Novembro Azul PMS

Novembro Azul PMS

Banda Chica Baiana

Odonto Luz

Odonto Luz

Netinho Balachic

SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 16 de abril de 2022

Com um a mais em boa parte do jogo, Vitória perde para o Floresta no Barradão

Com um a mais em boa parte do jogo, Vitória perde para o Floresta no Barradão
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

Mesmo com um a mais desde os 36 minutos do primeiro tempo, o Vitória perdeu para o Floresta, neste sábado (16), no Barradão. E foi um golaço de Fábio Alves que decretou o placar final de 1 a 0 a favor dos visitantes. 

 

O Leão apresentou, mais uma vez, muita dificuldade para criar jogadas, e saiu de campo sem balançar as redes pela quarta vez nesta temporada.

 

O Rubro-Negro baiano agora vira a chave e enfrentará o Fortaleza, na próxima terça-feira (20), pela terceira fase da Copa do Brasil, no Castelão. 

 

O JOGO 

O Vitória começou o jogo com muita dificuldade, para sair de trás. A bola ficou majoritariamente nos pés dos três zagueiros, que erravam muitos passes e dificultavam o processo de criação. 

 

Tanto é que a primeira chance só veio surgir aos 28 minutos, em cobrança de escanteio. Após cruzamento de Eduardo, Rafael Ribeiro cabeceou e a bola sobrou para Salomão. O lateral-esquerdo jogou para o meio da área e Ewerton Páscoa quase conseguiu cabecear para o gol. 

 

Expulsão e golaço

Aos 36, o árbitro entendeu que Perema merecia levar o segundo cartão amarelo por falta em Tréllez. O zagueiro do Floresta foi expulso e o Leão passou a ter um a mais em campo.

 

Mas foi o Floresta que abriu o placar, aos 41 minutos. Em falta do meio da rua, Fábio Alves mandou uma bomba no ângulo, cheia de curva, e Lucas Arcanjo, que não colocou ninguém na barreira, ficou sem reação. 

 

Fábio Alves comemora golaço pelo Floresta | Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

 

Alterações e melhora

Com um a mais, o técnico Geninho optou por abandonar o esquema com três zagueiros no intervalo e reforçou o ataque com Miller e Alisson Santos.

 

Logo aos três minutos, o Vitória já criou sua primeira chance. Iury arriscou da entrada da área e a bola passou perto do ângulo esquerdo de Marcão. 

 

Aos 10 minutos, Alisson Santos cortou para a direita e arriscou de fora. A bola tinha endereço, mas Mailson cortou. O ponta tentou novamente aos 13, no mesmo estilo. Dessa vez, mandou para fora. 

 

No minuto seguinte, Dionísio lançou na área, Luidy desviou de cabeça e Ewerton Páscoa saiu na cara do gol. O goleiro dividiu com ele e conseguiu afastar. 

 

Aos 33, foi a vez de Dionísio arriscar da intermediária. A bola passou com perigo à direita de Marcão. Na sequência, Alisson Santos cortou para o meio e arriscou de fora, ganhando escanteio após desvio na zaga. 

 

A melhor chance surgiu aos 40 minutos. Alisson Santos cobrou escanteio e Ewerton Páscoa cabeceou na direção do gol. O zagueiro Dudu cortou em cima da linha. Na sobra, Tréllez ainda tentou, mas foi bloqueado.

 

Logo depois, o próprio Alisson Santos invadiu a área e chutou com força, para fora. 

 

Aos 44, Roberto recebeu pela esquerda, cortou para dentro e bateu, obrigando Marcão a espalmar para frente. No minuto seguinte, Ewerton Páscoa ficou novamente com a sobra do escanteio e, na entrada da pequena área, isolou, para o desespero dos que estavam na arquibancada. 

 

FICHA TÉCNICA
Vitória x Floresta
Brasileirão Série C - 2ª rodada 
Data: 16/04/2022 (sábado)
Local: Barradão, em Salvador (BA) 
Horário: 21h
Árbitro: Michelangelo Martins de Almeida Júnior (PE) 
Assistentes: Bruno Chaves Vieira e Karla Renata Cavalcanti de Santana (ambos de PE)
Quarto Árbitro: Irinaldo Jorge dos Santos Silva (BA)
Gols: Fábio Alves (Floresta) 
Cartões amarelos: Salomão e Dionísio (Vitória) / Mailson e Perema (Floresta)
Cartões vermelhos: Perema (Floresta)

 

Vitória: Lucas Arcanjo, Alemão (Roberto), Rafael Ribeiro (Alisson Santos), Ewerton Páscoa, Mateus Moraes e Salomão (Iury); João Pedro, Eduardo (Miller) e Dionísio; Luidy (Dinei) e Tréllez. Técnico: Geninho. 

