Novembro Azul PMS

Novembro Azul PMS

Banda Chica Baiana

Odonto Luz

Odonto Luz

Netinho Balachic

SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 10 de junho de 2023

Ex-apresentadora de afiliada da Globo morre em acidente de carro em Goiás

A ex-apresentadora da TV Anhanguera do Tocantins, Leilane Lustosa Macedo, 39, morreu na sexta-feira (9) após um acidente de envolvendo dois carros e um caminhão na BR-153, zona rural de São Luiz do Norte (GO).
 

Leilane estava acompanhada de mais duas amigas, Hosana Andrade e Luana, que também não resistiram.
 

Elas estavam indo a um encontro de motoclube feminino, segundo informou uma familiar.
 

O condutor do caminhão e as quatro pessoas que estavam no segundo carro não se feriram, de acordo com o Corpo de Bombeiros.
 

Os corpos das vítimas foram encaminhados para o IML.
 

Leilane era formada em Comunicação Social na Unirg (Universidade de Gurupi) e havia trabalhado como Editora Regional na TV Anhanguera, afilada da Globo. Atualmente ela atuava como assessora de comunicação na Prefeitura de Gurupi. Ela era casada e deixa o marido e um filho.
 

Nas redes sociais, amigos, familiares e pessoas públicas se despediram da jornalista.
 

"Neste momento de luto, nos solidarizamos com todos que compartilharam momentos preciosos ao lado de Leilane Macedo, Hosana Andrade e Luana. Que suas memórias sejam eternas e que suas famílias encontrem conforto e paz para enfrentar essa dolorosa perda", escreveu o Presidente da Câmara Municipal de Gurupi, Rodrigo Maciel (União Brasil).


Do Portal Bahia Notícias/Por Folhapress/Foto: Reprodução / Instagram

Bebê resgatado completou 1 ano na selva da Colômbia, e "cão herói" está desaparecido

Uma mamadeira, restos de frutos e abrigos improvisados na selva foram algumas das pistas que nortearam as equipes da Colômbia nas operações de buscas das três crianças e de um bebê que estavam desaparecidos na Amazônia havia 40 dias depois de sofrerem um acidente aéreo.
 

As crianças de 13, 9 e 4 anos e o bebê de 1 ano foram resgatados com vida na região de San Jose del Guaviare, na sexta (9), em caso que vem comovendo o país. Os pequenos estavam desnutridos, levemente desidratados e com picadas de insetos e chegaram neste sábado (10) a um hospital militar em Bogotá.
 

Durante a viagem à capital, as crianças foram atendidas por um grupo de pediatras, que se encarregou de prestar os primeiros socorros e de hidratá-los, segundo o colombiano El Tiempo. Não foram divulgados outros detalhes do estado de saúde dos menores, que agora recebem atendimento médico especializado.
 

A saga para encontrá-los começou em 1º de maio, quando o monomotor Cessna 206 caiu após decolar em Araracuara com destino a San Jose del Guaviare, uma das principais cidades da Amazônia colombiana. Além das crianças, estavam a bordo três adultos; o piloto, Hernando Murcia Morales, o líder indígena Herman Mendoza e a mãe dos menores, Magdalena Mucutuy.
 

A aeronave só foi localizada 15 dias depois, quando militares anunciaram que o corpo do piloto havia sido encontrado. Os outros dois adultos também morreram, embora as autoridades não tenham especificado a data e o local dos óbitos. O avião ficou preso entre as árvores e teve a parte frontal destruída. As crianças não foram localizadas.
 

No mesmo dia, um cão farejador encontrou uma garrafa numa área afastada do local do acidente. Mais de cem soldados foram mobilizados para a região, e a esperança de que as crianças fossem encontradas com vida aumentou. As buscas foram batizadas de Operação Esperança e seguiram rastros em uma área de 323 quilômetros quadrados, equivalente à província de Buenos Aires, segundo autoridades. Dezenas de indígenas de cidades próximas, acostumados a se deslocar na Amazônia, se juntaram aos militares.
 

Fátima Valencia, a avó das crianças, chegou a gravar uma mensagem no idioma indígena huitoto avisando os netos que eles estavam sendo procurados e pedindo que não avançassem pela floresta. As equipes de busca reproduziram o áudio em um alto-falante ao sobrevoar a área.
 

Três semanas após o acidente aéreo, os militares encontraram duas fraldas e um par de chinelos e garantiram que haviam passado a menos de 100 metros dos menores. Autoridades, então, decidiram reduzir as buscas para uma área de 20 quilômetros quadrados.
 

