Novembro Azul PMS

Novembro Azul PMS

Banda Chica Baiana

Odonto Luz

Odonto Luz

Netinho Balachic

SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 13 de maio de 2023

Vitória completa 124 anos de história neste sábado

Um dos clubes mais antigos do Brasil, o Vitória completou 124 anos de história neste sábado (13). Em comemoração, o Rubro-Negro oficializou a parceria com a marca de cerveja Brahma e o fornecimento da Ambev em dias de jogo no Barradão. 

O Rubro-Negro vive um momento especial. Depois de anos de crise, a equipe conquistou o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro em 2022 e começou a disputa da competição nacional com a marca histórica de cinco vitórias nas primeiras cinco rodadas. Até o momento, a equipe também não tomou gol no torneio. 

Apesar do desempenho ruim nas competições do primeiro semestre, o Vitória tem conquistado diferentes recordes neste ano. Após a reformulação no Sou Mais Vitória, o Rubro-Negro bateu a marca de 24 mil sócios. 

Também neste sábado, o Vitória aproveitou a oportunidade para homenagear o ídolo Bebeto Gama. Revelado pelas categorias de base do clube, o atleta foi tetracampeão mundial com a seleção brasileira, sendo um dos destaques da Copa de 1994 ao lado de Romário. 

Construído para reforçar as partidas das categorias de base, o pequeno estádio com capacidade para 1.800 pessoas será chamado de Bebeto Campos. O ex-jogador falou sobre a alegria de ser reconhecido pelo Vitória. 

"Eu estou tão emocionado aqui. Eu sabia que ia ser assim. Aqui eu iniciei a minha vida, a minha história como jogador de futebol. O Vitória tem dado uma alegria muito grande. Primeiro parabenizar pelos 124 anos dessa instituição tão emblemática. Acho que fazer parte dessa história, do meu Vitória, eu sempre fui Vitória. Eu não esqueço. Queria parabenizar todo o pessoal da comissão técnica, todas as pessoas que estão na base", disse Bebeto em discurso emocionado. 

"Você poder ter o reconhecimento do clube que você ama é muito bom. É muita emoção mesmo. Depois que morre não adianta, já foi. A gente graças a Deus ainda está aqui vivo e torcendo para o Vitória sair logo dessa situação. É difícil ver o Vitória na segunda divisão, o Vitória é para estar na primeira sempre e a gente vai chegar lá", completou.

Fundado no dia 13 de maio de 1899, o Vitória é um dos clubes mais tradicionais do Brasil. Atualmente, a agremiação divide com o Bahia o título de maior campeão da Copa do Nordeste. O Rubro-Negro conquistou o Campeonato Baiano em 29 oportunidades.

Nas disputas nacionais, o Rubro-Negro parou no vice-campeonato da Série A em 1993. A equipe também ficou na segunda colocação da Copa do Brasil em 2010.

Do Portal Galáticos Online


Dupla invade casa e mata homem em Queimadas

Dupla invade casa e mata homem em Queimadas | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um homem foi morto na noite de sexta-feira (12), no bairro Alto da Jacobina, em Queimadas, na região sisaleira da Bahia. 

De acordo com a Polícia Militar, populares relataram que dois indivíduos não identificados chegaram em uma moto, invadiram a casa onde a vítima estava e efetuaram disparos de arma de fogo. 

Segundo a PM, Claudiano da Silva Matos, de 31 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) para necropsia. 

Conforme a polícia, populares relataram ainda que durante o ataque o dono da casa também teria sido baleado, mas conseguiu fugir em direção ao rio Itapicuru. Até o momento da publicação desta matéria, ele não foi encontrado, de acordo com a PM e a Guarda Civil Municipal (CGM), que também atendeu a ocorrência. A Polícia Civil deve investigar a autoria e motivação do crime.

Notícias de Santaluz

Operação da SSP cumpre mandados contra PMs em Serrinha, Lamarão, Água Fria e Coité

 

Imagem Reprodução
Três policiais militares da Bahia viraram alvos durante uma operação que investiga um grupo de extermínio investigado por dois homicídios em 2020, cometidos nas cidades de Lamarão e Serrinha. Foram cumpridos na madrugada desta sexta-feira (13) cinco mandados de busca e apreensão.