 

Floresta: Marcão; Yago Rocha (Carlos Renato), Mailson, Perema e Fábio Alves; Jô, Carlinhos e Renan Mota (Marcelo Sousa); Klenisson (Alason), Jeffinho (Lincoln/Dudu) e Flávio Torres. Técnico: Ricardo Drubscky. 


Do Portal Bahia Notícias/por Nuno Krause

Vitória está definido para enfrentar o Floresta

O Vitória está definido para o duelo contra o Floresta, logo mais às 21h, no Barradão, pela segunda rodada da Série C do Campeonato Brasileiro.

Conforme antecipado pelo Galáticos Online, o técnico Geninho promoveu a estreia do volante Dionísio , que foi contratado após bom início de temporada no Atlético de Alagoinhas. O jogador ocupará a vaga de Jadson, que será opção para o decorrer da partida. 

Com isso, o Leão vai a campo com: Lucas Arcanjo; Alemão, Rafael Ribeiro, Ewerton Páscoa, Mateus Moraes e Salomão; João Pedro, Dionísio e Eduardo; Luidy e Tréllez

Além da estreia de Dionísio, outros jogadores também podem fazer sua primeira aparição para torcida neste sábado. É o caso de Miller, Léo Gomes e Daniel Bolt, que foram relacionados para o embate.

Do Portal Galáticos Online

Com excelente atuação na 2ª Rodada, Nem de Zé e Demison Correria assumiram a artilharia do Campeonato Barroquense de 2022

Nem de Zé do Vasco e Demisson Correria do Santa. Fotos enviadas ao J@NV

O Campeonato Barroquense de Futebol começou revelando novos goleadores na disputa do municipal. Os nomes apontados após a primeira rodada (ver aqui) acabaram passando em branco no segundo jogo, e quem garantiu os holofotes, e até pediram música, foram os artilheiros do Vasco e do Santa Cruz, Ném de Zé, do Toco Preto e Demisson de Conceição do Coité.

Após marcar três gols diante do Independente da Lagoa Redonda, Ném falou sobre seu desempenho e o que espera para os próximos duelos, especialmente o clássico de amanhã: "A gente fez um jogo bom, fizemos logo o resultado no primeiro tempo. Fui feliz, fiz três gols para ajudar a minha equipe, somos líder do grupo e do geral, invictos com duas vitórias. Domingo agora é clássico, temos que entrar com intensidade, e temos uma equipe para disputar com qualquer time de Barrocas. O Vasco sempre tem bons jogadores, o elenco desse ano eu tenho certeza que a gente vai chegar na Semi e quem sabe na final para ser campeão", afirmou sem titubear o goleador. Já sobre a artilharia ele ponderou: "Ainda é cedo pra falar de artilharia, três gols ainda, tem outros atletas de outras equipes, é comemorar a semana, que foi muito boa, de goleada pra ir com moral para o clássico e com fé em Deus, domingo balançar as redes de novo. O importante é agente sair com o triunfo para ficar ainda mais na liderança do campeonato" destacou o atacante do Vasco.

Jovem, mas com experiência em competições, Demisson desbancou a defesa do Vila Nova, e pôs seu nome entre os artilheiros do Barroquense 2022 após balançar as redes três vezes. O atacante falou sobre a união da equipe e como vem sendo disputar o campeonato: "A gente se preparou bem para o jogo fora de casa, porque só a vitória nos interessava. Ouvimos bem o plano de jogo da nossa comissão técnica, jogo pela manhã todos sabem que é complicado a temperatura o calor, mais a gente passamos a impor nosso ritmo e conseguimos uma grande vitória. E sobre os gols na partida, fiquei bastante feliz por ter marcado e ajudado meus companheiros. Eu espero que o próximo jogo que é em nosso campo que possamos fazer mais uma grande partida diante da nossa torcida e possamos sai com +3 pontos", finalizou o artilheiro do Santa Cruz.