Em 17 de maio, os soldados encontraram um acampamento improvisado feito de galhos e gravetos, e um cachorro farejador localizou uma tesoura e laços de cabelo. Nesse mesmo dia, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, anunciou nas redes sociais que as crianças haviam sido encontradas com vida. Ele apagou a publicação e se retratou horas depois, quando instituições e familiares negaram a informação.
 

Cristín, o bebê do grupo, completou um ano em 26 de maio, e os militares organizaram uma festa simbólica naquele dia. Na ocasião, as crianças estavam perdidas na selva havia quase um mês.
 

Já na última quinta (8), quando as buscas ficaram em segundo plano na mídia colombiana devido à crise no governo Petro que explodiu devido a um escândalo de escutas telefônicas, os militares relataram que Wilson, um cão farejador envolvido na operação, havia desaparecido na selva.
 

O pastor belga de seis anos foi o cachorro que encontrou a mamadeira de Cristín no meio da vegetação. Segundo boletim do Exército, é possível que ele tenha ficado "desorientado com a complexidade do terreno". Os militares encontraram as pegadas do cão próximas às dos menores.
 

Na sexta, as autoridades anunciaram que os menores haviam sido encontrados e divulgaram uma foto em que as crianças estão cercadas por militares e indígenas que participaram das buscas. Todos eles aparecem magros e sem sapatos. Wilson, o cachorro, não estava com eles e permanece desaparecido.
 

"Ele estão juntos e fracos; vamos deixar os médicos avaliá-los", disse Petro, atribuindo o episódio a um "exemplo total de sobrevivência". Os irmãos foram encontrados a cinco quilômetros do ponto onde a aeronave caiu, segundo o Ministério da Defesa.
 

Segundo a Organização Indígena da Colômbia, os huitotos vivem em harmonia com as condições hostis da floresta amazônica e preservam tradições como a caça, a pesca e a coleta de frutas silvestres. Segundo um militar responsável pelas buscas, todos fugiam dos dissidentes do acordo de paz entre o antigo grupo guerrilheiro Farc e o governo -eles recrutam e aterrorizam os habitantes da região.


Do Portal Bahia Notícias/Por Folhapress/Foto: Reprodução / Forças Armadas da Colômbia

Bahia empata com o Cruzeiro e chega ao 6º jogo sem vencer no Campeonato Brasileiro

Para um público de pouco mais de 34 mil pessoas, na Arena Fonte Nova, o Bahia ficou no empate por 2 a 2, contra o Cruzeiro, em jogo válido pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Tricolor de Aço foi para a 16ª posição, com 8 pontos ganhos, e pode terminar a rodada na vice-lanterna da competição em caso de vitórias de Goiás, América-MG e Vasco.

 

Os gols da partida foram marcados por Kayky e Arthur Cabral, pro Bahia, e Bruno Rodrigues e Wesley, pro Cruzeiro. 

 

Por conta da Data Fifa, o próximo compromisso do Esquadrão é no dia 21 de junho, contra o Palmeiras, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. 

 

PRIMEIRO TEMPO

 

O Bahia começou bem a partida. Pressionando o Cruzeiro, o Esquadrão chegou com perigo logo aos 2 minutos com Cicinho, que avançou pela direita, mas chutou sem força, de perna esquerda, para defesa segura do goleiro Rafael Cabral. 

 

Golaço de Kayky 

 

Com mais posse de bola e rondando o gol cruzeirense, o Bahia abriu o placar em grande estilo, aos . Thaciano aplicou uma caneta em Neto Moura e tocou para Ryan. O ala tricolor passou para Kayky, que driblou Wesley e mandou uma bomba sem chances para Rafael Cabral. Estava aberto o placar na Fonte Nossa. Sem poder contar com Biel e Ademir, Kayky voltou a ser titular do Bahia após 21 jogos. 

 

Respota do Cruzeiro 

 

Aos 27 minutos, Marlon, lateral cruzeirense, bateu falta com perigo para boa defesa de Marcos Felipe. Seria a primeira de uma das grandes intervenções do arqueiro tricolor na partida. 

 

Logo após a chance do time mineiro, o Bahia ficou muito perto de ampliar o placar. Em contra-ataque puxado por Marcos Felipe, Cicinho apareceu na esquerda, dentro da área, e chutou forte. A bola bateu na trave. 

