em Coité, reconheceu como sendo o mesmo homem. Coincidentemente tanto na imagem de Jacobina quanto na de Coité, o homem aparece com boné preto com um círculo branco, relógio e também tem o braço esquerdo tatuado.

Segundo o Calila Notícias a comerciante informou que teria ligado para a Delegacia de Conceição do Coité para informar que o homem preso, poderia ser o mesmo que passou notas falsas em Jacobina, mas não conseguiu falar com os agentes de plantão.

@ Nossa Voz - Com informações do Calila Notícias

PM de Santaluz e Guarda Municipal de Queimadas recuperam celular furtado em loja de roupas

Foto: Divulgação

Um aparelho celular que havia sido furtado em uma loja de roupas em Santaluz, no dia 31 de dezembro de 2021, foi recuperado na quinta-feira (6) durante ação conjunta da Polícia Militar de Santaluz e a Guarda Civil Municipal de Queimadas. 

De acordo com informações divulgadas pelas instituições, imagens de câmeras de segurança do estabelecimento ajudaram a identificar a autora do furto, uma mulher de 48 anos, residente em Queimadas e já ‘velha conhecida’ no meio policial. 

Após localizar a acusada, os agentes encontraram o celular, modelo Moto G7 Plus, que já havia sido repassado para outra mulher, que pagou R$ 200 pelo aparelho, preço abaixo do valor de mercado. Conforme a polícia, as mulheres envolvidas foram responsabilizadas pelos crimes de furto e receptação, e o celular foi devolvido para a dona.

Notícias de Santaluz

Rio sanciona lei que proíbe venda, publicação e circulação de livro de Adolf Hitler

Foto: Reprodução

Uma lei sancionada no Rio de Janeiro nesta sexta-feira (7) proíbe a publicação, distribuição e circulação do conteúdo parcial ou integral do livro de Adolf Hitler “Minha Luta” (Mein Kampf).

O projeto de lei — dos vereadores Teresa Bergher e Prof. Célio Luparelli — foi aprovado na Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Eduado Paes.

Ainda de acordo com a lei, o descumprimento pode acarretar multa e até cassação do alvará do estabelecimento que venda em caso de reincidência.

Desde 2016, uma decisão da Justiça do Rio proibia a comercialização do livro escrito em 1925 pelo líder nazista.

Na ocasião, a Justiça entendeu que a obra incita práticas de intolerância contra grupos sociais, étnicos e religiosos.

“A obra em questão tem o condão de fomentar a lamentável prática que a história demonstrou ser responsável pela morte de milhões de pessoas inocentes, sobretudo, nos episódios ligados à Segunda Guerra Mundial e seus horrores oriundos do nazismo preconizado por Adolf Hitler”, escreveu o juiz Alberto Salomão Junior, da 33ª Vara Criminal da Capital.

O livro foi escrito por Hitler em 1924, quando ele estava preso por uma tentativa de golpe. Oito anos depois, o líder nazista assumiu o poder.

Do Portal NS/Fonte: g1

Lula deve lançar candidatura à presidência em fevereiro, diz jornal

Lula deve lançar candidatura à presidência em fevereiro, diz jornal
Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação

O PT deve lançar a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da República já na primeira quinzena do próximo mês. As informações são da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo.

 

De acordo com a publicação, o anúncio deve ser feito durante a comemoração dos 42 anos de fundação do PT, uma festa que vai acontecer em Belo Horizonte entre os dias 10 e 12 de fevereiro. Ainda segundo a coluna, o evento pretende contar com convidados internacionais, como líderes políticos latinoamericanos.


Do Portal Bahia Notícias

Anvisa aprova registro de insumo e Brasil terá vacina 100% nacional contra Covid-19

Anvisa aprova registro de insumo e Brasil terá vacina 100% nacional contra Covid-19
Foto: Rodrigo Pereira / Fiocruz

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta sexta-feira (7), o registro do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) fabricado pelo Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) para a produção da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19. Isso significa que o Brasil terá um imunizante totalmente nacional.

 

“Todas as vacinas disponibilizadas no Brasil pela Fiocruz serão produzidas com todas as etapas realizadas no Brasil com o IFA nacional. Para essa decisão, a Anvisa avaliou os estudos de comparabilidade. Estes estudos demonstram que, ao ser fabricado no país, o insumo mantém o mesmo desempenho que a vacina importada”, informou a Anvisa.