Os mandados foram cumpridos em endereço ligados aos três policiais investigados nos municípios de Serrinha, Lamarão, Água Fria e Conceição do Coité. A ação conta com o apoio de 30 agentes militares e civis, delegados e promotores. As ordens judiciais foram expedidas pelas comarcas de Santa Bárbara e Serrinha.

Imagem Reprodução
Em abril deste ano, um sargento da Polícia Militar da reserva e mais seis homens foram presos durante uma operação da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Assim como os três PMs que foram alvos de mandados nesta sexta, o grupo também era investigado por fazer parte de um esquema de extermínio.

Os presos foram apontados como suspeitos das mortes de Josenilton Santos de Jesus, no dia 7 de Julho de 2020, de Ademário de Jesus Júnior, no dia 2 de Agosto, de Héctor Franclin Gomes dos Reis, em 5 de agosto do mesmo ano.

@ Nossa Voz por Kauã Sherman com informações do PCS

Barrocas: Após reclamações, Prefeitura realiza manutenção na iluminação do portal da entrada da cidade

Imagem Reprodução Facebook Prefeitura Municipal de Barrocas
O serviço que vinha sendo cobra por moradores da região e também por quem transita no trecho, foi iniciado na quinta-feira (11), e aconteceu com auxilio de um caminhão munck contratado pela empresa que presta serviço para Prefeitura Municipal de Barrocas.

Localizado no Bairro de Santa Rosa, o Portal estava escuro fazia um bom tempo, e logo que o trabalho foi iniciado os moradores informaram através do Programa Nossa Voz, na Rádio. "Estão ajeitando a iluminação do portal, parabéns por ter feito a cobrança", avisou um morador da região.

Reprodução Redes Sociais
A empresa que executou o serviço fez alerta nas redes sociais: "A manutenção na avenida ACM continua, mais precisamente no Portal da Cidade, atenção dos motoristas é muito importante", comunicou.

O trabalho se estendeu no trecho duplicado, com reparos nos postes onde as lâmpadas não estavam funcionando. 

@ Nossa Voz - Da Redação

Bazuca goleia o Alto Alegre e conquista o título do Campeonato Serrinhense Master

Sem encontrar dificuldades a equipe do Bazuca goleou o Alto Alegre por 6 a 0, conquistando o título do Campeonato Serrinhense Master 2023.


A equipe do Bazuca construiu o placar no primeiro tempo abrindo 5 a 0 com três gols de Galego, Ró e Jânio.


Galego abriu o marcador aos 14 minutos. Aos 21 Ró, em cobrança de falta ampliou. O Bazuca chegou ao terceiro com Jânio aos 31 minutos. Dois minutos depois Galego marcou o quarto, e o quinto saiu novamente com Galego aos 38 minutos da etapa inicial.



No final da partida o artilheiro Galego fechou a goleada marcando o quarto gol dele no jogo e o sexto do Bazuca.


Na disputa do terceiro lugar a equipe do Atlético venceu o Santa Cruz por 2 a 1.


Após as disputas o Campeonato Serrinhense Série A, que teve o Santa Fé como bicampeão, e o Serrinhense Master, Serrinha terá agora pela frente o Campeonato Serrinhense Série B que teve os grupos e fórmula de disputa definidos (relembre aqui).
Do Portal Info Serrinha/Foto: Thiego Souza/Info Serrinha

Carro de funerária capota e deixa motorista ferido em rodovia baiana

Um motorista de um carro de funerária capotou na madrugada deste sábado (13) em um trecho da BR-324, perto da cidade de Tanquinho, no Portal do Sertão. Segundo o Calila Notícias, parceiro do Bahia Noticias, a suspeita é que o condutor, que viajava sozinho, tenha perdido o controle da direção, o que fez o veículo capotar. O fato ocorreu por volta das 3h e chovia no momento do acidente.

 

A funerária, da cidade de Conceição do Coité, na região sisaleira, tinha enviado o motorista para retirar um corpo no Hospital Municipal de Salvador e leva-lo até Lauro de Freitas, na mesma região. Ainda segundo informações, o motorista tinha sido levado para o Hospital Municipal de Riachão do Jacuípe.

 

Ele se queixava de dores nas costas e nas pernas. Não há mais informações sobre o estado de saúde dele.