 

Passe de calcanhar de Gilberto em gol cruzeirense

 

Aos 29, a movimentada partida teve mais um belo gol. William recebeu lançamento longo e tocou para Gilberto, que escorou de calcanhar para Bruno Rodrigues deixar Kanu no chão e finalizar com tranquilidade para empatar a partida. 

 

Após sofrer o gol de empate, o Bahia encontrou dificuldades para criar chances de gol e acabou punido no fim do 1º tempo. Lucas Oliveira fez lançamento longo e a defesa do Bahia falhou na cobertura. Wesley apareceu de trás, ganhou de David Duarte, limpou Marcos Felipe e virou o jogo para o Cruzeiro.

 

2° TEMPO

 

Pro 2° tempo, Renato Paiva, bastante "cornetado" pela torcida tricolor presente na Fonte nova, tirou o zagueiro Vitor Hugo e colocou o meia Danielzinho em campo. 

 

Logo no primeiro minuto da 2ª etapa, Gilberto quase marca. O maior artilheiro do Bahia na história da Série A recebeu um "chutão" de William, matou no peito e entrou livre na área para tocar por cima de Marcos Felipe. Por pouco, a bola subiu. 

 

Este foi o último lance de perigo de Gilberto. Aos 10 minutos, o atacante foi substituído pelo volante Wallison, na primeira substituição do técnico português Pepa na partida. Durante a sua saída de campo, Gilberto primeiro recebeu algumas vaias, mas depois vieram os aplausos com direito à música para o atacante. 

 

Pressão resulta no empate 

 

Aos 20 minutos da 2ª etapa, Arthur Sales, que havia entrado no lugar de Kayky, sete minutos antes, aproveitou o rebote de Rafael Cabral, que não conseguiu encaixar a forte cabeçada de Kanu, e fez um "gol de centroavante" para deixar tudo igual na Fonte Nova. 

 

Defesaça de Marcos Felipe 

 

Aos 25 minutos, o Cruzeiro teve uma grande chance para novamente ficar na frente do placar: após roubo de bola no setor defensivo do Bahia, Wallisson acionou William na ponta direita, o lateral cruza e encontrou Wesley, que finalizou de primeira, mas parou em uma grande intervenção de Marcos Felipe.

 

Cruezeiro responde a bola na trave

 

Aos 35 minutos da etapa final, Mateus Vital recebeu passe na ponta esquerda e cruzou na medida para Henrique Dourado. O centroavante cruzeirou cabaceou livre, na pequena área, e a bola bateu no travessão do gol tricolor.

 

Mais uma defesaça de Marcos Felipe 

 

Novamente Henrique Dourado apareceu. O jogador fez boa jogada pelo meio e tocou para Bruno Rodrigues na ponta esquerda. O artilheiro do Cruzeiro no ano, com 8 gols, foi para cima de Cicinho e finalizou cruzado para mais uma ótima defesa de Marcos Felipe.

 

Salvo pelo VAR 

 

Já aos 43 minutos do 2° tempo, Henrique Dourado marcou para o Cruzeiro após boa jogada de Bruno Rodrigues. Em campo, o gol foi confirmado. No VAR, as linhas traçadas pegaram impedimento do camisa 99 cruzeirense e a partida seguiu empatada por 2 a 2.

 

Novamente o VAR interviu 

 

Em um final de jogo emocionante, o árbitro Rodrigo José Pereira de Lima (PE) chegou a marcar pênalti para o Cruzeiro, aos 46 minutos. Depois de conferir o lance na cabine de vídeo do VAR, a penalidade foi anulada.

 

Vaias ao fim da partida 

 

Chegando ao 5º jogo sem vencer no Brasileirão e podendo terminar a rodada na vice-lanterna, a torcida tricolor vaiou a equipe ao fim da partida e protestou contra o treinador português Renato Paiva.


FICHA TÉCNICA
Bahia 2x2 Cruzeiro
Série A - 10ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, Salvador
Data: 10/06/2023 (sábado)
Horário: 18h30
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Francisco Chaves Bezerra Junior (PE)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Cartões amarelos: Kanu, Rezende, Kayky, Ryan (Bahia); Walisson (Cruzeiro
Gols: Kayky e Arthur Sales (Bahia) / Bruno Rodrigues e Wesley (Cruzeiro)

Bahia: Marcos Felipe; Kanu, David Duarte e Vitor Hugo (Daniel); Cicinho, Rezende, Thaciano, Cauly e Ryan; Kayky (Arthur Sales) e Everaldo (Vinicius Mingotti). Técnico: Renato Paiva.