Neste domingo (17), Ném de Zé, do Vasco irá encarar um clássico, com o Chelsea, no povoado do Rosário. Já Demisson, enfrentará o Independente, na Lagoa da Cruz. O resultado é incerto, mas que os artilheiros vão querer balançar a rede é inegável.

@ Nossa Voz por Kauã Sherman

Conta de luz mais barata: veja quanto você vai economizar a partir deste sábado (16)

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil


A conta de luz pode ficar mais barata em todo o Brasil a partir deste sábado (16). Isso porque hoje chega ao fim a bandeira de escassez hídrica que resultava em uma taxa extra na conta de energia elétrica.

O valor chegava a R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A medida, que encarecia os custos da energia elétrica, estava em vigor desde setembro de 2021.

O fim da taxa extra só será possível porque, com os reservatórios de quatro das cinco regiões do país mais cheios, o operador do sistema elétrico nacional poderá dispensar o uso de termelétricas, que têm custo maior do que o das hidrelétricas. Apenas os reservatórios da Região Sul estão baixos, devido à estiagem que atinge a região.

Com a medida, a redução estimada pelo governo nas contas de luz para o consumidor é de cerca de 20%.

Já havia uma previsão de que a bandeira de escassez hídrica, patamar mais alto já adotado pelo governo, terminaria no final deste mês. A medida, no entanto, acabou sendo antecipada em cerca de 15 dias.

Fim da taxa extra na conta de luz

A tarifa extra foi aprovada em meio à crise hidrológica que afetou o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas do país em 2021.

As usinas são a principal fonte geradora de energia elétrica no país. Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), o Brasil enfrentou, em 2021, "a pior seca já registrada na história".

"Para garantir a segurança no fornecimento de energia elétrica, o país utilizou todos os recursos disponíveis e o governo federal teve que tomar medidas excepcionais. Com o esforço dos órgãos do setor, o país conseguiu superar esse desafio, os reservatórios estão muito mais cheios que no ano passado e o risco de falta de energia foi totalmente afastado", informou, em nota, a pasta. 

Do Portal Ailton Pimentel, com informações da Agência Brasil

Pescadores fisgam pirarucu de mais 2 metros e quase 130 kg

Foto: Redes Sociais/Reprodução

Dois pescadores fisgaram um pirarucu com mais 2 metros e aproximadamente 130 kg no Rio Madeira. Anderson Guedes e Wladis Kucharski contaram ao g1 que foi o maior peixe pirarucu que eles já pegaram. A pescaria aconteceu esta semana em Jaci-Paraná, distrito de Porto Velho.

Nas redes sociais eles comemoraram a façanha e publicaram imagens do peixe gigante que, sozinho, ocupou todo o espaço do caiaque onde eles estavam.

“A gente tinha uma fita que ia até 2,5 metros só que é difícil você equilibrar um peixe desse tamanho, medir ele. Pesar na balança nem tem como”, comentou Wladis.

Anderson contou sobre o momento que eles encontraram o peixe e o misto de sensações durante a batalha com o pirarucu no Rio Madeira. Ele pesca desde criança.

“Foi uma sensação incrível. Um pouco de medo porque a qualquer momento o peixe pode puxar para um lugar que você pode virar o caiaque, mas ao mesmo tempo aquela sensação de euforia. O coração dispara, a emoção vai a mil”, relembra.

Os dois colegas, que praticam pesca esportiva, levaram aproximadamente 40 minutos para fisgar o peixe, colocar no caiaque e depois realizar a soltura com toda a segurança necessária.

“Não foi fácil porque é um peixe difícil de manusear. Ele é muito forte, qualquer batida que ele der com a cabeça ele pode derrubar, mas tomamos os cuidados necessários para poder embarcar o peixe e soltar novamente para que ele pudesse seguir reproduzindo”, apontou Anderson.

Do Portal NS/Fonte: G1 RO

Jovem morre após ser encontrado caído ao lado de moto na zona rural de Queimadas

Polícia disse que recebeu relato de que o jovem teria perdido o controle da moto e colidido em uma árvore | Foto: Notícias de Santaluz

Railton dos Santos Silva, de 19 anos, morreu em Queimadas, região sisaleira da Bahia, na noite desta sexta-feira (15). 

De acordo com informações da Polícia Militar, ele foi encontrado caído no chão ao lado de uma motocicleta, em uma curva da estrada de terra que liga a sede do município a barragem. A PM disse que recebeu relato de que Railton teria perdido o controle da moto e colidido em uma árvore. 

