Novembro Azul PMS

Novembro Azul PMS

Banda Chica Baiana

Odonto Luz

Odonto Luz

Netinho Balachic

SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 13 de abril de 2024

EUA anunciam apoio 'inabalável' a Israel, e União Europeia condena ataques do Irã; veja repercussão

Os Estados Unidos e a União Europeia condenaram o ataque aéreo do Irã contra Israel neste sábado (13). O governo do presidente Joe Biden emitiu um comunicado em que afirma que o apoio dos EUA ao país aliado continua "inabalável".
 

O democrata se reúne com conselheiros de segurança para discutir a crise no Oriente Médio na Casa Branca. "O presidente Biden foi claro: nosso apoio à segurança de Israel é inabalável. Os Estados Unidos estarão ao lado do povo de Israel e apoiarão sua defesa contra essas ameaças do Irã", diz a nota da Casa Branca.
 

A União Europeia (UE) também reagiu e condenou a ofensiva. "A UE condena firmemente o inaceitável ataque iraniano contra Israel. Trata-se de uma escalada sem precedentes e de uma grave ameaça para a segurança regional", escreveu o chefe da diplomacia do bloco, Josep Borrell, na rede social x (antigo Twitter).
 

O Itamaraty afirma, em nota, que acompanha os desdobramentos na região.
 

Os governos do Reino Unido e da França também se pronunciaram.
 

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, afirmou que o Irã está semeando "o caos em seu próprio quintal". "Condeno nos termos mais fortes o ataque imprudente do regime iraniano contra Israel. Estes ataques arriscam inflamar as tensões e desestabilizar a região", afirmou.
 

Já a ministra de Relações Exteriores da França, Stéphane Séjourné, disse que Teerã "ultrapassa um novo limite" com a ofensiva.
 

"Ao decidir por uma ação sem precedentes, o Irã ultrapassa um novo limite em suas ações de desestabilização e corre o risco de uma escalada militar", escreveu a ministra na rede X.
 

Já presidente da Argentina, Javier Milei, que está nos Estados Unidos, antecipou seu retorno ao país após a ofensiva. Ele cancelou uma viagem planejada à Dinamarca e deve embarcar em um voo para Buenos Aires na manhã de domingo (14).
 

O Irã lançou dezenas de drones em direção a Israel, de acordo com as forças de segurança de Tel Aviv. Segundo os militares israelenses, as aeronaves não tripuladas identificadas demoram horas para chegar a território israelense e são defensáveis.
 

Este é o primeiro ato de agressão do Irã ao território de Israel desde o início do conflito entre Tel Aviv e Hamas, grupo aliado de Teerã, na Faixa de Gaza, e a concretização das ameaças de retaliação ao ataque, atribuído a Israel, à embaixada iraniana em Damasco, na Síria, que matou membros da Guarda Revolucionária do Irã, no último dia 1º.
 

Na TV estatal iraniana, a Guarda Revolucionária confirmou os ataques e afirma que a operação é retaliação pelo ataque à embaixada em Damasco e o que chamou de crimes de Israel.
 

O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, convocou reunião do gabinete de guerra em Tel Aviv.


Do Portal Bahia Notícias/Por Folhapress/Foto: Arquivo / Agência Brasil


ACM Neto avalia que desgaste dos governos Lula e Jerônimo pode refletir nas eleições municipais

Foto: Divulgação/Arquivo

O ex-prefeito de Salvador e vice-presidente eleito do União Brasil, ACM Neto, comentou nesta sexta-feira (12) a queda na aprovação do governo Lula, principalmente nas capitais lideradas pelo PT, conforme informações do Política Livre. Na avaliação dele, existe uma frustração da população. “Eu acho que é resultado de uma frustração das pessoas em relação ao desempenho do governo, que realmente podia estar muito melhor. Nós enfrentamos uma eleição de 2022 muito disputada, pós-eleição a expectativa era grande e o resultado tem sido abaixo dessa expectativa.”

Ele enfatizou que essa insatisfação pode ter impactos significativos nas eleições municipais, especialmente para os candidatos que têm alinhamento com o PT. “Então, com isso a gente percebe que a avaliação do governo negativa vem crescendo e é claro que eu acho que acende ali a luz amarela para quem está lá em Brasília e isso pode, naturalmente, ter impacto político, talvez até trazer algum prejuízo para os candidatos mais ligados ao PT.”