Cruzeiro: Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Machado, Neto Moura (Henrique Dourado) e Mateus Vital; Bruno Rodrigues, Wesley (Stênio) e Gilberto (Walisson). Técnico: Pepa.


Do Portal Bahia Notícias/Por Hugo Araújo/Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias


Ônibus que transportava comerciantes pega fogo no Nordeste baiano

Um ônibus de turismo pegou fogo na madrugada deste sábado (10) quando trafegava por um trecho da BR-110 entre os municípios de Antas e Cícero Dantas, no Nordeste baiano. Segundo o Calila Notícias, parceiro do Bahia Notícias, o veículo tinha saído de Caruaru, em Pernambuco, e levava comerciantes para Salvador.

 

Os 44 passageiros e o motorista conseguiram sair ilesos do veículo. Eles ainda tiveram tempo de abrir o compartimento de bagagens e retirar uma parte dos pertencentes antes de o veículo ser tomado pelo fogo. Ao final, o ônibus ficou completamente destruído pelas chamas, o que consumiu também mercadorias.

 

Foto: Reprodução / Calila Notícias

 

A suspeita é que o incêndio tem começado pelo motor que fica no fundo do ônibus, de dois andares. Ainda segundo informações, a empresa responsável pelo veículo, a SD Tour, informou que já havia providenciado dois ônibus para continuar a viagem com os passageiros. 


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Reprodução / Calila Notícias


Prefeitura baiana abre concurso para 214 vagas na área de educação

Um concurso da prefeitura de Vitória da Conquista, no Sudoeste, seleciona 214 vagas permanentes para o setor de educação. As inscrições vão até o dia 6 de julho. Há vagas para professor fundamental I professor fundamental II; pedagogo, professor de artes; professor de ciências; professor de educação física; professor de inglês; professor de matemática; professor de letras, entre outros.

 

Os salários ofertados variam de R$ 2.210,27 a R$ 2.482,33, referente a jornadas de trabalho de 20 a 40 horas semanais. A prova objetiva está agendada para o dia 13 de agosto. Além disso, haverá uma prova de títulos, de caráter classificatório, para todos os cargos.

 

As inscrições devem ser feitas apenas pela internet no site do Instituto AOCP, mediante o pagamento de R$ 125. 


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Reprodução / Blog do Anderson


Campeonato Barroquense 2023: Semifinais prometem grande emoção no Estádio Municipal das Barrocas

Bahia x Santa Cruz e Barrocas City x Minação.
Neste domingo, dia 11 de junho, o Estádio Municipal de Barrocas será palco das emocionantes partidas da Semifinal do Campeonato Barroquense 2023. Com quatro equipes ainda na disputa pelo tão cobiçado título de campeão municipal, todas, através dos seus jogadores, terão a oportunidade de mostrar talento e habilidade no gramado que será o palco da grande final da competição. As partidas prometem muita emoção, e o estádio estará repleto de torcedores apaixonados.

Pela manhã, as comunidades vizinhas de Lagoa da Cruz e Velho Domingo levarão as suas equipes para a decisão, o Santa Cruz enfrenta o Bahia, num clássico local, envolvendo rivalidade e amizade entre jogadores e comissão técnica. A bola rola a partir das 08:30 da manhã, prometendo ser um grande confronto, as torcidas, mais uma vez farão uma bela festa para conhecermos o primeiro finalista do campeonato.

O líder Barrocas City enfrentará a Minação a tarde, a partir das 15:00. O estádio, foi palco do duelo entre os times na primeira fase, onde o City, superou o adversário e venceu bem a disputa. Agora, no mata-mata, a Minação quer se vingar, e promete ir com força total para buscar uma vaga na final. O City, busca manter a invencibilidade, e chegar a final como uma equipe sem derrotas, em busca do título no primeiro ano de disputa do campeonato barroquense, algo inédito até então. 

Ambas partidas serão espetáculos esportivo imperdíveis para a população barroquense e os amantes do futebol. Duas equipes, com tradição nesta fase (Santa Cruz e Minação) chegam com experiência, e a torcida com certeza apoiará durante os 90 minutos. Já o City e o Bahia, avançaram até a semi pela primeira vez, mas com certeza não querem parar por aqui.

