A secretária de Educação de Santaluz, na região sisaleira da Bahia, Ana Quércia Costa dos Santos, foi exonerada nesta quarta-feira (10) por decisão do prefeito Arismário Barbosa Junior (Avante). Professora efetiva da rede pública estadual e com atuação na rede privada, Quércia também é filiada ao MDB e integrante do diretório municipal do partido. A professora estava no cargo de secretária há apenas 68 dias, mas já desfrutava do prestígio da comunidade escolar e era respeitada pelos colegas.
A exoneração de Ana Quércia também gerou grande repercussão no cenário político local, pois ocorre após críticas feitas pelo deputado Marcinho Oliveira (União Brasil) ao prefeito Arismário durante uma live realizada na terça-feira (9) [lembrar]. O parlamentar questionou a composição das alianças do gestor para as eleições de 2024, o que incluiria, no entendimento de pessoas ligadas à política, a possível escolha de Joelcinho, filho do ex-deputado e ex-prefeito Joélcio Martins (MDB), como vice na chapa de Arismário, que pretende concorrer à reeleição neste ano.
Embora Marcinho não tenha mencionado diretamente o nome de Joelcinho durante a live, fontes consultadas pela reportagem acreditam que o deputado enviou diversas indiretas durante sua fala, já que ele não veria com bons olhos a possibilidade de uma futura escolha de Joelcinho como vice de Arismário.
A reportagem apurou ainda que a cúpula do MDB foi pega de surpresa pela decisão do prefeito, e o partido, que havia reafirmado apoio a Arismário durante um encontro realizado na última sexta-feira (5) [lembrar], agora considera romper os laços políticos com o gestor.
Um experiente político afirmou à reportagem que, em sua visão, “os últimos acontecimentos mostram que Arismário detém o mandato, mas ‘quem controla a caneta’ é um grupo seleto de aliados”.
Uma reunião do diretório do MDB está marcada para sexta-feira (12) para discutir o futuro da aliança.
Notícias de Santaluz
Nenhum comentário:
Postar um comentário