Neto destacou que, em sua visão, o desgaste é ainda mais claro na Bahia. “De um lado, a gente vê esse desgaste crescendo no governo federal e, aqui na Bahia, o desgaste do governo estadual cresce numa velocidade ainda maior. Principalmente em função dos problemas do próprio governo e dos erros do próprio governador. Aqui, o desgaste de Jerônimo é resultado de uma percepção crescente das pessoas, do despreparo dele para comandar o Estado e da falta de resultados nas áreas mais importantes.”

Do Portal NS

Inflação na Argentina fica em 11% em março e desacelera pelo 3º mês seguido

Ainda que em cifras mais comedidas do que as que o governo da Argentina bradava, a inflação desacelerou pelo terceiro mês consecutivo no país sob Javier Milei e ficou em 11% em março. Os números foram divulgados pelo instituto de estatísticas argentino, o Indec, na tarde desta sexta-feira (12). O índice era muito esperado por atuar como um dos termômetros dos efeitos práticos das medidas de austeridade da atual administração na Casa Rosada.
 

Ainda assim, a inflação acumulada dos últimos 12 meses atingiu o pico de 287,9%, ante 276,2% no mês anterior. Tratam-se dos maiores indicadores interanuais em mais de três décadas no país. Javier Milei assumiu o país com uma inflação mensal que em dezembro marcava 25,5%. Desde então, o índice foi caindo para 20,6% (janeiro), 13,2% (fevereiro) e 11% (março).
 

Foi no setor da educação que houve a inflação mais expressiva, com 52,7% mensais que o Indec atribui especialmente ao aumento das mensalidades no início do ano letivo deste 2024. Em seguida, está a comunicação (15,9%), por causa do aumento dos preços de serviços de telefonia e internet, e os de água, eletricidade e gás (13,3%), notadamente pela alta na eletricidade. Uma mudança nas tarifas de luz no mês passado anunciou aumentos médios de até 300%.
 

Ainda que veja um problema crônico do país se acentuar, a população sente no cotidiano a perda acelerada do poder de compra e o avanço da pobreza, hoje realidade de 57%, patamar só observado há 20 anos. Incentivos públicos foram cortados, e o controle de preços para que os moradores sentissem menos o impacto ao ir às compras, abandonado.
 

Outro índice divulgado também nesta semana ajuda a ler o cenário. A atualização dos salários do mercado formal na Argentina, seja do setor público, seja do privado, perdeu frente à inflação. Números recém-publicados pela Secretaria de Segurança Social mostram que em média os salários formais aumentaram em 11,5% em fevereiro, ante inflação de 13,2% naquele mesmo mês.
 

Ao falar na Casa Rosada nesta quinta (11), véspera da divulgação dos dados de março, o porta-voz de Milei, o também economista Manuel Adorni, disse que "os indíces de inflação do país são absolutamente inaceitáveis para um país normal ou para um país do século 21".
 

"O mundo já resolveu o problema da inflação há 50 anos; os únicos que não se adaptaram às evidências fomos os argentinos", seguiu. "Mas não somos 'incendiários monetários' como foram os últimos governos."
 

Ele disse que em breve o fim da inflação será realidade no país. "Quando? É claro que não sabemos, porque não temos bola de cristal, mas alcançaremos isso com o caminho que estamos seguindo."
 

No decorrer das últimas semanas, o ministro da Economia, Luis Caputo, chegou a afirmar que a inflação mensal de março seria de 10%. Consultorias e economistas previam que a cifra poderia ficar um pouco acima dos 11% registrados pelo Indec.
 

De todo modo, no X Caputo celebrou o último dado divulgado. "A forte desaceleração da inflação é consequência do programa econômico implementado desde 11 de dezembro [um dia após o atual governo ser empossado], cujos pilares são o equilíbrio fiscal e a recomposição do balanço do Banco Central", escreveu.
 

"A combinação de âncoras fiscais, monetárias e cambiais e as medidas que estão sendo implementadas para desburocratizar o comércio interno e normalizar o comércio externo são essenciais para sustentar esta trajetória de desinflação", disse o chefe da pasta de Economia, em referência o fim do chamado "cepo", um emaranhado de controles cambiais que Milei promete que eliminará ainda neste ano.
 

Em outra atualização, nesta semana o Banco Central argentino voltou a mencionar "um cenário macroeconômico promissor" e reduziu a taxa de juros ao ano de 80% para 70%.


Do Portal Bahia Notícias/Por Mayara Paixão | Folhapress


Aeronave cai na zona rural em Formosa do Rio Preto; piloto morreu após acidente

Um avião de pequeno porte caiu no povoado de São Pedro, na zona rural de Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia. O piloto morreu após o acidente, ocorrido na noite de sexta-feira (12), de acordo com o Corpo de Bombeiros. 