@ Nossa Voz por Kauã Sherman

Jovem morre engasgada ao beber copo de água em Minas Gerais

Foto: Reprodução/Redes sociais

Uma jovem morreu engasgada com um copo d’água nesta sexta-feira (9), em Andradas, Minas Gerais. A fatalidade aconteceu após Aline Lara Souza, 24, tomar beber o líquido durante a manhã, após passar a  noite bebendo em um sítio com amigos. 

Ela teria se engasgado com a água. Os amigos chamaram o socorro e seguiram instruções passadas por telefone por bombeiros. No entanto, a vítima ficou desacordada até o atendimento feito por uma ambulância. Os profissionais fizeram um procedimento de reanimação em Aline, que não teve sucesso. 

O corpo da jovem foi levado ao Posto Médico-Legal de Poços de Caldas (MG), onde passa por exames que irão ajudar a entender a causa da morte. Ela deixa três filhos.

Do Portal Ailton Pimentel/Fonte:A Tarde

Autor de 'Minha Sereia', cantor alagoano Carlos Moura morre aos 73 anos

O cantor e compositor alagoano Carlos Moura morreu nesta terça-feira (6), após sofrer duas paradas cardíacas em Salvador, capital baiana. Carlos era natural de Palmeira dos Índios, no Agreste alagoano, tinha 73 anos e ficou famoso nacionalmente com a música 'Minha Sereia', na qual cantava as belezas da capital Maceió.

A Prefeitura de Palmeira dos Índios emitiu nota lamentando a morte de Carlos Moura, filho da terra. "A Prefeitura de Palmeira dos Índios lamenta, com pesar, o falecimento do cantor e compositor palmeirense Carlos Moura, ocorrido nesta terça-feira (6) em Salvador, Bahia, após sofrer duas paradas cardíacas. Carlos Moura deixa um grande legado musical para Alagoas e o mundo, além da simpatia e simplicidade com que tratava as pessoas que tiveram a oportunidade de conviver com ele", diz trecho da nota.

Em outro trecho do comunicado, a prefeitura da cidade do Agreste declarou luto oficial durante três dias em memória ao cantor e compositor. "Aos familiares e amigos enlutados, expressamos os mais profundos sentimentos de pesar e o conforto que só Deus pode ofertar neste momento de intensa dor", encerra o informe da prefeitura.

Biografia e carreira

No São João do Povo de 2017, realizado pela Prefeitura de Palmeira dos Índios, o cantor foi homenageado e também fez um show com os grandes sucessos da  sua carreira musical.

Cartos Moura durante seu show no São João de Palmeira dos Índios em 2017 (Foto: Reprodução / Facebook)

Carlos Moura nasceu em Palmeira dos Índios no dia 15 de abril de 1950. Ele iniciou a carreira na década de 1970, em Maceió, quando integrou o conjunto “Os Bárbaros”, e cantava em matinês. Fez parte ainda do grupo “Vento”, onde cantou e interpretou músicas autorais. Em 1980, muda-se para o Rio de Janeiro. Lá iniciou a carreira solo, com forte influência regional, e gravou o LP “Reviravolta”.

O segundo LP do cantor, intitulado “Rosa de Sol” de 1982, lançado pelo selo Lança Discos e Edições Musicais, teve como destaque a música “Minha Sereia”, que tornou-se o maior sucesso da sua trajetória musical.

Neste LP outras canções também tiveram destaque como: “Rosa de Sol”, “Beijo de Planeta”, “Um Alô Pro Moraes” e “Sete Léguas de Saudade”, que também foram sucessos no verão de 1982.

Entre os discos subsequentes de sua carreira, estão "Água de Cheiro" (1983), ”Uma Noite no Café Nice” (1987), "Carlos Moura Acústico" e "Quebrando o Coco" (2003).

Uma das últimas notícias divulgadas sobre a vida do cantor é que ele estaria na Clínica de Repouso Ulysses Pernambucano em 2020. A clínica, hoje localizada na Avenida Durval de Góes Monteiro, no bairro Petrópolis, antes funcionava no Mutange, quando os moradores e empresas da localidade precisaram ser realocados para outras regiões.

Em vídeo divulgado sete anos atrás pelo Clube do Vinil Alagoas, Carlos Moura toca seu maior sucesso, "Minha Sereia". Assista:

                                         
          
Do Portal Tribuna Hoje


sexta-feira, 9 de junho de 2023

Vitória faz propostas por atacantes do Cruzeiro e do América-MG

O Vitória está no mercado em busca de reforços para o restante do Campeonato Brasileiro da Série B. O Leão fez proposta pelos atacantes Edu, do Cruzeiro, e Mateus Gonçalves, do América-MG. 

