Segundo o comunicado do Vaticano, o pontífice nomeou o bispo de Austin, Joe Vasquez, como administrador interino da diocese de Tyler.
Do Portal Bahia Notícias/Por Folhapress/Foto: Instagram/ Franciscus
Segundo o comunicado do Vaticano, o pontífice nomeou o bispo de Austin, Joe Vasquez, como administrador interino da diocese de Tyler.
Do Portal Bahia Notícias/Por Folhapress/Foto: Instagram/ Franciscus
Um terreno de aproximadamente 50 mil metros quadrados, foi visitado, neste sábado (11), pelo Prefeito de Serrinha, Adriano Lima. No espaço, localizado próximo ao Hospital Municipal, está prevista a construção do Hospital Regional e de uma nova Maternidade.
Nas redes sociais, o gestor falou com entusiasmo a respeito dessa grande empreendimento.
"Neste sábado (11), estive no terreno onde um antigo sonho regional ganha vida. A desapropriação da área de 47.078,80m², em frente ao Hospital Municipal, foi publicada no Diário Oficial do Governo da Bahia na última sexta-feira (10), marcando o início efetivo da construção desse empreendimento essencial para a saúde do Sisal.
Agradecimentos especiais ao Governador Jerônimo, ao Ministro Rui Costa, aos Senadores Jaques Wagner e Ângelo Coronel, e ao Presidente Lula por liderarem essa revolução regional, proporcionando finalmente um hospital de referência.
Esse feito é fruto de trabalho, estudo e dedicação, contando com a sensibilidade do Governador e do Ministro Rui Costa. Seguimos empenhados em promover mais saúde e qualidade de vida para Serrinha e toda a Região do Sisal", diz a publicação.
Vista aérea da área onde será construído o Hospital Regional e a nova Maternidade de Serrinha.
Do Portal Ailton Pimentel
A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou suas recomendações para o tratamento de pacientes com Covid-19. As novas orientações foram publicadas na revista científica The BMJ nesta sexta-feira (10).
A atualização de diretrizes foi desenvolvida por um grupo especialistas internacionais da OMS e se baseia nas evidências mais recentes sobre terapias relacionadas à doença. Além disso, também foram levados em consideração itens como questões de segurança e acesso a recursos.
As recomendações tem como objetivo ser uma fonte confiável de informação sobre o tratamento da Covid-19 e auxiliar os médicos nas tomadas de decisão.
Entre as novas orientações estão:
– Recomendação do uso do antiviral nirmatrelvir-ritonavir em pacientes com Covid-19 não grave e com risco alto de moderado de internação hospitalar;
– Recomendação contra o uso dos antivirais remdesivir e molnupiravir para pacientes com Covid-19 não grave e com risco moderado e baixo de internação hospitalar;
– Forte recomendação contra o uso de ivermectina para pacientes com Covid-19 não grave;
– Mudanças na classificação para hospitalização de pacientes: nova diretriz aponta que alto risco de internação de pacientes caiu de 6% para 1,5%. O grupo de alto risco é composto por pessoas com síndromes de imunodeficiência, transplantados e pessoas que recebem imunossupressores. Alteração permite que os médicos avaliem com mais precisão qual o nível de risco de internação do paciente e adaptem o tratamento de acordo.
De acordo com a entidade, as novas determinações refletem a mudança na transmissibilidade do vírus e os níveis de vacinação global.
Vacinação contra a Covid-19
Apesar dos avanços nos tratamentos da Covid-19, a vacinação é a principal responsável pela queda nos riscos de desenvolvimento de casos graves e mortes pela doença.
No Brasil, mais de 518 milhões de doses das vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas, segundo o Ministério de Saúde. No fim de outubro, o ministério anunciou que, a partir de 2024, a vacinação contra a doença passará a ser anual para crianças e grupos prioritários. Com isso, a imunização será incluída no Calendário Nacional de Vacinação.
Dados do Our World in Data, da Universidade de Oxford, apontam que cerca de 70% da população mundial já recebeu ao menos uma dose dos imunizantes contra a Covid-19. São mais de 13,53 bilhões de doses aplicadas em todo o mundo.