 

A vítima estava sozinha na aeronave e foi identificada como Guilherme Purnhagen. Ele era natural do Rio Grande do Sul, radicado na Bahia, e tinha 48 anos.

 

O Corpo de Bombeiros Militares de Luís Eduardo Magalhães, na mesma região, informou ao portal g1 que foi acionado pouco depois das 19h40. Contudo, no deslocamento, encontrou com a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que retornava do local com a vítima.

 

Guilherme foi socorrido e levado a uma unidade de saúde em Luís Eduardo Magalhães, porém, não resistiu aos ferimentos. O Departamento de Polícia Técnica removeu o corpo para ser necropsiado na unidade da cidade de Barreiras. Não há informações sobre o sepultamento dele.  

 

Um amigo de Guilherme, que não teve nome divulgado, disse aos bombeiros que o piloto fazia um voo esportivo de aeronave do tipo planador, de acordo com o grupamento, e era experiente. 


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Marlon Ferraz/Blog Braga


Irã inicia ataque a Israel com drones após ameaçar retaliação

O Irã lançou dezenas de drones em direção a Israel neste sábado (13), de acordo com as forças de segurança de Tel Aviv. Segundo os militares israelenses, as aeronaves não tripuladas identificadas demoram horas para chegar a território israelense e são defensáveis.
 

Este é o primeiro ato de agressão do Irã ao território de Israel desde o início do conflito entre Tel Aviv e Hamas, grupo aliado de Teerã, na Faixa de Gaza, e a concretização das ameaças de retaliação ao ataque, atribuído a Israel, à embaixada iraniana em Damasco, na Síria, que matou membros da Guarda Revolucionária do Irã.
 

Na TV estatal iraniana, a Guarda Revolucionária confirmou os ataques e afirma que a operação é retaliação pelo ataque à embaixada em Damasco. Em comunicado televisionado, a guarda diz ainda que "atacou alvos em Israel com dezenas de drones e mísseis". A declaração afirma ainda que o ataque foi ordenado pelo Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã e estava sob orientação do Estado-Maior do Exército de Teerã.
 

O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, convocou reunião do gabinete de guerra em Tel Aviv. Duas pessoas ligadas à segurança no Iraque afirmaram à agência Reuters que dezenas de drones foram vistos sobre o Iraque em direção à Israel. O ministro dos Transportes de Bagdá afirmou que o país fechou seu espaço aéreo. O Líbano também fechou temporariamente seu espaço aéreo.
 

O Canal 12 israelense diz que Teerã lançou também mísseis de cruzeiro em direção a Israel —armamentos que atingiriam território israelense em menos tempo que os drones. As forças de Israel ainda não comentaram sobre outro tipo de munição além dos drones identificados.
 

A Jordânia declarou estado de emergência em meio aos alertas, de acordo com a mídia estatal, citada pela Reuters. Duas pessoas da área de segurança da Jordânia afirmam que o país está pronto para derrubar qualquer aeronave iraniana que viole seu espaço aéreo. O Exército de Amã monitora os drones, segundo essas pessoas.
 

Autoridade do setor israelense também afirmou que o espaço aéreo do país fechou para voos internacionais entrando e saindo de Israel a partir das 19h30 (horário de Brasília). A companhia El Al de Israel cancelou voos marcados para este fim de semana.
 

A Casa Branca confirmou em seguida que o Irã iniciou um ataque aéreo contra Israel que deveria se desenrolar nas próximas horas. O governo americano diz ainda que os EUA continuam a apoiar Israel em sua defesa contra ameaças de Teerã. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se reúne com conselheiros de segurança nesta tarde para discutir a crise no Oriente Médio, ainda de acordo com a Casa Branca.
 

Os primeiros relatos chegaram via imprensa israelense. Amos Yadlin, um general aposentado de Israel, disse ao Canal 12 que os drones estariam equipados com 20 quilos de explosivos cada um.
 

O porta-voz do Exército de Israel, Daniel Hagari, confirmou relatos da imprensa israelense de que o avião de Estado decolou de base-aérea no sul de Israel, mas disse apenas que se tratavam de questões operacionais, sem entrar em detalhes.
 

"O grupo de defesa aérea das Forças de Defesa de Israel [IDF] está em alto alerta, junto com caças e a embarcações da marinha israelense. As IDF monitora todos os alvos", dizem as forças de segurança de Israel em comunicado. As forças de Israel afirmam ainda que os drones forma lançados do território iraniano.
 