Ainda conforme a polícia, o jovem chegou a ser socorrido e levado para o hospital da cidade, em uma ambulância do Samu, mas não resistiu e morreu após dar entrada na unidade com traumatismo craniano, insuficiência respiratória e hemorragia pulmonar. O corpo será encaminhado para necropsia no Departamento de Polícia Técnica (DPT). Uma equipe da Guarda Civil Municipal também atendeu a ocorrência.

Notícias de Santaluz

Ibotirama: Avião faz pouso de emergência e vai parar em matagal após pane no motor

Ibotirama: Avião faz pouso de emergência e vai parar em matagal após pane no motor
Foto: Reprodução / Gazeta 5

Um avião fez um pouso de emergência no aeródromo de Ibotirama, na região do Velho Chico, Oeste baiano. Segundo o site Gazeta 5, a aterrisagem, ocorreu na tarde desta sexta-feira (15), após um dos motores da aeronave apresentar problemas. No pouso, um dos pneus do avião estourou.

 

A aeronave saiu da pista e parou em uma área de mata, dentro do aeródromo. Mesmo com o ocorrido, ninguém se feriu. Estavam no avião um piloto, o copiloto e seis passageiros.

 

A aeronave tinha saído de Belém, no Pará; com destino a Porto Seguro, na Costa do Descobrimento. 


Do Portal Bahia Notícias

OMS monitora casos de hepatite de origem desconhecida em crianças na Europa

OMS monitora casos de hepatite de origem desconhecida em crianças na Europa
Foto: Divulgação

A Organização Mundial de Saúde (OMS) está monitorando casos de hepatite em crianças na Europa. A causa da doença ainda é desconhecida. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (15). Nenhuma morte foi registrada até agora.

 

Até o dia 8 de abril, 74 casos haviam sido identificados no Reino Unido, disse a entidade, com 6 crianças tendo passado por um transplante de fígado. Desde então, mais três casos foram confirmados na Espanha e outros estão sob investigação na Irlanda.

 

Nos casos do Reino Unido, já foram descartados os vírus causadores das hepatites A, B, C, D (quando aplicável) e E após testes laboratoriais, segundo a organização, que alertou ser provável que "mais casos sejam relatados nos próximos dias".

 

Os casos foram reportados pela primeira vez no dia 5 de abril no Reino Unido, quando foram registrados 10 pessoas com a doença. As crianças começaram a sentir sintomas em março, com icterícia (pele e/ou olhos amarelos), diarreia, vômito e dor abdominal. Todos os 10 casos foram detectados quando hospitalizados.

 

Do Portal Bahia Notícias 

Descartado pelo mercado, advogado puxa carroça e pede atenção da OAB para situação

Descartado pelo mercado, advogado puxa carroça e pede atenção da OAB para situação
Foto: Linkedin

Uma publicação de um advogado no Linkedin viralizou por aparecer de terno e gravata carregando uma carroça emprestada, pelas ruas de Cotia, em São Paulo. O ato, segundo o advogado Valmir Goslawski, foi um grito de alerta para todos os colegas jovens ou mais velhas, de que todos podem ser descartados pelo mercado de trabalho.


“Me sinto envergonhado com 50 anos de idade vir aqui expor a realidade, sou advogado tributário há mais de 15 anos! Olha para isso OAB!!!!! Sou Pós graduado pela PUC e agora um inútil social, tenho coragem, força, conhecimento  jurídico notório, plena capacidade física e mental, reputação ilibada, experiência profissional, mas infelizmente esse advogado que pertence aos seus quadros empurra uma carroça dignamente para sobreviver , pois não sou mais interessante para o mercado”, escreveu o tributarista na rede social. No texto, o advogado diz que só pode lamentar aos seus iguais, pois essa é “a realidade da advocacia brasileira”, profissão pela qual ainda tem muito amor em exercer.


Do Portal Bahia Notícias

Morre general Newton Cruz, chefe do SNI durante a ditadura militar

Morre general Newton Cruz, chefe do SNI durante a ditadura militar
Foto: Reprodução Redes Sociais / Metrópoles

Morreu na manhã deste sábado (16) o general Newton Cruz, 97, chefe do SNI (Serviço Nacional de Informações) durante a ditadura militar e um dos acusados pelo atentado a bomba no Riocentro em 1981.
 

