Novembro Azul PMS

Novembro Azul PMS

Banda Chica Baiana

Odonto Luz

Odonto Luz

Netinho Balachic

SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 27 de maio de 2023

Dois homens são mortos a tiros em Santaluz

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Dois homens foram mortos a tiros no fim da tarde deste sábado (27) em Santaluz, na região sisaleira da Bahia. As vítimas foram identificadas como Leandro de Jesus Rodrigues, de 30 anos, e Antonio Evangelista dos Santos, 28. O crime ocorreu em um quiosque localizado às margens do trecho urbano da BA-120, próximo à entrada do bairro Mãe Rufina. 

De acordo com a Guarda Civil Municipal (GCM), populares relataram que homens encapuzados desceram de um carro, atiraram nas vítimas e fugiram. Os óbitos foram confirmados pelo Samu. Equipes da GCM e da Polícia Militar fizeram rondas nas proximidades, mas ninguém foi preso até a publicação desta matéria. 

Os agentes de segurança isolaram o local do crime e acionaram uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) para remover os corpos, que serão encaminhados para necropsia. A autoria e motivação do duplo homicídio devem ser investigadas pela Polícia Civil.

Notícias de Santaluz

Com articulação frágil no Congresso, governo Lula guarda 60 cargos para agradar aliados

Em quase cinco meses de governo, mais de 60 postos espalhados pela Esplanada dos Ministérios seguem desocupados. São 39 cargos de segundo e terceiro escalão - entre secretarias, diretorias e departamentos dos 37 ministérios do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) —, e 27 entidades vinculadas (nas quais se enquadram empresas públicas, autarquias e outros).

 

Os números são de levantamento da consultoria Ética Inteligência Política, obtido pelo portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias.

 

Pela relevância política ou orçamento robusto, as colocações atraem aliados e podem ser usadas para contemplar partidos do Centrão, através da indicação de afilhados políticos. As nomeações para esses postos estão sob análise do Palácio do Planalto, enquanto a articulação política do governo ainda patina dentro do Congresso Nacional.

 

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MTCI) é o que possui mais cadeiras de segundo escalão vagas, com duas secretarias: de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital, além de quatro departamentos vinculados. A pasta está sob comando de Luciana Santos, do PCdoB.

 

Há imbróglios envolvendo algumas nomeações e nós que ainda não foram desatados. Por exemplo, no Ministério da Agricultura e Pecuária, chefiado por Carlos Fávaro, a Secretaria de Política Agrícola — uma das mais importantes da pasta — ainda está sem comando. Fávaro chegou a anunciar publicamente o ex-deputado Neri Geller para a secretaria, mas ele ainda não foi nomeado.

 

FIliado ao PP do Mato Grosso e próximo de Blairo Maggi, ex-ministro da Agricultura e um dos maiores produtores de soja do país, Geller também foi cotado para presidir a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

Em março, o titular da pasta, Paulo Teixeira, arbitrou a disputa e optou pelo nome defendido pelo Partido dos Trabalhadores, o ex-deputado estadual Edegar Pretto (RS). Pretto é ligado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e, após perder a disputa ao governo gaúcho em 2022, ficou sem mandato.

 

Teixeira está ainda debruçado sobre o nome que virá a assumir a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), que o PT também pleiteia. No governo Jair Bolsonaro (PL), a companhia federal era comandada pelo coronel da reserva Ricardo Mello Araújo, considerado como indicação da cota pessoal do então presidente.

 

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI), única pasta a ter uma mudança de ministro até este momento do governo, tem duas secretarias (de Coordenação de Sistemas e de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional) e um departamento vagos.

 

O novo ministro-chefe do GSI, o general da reserva do Exército Marcos Antônio Amaro dos Santos, tomou posse no início de maio e ainda reorganiza o órgão após a saída do general Gonçalves Dias, o G. Dias, e a passagem interina de Ricardo Cappelli.

 

Com cerca de 900 servidores — a maioria, militares — o GSI tem assistido a dispensas em série desde os atos golpistas de 8 de janeiro, quando agentes do órgão não foram capazes de conter a depredação do palácio.

 

Também com gabinete no Planalto, a Secretaria-Geral (SG) da Presidência ainda não preencheu duas secretarias: a Secretaria Executiva da Comissão de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Fomento e Colaboração. A SG é chefiada pelo ex-tesoureiro do PT Márcio Macêdo.

 

Projeção política e controle orçamentário tornam as entidades vinculadas aos ministérios cobiçadas por partidos. Os ministérios de Minas e Energia e de Portos e Aeroportos, apesar de estarem com o segundo e terceiro escalões completos, ainda têm, cada um, seis entidades em aberto.