Tendência de alta nos casos
De acordo com a OMS, desde 2020, mais de 771 milhões de casos de infecção pelo coronavírus já foram confirmados. A doença vitimou quase 7 milhões de pessoas. Apenas no Brasil, foram registrados quase 38 milhões de casos e cerca de 707 mil óbitos.
Mesmo com os bons níveis de vacinação, a organização alerta para a tendência de alta no número de casos. O último boletim semanal que monitora a situação da Covid-19 no mundo apontou para um aumento de 63% na incidência da doença. A entidade alerta para o risco de novas variantes como a EG.5 e a BA.2.86.
O Brasil também segue essa tendência de alta, apesar do ritmo lento. O mais recente relatório da Fiocruz mostrou um aumento de casos em estados como Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Apesar desse cenário, o volume de internações é muito menor do que o registrado em momentos anteriores.
Do Portal NS/Por g1
O jovem Bredley Bremenkamp Barbosa, de 18 anos, que perdeu a primeira prova do Enem no último domingo (5) em Vitória (ES) devido a um atraso de um minuto, ganhou uma bolsa para o curso de Administração em uma faculdade particular.
Em entrevista ao g1 na quinta-feira (9), Bredley disse que, ao receber o presente, inicialmente pensou que se tratava de uma brincadeira.
“Estudei de segunda a segunda e saí de lá [do local do exame domingo] frustrado. Depois me mandaram mensagem falando que queriam conversar comigo. No começo pensei que era brincadeira e depois a diretora da unidade conversou comigo e com minha mãe. Aí vi que era verdade”, contou o jovem.
Bredley contou que no dia do exame saiu de casa, que fica no bairro São Pedro, em Vitória, três horas antes e, mesmo assim, não conseguiu chegar a tempo por causa do trânsito que dificultou que ele embarcasse a tempo em um coletivo.
A bolsa recebida pelo estudante é de Ensino à Distância (EAD) e é válida por um ano, podendo ser renovada.
Marcela Feliz, gestora do pólo da Multivix em São Pedro, disse que teve a iniciativa de oferecer a bolsa ao jovem porque se sensibilizou com sua situação.
“Acho que é mais do que merecido. Estou na comunidade e vejo a dificuldade da comunidade. Espero ajudar e que isso abra oportunidade pra ele fazer um estágio e desempenhar cada vez mais o estudo”, disse Marcela.
Primeiro da família a fazer faculdade
O jovem concluiu o ensino médio no ano passado em uma escola pública de Vitória e faria o Enem este ano pela primeira vez. No ano passado, ele não pôde fazer o exame devido a problemas de saúde.
Bredley contou que faz 19 anos no próximo dia 5 de dezembro e considera a bolsa um presente e tanto de aniversário. Ele mora com os pais e tem uma irmã e um irmão mais velhos, de 20 e 29 anos.
“Serei o primeiro da família a fazer faculdade. Está todo mundo feliz e eu estou bastante animado. É o que queria muito fazer. Pesquisei várias áreas e o que me chamou atenção foi essa”, contou Bredley.
Do Portal NS
Uma criança de quatro anos morreu após se afogar em um tonel de água que ficava no fundo da casa onde ela morava, em Feira de Santana. De acordo com a Polícia Civil, o caso aconteceu na noite de quinta-feira (9). A criança foi identificada como Jasmine Sena Oliveira.
De acordo com apurações da TV Subaé, afiliada da TV Bahia em Feira de Santana, a criança tinha transtorno do espectro autista e estava brincando com a mãe dentro de casa.
Durante a brincadeira, ela foi até o quintal, onde teve acesso ao tonel de água. O objeto estava cortado ao meio, o que a delegada Klaudine Passos acredita que tenha facilitado o acesso da garota.
Após perceber que a menina havia se afogado, a mãe chamou uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e os profissionais tentaram reanimar a menina, mas ela teve uma parada cardíaca e não resistiu.
Ainda conforme a delegada, a mãe da garota passou mal após saber da morte da filha e precisou ser socorrida para uma unidade de saúde. O caso será investigado pela Polícia Civil.