 

Desde 2021, a Anvisa produzia a vacina no laboratório em São Paulo, o IFA, no entanto, era importado pela biofarmacêutica AstraZeneca.

 

“A decisão desta sexta-feira conclui a transferência de tecnologia feita pela Fiocruz e que teve início ainda no ano passado”, completou a Anvisa.

 

A Fiocruz possui oito lotes finalizados de IFA. A matéria-prima é suficiente para fornecer 12,5 milhões de doses de vacina. A distribuição ao Ministério da Saúde, no entanto, dependia da autorização concedida pela Anvisa nesta sexta.


Do Portal Bahia Notícias

Transparência? Bahia tem diretor-geral desde setembro sem nunca ter anunciado

Transparência? Bahia tem diretor-geral desde setembro sem nunca ter anunciado
Foto: Enaldo Pinto / Ag. Haack / Bahia Notícias

Definido pela atual gestão como um clube transparente, o Bahia vinha ocultando a figura de um diretor-geral. De acordo com as informações do site Info Bahêa, desde setembro do ano passado, as decisões no Tricolor eram tomadas pelo presidente Guilherme Bellintani, pelo vice-presidente Vitor Ferraz e por Eduardo Gadelha, que é o diretor-geral. Sem nunca ter sido anunciado como novo contratado, o nome do dirigente também não aparecia na lista de funcionários e nem no organograma da agremiação que são disponibilizados.

 

Eduardo Gadelha responde por questões administrativas, financeiras e estratégicas do clube baiano, papéis que também são delegados a Bellintani, como diz o estatuto. Ainda de acordo com o Info Bahêa, a comunicação do Tricolor informou que o anúncio da contratação do dirigente nunca foi feito por política interna.

 

A dimensão do papel de Gadelha pode ser vista no imbróglio contratual envolvendo o atacante Rossi (leia aqui). Em entrevista ao canal Bara Bahêa, a empresária do atleta, Carina Magnabosco, disse que a negociação tem sido conduzida pelo dirigente.

 

"Guilherme [Bellintani] esqueceu de comentar que Eduardo entrou em contato comigo, após a possível cláusula de renovação, dizendo que eles também não teriam interesse de permanecer com o atleta. Não foi só do atleta, mas deles também. O contrato se findava em 31 de dezembro de 2021, por vários outros motivos da parte jurídica, poderia se pedir a rescisão desse contrato e não foi feito. O atleta tem orgulho da torcida, de ter jogado em um time de tanta relevância, como ele mesmo se despediu, com tristeza. O futebol tem idas e vindas", contou.

 

Rebaixado à Série B, o Bahia tem feito uma readequação financeira para absorver o impacto da queda nas receitas de 2022. O clube tem liberado jogadores com salários mais altos, emprestando outros, extinguindo o time de transição, além de demitir funcionários das mais diversas áreas de sua estrutura.


Do Portal Bahia Notícias

Botafogo exige de empresário investimento de R$ 150 milhões e título relevante em 10 anos

Botafogo exige de empresário investimento de R$ 150 milhões e título relevante em 10 anos
Foto: Vitor Silva / Botafogo

Em meio ao processo de venda da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), cuja negociação que teve o intermédio da XP Investimentos (lembre aqui), o Botafogo prepara o contrato que será assinado pelo investidor John Textor. O clube carioca fará algumas exigências ao empresário americano não só na questão financeira, mas também estabelecendo metas esportivas. O Fogão quer um investimento de 150 milhões nos primeiros meses da parceria, além da conquista de um título relevante em 10 anos.

 

No âmbito esportivo, o clube carioca considera como títulos relevantes o Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Copa Libertadores e Copa Sul-Americana. O contrato prevê rescisão em caso de seis vice-campeonatos ou três consecutivos, nesse período. O dispositivo também serve em caso de rebaixamento. A nova gestão não pode conduzir o time à segunda divisão duas vezes ou permanecer fora da elite durante cinco anos seguidos.

 

Para conseguir esse êxito no futebol, o Fogão elaborou a Cláusula de Orçamento Mínimo, válida do primeiro ao sétimo ano da parceria. A nova gestão deve fazer reajustes anuais de, no mínimo, 50% da receita bruta em comparação ao ano anterior. Além dos investimentos, da ordem de R$ 150 milhões, Textor também terá participações nas dívidas do clube. Os passíveis cível e trabalhistas seguirão sendo pagos através do Regime Centralizado de Execuções, respectivamente com 20% das receitas e 50% dos dividendos.