 

É o caso, por exemplo, da Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA), a estatal responsável por comercializar o óleo e o gás extraídos da camada pré-sal, e daCompanhia Docas do Ceará (CDC), empresa pública que faz a administração e exploração comercial do Porto de Fortaleza.

 

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) também segue vago. O nome do marido da senadora Eliziane Gama (PSD), Inácio Melo, foi ventilado, mas a indicação política gerou resistência dentro da empresa pública e empacou.

 

No Ministério da Fazenda, a Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF), empresa pública responsável por fazer seguros para exportações de grande valor agregado, segue com presidente e um diretor nomeados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

 

O Banco da Amazônia (Basa) emitiu um comunicado aos acionistas e ao mercado na última quinta-feira (25) comunicando a eleição de Luiz Cláudio Moreira Lessa para ocupar o cargo de presidente do Basa. Ele foi indicado em meados de maio.

 

Também vinculado à pasta de Fernando Haddad, o Banco do Nordeste (BNB) só trocou de presidente em março. Lula indicou o ex-governador de Pernambuco Paulo Câmara, que se desfiliou do PSB em janeiro e hoje está sem partido.

 

A indicação para presidir o BNB dependia da mudança na Lei das Estatais, porque a legislação exigia que dirigentes partidários ficassem afastados das legendas por pelo menos três anos antes de serem nomeados para cargos de direção da administração direta ou em empresas públicas, como o BNB. Essa regra foi suspensa pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Sob o guarda-chuva do Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional estão ainda o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), esta última a estatal preferida do Centrão. Ambos seguem sem comando.

 

Apesar de filiado ao PDT, o ministro Waldez Góes é da cota do União Brasil, partido que também integra a base do governo, mas tem enfrentado dificuldades na relação com o Planalto.

 

As indicações para os postos da administração federal passam pela chancela da Casa Civil, que analisa currículos e requisitos jurídicos dos nomes. O ministro Rui Costa tem enfrentado críticas em algumas das nomeações. Quanto maior o nível de detalhamento, mais difícil fica o controle dos antecedentes dos indicados.

 

É exemplar o desconforto causado pela nomeação do deputado olavista Heitor Freire (União Brasil), confirmado em 11 de maio no comando de um diretoria da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), órgão vinculado à pasta de Integração.


Do Portal Bahia Notícias/Foto: José Cruz/Agência Brasil


Vitória sai na frente, mas cede o empate ao Avaí na Ressacada pela Série B

O Vitória chegou a abrir o placar, mas acabou cedendo o empate em 1 a 1 ao Avaí, neste sábado (27), na Ressacada, pela nona rodada da Série B. Wellington Nem fez o primeiro gol da partida, mas Waguininho deixou tudo igual para a equipe catarinense.

 

Com o resultado, o Leão chegou aos 19 pontos, mas corre o risco de perder a liderança da tabela de classificação. Com 17, Vila Nova e Criciúma, respectivamente em segundo e terceiro, ainda jogam no desenrolar da rodada. Já o time catarinense somou oito pontos e segue em 16º, um a mais da zona de rebaixamento.

 

O Vitória volta ao gramado na próxima sexta-feira (2), às 21h30, para receber a visita do Ituano, no Barradão, pela 10ª rodada da Segundona.

 

O JOGO

O dono da casa era o Avaí, mas quem começou em cima foi o Vitória. Nos primeiros cinco minutos de jogo, o Leão teve duas oportunidades em cobranças de falta. O time baiano começou bem na marcação e pressionando o Leão da Ilha. No entanto, nenhuma das duas equipes conseguiu armar boa trama que levasse perigo à meta adversário com a bola rolando até o relógio completar 10 minutos.

 

Wellington Nem abre o placar para o Leão
O Leão abriu o placar com Wellington Nem aos 18 minutos. Saída errada do goleiro Ygor Vinhas, o camisa 11 dominou, tabelou com Tréllez e soltou a bomba no ângulo esquerdo estufando as redes. Avaí 0x1 Vitória

 

O Leão queria mais! Aos 23 minutos Wellington Nem soltou a bomba na cobrança de falta que explodiu no travessão de Ygor Vinhas. Marco Antônio ainda pegou o rebote e finalizou na pequena área, mas o goleiro da equipe catarinense fez a defesa. Pressão do time baiano e dois minutos depois Railan fez boa jogada individual e fez o cruzamento para o desvio do camisa 11 e finalização de Rafinha, que foi travado. Na sequência, a bola voltou para o lateral rubro-negro que bateu de perna esquerda, mas mandou para fora.