Do Portal NS/Por g1 BA e TV Subaé
Um avião com quase meia tonelada de pasta base de cocaína pousou na fazenda Talismã, do cantor sertanejo Leonardo, em Jussara, a 270km de Goiânia. Segundo a Polícia Militar, houve confronto com os suspeitos que aguardavam para receber a droga. Dois homens foram alvejados e socorridos, mas não resistiram aos ferimentos e morreram. Um terceiro fugiu para região de mata.
A situação aconteceu nesta sexta-feira (10). Ao g1, a assessoria de Leonardo informou que o artista está em São Paulo e que não havia nenhum familiar na casa. Funcionários perceberam a movimentação estranha e ligaram para a PM. Nenhum deles se feriu.
Segundo a polícia, assim que o avião pousou na fazenda, havia uma caminhonete aguardando para recolher a droga. A PM e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciaram buscas pelo veículo, que foi localizado na BR-070, entre as cidades de Jussara e Montes Claros de Goiás.
Na rodovia, iniciou-se uma perseguição, seguida de um confronto com os ocupantes do carro. Segundo a PM, a troca de tiros foi intensa. Os criminosos feridos foram levados ao Hospital Municipal de Jussara, mas não resistiram aos ferimentos.
O Instituto Médico Legal (IML) confirmou ao g1 que foi acionado para fazer a remoção dos dois corpos na unidade médica e realizar a necrópsia.
No total, foram apreendidos 420kg de pasta base de cocaína, duas armas de fogo, uma caminhonete Hilux, dois rádios HT e uma antena para comunicação via satélite.
Na noite da última quinta-feira, 9, a Câmara de Vereadores de Serrinha homenageou durante a primeira sessão o historiador Guilherme Machado, idealizador do Museu do Gonzagão. A Moção de Aplausos foi proposta pelo vereador Ito Cardoso, tendo aprovação por unanimidade.
Em entrevista ao Info Serrinha e Região, Guilherme Machado agradeceu pelo reconhecimento. "Essa Moção de Aplausos é tudo para mim. O Museu é particular, e todo meu pagamento vem disso, de reconhecimento do poder público, da sociedade civil, da imprensa. A renda vem do meu trabalho, da minha família, e quando em tem uma homenagem dessa para mim é gratificante".
O historiador comentou o que o levou a criar o Museu. "A ideia vem de criança, desde muito cedo. Sou apaixonado pelo Nordeste. Lá no Colégio já tinha esse dom de colecionador, fiz História, e tudo que pego tenho que contar história. Tanto Lampião, Luiz Gonzaga, Frei Damião, e outros ícones do Nordeste têm história, mas resolvi fazer a história física deles".
Por ser um Museu particular, quem quiser fazer uma visita precisa agendar, mas as portas estão abertas para todos. "O Museu é particular, então é bom dar uma agendada através do telefone (75)92484502. Para eu poder manter o Museu tenho que trabalhar, então a pessoa pode chegar lá e não me encontrar, mas me ligando, agendando, com certeza você vai lá visitar e conhecer o Museu".
Além do Museu do Gonzagão, o local também comporta os Museus de Lampião e Maria Bonita, e do Rádio.
Serrinha e toda região do sisal estão perto de ver um sonho antigo ser realizado. O Governo do Estado cadastrou no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) as obras para as construções de uma Maternidade e de um Hospital Regional em Serrinha.
O anúncio foi feito pelo prefeito de Serrinha, Adriano Lima, através das redes socais. "O Governo do Estado, juntamente com o município fizeram o cadastramento no PAC da realização do Hospital Regional e uma nova maternidade para atender as altas complexidades de Serrinha e toda região".
A construção do Hospital Regional do Sisal e maternidade são lutas antigas de diversas lideranças políticas, e agora o sonho fica perto de ser tornar realidade a partir do momento que ocorreu o cadastramento no PAC, sendo essa uma das novas obras que serão executadas pelo Governo Federal em Serrinha.
Do Portal Info Serrinha