 

Uma fonte ligada à diretoria rubro-negra confirmou a informação ao Bahia Notícias e o Vitória aguarda as respostas para seguir com as negociações. No caso de Edu, pesa o fato do staff do jogador querer um negócio com o exterior, como informou recentemente a Rádio Itatiaia. Em relação à proposta feita para Mateus Gonçalves, a informação foi divulgada inicialmente pelo repórter Luiz San Martin.

 

O centroavante Edu tem 30 anos e retornou ao Cruzeiro após empréstimo ao Dibba Al Fujairah, dos Emirados Arábes. Na temporada passada, o jogador foi um dos destaques da Raposa e marcou 22 gols em 48 partidas. Edu também tem passagens por Brusque, Nova Iguaçu, entre outros. 

 

Já Mateus Gonçalves é ponta e está com 28 anos. Em 2023, o atleta jogou 9 vezes pelo América-MG e tem uma assistência registrada. Mateus também tem passagens por Cerro Porteño, Ceará, Fluminense, Sport, etc. 

 

Na liderança da Série B com 25 pontos em 11 rodadas, o Vitória volta a campo no próximo domingo, contra o Criciúma, às 18h30, no Barradão. 


Do Portal Bahia Notícias/Por Nuno Krause / Hugo Araújo/Fotos: Rodney Costa/O Tempo e Mourão Panda/América

PM apreende ‘paredão’ ligado na frente de casa na Bahia: “não tinha horário e nem volume fixo para fazer uso”

Foto: Divulgação/PM

Um equipamento de som automotivo conhecido como ‘paredão’ foi apreendido na quinta-feira (8) em Canudos, no norte da Bahia. 

A Polícia Militar, que realizou a apreensão após receber denúncia, informou que o proprietário do som utilizava o equipamento o tempo todo, durante o dia e à noite, na frente de sua residência. 

“As informações são de que o dono do equipamento não tinha horário e nem volume fixo para fazer uso”, explica o comandante da PM local, tenente-coronel Antônio Batista de Macedo Júnior. 

O material foi removido para o pátio da Ciretran. Já a ocorrência foi registrada na Delegacia Territorial de Euclides da Cunha.

Notícias de Santaluz

Homem morre e outro fica ferido após acidente entre moto e carro na rodovia que liga Santaluz e Valente

Foto: Divulgação/GCM Santaluz

Um homem morreu e outro ficou ferido após um acidente envolvendo a moto em que eles estavam e um veículo Pálio, na tarde desta sexta-feira (9), no trecho da BA-120 entre as cidades de Santaluz e Valente. 

Segundo a Guarda Civil Municipal (GCM) de Santaluz, Edilson Loia Santos, de 48 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O corpo será encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) para exame de necropsia.

Foto: Divulgação/GCM Santaluz

Foto: Divulgação/GCM Santaluz

Já o outro ocupante da moto, cuja identidade não foi informada, foi socorrido em uma ambulância e levado para o hospital de Valente. Não há informações sobre o estado de saúde dele. A GCM disse que não encontrou o motorista do carro no local. A Polícia Civil deve investigar em que circunstâncias o acidente aconteceu. A Polícia Militar de Valente também atendeu a ocorrência.

Notícias de Santaluz

Exposição destaca 'Ações Ambientais no município de Serrinha'

Diego Thomaz recebeu diversas pessoas nos estandes. Foto Reprodução
A Exposição "Ações Ambientais em Serrinha” aconteceu na última quarta-feira (07), marcando o encerramento da semana do meio ambiente no maior município do Território do Sisal. Neste período a Prefeitura de Serrinha, através da Secretaria de Meio Ambiente, realizou uma exposição educativa na Praça Luiz Nogueira, com estandes que conheceram as diversas ações ambientais do município.

Durante o evento, 10 animais foram adotados, encontrando lares amorosos e responsáveis. Além disso, a SEDHAM disponibilizou gratuitamente à população 120 mudas nativas, frutíferas e de efeitos medicinais, confiantes para o reflorestamento e a promoção de um ambiente mais saudável.

Diversos estudantes se fizeram presentes. Foto Reprodução
O Secretário Diego Thomaz esteve presente, apresentando os projetos da prefeitura, de instituições como o IF Baiano e CETEPS, dentre outros. Em postagem de divulgação da ação, a Prefeitura de Serrinha destacou: "Seguiremos empenhados em desenvolver iniciativas que protejam e preservem o nosso meio ambiente, visando um futuro sustentável para Serrinha", pontuou.