 

O Avaí levou perigo pela primeira vez à meta do Vitória aos 33 minutos. Rafael Gava chutou da entrada da área, mas a bola desviou e saiu para escanteio tirando tinta da trave esquerda de Lucas Arcanjo. Na cobrança do tiro de canto por Gava, a bola desviou e o goleiro rubro-negro fez a defesa. A resposta do Leão veio aos 36. Wellington Nem recebe e encontrou Railan livre na direita. O lateral driblou, invadiu a área e encheu o pé, mas mandou para fora.

 

O Leão das Ilha armou boa trama aos 41 em contra-ataque rápido. Gustavo recebeu belo passe em profundidade de Rafael Gava, invadiu a área, driblou a marcação e bateu rasteiro para a grande defesa de Lucas Arcanjo evitando o empate. O jogou acabou sendo paralisado no minuto seguinte para atendimento do goleiro rubro-negro que sofreu falta na pequena área. Os donos da casa quase chegaram ao empate aos 49 minutos, mas Lucas Arcanjo fez uma bela intervenção na finalização de Gava.

 

Segundo tempo

As duas equipes voltaram modificadas dos vestiários. Dono da casa, o Leão da Ilha sacou o amarelado Xavier para a entrada de Júlio César. Já o Leão da Barra, fez duas substituições por ordem médica. Com uma entorse no tornozelo, o goleiro Lucas Arcanjo deu lugar a Dalton, enquanto Railan, que não se sentiu bem, saiu para a entrada de Zeca.

 

Aos 10 minutos, Rafinha cobrou a falta rasteira e Wagner Leonardo tentou chegar, mas não chegou e a bola saiu pela linha de fundo. O Avaí quase empatou aos 14. Bola levantada na área em cobrança de falta por Gava, Dalton saiu mal, não conseguiu cortar e Roberto desviou, mas a bola quicou no chão e passou por cima da meta rubro-negra. O time catarinense tentou mais uma vez aos 20 em cobrança de escanteio, mas a defesa do Rubro-Negro bloqueou a finalização e afastou o perigo.

 

Léo Gomes, que havia acabado de entrar, levou a pior numa dividida com Rafael Gava aos 28 minutos. O árbitro Marcelo de Lima Henrique paralisou a partida e pediu atendimento ao jogador rubro-negro. Aos 32, o Leão da Barra disparou no contra-ataque em velocidade com Wellington Nem. O camisa 11 tentou o passe com Tréllez, não deu certo e voltou para ele mesmo, que acabou sofrendo falta da marcação catarinense.

 

Avaí empata com Waguininho
O Leão da Ilha chegou ao empate aos 38 minutos com Waguininho. Natanael fez o cruzamento da esquerda, o atacante subiu e cabeceou no canto esquerdo da meta de Dalton. Avaí 1x1 Vitória

 

O goleiro Dalton fez uma defesa importante aos 50 minutos. Felipinho finalizou e o arqueiro do Leão da Barra caiu para encaixar a bola.

 

FICHA TÉCNICA
Avaí 1x1 Vitória
Série B - 9ª rodada
Local: Ressacada, em Florianópolis (SC)
Data: 27/05/2023 (sábado)
Horário: 17h30
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes: Renan Aguiar da Costa (CE) e Anne Kesy Gomes de Sá (AM)
Quarto árbitro: Célio Amorim (SC)
VAR: Adriano de Assis Miranda (SP)

Cartões amarelos: Xavier, Natanael, Eduardo, Júlio César (Avaí) / Marco Antônio (Vitória)

Gols: Wellington Nem (Vitória) / Waguininho (Avaí)

 

Avaí: Ygor Vinhas; Thales (Igor Dutra), Alan Costa, Roberto e Natanael; Xavier (Júlio César), Rafael Gava e Eduardo; Dentinho (Felipinho), Vitinho (Waguininho) e Gustavo (Modesto). Técnico: Gustavo Morínigo. 

 

Vitória: Lucas Arcanjo (Dalton); Railan (Zeca), João Victor, Camutanga, Wagner Leonardo e Marcelo; Marco Antônio, Rodrigo Andrade (Léo Gomes) e Wellington Nem (Welder); Rafinha (Thiago Lopes) e Tréllez. Técnico: Léo Condé.


Do Portal Bahia Notícias/Por Leandro Aragão/Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

Governo avalia possibilidade de rever imposto de importação, diz Haddad

Na sexta-feira (26), o ministro da Economia, Fernando Haddad, declarou que o governo está considerando a revisão da alíquota de importação de 60% que é aplicada sobre o valor aduaneiro, que inclui o preço da mercadoria, frete e seguro. Essa discussão tem como motivo, especialmente, produtos de empresas estrangeiras, como as plataformas de comércio online Shein, Aliexpress e Shopee.