Ele estava internado no Hospital Central do Exército, na zona norte do Rio de Janeiro. A morte foi confirmada pelo Comando Militar do Leste.
 

Newton Cruz era um dos principais críticos da abertura dos arquivos do regime militar. Foi também um dos poucos generais a ser formalmente acusado por crimes cometidos durante a ditadura.
 

O general foi um dos seis acusados pelo atentado a bomba no Riocentro em 1981. A ação foi tramada pela chamada linha dura do regime para causar pânico em um show pelo Dia do Trabalho que reuniu cerca de 20 mil pessoas no centro de convenções na zona oeste do Rio. O plano deu errado, e uma bomba explodiu no colo do sargento Guilherme do Rosário, que morreu no local.
 

O inquérito original, que correu na Justiça Militar em 1981, tentou culpar organizações de esquerda pelo episódio. A farsa foi desmontada, mas ninguém foi punido até hoje.
 

A tentativa de responsabilização do general foi iniciada em 1999, quando um novo inquérito policial militar do Exército o indiciou. Ele foi acusado de falso testemunho na Justiça Militar, mas o STF (Supremo Tribunal Federal) trancou o processo.
 

Em 2014, uma nova denúncia contra Cruz foi aberta na Justiça Federal, desta vez sob acusação de tentativa de homicídio doloso, associação criminosa armada, transporte de explosivos e favorecimento pessoal. O TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região) trancou a ação penal por considerar o crime prescrito.
 

Cruz foi considerado pelo MPF coautor do atentado por não ter tomado atitudes para evitá-lo. A denúncia dizia que, ao saber do plano e de sua execução, Cruz "omitiu-se" diante da possibilidade de que pessoas fossem mortas e feridas.
 

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo após a abertura da ação penal, ele admitiu que foi avisado com duas horas de antecedência de que militares estavam deixando a sede do DOI-Codi carioca para detonar uma bomba no centro de eventos.
 

Ele disse que não tomou nenhuma atitude por entender que a explosão ocorreria na casa de força do Riocentro, sem machucar ninguém. Também afirmou que, por estar na ocasião em Brasília, sede da agência central do SNI, não teria como impedir as explosões à distância.
 

"Em 30 de abril de 1981, era noitinha, mais ou menos 19h, o coronel Ary [Pereira de Carvalho], que era meu chefe de operações, recebeu um telefonema do Rio. O [capitão Freddie] Perdigão foi ao DOI saber se havia alguma novidade. Quando chegou, viu um grupo que estava planejando partir para o Riocentro a fim de jogar uma bomba para marcar presença. Seria um protesto contra o que estava se passando lá. O Ary saiu dali: 'Chefe, eu acabei de receber um telefonema'. Quando ele contou, eu raciocinei até dez. O que fazer? Avisar a quem?", disse o general, na ocasião.
 

Uma primeira bomba foi lançada na caixa de força do Riocentro. A segunda explodiu no colo de Rosário. Newton Cruz disse que não sabia deste segundo artefato.
 

"Fui escalado o bode expiatório da revolução de 1964. Avisar a quem? Aí cerca tudo, e tal, e tinha um tumulto lá? Era o que eles queriam. Não havia nem celular nessa época. A bomba da casa de força não tinha possibilidade de prejudicar ninguém. Tanto que não foi nem ouvida no auditório. Foi um ato de presença. Não ia fazer nada", afirmou ele na entrevista.
 

"Ninguém podia fazer nada. Eu tinha que aguardar. Isso foi uma decisão minha. Minha. Tomada por minha conta, e por que eu achava que para o caso era a melhor decisão."
 

Nini, como era chamado por seus colegas de farda na época da ativa, também foi um dos principais críticos da abertura dos arquivos da ditadura militar.
 

"Eu acho que não se deve falar mais nisso. Vão achar papéis esparsos, se houver alguma coisa ainda, o que conduzirá a coisas erradas e a generalizações. Se aparecer alguma coisa, não vai esclarecer a história, vai confundir a história", disse ele à Folha de S.Paulo em 2004.
 

Cruz foi o responsável pela destruição de aproximadamente 19,4 mil documentos secretos produzidos ao longo da ditadura militar (1964-1985) pela agência.
 

Dentre os documentos, estavam relatórios sobre personalidades famosas, como o ex-governador do Rio Leonel Brizola (1922-2004), o arcebispo católico dom Helder Câmara (1909-1999), o poeta e compositor Vinicius de Moraes (1913-1980) e o poeta João Cabral de Melo Neto (1920-1999).
 