 

O Botafogo acertou a venda da gestão do futebol na véspera do Natal do ano passado. O Conselho Deliberativo do clube marcou a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para os sócios votarem a continuidade do processo no próximo dia 14 de janeiro. De acordo com o jornal Lance!, o grupo do americano vai pagar R$ 50 milhões cinco dias após a AGE. Depois, mais R$ 100 milhões serão transferidos na data da assinatura dos documentos definitivos. No ano seguinte, mais R$ 100 milhões serão pagos, e o mesmo valor no segundo ano. Por fim, no terceiro, o clube receberá mais R$ 50 milhões. Textor será dono de 50% da nova empresa.

 

Após ser campeão da Série B de 2021, o Botafogo volta a disputar o Brasileirão neste ano.


Do Portal Bahia Notícias

Pesquisa aponta que 4 dos 10 municípios que mais desmataram o Cerrado são da Bahia

Pesquisa aponta que 4 dos 10 municípios que mais desmataram o Cerrado são da Bahia
Foto: Reprodução / G1

Com base em dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), pesquisadores do Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) constataram que houve aumento no desmatamento no Cerrado, entre agosto de 2020 e julho de 2021.

 

De acordo com o levantamento, os estados que da região do Matopiba, que compreende os estados da Bahia, Maranhão, Piauí e de Tocantins bateu recorde e responde por 61,3% (5.227,32 km²) do total de 8.523,44 km² desmatados no período.

 

Ainda segundo os pesquisadores do Ipam, entre os 10 municípios que mais desmataram, quatro estão na Bahia. Balsas (MA) está no topo da lista, tendo suprimido 241,64 km² de vegetação nativa, seguido por São Desidério (BA), com 207,84 km² desmatados; Formosa do Rio Preto (BA), 157,31 km²; Paranã (TO), 135,43 km²; Jaborandi (BA), 116,44 km²; Grajaú (MA), 95,42 km²; Caxias (MA), 86,79 km²; Aldeias Altas (MA), 83,64 km² e Correntina (BA), com 76,41 km². O único município fora do Matopiba é Santa Maria das Barreiras (PA), que desmatou 77,74 km².

 

“Há uma elevada atividade agropecuária na região do Matopiba, por isso precisamos colocar em prática soluções conjuntas para dissociar a produção do desmatamento. Desmatar não é e nunca foi uma necessidade para melhorar a produtividade agrícola”, diz Ane Alencar, diretora de Ciência no IPAM.

 

DESMONTE

Cientistas mostraram preocupação na quinta-feira (6), após anúncio da descontinuidade do monitoramento do bioma Cerrado pelo Inpe. De acordo com o órgão, o recurso destinado à equipe responsável acabou ao final de 2021.

 

“O trabalho da equipe de monitoramento do Cerrado no Inpe é fundamental para que a gente conheça a realidade do que está ocorrendo no bioma, o quanto está ameaçado e o que ainda pode ser feito para controlar e evitar sua devastação. São dados oficiais e de referência que norteiam não só políticas públicas, mas também a atuação de outros setores da sociedade”, comenta Julia Shimbo, pesquisadora no Ipam e coordenadora científica da iniciativa MapBiomas.

 

Maior que o México, o Cerrado ocupa uma área de 2 milhões de quilômetros quadrados e é o segundo maior bioma do Brasil. Como hotspot de biodiversidade, apresenta diferentes tipos de vegetação nativa. É a savana mais biodiversa do mundo e está sob elevado grau de ameaça. Quase metade já foi desmatada: 54,5% de seu território ainda é coberto por vegetação nativa, sendo que 44% se encontra justamente no Matopiba.


Do Portal Bahia Notícias

Valor da cesta básica aumenta em todas as capitais em 2021

Valor da cesta básica aumenta em todas as capitais em 2021
Foto: Reprodução / TV Diário

O valor da cesta básica aumentou em 2021 nas 17 capitais onde o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) realiza a Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos. As informações são da Agência Brasil.
 

Segundo os dados, na comparação de dezembro de 2021 com o mesmo mês do ano anterior, as altas mais expressivas ocorreram em Curitiba (16,3%), Natal (15,42%), Recife (13,42%), Florianópolis (12,02%) e Campo Grande (11,26%).
 