 

Durante uma entrevista à emissora GloboNews, Haddad mencionou a possibilidade de alteração do imposto, mas não forneceu detalhes sobre como isso ocorreria. Ele destacou que irá discutir o assunto com representantes do setor varejista e com os estados, que também cobram impostos sobre a circulação de mercadorias, como o ICMS. O ministro afirmou: "O que não posso fazer é manter a situação como está."

 

Em abril, o governo havia anunciado o fim da isenção de até US$ 50 para encomendas internacionais entre pessoas físicas. Essa isenção vinha beneficiando de forma irregular as empresas chinesas, que estavam evitando a tributação em detrimento do comércio varejista nacional.

 

No entanto, poucos dias depois e atendendo a um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Haddad desistiu de implementar a medida. Na época, ele mencionou que a Receita Federal intensificaria a fiscalização sobre essas empresas. Após essa decisão, a Shein anunciou um plano de investimentos de R$ 750 milhões para iniciar produção no Brasil, enquanto a Shopee inaugurou seus primeiros dois centros de distribuição no Nordeste.


Do Portal Bahia Notícias/Foto: reprodução / Agência Brasil


Justiça Federal impede Ufba de exigir exames ginecológicos de candidatas em concurso público para professor

Campus da Universidade Federal da Bahia no bairro de Ondina, em Salvador | Foto: Divulgação/Ufba

A Justiça Federal determinou que a Universidade Federal da Bahia (Ufba) não exija exames ginecológicos para admissão das candidatas do sexo feminino em um concurso público lançado em 2022, da carreira de Magistério Superior. A informação foi divulgada na sexta (26).

A ação, que foi um pedido do Ministério Público Federal (MPF), é válida para o Edital nº8/2022. Apesar disso, o MPF também pediu que a instituição de ensino seja impedida de fazer essas exigências nos próximos concursos.

O g1 pediu um posicionamento sobre o caso para a Ufba, que informou que ainda não foi notificada.

De acordo com o MPF, a exigência desses procedimentos viola a isonomia entre homens e mulheres, ou seja, o princípio de igualdade perante a lei.

De acordo com o procurador da República Edson Abdon, autor da ação, o pedido pelos exames é invasiva, ainda mais quando comparados aos que são requeridos para os homens.

No edital lançado no ano passado, a apresentação dos resultados dos procedimentos conhecidos como Papanicolaou ou preventivo, a mamografia e a ultrassonografia de mama eram exigidos para as mulheres.

A decisão do MPF é baseada em que os resultados desses procedimentos não estão relacionados as capacidades necessárias para a ocupação do cargo, ou seja, os exames não podem ser o motivo pelo qual uma mulher não está apta para o emprego.

Com a decisão, as mulheres que não apresentarem esses exames não poderão ser eliminadas.

Do Portal NS/Por g1 BA


Acusado de assassinar Jeovane Sanfoneiro foi condenado a 17 anos de prisão

Sanfoneiro foi morto em 2020 no município de Quixabeira - Foto Reprodução Calila Notícias
João Estevão do Nascimento, foi condenado a 17 anos de prisão em regime fechado, pela morte de Jeovane da Silva Souza, o popular Jeovane Sanfoneiro, ocorrido em 06 de setembro de 2020, na localidade conhecida como Pimenteira, município de Quixabeira. O Júri popular aconteceu na última quinta-feira (25), em Capim Grosso. 
João Estevão do Nascimento

Jeovane do Aoyama como também era conhecido foi assassinado com um tiro na cabeça, quando visitava sua mãe que morava na mesma casa do acusado, na época, Estevão chegou a ser preso e solto logo em seguida, o mesmo ainda sofreu uma tentativa de homicídio na cidade de Jacobina.

Segundo o Site FR Notícias o julgamento foi conduzido pelo Juiz João Paulo da Silva Antal, tendo como promotor, Davi Gallo Barouh. O réu foi representado pelo advogado Dermival Rosa Moreira, defensor determinado pelo juiz.

Ainda de acordo com o Site, o julgamento foi acompanhado por um grande números de pessoas, que esperava por justiça pela morte de Jeovane, principalmente músicos e artistas que conviviam com Jeovane, uma figura popular e carismática. O músico teve passagem brilhante pela banda de forró Caciques do Nordeste.

@ Nossa Voz - Com informações do CN / FR Notícias

sexta-feira, 26 de maio de 2023

Vídeo: Motorista de aplicativo fica com câmbio preso no ânus no RJ

Um motorista por aplicativo ficou com o ânus preso na alavanca do câmbio do carro.O homem parou o trânsito, no Parque do Flamengo, no Rio de Janeiro (RJ), nesta terça-feira (23). As informações são via Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias.