@ Nossa Voz por Kauã Sherman

‘Acabou o clima’: artistas que apoiaram Lula em 2022 fazem abaixo assinado para ‘pressionar’ presidente na pauta ambiental

Imagem: Reprodução/g1

Artistas que votaram no presidente Lula nas eleições de 2022 divulgaram um vídeo nesta semana para pressionar o governo contra o desmonte de políticas ambientais, como o avanço do Marco Temporal no Congresso.

No vídeo, artistas como Mateus Solano e Thiago Lacerda, divulgam uma petição que será entregue ao presidente neste mês. A mobilização conta ainda com outros nomes, como Fe Cortez, Wagner Andrade, Larissa Maciel, Sergio Marone e Aline Matulja.

“O Congresso Nacional quer destruir as políticas socioambientais no Brasil. Marco Temporal aprovado na Câmara. Desmonte da Lei da Mata Atlântica, além do enfraquecimento dos ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas. Um verdadeiro pacote da destruição”, afirma no vídeo.

“E aí eu te pergunto: como é que a gente vai acabar com a fome se a gente não tem nem clima para botar comida no prato? Ainda dá tempo. O presidente da República pode impedir esse desastre. Por isso, vamos pressionar o Lula para que ele faça a coisa certa e honre o nosso voto”, acrescentam.

Marco temporal

Uma das reivindicações dos artistas é impedir o avanço, no Congresso, do Marco Temporal, uma proposta que prevê a aplicação do marco temporal na demarcação de terras indígenas.

O projeto afirma que só podem ser reservadas terras que já eram tradicionalmente ocupadas por povos indígenas no dia da promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988.

Na prática, a tese permite que indígenas sejam expulsos de terras que ocupam, caso não se comprove que estavam lá antes de 1988, e não autoriza que os povos que já foram expulsos ou forçados a saírem de seus locais de origem voltem para as terras.

Além da discussão no Congresso, o marco temporal para demarcação das terras indígenas também está em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF).

A Corte avalia uma ação envolvendo uma terra indígena em Santa Catarina, mas a decisão terá repercussão em todos os processos do tipo no país.

Do Portal NS

Ipec: governo Lula é aprovado por 37% e reprovado por 28%

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Pesquisa Ipec divulgada nesta sexta-feira (9) pelo jornal O Globo aponta que 37% dos brasileiros classificam a terceira gestão do presidente Lula (PT) como ótimo ou bom. Os que a classificam como regular são 37%, enquanto aqueles que avaliam como ruim ou péssimo somam 28%. Os que não sabem ou não responderam são 3%.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos. Luiz Inácio Lula da Silva assumiu seu terceiro mandato em janeiro deste ano, após derrotar o ex-presidente Jair Bolsonaro, que não se reelegeu. Os dois primeiros mandatos de Lula foram em 2002 e 2006.

Em relação à pesquisa anterior, divulgada em 11 de abril, a avaliação positiva de Lula oscilou dois pontos percentuais para baixo, passando de 39% para 37%. Já a reprovação oscilou dois pontos para cima, de 26% para 28%.

Já no primeiro levantamento, divulgado em 19 de março, a avaliação positiva de Lula era de 41%. A reprovação era de 24%. 30% avaliavam como regular na época.

Do Portal NS/Fonte: g1

Bebê morre após ser atacado por cão da raça pit bull na casa da bisavó

Imagem: Reprodução/Google Maps

Um bebê de quatro meses morreu atacado por um cão pit bull da família, na manhã da quarta-feira (7), no bairro Guaianases, Zona Leste de São Paulo, quando estava com a bisavó. A vítima chegou a ser encaminhada ao Hospital de Guaianases, mas não resistiu.

De acordo com o boletim de ocorrência, os policiais foram chamados para o endereço e vizinhos apontaram para a casa onde um cachorro teria atacado os moradores. Eles entraram na residência e se depararam com a idosa com a criança nos braços.

Na delegacia, a bisavó contou que era tutora do cão desde que o animal era filhote. Atualmente, tem 3 anos e era criado solto entre a parte interna e o quintal.

Em outras situações, segundo o relato, o animal atacou bichos de rua, como gatos, mas não pessoas.

A bisavó tentou evitar o ataque e teve a mão mordida, assim como um dedo quebrado. Durante a luta com o animal, a idosa conseguiu jogar a chave para um pedestre, que chamou a polícia.