As menores taxas acumuladas foram as de Brasília (5,03%), Aracaju (5,49%) e Goiânia (5,93%).
 

A pesquisa mostrou que, de novembro para dezembro de 2021, o valor da cesta básica subiu em oito cidades, com destaque para Salvador (2,43%) e Belo Horizonte (1,71%). A redução mais importante foi registrada em Florianópolis (-2,95%).
 

Em dezembro de 2021, o maior custo da cesta foi o de São Paulo (R$ 690,51), seguido de Florianópolis (R$ 689,56) e Porto Alegre (R$ 682,90).
 

Entre as cidades do Norte e Nordeste, localidades onde a composição da cesta é diferente, os menores valores médios foram observados em Aracaju (R$ 478,05), João Pessoa (R$ 510,82) e Salvador (R$ 518,21).
 

Segundo as estimativas do Dieese, em dezembro de 2021, o salário-mínimo necessário para a manutenção de uma família de quatro pessoas deveria equivaler a R$ 5.800,98 o que representa 5,27 vezes o atual salário-mínimo, de R$ 1.100.
 

Em novembro, o mínimo necessário correspondeu a R$ 5.969,17 ou 5,43 vezes o piso vigente. Em dezembro de 2020, o salário-mínimo necessário foi de R$ 5.304,90, ou 5,08 vezes o piso em vigor, que equivalia a R$ 1.045,00.
 

Os dados mostram que, entre dezembro de 2020 e de 2021, tiveram alta acumulada de preços em quase todas as capitais pesquisadas a carne bovina de primeira (de 5% em Aracaju a 18,76%, em Porto Alegre), açúcar (entre 32,12% em Fortaleza e 73,25% em Curitiba), óleo de soja (de 8,94% em Goiânia a 11,68% em Campo Grande), pó de café (entre 39,42% em São Paulo a 112,44% em Vitória) e o tomate —com variações expressivas em Natal (102,29%), Vitória (58,53%), Florianópolis (43,85%), Rio de Janeiro (42,39%) e Belo Horizonte (36,76%).
 

Também aumentaram o pão francês (altas que variaram entre 1,42%, em Florianópolis e 14,14% em Curitiba), a manteiga (entre 0,51% em Belo Horizonte a 27,03% em Vitória), o leite integral longa vida (de 5,24% em Curitiba a 9,52% em Florianópolis), a farinha de trigo (de 33,82% em Curitiba a 17,2% em Porto Alegre), e a mandioca, que variou no Norte e Nordeste entre 0,65% em João Pessoa a 13,14%, em Natal.
 

No sentido contrário, registraram queda na maior parte das capitais a batata (com taxas entre -33,57% em Belo Horizonte e -13,36% em Brasília), o arroz agulhinha (de -21% em São Paulo a -19,01% em Goiânia) e o feijão (entre -11,65% em Goiânia e -0,51% em Recife).


Do Portal Bahia Notícias/por Folhapress

Vitória perde para o XV de Piracicaba e está eliminado da Copinha

Vitória perde para o XV de Piracicaba e está eliminado da Copinha
Foto: Reprodução / Youtube

O Vitória está eliminado da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Nesta sexta-feira (7), o Leãozinho perdeu por 2 a 1 para o XV de Piracicaba e deu adeus à competição. A equipe baiana, que perdeu também para o São José, na estreia (lembre aqui), não somou nenhum ponto no Grupo 13. 

 

O Rubro-Negro até saiu na frente, com Hítalo, de pênalti, aos 40 minutos do primeiro tempo. Contudo, Vitor Wallace, Luan viraram para o XV de Piracicaba. 

 

Tanto XV quanto São José possuem seis pontos. Portanto, mesmo que vença o Manthiqueira na próxima segunda-feira (10), às 15h15, pela última rodada da fase de grupos, o Vitória não tem mais chances de se classificar à próxima fase. 

 

O Leãozinho atuou, nesta sexta-feira, com a seguinte formação: Cabral; Israel, Guilherme Kayron, Édson Gomes e Ronald; José Breno, Hítalo, Hebert e Alan Pedro; José Wilker e Ruan Nascimento. 