Segundo testemunhas no local, o homem foi visto correndo sem roupas de um lado para o outro da via, depois de sentar no câmbio. O objeto, porém, quebrou e ficou preso dentro do motorista, que não conseguiu retirá-lo por conta própria.


O Corpo de Bombeiros foi chamado para fazer a retirada do objeto. A Polícia e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência também foram chamados. Nas filmagens feitas por testemunhas no local, é possível ouvir o homem gritar, enquanto é levado para uma das macas do Samu.


As circunstâncias para o incidente não foram esclarecidas e nem a identidade do motorista foi divulgada.

 

Confira:

Do Portal Bahia Notícias/ Foto: Reprodução / Metrópoles


Após Seap temer rebelião, detentos que voltariam de Serrinha para Feira serão transferidos para Salvador

A Justiça decidiu que 17, dos 18 detentos que foram transferidos no dia 8 de janeiro do Conjunto Penal de Feira de Santana (CPFS) para o Presídio de Segurança Máxima em Serrinha, na região sisaleira, devem ser transferidos para o Complexo da Mata Escura, em Salvador.

 

No dia 7 de janeiro, três detentos foram mortos no presídio de Feira de Santana (lembre aqui). Após este ocorrido, um total de 65 presos foram encaminhados de Feira para unidades carcerárias da Bahia.

 

A Corregedoria Geral de Justiça da Bahia, Núcleo de Presídios, pediu que estes 18 detentos permanecessem no município de Serrinha, mas a juíza Rosemunda Souza Barreto Valente negou, argumentando que cabia à Secretaria de Administração Penitenciária da Bahia (Seap) cumprir a decisão inicial do juiz Fábio Falcão Santos (veja aqui).

 

Pela nova decisão do magistrado, publicada nesta sexta-feira (26), 17 presos serão transferidos para a capital baiana por um prazo de 12 meses a contar desta decisão, determinando o cumprimento da prisão em até 20 dias. Permanece a decisão de retorno de um dos detentos ao CPFS.

 

Uma das questões consideradas pelo magistrado foi a superlotação do complexo de Feira de Santana, que possui capacidade para custodiar 1.356 preso, mas custodia 1.723 pessoas privadas de liberdade, sendo que 671 são presos provisórios.

 

Conforme a Seap, a direção do presídio de Feira de Santana “expôs a preocupação em uma possível retaliação por parte da massa carcerária com o retorno dos internos [dos 18] bem como o grande risco da integridade física e de vida com o retorno dos mesmos”, diz trecho do pedido.


Do Portal Bahia Notícias/Por Leonardo Valente


Mulher fica ferida após colidir moto em placa e pilar de posto de combustível em Conceição do Coité

Foto: Reprodução Calila Notícias
Nesta sexta-feira (26), por volta de 0h25, a equipe de plantão do Águia Resgate foi acionada para realizar um atendimento de emergência, pois segundo informações uma motociclista havia perdido o controle da direção e colidido em um dos pilares de sustentação de um posto de combustível, além de atingir a placa de preços do estabelecimento que fica no inicio da Avenida Senhora Santana em Conceição do Coité.

A equipe de Socorristas Voluntários do Águia se deslocou para o endereço informado e encontrou um mulher cuja identidade e idade não foram revelados, estava ao solo em decúbito dorsal, consciente, desorientada e apresentando dores na região da cabeça e no corpo após a colisão. 

A mesma recebeu os cuidados da equipe Águia Resgate e em seguida foi levada para a emergência do Hospital Português, Unidade Regional do município de Conceição do Coité. Não há informações sobre seu estado de saúde.

@ Nossa Voz com informações do Calila Notícias

Trabalhador de batedeira fica gravemente ferido ao cair durante empilhamento de sisal em Conceição do Coité

Foto Reprodução Calila Notícias
O trabalhador de uma batedeira de sisal localizada na Avenida Octacílio Gonçalves, bairro Fluminense, na saída de Conceição do Coité para Riachão do Jacuípe, ficou gravemente ferido na manhã desta sexta-feira (26), após cair do empilhamento de sisal com altura de aproximadamente 7 metros. As informações são do Águia Resgate grupo de socorristas voluntários, reveladas pela site Calila Notícias.