Mais cedo, um navio porta-contêineres de Israel foi apreendido por forças do Irã após um ataque por helicóptero próximo ao estreito de Hormuz, no Oriente Médio. A ação, confirmada pela agência de notícias iraniana Tasnim, também foi vista como retaliação a Israel pelo bombardeio contra a seção consular de sua embaixada em Damasco, capital da Síria.


Do Portal Bahia Notícias/Por Guilherme Botacini | Folhapress/Foto: Reprodução / YouTube / CNN Brasil

Na reedição da final de 88, Inter bate o Bahia de virada pela primeira rodada do Brasileirão

No duelo que reeditou a final do brasileiro de 1988, Internacional e Bahia se enfrentaram pela primeira rodada do Brasileirão 2024. O placar final do jogo ficou em 2 a 1 para o Internacional. Wesley e Fernando marcaram para o Inter e Biel fez o gol do Esquadrão. O tricolor agora volta à Salvador para encarar o Fluminense na próxima terça-feira (16), na Casa de Apostas Arena Fonte Nova.


O Tricolor não fez um jogo criativo apesar de conseguir aproveitar alguns espaços deixados pelo Colorado, que desperdiçou muitas chances, mas conseguiu vencer a partida. As equipes propuseram jogo no primeiro tempo, mas pouco criaram. O Bahia não conseguiu encaixar com Estupiñan e Thaciano na frente e foi mais eficaz após as entradas de Biel e Cauly na segunda etapa. O Inter criou mais e mesmo desperdiçando alguns lances, foi superior na partida.


O time comandado por Rogério Ceni sai do Beira Rio com uma amarga derrota na estreia do Brasileirão 2024 após abrir o placar no jogo.

 

O JOGO


A partida começou com as duas equipes errando muitos passes e pouca eficiência na criação de jogadas. O primeiro lance de perigo chegou com Thiago Maia, que cabeceou em cobrança de escanteio para Marcos Felipe espalmar aos 17 minutos.


QUASE O PRIMEIRO DO INTER


O Colorado passou a controlar a partida e chegou pela esquerda com Lucca, que cruzou rasteiro para Borré, que quase cravou o seu primeiro gol pelo inter aos 22 minutos.


BAHIA QUASE ABRE O PLACAR


Aos 26 minutos, em bate rebate na defesa do Inter, Everton Ribeiro aproveitou a sobra e chutou colocado para fora, tirando tinta da trave de Rochet.


ESQUADRÃO COMEÇA A TOMAR AS AÇÕES


Jean Lucas arrancou pela direita e tabelou com Santiago Arias, que devolveu para o volante mandar uma bomba para Rochet espalmar para fora aos 26.


INTER CHEGA COM PERIGO NOVAMENTE
Thiago Maia avançou pelo meio e passou para Maurício, que encontrou Bustos na direita do ataque colorado. O argentino chutou uma bola forte e cruzada, quase abrindo o placar aos 32. 

 
SEGUNDO TEMPO
A segunda etapa começa com o Internacional melhor após fazer três substituições. Aos seis minutos, Wesley cruzou para Borré, que novamente perdeu a chance de marcar o primeiro gol, com uma cabeçada para a direita de Marcos Felipe.


MAURÍCIO QUASE FAZ GOLAÇO
Wanderson cruzou para dentro da área do Inter, Maurício aproveitou a sobra da zaga, deu um chapéu em Kanu e finalizou de voleio aos 20 minutos.


GOL DO BAHIA


Aos 24,  Biel avançou pela direita, rolou para Everton Ribeiro acionar Jean Lucas, o volante achou Biel, que limpou a defesa e mandou para as redes do goleiro Rochet.


GOL DO INTERNACIONAL


Não deu nem pra comemorar! Inter cobrou lateral pela esquerda, a bola passou pela defesa tricolor e parou em Maurício, que tocou para Wesley chutar por baixo das pernas de Marcos Felipe aos 26.


INTER FAZ O SEGUNDO


Bruno Henrique cobrou escanteio aos 37, a bola chegou no segundo pau e Fernando subiu mais alto que a defesa do Bahia e cravou o gol da virada para o Colorado.