Do Portal Bahia Notícias/por Nuno Krause

Copa SP: Bahia goleia o Monte Azul e pode até empatar para avançar

Copa SP: Bahia goleia o Monte Azul e pode até empatar para avançar
Foto: Divulgação / EC Bahia

O Bahia venceu a primeira na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na Arena Plínio Marin, em Votuporanga, a equipe sub-20 tricolor aplicou 4 a 1 no Monte Azul na tarde desta sexta-feira (7), pela segunda rodada da fase de grupos da competição. Os gols tricolores foram marcados por William, Raí e Éverton (2x).

 

O time do técnico Fernando Oliveira atuou com Gabriel; André (Kauã Davi), Pedro Borges (Barcellos), Vinícius Amaral e Rafael; Hiago (Luan), Cuadrado (Domingos) e Patrick; William (Lucas Aruba), Raí e Éverton.

 

Com o resultado, o Esquadrãozinho avançou aos quatro pontos e depende apenas de um empate contra o Votuporanguense para avançar. A partida será na próxima segunda-feira (10), às 13h15. 


Do Portal Bahia Notícias/por Ulisses Gama

Transalvador anuncia que código de barras de multas possuem erro; veja datas das infrações

Transalvador anuncia que código de barras de multas possuem erro; veja datas das infrações
Foto: Reprodução / Transalvador

A Transalvador divulgou que as Notificações de Imposição de Penalidade (NIP), com data de vencimento entre os dias 13/12/2021 - lote NIP 8773 -, e 10/01/2022 - lote NIP 8857 -, encontram-se com erro no código de barras. A informação consta no diário oficial de Salvador, desta sexta-feira (7).

 

O órgão pediu a solicitação da 2ª via do documento para realização do pagamento da infração, até a data do vencimento, com o desconto legal de 20% em relação ao valor real da infração. "Esclarecemos que a solicitação deve ser realizada através do site do órgão", apontou a Transalvador.


Do Portal Bahia Notícias

Cristãos fazem a diferença! Lula mira redes sociais para atrair evangélicos, e Bolsonaro busca fidelizar igrejas

Lula mira redes sociais para atrair evangélicos, e Bolsonaro busca fidelizar igrejas
Foto: Alan Santos / PR

A pouco menos de dez meses das eleições presidenciais, aliados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do presidente Jair Bolsonaro (PL) elegeram os evangélicos como um dos principais focos de disputa.
 

Cada lado, porém, usará métodos diferentes para tentar ampliar a vantagem nesse eleitorado. Segundo petistas, o partido quer atrair esse segmento pela base, por meio do discurso voltado para a economia.
 

Já Bolsonaro, de acordo com aliados, mira a cúpula das igrejas em busca de fidelizá-las com o apelo da pauta de costumes.
 

Segundo dados da pesquisa Datafolha divulgada em 16 de dezembro, 39% dos evangélicos votariam em Lula contra 33% de Bolsonaro no primeiro turno. No segundo turno, há empate técnico: 46% dos religiosos declaram intenção de eleger o petista, enquanto 44% escolheriam Bolsonaro.
 

Para o atual mandatário, esse eleitorado garante parte da marca conservadora que ele embute em seu governo, como a defesa da família e costumes.
 

Ainda que seja católico, Bolsonaro conta com a simpatia da cúpula das principais denominações do segmento. A indicação recente do ex-AGU André Mendonça para o STF (Supremo Tribunal Federal) foi uma promessa aos evangélicos.
 

Bolsonaro não retirou o nome do pastor apesar da resistência no Senado e até dentro do governo. Diante da pressão dos evangélicos, foi alertado do estrago que isso poderia causar com eles.
 

Para Bolsonaro, é importante fidelizar essa parcela do eleitorado, uma vez que representa aproximadamente um terço da população.
 

Em outra frente, dirigentes petistas avaliam que o grupo é relevante por representar segmentos que o partido visa atingir. Os evangélicos, segundo pesquisas analisadas pelo PT, são predominantemente pobres, negros e mulheres, em tese, o "público-alvo" do PT, em quem Lula mirou e teria de novo a intenção de beneficiar em programas sociais. Daí a relevância dessa faixa da população para os petistas.
 

Segundo aliados do ex-presidente, a ideia do PT é focar a base e chegar aos evangélicos na ponta, sem passar por pastores de grandes congregações que os lideram.
 

Os petistas têm um grupo setorial coordenado pela deputada Benedita da Silva (PT-RJ), que passará a ter espaço na programação da TV PT em 2022.
 

O objetivo é atingir essa população por meio das redes sociais e o trabalho corpo a corpo nas periferias.
 