De acordo com os socorristas do Águia, o trabalhador identificado como Jaime Miranda, 65 anos, estava trabalhando quando por volta das 08h20 desequilibrou-se e caiu no solo, tendo sofrido uma forte pancada na cabeça. Desorientado, ele foi socorrido para o Hospital Português, Unidade Regional de Conceição do Coité, com suspeita de Traumatismo Craniano Encefálico (TCE). Segundo o CN, o estado de saúde do trabalhador é considerado grave.

@ Nossa Voz - Com informações do CN

Confira as atrações do primeiro dia do São João de Serrinha 2023


Foto: Arquivo/PAP

A prefeitura de Serrinha divulgou ontem (25) a grade de atrações do primeiro dia do São João de Serrinha 2023.

Confira:

🎤 Ana Castela

🎤 Mari Fernandez

🎤 Toque Dez

🎤 Kiko Chicabana

🎤 Lucas Aboiador

🎤 Danniel Vieira

🎤 Ricardinho & Arreio Dourado

🪗 Orquestra Sanfônica 

A divulgação foi feita nas redes sociais oficiais da gestão.

Foto: Divulgação/Ascom/PMS

Do Portal Ailton Pimentel

Prefeitura divulga grade de atrações do segundo dia do São João de Serrinha 2023. Confira!

Foto: Arquivo/PAP

Prefeitura de Serrinha divulgou nesta sexta-feira (26) a grade de atrações do segundo dia do São João 2023.

A divulgação foi feita através de uma publicação no Instagram da PMS.

"Sextou daquele jeito!

O segundo dia do melhor São João da Bahia não tá pra brincadeira, confere com a gente! 

🎤 Tarcísio do Acordeon 

🎤 Iguinho e Lulinha

🎤 O Erótico

🎤 Michel Firmo

🎤 Netinho Balachic

🎤 Lukas Top e O Breguinha

🎤 Ederlan Lima

🎤 Xote Sertão 

Fiquem ligados, amanhã tem mais novidade! Vem curtir com a gente!", Diz a publicação.

Foto: Divulgação/Ascom/PMS

Do Portal Ailton Pimentel

China se prepara para nova onda de Covid que trará 65 milhões de casos por semana

O alerta foi dado na última segunda-feira (22). Zhong Nanshan, um dos principais especialistas da China em doenças respiratórias, disse que as autoridades preveem um novo pico de Covid-19 que vai infectar 65 milhões de pessoas por semana em todo o país. E isso deve acontecer daqui a um mês, no final de junho.
 

A nova onda --já esperada, segundo Zhong-- começou em abril, quando a Covid voltou a superar a gripe comum como principal doença infecciosa na China. Já nesta última semana de maio, os casos devem superar a marca de 40 milhões de infecções semanais.
 

O aviso de Zhong, em alguma medida, confirma relatos que vinham se multiplicando nas redes sociais, em plataformas chinesas como o Weibo e em americanas como o Twitter. As publicações apontavam indícios de que o coronavírus está de volta à circulação na China e ganharam força com imagens de Xi Jinping.
 

Em 10 de maio, por exemplo, a agência estatal de notícias Xinhua mostrou a visita do dirigente chinês a Xiong'an, uma "cidade do futuro" em construção cem quilômetros ao sul de Pequim. Nas fotos, Xi e toda a sua comitiva usavam máscaras de proteção.
 

Dois dias depois, em Shijiazhuang, o dirigente e seu entorno novamente protegiam boca e nariz com o item de segurança durante visita a um salão de exposições de uma futura indústria biomédica.
 

Mesmo em eventos oficiais em que Xi apareceu sem máscara, como ao receber na quarta-feira (24) o premiê da Rússia, Mikhail Michustin, em Pequim, chama a atenção o fato de todas as pessoas presentes ao redor das longuíssimas mesas do Grande Salão do Povo estarem usando o equipamento.
 

Soma-se a isso a repercussão do cancelamento em sequência, com avisos de última hora e sem explicação, de diferentes eventos públicos, como uma convenção de empresários de tecnologia em Xangai, em 14 de maio, e um festival de música popular nos arredores de Pequim, em 20 de maio.
 

Zhong, consultor do governo para Covid-19 desde o início da pandemia, falou numa conferência em Guangzhou acompanhada pelo jornal Pengpai Xinwen (The Paper), de Xangai. Segundo ele, a estratégia chinesa de controle, antes voltada à prevenção das infecções, foi ajustada para prevenir doenças graves, porque a própria infecção pelas subvariantes XBB da ômicron se tornou difícil de evitar.
 

Junto com o aviso da nova onda, Zhong salientou que duas vacinas chinesas que podem combater as cepas mutantes XBB, hoje dominantes mundialmente, foram aprovadas de forma preliminar e estarão disponíveis "em breve". Outras três ou quatro estariam a caminho para aprovação.
 