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Reprodução / Calila Notícias


Mesmo com dois a menos, Bahia pressiona, mas perde pro Flamengo por 3 a 2 na Fonte Nova

Aplausos e hino cantado ao fim do jogo. A derrota por 3 a 2 para o Flamengo na tarde deste sábado (13) não impediu que a torcida tricolor reconhecesse a boa partida da equipe e fizesse uma grande festa mesmo com o revés.

 

Em partida válida pela 6ª rodada do Brasileirão, o rubro-negro carioca saiu na frente com Matheus França e Gabigol que marcaram aos 22 e 28 minutos do 1° tempo. O Bahia chegou a descontar aos 34, com Biel, mas, aos 48, David Luiz marcou e aumentou a vantagem do Flamengo. 

 

No intervalo, Renato Paiva sacou o zagueiro Vitor Hugo e colocou Ademir. A mudança fez efeito logo aos 5 minutos: o atacante marcou, o Tricolor chegou a criar chances para empatar, mas não conseguiu balançar as redes do Flamengo. 

 

A partida bastante movimentada e disputada teve dois expulsos pelo lado tricolor. Aos 27 e aos 30 do 2° tempo, Rezende e Kanu levaram cartões vermelhos diretamente. 

 

Agora, o Esquadrão soma dois triunfos e quatro derrotas em seis rodadas no Brasileirão até aqui. O time do técnico Renato Paiva ocupa a 13ª posição e pode ser ultrapassado até o fim da rodada por Vasco, Bragantino, Corinthians e Cuiabá.

 

Na próxima quarta-feira (17) o Bahia volta a campo para encarar o Santos, na Vila Belmiro, pela primeira partida das oitavas de final da Copa do Brasil. 

 

FICHA TÉCNICA
Bahia x Flamengo
Campeonato Brasileiro - 6ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 13/05/2023 (sábado)
Horário: 16h
Árbitro: Paulo César Zanovelli (FIFA-MG)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Marcyano da Silva Vicente (MG)
VAR: Wagner Reway (PB)

Cartões amarelos: Ademir (Bahia) / Fabrício Bruno e Vidal (Flamengo)
Cartões vermelho: Kanu e Rezende
Gols: Matheus França, Gabigol e David Luiz (Flamengo) / Biel e Ademir (Bahia)


Bahia: Marcos Felipe; Kanu, Victor Hugo (Ademir) e Rezende; Jacaré, Yago Felipe (Acevedo), Thaciano, Cauly e Matheus Bahia (Ryan); Biel e Arthur Sales (Kayky). Técnico: Renato Paiva.

 
Flamengo: Matheus Cunha (Santos); Fabrício Bruno, David Luiz (Wesley), Léo Pereira e Ayrton Lucas; Thiago Maia (Erick Pulgar), Victor Hugo (Thiago Maia), Arrascaeta e Matheus França (Vidal); Everton Cebolinha (Bruno Henrique) e Gabigol. Técnico: Jorge Sampaoli.


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias


sexta-feira, 12 de maio de 2023

Estado realiza novo crédito de R$ 52 mi do Bolsa Presença para famílias de estudantes na próxima segunda

O governo do Estado disponibiliza, nesta segunda-feira (15), o novo crédito do Programa Bolsa Presença. A ação representará o investimento de R$ 52.334.750 milhões, somente neste mês de maio, de transferência de renda para as famílias que têm filhos matriculados na rede estadual de ensino; que são cadastradas no CadÚnico; e que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Ao todo, para este ano, foram destinados R$ 700 milhões de recursos próprios do Estado para o Bolsa Presença. A previsão é atender cerca de 421 mil famílias de 528 mil estudantes.

 

O objetivo do Estado com a iniciativa é assegurar que os estudantes permaneçam na escola. Cada família recebe R$ 150, por mês, acrescidos de R$ 50 a partir do segundo filho matriculado e com frequência regular nas escolas estaduais.

 

A concessão do benefício está vinculada à assiduidade nas aulas ministradas pela unidade escolar em que o aluno está matriculado; ao cumprimento das atividades letivas; à participação da família na vida escolar do estudante; e à manutenção dos dados cadastrais atualizados na unidade escolar e de sua família no CadÚnico.

 

O Bolsa Presença foi criado pela Lei nº 14.310, de 24 de março de 2021, com a retomada das atividades letivas na rede estadual de ensino, após o período de isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19. Em 16 de dezembro de 2021, com a Lei nº 14.396, que alterou a Lei nº 14.310/21, essa estratégia passou a ser permanente e reconhecida como uma política de Estado.