Para isso, o PT planeja criar centenas de comitês populares para fazer brigadas digitais e pequenos comícios.
 

O discurso também será diferente daquele do atual mandatário. No lugar de focar na pauta de costumes, o PT quer convencer o evangélico a votar em Lula por meio do discurso da economia e da esperança.
 

A ideia é pedir para que as pessoas relembrem da vida no governo do PT. A briga, dizem dirigentes do partido, é política, não religiosa.
 

Bolsonaro, por sua vez, tem a estratégia de atingir os evangélicos pelos seus líderes, algo que ele já faz atualmente.
 

Além disso, intensificou a participação em eventos de grandes denominações com plateia de pastores e fiéis.
 

No caso do PT, a ideia de avançar sobre evangélicos se mistura com a estratégia de angariar votos nas regiões.
 

Petistas ouvidos pela reportagem dizem que pesquisas mostram que há grande predominância dos religiosos nas periferias de grandes cidades, sobretudo no Centro-Oeste.
 

A região é, segundo o Datafolha, onde Lula e Bolsonaro têm a menor diferença de intenção de votos.
 

O petista tem 41% das intenções no Centro-Oeste e o atual presidente, 32%. A briga promete ser forte no local.
 

Além disso, as regiões Sul-Sudeste também são palco de disputa acirrada entre ambos os presidenciáveis por concentrarem o maior eleitorado do país. No caso de Lula, são áreas onde ele registra os piores índices eleitorais e poderia avançar.
 

O petista já começou a concentrar esforços em uma das localidades em que registra o pior desempenho ao lado do Centro-Oeste, segundo pesquisas de opinião: o Sul.
 

De acordo com o Datafolha, Lula tem 41% de intenções de voto por lá contra 26% de Bolsonaro.
 

Nos últimos meses, ele deu uma série de entrevistas a rádios e veículos da região.
 

O desempenho piora em Santa Catarina, afirmam dirigentes petistas, que analisaram pesquisas internas.
 

No dia 15 de dezembro, Lula deu entrevista à Rádio Blumenau, especificamente no estado onde trava forte batalha com o presidente do turno. Antes, no final de novembro, o ex-presidente falou com a Rádio Gaúcha.
 

Por outro lado, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, disse ao jornal Folha de S.Paulo que o PT está mais focado no discurso nacional do que em priorizar uma região ou outra.
 

"Não estamos trabalhando com lógica de priorização de regiões, mas com o que vamos defender, que tem a centralidade na economia popular. Temos que gerar emprego, ter renda para o povo ter um estado indutor do desenvolvimento. E isso serve para todas as regiões, a centralidade e a prioridade é essa", afirmou Gleisi.
 

Aliados do presidente se mostram confiantes com o voto no Centro-Oeste, no Sul e no Sudeste. A expectativa de interlocutores de Bolsonaro é que ele reedite, de certa forma, o que fez em 2018, ganhando nessas regiões para compensar o Nordeste.
 

Ainda que o governo tenha apresentado Bolsa Família reformulado com valor do tíquete mais alto (R$ 400), sob a alcunha de Auxílio Brasil, a expectativa é de que o programa apenas reduza a vantagem de Lula na região.
 

Nem auxiliares palacianos nem dirigentes partidários do centrão dizem acreditar que o presidente conseguirá votos no Nordeste com a medida, ainda que seja uma das principais bandeiras de campanha de Bolsonaro.
 

A estratégia desenhada até o momento tem sido focar esforços especialmente nos maiores colégios eleitorais, Minas Gerais e São Paulo. A leitura é de que é possível se reeleger se ele conseguir empatar nestes dois estados e diminuir a margem no Nordeste.
 

Bolsonaro quer lançar Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) em São Paulo. Ainda que ele nunca tenha concorrido a um cargo, tem se mostrado competitivo em pesquisas de intenção de voto e aliados acreditam que há potencial para crescer.
 

No último Datafolha, Lula aparece liderando nas intenções de voto. Em uma simulação de segundo turno entre os dois, o petista pontua 59% contra 30% de Bolsonaro.
 

O presidente ironizou o resultado da pesquisa em 17 de dezembro, no cercadinho do Palácio da Alvorada, a apoiadores. "Tem que ter Datapovo aí", afirmou.


Do Portal Bahia Notícias/por Julia Chaib e Marianna Holanda | Folhapress