"Na pesquisa de vacinas mais eficazes, podemos ficar à frente do mundo", ele teria dito, ao comentar a importância do desenvolvimento de imunizantes chineses específicos para as subvariantes XBB. O Centro de Controle e Prevenção da China identificou o primeiro caso de XBB.1.5 há cerca de três meses e outras subvariantes, como XBB.1.9.1 e XBB.1.16, em abril.
 

Na semana passada, um grupo consultivo da Organização Mundial de Saúde divulgou uma recomendação global para as vacinas serem atualizadas, neste ano, especificamente para XBB.1.5 ou XBB.1.16, consideradas "variantes de interesse" pela entidade. Desde a ômicron em novembro de 2021, não há mais linhagens do coronavírus classificadas como "variante de preocupação".
 

Em parte por se tratar de reinfecção, a expectativa é de que a onda chinesa seja leve, talvez até invisível, como aconteceu com a XBB.1.5 nos EUA e na Europa. No Brasil, o primeiro caso da subvariante foi identificado no interior de São Paulo, em janeiro, também sem maior impacto nos meses seguintes.
 

Se 65 milhões de novas infecções por semana previstas para a China são expressivos, importante lembrar que o pico registrado em 20 de dezembro de 2022 foi de 37 milhões de casos diários. Na ocasião, a Covid zero dava seus últimos suspiros.
 

Não há perspectiva de nenhuma retomada de restrições em grande escala e das enormes forças-tarefas de testagem obrigatória em massa. É pouco provável, portanto, que se veja na China uma nova versão da política de rigorosas medidas de prevenção e controle que se estendeu durante todo o período mais crítico da pandemia até ser encerrada depois de raros e ruidosos protestos que se espalharam em grandes cidades chinesas.
 

Mas esses altos e baixos no cenário epidemiológico vieram para ficar. Segundo Xie Xiaoliang, professor da Universidade de Pequim, a China precisará se preparar para mais uma onda de Covid-19 no inverno, no final deste ano. No Keji Ribao, publicação diária do Ministério de Ciência e Tecnologia da China, Xie afirmou que "dados mundiais mostram que as mutações podem desencadear intermitentemente várias rodadas de picos de infecções, aproximadamente uma vez a cada cinco meses".


Do Portal Bahia Notícias/Por Folhapress/Foto: Reprodução / Redes Sociais

Congresso devolve Abin a militares, e Planalto vê recado a Rui Costa

A mudança de última hora no relatório da MP (medida provisória) da reorganização da Esplanada dos Ministérios que devolve ao GSI (Gabinete de Segurança Institucional) a responsabilidade de "coordenar as atividades de inteligência federal" foi vista dentro do Palácio do Planalto como um recado dos parlamentares ao governo -em particular contra o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT).
 

Além de atrapalhar os planos da pasta, que queria a manutenção dessa competência em sua estrutura, assessores de Lula no Planalto dizem que a alteração no texto ainda terá o efeito colateral de provocar uma série de ruídos na organização da inteligência do Estado.
 

Nesta quarta-feira (24), uma comissão especial do Congresso Nacional aprovou a MP que altera a estrutura do governo com a criação de ministérios e definição de novas atribuições para as pastas. O texto votado trouxe também o esvaziamento das responsabilidades do Ministério do Meio Ambiente, comandado por Marina Silva, e o empoderamento de pastas chefiadas pelo centrão.
 

Além disso, o relator Isnaldo Bulhões (MDB-AL) decidiu alterar o texto para retirar da Casa Civil a coordenação das atividades de inteligência do governo federal -retornando ao texto original apresentado pelo governo federal em janeiro.
 

No primeiro relatório, apresentado na terça (23), Isnaldo havia transferido essa competência para a estrutura da Casa Civil, seguindo o desenho proposto pelo governo Lula num decreto editado em março.
 

Na versão votada na quarta, no entanto, Isnaldo devolveu esse item ao GSI, num movimento que pode pavimentar a volta da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) para o órgão militar. A MP agora terá de ser apreciada nos plenários de Câmara e Senado na próxima semana, uma vez que ela perde validade no dia 1º.
 

Lula passou a Abin para a Casa Civil após os ataques golpistas de 8 de janeiro, em meio à desconfiança do petista com os militares do GSI.
 

A iniciativa do líder do MDB na Câmara reverteu toda uma articulação do governo. O Planalto contava com a aprovação da medida provisória com a inteligência sob o guarda-chuva da Casa Civil para, na sequência, editar novos atos e concluir o novo desenho da inteligência do Estado brasileiro.
 