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Feijão Almeida / SEC-BA


Ajudante de pedreiro é morto a tiros enquanto trabalhava em obra em Feira de Santana

Delegacia de Feira de Santana | Foto: Divulgação/Polícia Civil da Bahia

Um ajudante de pedreiro foi morto a tiros enquanto trabalhava em uma obra, nesta quinta-feira (11), no bairro Conceição, em Feira de Santana. 

De acordo com informações divulgadas pela Polícia Civil, a vítima foi identificada como Josevaldo de Jesus Souza, de 43 anos. O suspeito do crime chegou ao local em uma bicicleta. Ele abordou a vítima e realizou os disparos. 

Até o momento da publicação desta reportagem, o suspeito não havia sido preso. A motivação do crime é desconhecida. A Delegacia de Homicídios da cidade investiga o caso.

Do Portal NS/Fonte: g1 BA

Idoso morre após levar choque elétrico em bomba de água na Bahia

Delegacia Territorial de Brumado, no interior da Bahia | Foto: Polícia Civil/Divulgação

Um idoso de 72 anos morreu ao sofrer uma descarga elétrica enquanto utilizava uma bomba de água, na quarta-feira (10), na zona rural de Brumado, no sudoeste da Bahia. 

Segundo o g1, a Polícia Civil informou que o idoso teria manuseado a bomba sem desligar a chave de energia. 

As guias periciais foram expedidas pela delegacia da cidade e o corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). 

Do Portal NS

Youtuber admite ter derrubado avião em busca de audiência

Trevor Jacob saltou de paraquedas de um voo solo sobre as montanhas Los Padres, na Califórnia, em 2021 | Foto: Trevor Jacob

Um youtuber que intencionalmente derrubou um avião em busca de visualizações na plataforma vai se declarar culpado de obstruir uma investigação federal ao limpar o local do acidente, informou o Departamento de Justiça dos EUA.

O piloto e paraquedista Trevor Jacob, de 29 anos, postou o vídeo da queda do avião no YouTube em dezembro de 2021, dando a entender que havia sido um acidente. Até agora, tem mais de 2,9 milhões de visualizações.

Em um acordo judicial, ele disse que gravou o vídeo como parte do contrato de patrocínio de um produto.

Ele pode pegar até 20 anos de prisão.

Jacob concordou em se declarar culpado da acusação de destruição e ocultação com a intenção de obstruir uma investigação federal, informou o Departamento de Justiça dos EUA em um comunicado na quinta-feira (11).

Em novembro de 2021, Jacob embarcou em um voo solo com câmeras acopladas em seu avião em um aeroporto de Santa Bárbara, na Califórnia. Junto com as câmeras, Jacob levou consigo um paraquedas e um bastão de selfie.

Ele “não pretendia chegar ao seu destino — em vez disso, tinha planejado ejetar da aeronave durante o voo e filmar a si mesmo saltando de paraquedas e seu avião à medida que a aeronave descia e colidia”, afirmou o gabinete da Promotoria dos EUA do Distrito Central da Califórnia.

Jacob saltando do avião antes do acidente | Foto: Trevor Jacob

O avião caiu na Floresta Nacional de Los Padres, 35 minutos após a decolagem. Jacob foi até o local e recuperou a filmagem.

Alguns espectadores do YouTube se mostraram céticos em relação ao acidente, observando que Jacob já estava usando um paraquedas e não fez nenhuma tentativa de pousar o avião em segurança.

Ele reportou o acidente ao Conselho Nacional de Segurança nos Transportes, que disse que ele era o responsável pela preservação dos destroços. Segundo o acordo judicial, Jacob afirmou mais tarde que não sabia a localização do acidente.

Ele não só sabia, como voltou lá de helicóptero, apanhou e removeu os destroços, que mais tarde destruiu, segundo o comunicado.

A expectativa é de que Jacob faça sua primeira aparição no tribunal nas próximas semanas.

A licença de piloto dele foi revogada no ano passado. O advogado de Jacob não respondeu ao pedido de comentário da BBC.