FICHA TÉCNICA
Internacional 2 x 1 Bahia
Campeonato Brasileiro - 1ª rodada
Local: Beira Rio, Porto Alegre (RS)
Data: 13/04/2024 (sábado)
Horário: 18h30
Transmissão: Premiere FC
Árbitro: Rodrigo Jose Pereira de Lima (Fifa/PE)
Assistentes: Francisco Chaves Bezerra Junior (PE) e Luis Carlos de Franca Costa (RN)
Cartões amarelos: Maurício, Fernando, Bustos, Mercado, Alario (Internacional) / Jean Lucas, Everaldo (Bahia)
Gols: Wesley e Fernando (Internacional) / Biel (Bahia)
 
Internacional: Rochet; Bustos, Vitão, Fernando e Renê; Thiago Maia (Mercado), Bruno Gomes (Bruno Henrique), Maurício (Gustavo Prado) e Wanderson (Alario); Lucca (Wesley) e Borré. Técnico: Eduardo Coudet
 
Bahia: Marcos Felipe; Santi Arias, Victor Cuesta, Kanu e Juba; Jean Lucas, Caio Alexandre (Biel), Rezende e Everton Ribeiro (De Pena); Thaciano (Everaldo) e Oscar (Cauly). Técnico: Rogério Ceni


Do Portal Bahia Notícias/Por Thiago Tolentino/Foto: Leticia Martins / EC Bahia

Repórter investigativo Afonso Monaco morre aos 78 anos

O jornalista Afonso Monaco, de 78 anos, morreu na sexta-feira (12), após travar uma longa batalha contra um câncer. Veterano na Record, ele fez sucesso ao investigar diversos casos jornalísticos policiais. As informações são do Correio.

O jornalista foi um dos comunicadores a focar no caso do desaparecimento de Madeleine McCann, em maio de 2007, resultando na credibilidade do seu trabalho investigativo.

Além de fazer parte do Domingo Espetacular, da Record, ele também fazia reportagens especiais para o programa Câmera Record. Após descobrir a doença, Afonso precisou se afastar da profissão por um tempo.

Segundo a emissora da família Macêdo, o jornalista passou mais de 50 anos se dedicando ao que mais gostava de fazer: trabalhar no jornalismo.

“Nos mais de 50 anos dedicados ao jornalismo, Afonso é um dos repórteres mais respeitados do Brasil, emprestando sua credibilidade às matérias que nos últimos anos estavam na Record. Seu compromisso com a verdade e sua paixão pelo jornalismo deixam um legado inestimável”, diz a nota emitida pela empresa.

 Do portal Calila Notícias 

Janela Partidária: veja como ficaram os partidos após mudanças dos vereadores de Serrinha

Foi encerrado no sábado, dia 06, o prazo para que os vereadores pudessem mudar de partido. Algumas mudanças foram realizadas, e dessa maneira, algumas siglas ficaram sem representantes, outros reduziram a quantidade de Vereadores, e alguns passaram a integrar o quadro de edis.


O PSB, que tinha Bode como vereador, ficou sem representante após a saída do presidente da Liga Serrinhense, que se filiou ao PSDB.


O PSD, que havia ficado com três vereadores eleitos em 2020, passou a ter apenas a vereadora Edylene Ferreira no quadro.


O PT deixou de ter três vereadores, passando a contar com Ito Cardoso e Lucas Maciel. Rose de João Grilo, que se filiou ao PSDB.


O Podemos, partido que em 2020 não havia conseguido eleger nenhum vereador, agora passa a contar com dois representantes na Câmara: Thiaguinho e Rogério.


O Solidariedade, que em 2020 elegeu dois vereadores, agora conta apenas com Jota Filho no quadro de eleitos.


O PP, PL e o MDB, que formam a base do prefeito Adriano Lima, se mantiveram com os mesmos vereadores. Alex da Saúde e Reginho de Vila de Fátima permanecem no PP, Júnior Bigode, Ícaro Tolentino e Reis no MDB. Já no PL estão Santiago e Rege do Ferro Velho.


O PDT, que não havia eleito nenhum vereador em 2020, com o apoio ao prefeito Adriano Lima passou a contar com os vereadores Deca da Bela Vista e Edvaldo de Zé de Kelé.


Confira a nova composição da Câmara:


MDB: José Reis, Bigode e Ícaro;

PSDB: Bode e Rose de João Grilo;

PP: Alex da Saúde e Rege de Vila de Fátima;

PDT: Edivaldo de Zé de Kelé e Deca da Bela Vista;

PT: Lucas Maciel e Ito Cardoso;

PSD: Edylene Ferreira;

Solidariedade: Jota Filho;

PL: Santiago e Rege do Ferro Velho;

Podemos: Thiaguinho e Rogério.
Do Portal Info Serrinha