A avaliação de membros do governo ouvidos pela Folha é a de que o Congresso quis dar uma demonstração de força no sentido de que consegue interferir em questões do Executivo -inclusive alterar a estrutura de dentro do Palácio do Planalto.
 

A mensagem ganhou ainda mais peso por se tratar de um tema considerado sensível (a relação do governo com militares).
 

Eles ressaltam que essa mudança não tem lastro ideológico, como nas transferências de competências que esvaziaram a pauta ambiental do governo devido à pressão da bancada ruralista. Apontam ainda que Rui tem sido alvo de queixas dos parlamentares, que criticam sua falta interlocução com o Congresso.
 

O ministro entrou na mira de parlamentares por centralizar as decisões da Casa Civil, segurando nomeações e também se colocando como um entrave dentro do Planalto para a liberação de emendas.
 

Ele ainda passou a ser criticado, mesmo internamente no governo, por tentar atropelar via decreto mudanças feitos pelo Congresso no Marco do Saneamento, o que resultou na maior derrota legislativa sofrida por Lula até o momento neste mandato.
 

Segundo aliados de Lula, o recado parte principalmente do líder da União Brasil na Câmara, deputado Elmar Nascimento, que é adversário de Rui na Bahia.
 

Aliados de Elmar, no entanto, minimizam o envolvimento do deputado nessa questão. Eles ressaltam que o próprio relator do texto fez agradecimento público ao ministro da Casa Civil ao final da votação do texto.
 

Interlocutores de Isnaldo também negam que esse tenha sido um recado para o governo.
 

Segundo relatos, não houve consenso sobre as atribuições de inteligência e, por conta disso, voltou-se à versão original da MP. Eles ainda não descartam a possibilidade de que o trecho sofra novas alterações nas discussões em plenário.
 

Apesar de ter perdido a função de coordenadora das atividades de inteligência, Rui conseguiu manter outras funções da Casa Civil na MP. Entre elas, o PPI (Programa de Parceria de Investimentos).
 

Ministros palacianos acreditam que ainda há espaço para negociar alguns pontos antes que a medida provisória da Esplanada seja votada definitivamente na Câmara e no Senado. No entanto, há o diagnóstico de que não se pode "esticar muito a corda" a ponto de inviabilizar a aprovação da MP.
 

Isso porque, caso a MP expire em 1º de junho, toda a estrutura ministerial montada por Lula deixa de existir. Nessa hipótese, voltaria a valer o formato do governo Jair Bolsonaro (PL), com apenas 23 pastas.
 

Assessores palacianos dizem que a alteração promovida pelos parlamentares aumenta a crise organizacional que vem atingindo o setor de inteligência desde a edição do decreto que levou a Abin para a Casa Civil.
 

Isso porque existe atualmente uma divisão de atribuições, que ainda não está totalmente afinada. Apesar de a Abin ter migrado para a Casa Civil, o Sisbin -que integra mais de 40 órgãos governamentais da área de inteligência- segue no GSI.
 

O governo esperava, com a medida provisória, consolidar a coordenação das atividades de inteligência na Casa Civil, para na sequência editar normativas delimitando as atribuições de cada órgão.
 

Pessoas que acompanham as negociações disseram à Folha de S.Paulo que o GSI articulava no Planalto para a criação de um célula de inteligência da Abin dentro da pasta. O responsável pelo cargo seria o diretor-adjunto da agência, Saulo Moura da Cunha, que já trabalha em sala ao lado do gabinete do ministro Marcos Antonio Amaro.
 

O objetivo, segundo integrantes do Planalto, seria permitir que o GSI tivesse um interlocutor direto com a Abin -que permanece na Casa Civil--, para solicitar informações e relatórios de inteligência que auxiliam na tomada de decisões por Amaro.
 

Na quarta, em audiência na Câmara, o ministro Amaro afirmou haver um consenso no Planalto de que a Abin permaneceria sob o comando da Casa Civil.
 

"Não estamos trabalhando para retornar [a Abin para o GSI], já houve decisão a respeito e não há qualquer postulação para que ela retorne para o GSI, mas o importante é que o GSI continue contando com os conhecimentos produzidos pela Abin", disse o general.
 

Amaro, porém, afirmou que o GSI precisa ser "um dos clientes dos produtos" da Abin, porque as informações de inteligência auxiliam na tomada de decisões sobre a segurança do Palácio do Planalto e de Lula.
 

"Para prevenção e gerenciamento de crises, nós temos que contar com essa previsibilidade e esses conhecimentos produzidos pela Abin. Isso que é importante para nós."


Do Portal Bahia Notícias/Por Cezar Feitoza, Renato Machado e Victoria Azevedo | Folhapress/Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / EBC