Do Portal NS/Fonte: BBC

Uso de tese da “legítima defesa da honra” para absolver acusados de feminicídio é inconstitucional, diz PGR

Foto: Leo Bark/MPF

O procurador-geral da República, Augusto Aras, defende que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue inconstitucional a tese da “legítima defesa da honra”, argumento usado ao longo do tempo pela defesa de acusados de crimes contra a vida de mulheres, em referência à prática de adultério. Contrariando os direitos fundamentais à vida, à igualdade, à não discriminação e à dignidade humana, ainda são proferidas decisões judiciais com base nesse argumento e que resultam em absolvições de acusados por crime de feminicídio.

Uma tese que, além de não ter amparo no ordenamento jurídico nacional, viola tratados internacionais e um amplo arcabouço normativo de proteção da vida, da integridade e da dignidade das mulheres.

Na manifestação, feita nos autos da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 779, Augusto Aras pede que o STF dê a dispositivos dos Códigos Penal e de Processo Penal interpretação conforme à Constituição Federal para proibir o uso da tese de “legítima defesa da honra”.

Conforme defende o procurador-geral, a vedação deve valer para defesa, acusação e autoridade policial, seja nas fases investigatória ou processual e até mesmo durante o julgamento pelo Tribunal do Júri, ainda que seja feita de forma indireta. O desrespeito à proibição deve levar à nulidade do ato e do próprio julgamento.

Nos casos em que os jurados reconhecerem a materialidade e autoria do crime de feminicídio, mas ainda assim absolverem o réu, contrariando as provas, deve ser assegurado recurso de apelação para que seja reconhecida a inconsistência na apreciação das provas e determinada a realização de novo julgamento por outro júri.

No parecer, Augusto Aras explica que a definição legal de legítima defesa exclui a possibilidade de sua utilização para abarcar a honra do indivíduo. Atentar contra a vida de uma pessoa que supostamente tenha ofendido a honra de alguém é evidentemente desproporcional à gravidade da ofensa alegada. Assim, tecnicamente, é imprópria a acomodação da tese de defesa da honra nas normas processuais penais que disciplinam a legítima defesa.

O PGR argumenta que a invalidação da tese não prejudica o direito de defesa dos réus submetidos ao júri. Os argumentos usados para defender o acusado devem se basear em preceitos constitucionais, como a dignidade humana, o direito à vida e os princípios da igualdade e da não discriminação. Segundo ele, esses argumentos não podem ser usados como escudo à prática de homicídio contra mulheres.

“Nenhuma tentativa de justificar o assassinato de mulheres, com benefício a seus algozes, haverá de ser tolerada, sob pena de afronta imediata a preceitos constitucionais da máxima relevância e desprezo a todo um regramento que nos leva à direção oposta, contribuindo-se para a perpetuação da impunidade em crimes dessa natureza e o aumento de número já alarmante de mortes”, pontua Aras.

Soberania dos veredictos

Outro ponto afastado pelo PGR no parecer é o que trata da soberania das decisões do Tribunal do Júri que, pela Constituição Federal, são irrecorríveis. O PGR destaca que, há algumas exceções previstas no artigo 593 do Código de Processo Penal (CPP). É o caso de decisões manifestamente contrárias às provas colhidas nos autos. Nessas situações, o judiciário pode determinar a realização de um novo júri.

Para o PGR, recursos à decisão do Tribunal do Júri devem ser admitidos, sempre que verificada a contrariedade à prova dos autos. Segundo ele, tal interpretação não afronta a soberania do júri visto que, em regra, não há deliberação que possa ficar imune a controle jurisdicional. Sem essa garantia recursal, a absolvição mostra-se arbitrária e desproporcional, incompatível com o sistema de proteção da mulher, conforme argumenta Aras.

Sistema de proteção da mulher

Aras lembra que o Estado conta com um aparato de proteção da vida da mulher direcionado a prevenir e reprimir qualquer tipo de violência. O artigo 226, parágrafo 8º, da Constituição Federal, prevê como dever do Estado assegurar “assistência à família na pessoa de cada um dos que a integram, criando mecanismos para coibir a violência no âmbito de suas relações”.

A Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) foi editada “para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher”, promovendo alterações nos Códigos Penal e de Processo Penal e na Lei de Execução Penal, “inclusive mediante a criação de Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher”.

No contexto internacional, antes mesmo da promulgação da Constituição brasileira de 1988, o Brasil aderiu à Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher, de 1979, da Organização das Nações Unidas (ONU). O instrumento tomou parte relevante no objetivo de alcançar a plena igualdade entre homens e mulheres, em todas as esferas da vida pública e privada. A Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência Contra a Mulher (Convenção de Belém do Pará), já está internalizada no país pelo decreto 1.973/1996.