O delegado relatou no registro que tentou entrar em contato com ONGs para ficarem com o animal, mas que não tinha conseguido.

Do Portal NS/Fonte: TV Globo

Riachão: No Estádio Valfredão, Jacuipense goleia o Cruzeiro-AL e encosta no G-4 da Série D

Jacuipense recebeu o Cruzeiro-AL em casa. Foto Reprodução
O Jacuipense recebeu nesta quinta o Cruzeiro-AL, no Valfredão, para disputarem a sexta rodada do Campeonato Brasileiro Série D. O clube baiano venceu bem o adversário, assumindo a quinta colocação no Grupo 4 da Série D.

O Jacupa marcou duas vezes no primeiro tempo, gols de Fábio Bahia e Thiaguinho. Na etapa final, o time alagoano diminuiu, com Júnior, mas levou dois gols, marcados por Fábio Matos e William. Com a vitória time baiano chegou a oito pontos, ultrapassando justamente o Cruzeiro na classificação. Derroado em Riachão do Jacuípe, o time alagoano tem oito pontos, mas com um saldo pior (2 x -3) e está na sexta colocação.

Na sétima rodada, às 16h, o Jacupa visita o Falcon na Arena Batistão, em Aracaju. O Grupo 4 ainda está bem embolado. O Retrô disparou na liderança, com 12 pontos, e três times estão empatados entre a segunda e quarta posição, Sergipe, ASA e Bahia de Feira. Todos com nove pontos, na sequência, aparece Jacuipense e Cruzeiro-AL, com oito.
@ Nossa Voz por Kauã Sherman

quinta-feira, 8 de junho de 2023

Cientistas declaram início do El Niño, que pode causar calor recorde em 2024

Cientistas dos EUA declaram o início do El Niño nesta quinta-feira (8). Segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês), as condições de oceanos e atmosfera que caracterizam o fenômeno climático se confirmaram, e abrem caminho para possíveis recordes de temperatura em 2024.
 

O El Niño é marcado por um aquecimento acima da média no oceano Pacífico, perto da linha do Equador. Ele muda a circulação dos ventos alísios, que vão de leste a oeste, levando umidade e águas mais quentes da costa das Américas para Ásia e Oceania.
 

Apesar de acontecer no Pacífico, seus efeitos alcançam outras regiões do planeta. Alguns são a elevação geral de temperaturas, aumento de chuvas ou seca em diferentes regiões, branqueamento de corais e até danos à economia. Um exemplo é o impacto na falta de chuvas, que prejudica safras. Outro é na atividade pesqueira.
 

Isso porque, com o deslocamento normal das águas quentes para o oeste, águas mais profundas e frias "sobem". Esse movimento é chamado de ressurgência, que renova nutrientes e é fundamental para a fauna marinha na costa da América do Sul. Com o El Niño, isso não acontece.
 

O El Niño ocorre a cada dois ou sete anos, e é um fenômeno antigo, com referências desde o século 19, e não tem relação com a atividade humana. Mas está associado, por exemplo, a recordes de temperatura.
 

Um dos principais marcos recentes foi a seca extrema entre 2015 e 2016, associada a um "super El Niño", que provocou a maior queimada registrada na Amazônia em Roraima. Em poucas semanas, o estado perdeu 14 mil km² de floresta.
 

No Brasil, os efeitos mais comuns são mais chance de seca no Norte e no Nordeste. As mudanças climáticas, por sua vez, acrescentam uma preocupação extra ao cenário dos próximos meses por tornarem ambientes como a Amazônia mais suscetíveis a esses grandes incêndios, que podem degradar a floresta para além do desmatamento.
 

Já no Sul, o El Niño altera a circulação de ventos, que formam uma barreira e impedem que as frentes frias vindas do hemisfério sul circulem pelo país. Como permanecem mais tempo sobre a região, aumentam a frequência de chuvas fortes ali.
 

O comunicado da NOAA não fala em um El Niño extremo como o de oito anos atrás, mas as probabilidades são de 84% para moderado e 56% para forte no começo do inverno no hemisfério norte, em dezembro.
 

Em maio, a Organização Meteorológica Mundial, organismo especializado da ONU, declarou que há 98% de chance de que as temperaturas globais atinjam recordes nos próximos cinco anos, e que a probabilidade de que esse aumento supere 1,5ºC em relação ao período pré-industrial é de 66%.


Do Portal Bahia Notícias/Por Lucas Lacerda | Folhapress/Foto: Getty Images