Do Portal NS

PRF encontra 4 toneladas de maconha em carga de arroz na Bahia; droga é avaliada em R$ 8,5 milhões

Foto: Divulgação/PRF

Um homem de 52 anos foi preso ao ser flagrado transportando quatro toneladas de maconha em trecho da BR-242 na cidade de Itaberaba, região da Chapada Diamantina, no início da tarde desta sexta-feira (12). 

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), essa foi a maior apreensão registrada nas rodovias federais da Bahia neste ano. Conforme a PRF, a droga é avaliada em R$ 8,5 milhões e estava escondida em meio a um carregamento de arroz. Também foi achada uma porção de cocaína na cabine do caminhão. 

Segundo a corporação, o motorista do veículo relatou que embarcou a maconha no Paraguai e tinha como destino a cidade de João Pessoa, no estado da Paraíba. 

Ainda segundo a PRF, o homem disse que receberia R$ 30 mil pelo transporte e detalhou que o pagamento seria feito via PIX. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia e autuado em flagrante por crime previsto na Lei de Drogas.

Notícias de Santaluz

Mulher que nasceu com 900 gramas e ficou com paralisia se forma em pedagogia: ‘Se estou aqui, é por causa da minha mãe’

Sofia Jacoby e a mãe, Laura | Foto: Reprodução/EPTV

“Minha mãe é uma mulher muito guerreira. Se eu estou aqui, é por causa dela. Porque ela é muito guerreira, mais do que eu”. A declaração de afeto da pedagoga Sofia Jacoby, de 24 anos, é uma das retribuições ao afeto e cuidados que recebeu da mãe Laura desde que nasceu, três meses antes do previsto e com 900 gramas. Foram semanas na unidade de terapia intensiva (UTI) e ela ficou com paralisia cerebral.

“Ela iria fazer cirurgia às 6h, uma cirurgia cardíaca com menos de 900 gramas. A gente orava muito, pedia a Deus que fizesse um milagre. Quando foi de manhã, às 6h, quando o médico apareceu na porta, ele disse: ‘Olha, a gente não sabe o que aconteceu. Nós demos um último remédio para ver se o coração bombava, reagia, e o remédio fez efeito. Nós avaliamos e ela não vai fazer cirurgia hoje, talvez não precise'”, lembrou a mãe sobre o período em que a vida da filha ficou em risco.

Luta pela educação

Sofia Jacoby se formou em pedagogia | Foto: Reprodução/EPTV

A trajetória de Sofia é repleta de desafios quando os assuntos são mobilidade e coordenação motora. Em contrapartida, ela gosta de conversar, e com apoio da família se dedicou à fisioterapia.

A moradora de Campinas (SP) aprendeu a caminhar e, nos estudos, a primeira escola em que teve aulas estava despreparada para receber uma criança com paralisia cerebral. “Tinha 4 mil alunos e essa diretora falou: ‘Olha, infelizmente nós não temos preparo para receber a Sofia’. Receber aquele ‘não’ foi muito frustrante e eu percebi que ia ser muito mais difícil do que a gente imaginava”, lembrou Laura.

Além de enfrentar a negligência do sistema educacional com crianças e jovens especiais, Sofia também precisou lidar com uma situação de dor e angústia, e precisa ser combatida por projetos pedagógicos. “Eu estava vivendo uma situação difícil, de bullying”, falou a jovem. Neste momento, o apoio de Laura foi fundamental para que ela seguisse adiante em busca de direitos e sonhos.

“[Ela falava] Vai dar certo. A gente vai trocar de escola, eu vou lá na escola te defender. Eu vou lá falar com a mãe dessa menina. E ela foi”, explicou Sofia.

Após superar uma série de barreiras ao longo da vida, a jovem se formou em pedagogia e tornou-se exemplo de força e determinação para outras famílias que enfrentam questões parecidas.

“Se eu tivesse uma outra Sofia eu faria tudo igual, faria da mesma maneira. Ser mãe da Sofia foi, é uma experiência maravilhosa”, ressaltou Laura.

A filha, por outro lado, ressaltou gratidão. “Eu sou fã número um. Amo muito”, declarou orgulhosa.

Do Portal NS/Por EPTV 1