Alguns papéis podiam causar incômodo aos militares, como um relatório intitulado "Tráfico de Influência de Parente do Presidente da República". O material era relacionado ao ex-presidente Emílio Garrastazu Médici, que governou de 1969 a 1974.
 

Ele defendeu a destruição dos papéis em entrevista à Folha de S.Paulo.
 

"Foi tudo de acordo com a lei da época. O SNI existia para assessorar o presidente da República na política do governo. É um órgão de informação, e a informação nascia de um processamento doutrinariamente resolvido. Ele cumpriu o papel dele e terminou aí", afirmou.
 

Em 1994, ele se candidatou para o governo do Rio de Janeiro pelo PSD. Ficou em terceiro lugar, com quase 874 mil votos (14% dos votos válidos).


Do Portal Bahia Notícias/por Folhapress

Itabuna: Homem morre em acidente envolvendo apresentadora da Rede Bahia

 

Itabuna: Homem morre em acidente envolvendo apresentadora da Rede Bahia
Foto: Reprodução / TV Santa Cruz

Um homem morreu depois de ser atropelado em um trecho da BR-415, que faz a ligação entre Ilhéus e Itabuna, no sul da Bahia, na noite de sexta-feira (15). O veículo era conduzido pela jornalista Olga Amaral, apresentadora da TV Santa Cruz, filial da Rede Bahia.

 

De acordo com informações do G1, a jornalista informou à polícia que trafegava pela via, na altura do Km 26, sentido Ilhéus, quando alguém apareceu inesperadamente na pista e houve o impacto.

 

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ela parou o carro e não encontrou a vítima. Em seguida, a motorista se dirigiu à base da corporação e comunicou a ocorrência.

 

Olga Amaral, apresentadora da TV Santa Cruz. Foto: Divulgação

 

Conforme a publicação, agentes chegaram ao local indicado e encontraram um homem, caído fora da estrada, em uma vegetação às margens da rodovia. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada, mas a vítima já estava sem vida.

 

O corpo foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Ilhéus e não havia sido identificado por familiares até a manhã deste sábado (16).


Do Portal Bahia Notícias

Taxa extra na conta de luz deixa de ser cobrada a partir deste sábado

Taxa extra na conta de luz deixa de ser cobrada a partir deste sábado
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

A partir deste sábado (16), a conta de luz pode ficar mais barata, com o fim a bandeira de escassez hídrica que resultava em uma taxa extra na conta de energia elétrica de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A medida, que encarecia os custos da energia elétrica, estava em vigor desde setembro de 2021. As informações são da Agência Brasil.

 

A redução estimada pelo governo nas contas de luz para o consumidor é de cerca de 20%. Isso será possível porque, com os reservatórios de quatro das cinco regiões do país mais cheios, é possível, ao operador do sistema elétrico nacional, dispensar o uso de termelétricas, que têm custo maior do que o das hidrelétricas. Apenas os reservatórios da Região Sul estão baixos, devido à estiagem que atinge a região.

 

Já havia uma previsão de que a bandeira de escassez hídrica, patamar mais alto já adotado pelo governo, terminaria no final deste mês. A medida, no entanto, acabou sendo antecipada em cerca de 15 dias.

 

A tarifa extra foi aprovada em meio à crise hidrológica que afetou o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas do país em 2021. As usinas são a principal fonte geradora de energia elétrica no país. Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), o Brasil enfrentou, em 2021, “a pior seca já registrada na história”.

 

“Para garantir a segurança no fornecimento de energia elétrica, o país utilizou todos os recursos disponíveis e o governo federal teve que tomar medidas excepcionais. Com o esforço dos órgãos do setor, o país conseguiu superar esse desafio, os reservatórios estão muito mais cheios que no ano passado e o risco de falta de energia foi totalmente afastado”, informou, em nota, a pasta.

 

De acordo com o ministério, o reservatório da usina de Furnas terminou o mês de março acima de 80% de seu volume útil. Em entrevista concedida no início da semana ao programa A Voz do Brasil, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o secretário de Energia Elétrica do ministério, Christiano Vieira,  disse que atualmente os reservatórios estão, em média, com 70% de níveis de armazenamento, o que, segundo ele, “é muito relevante nessa época do ano”.

 

“Não dispomos de níveis assim desde 2012. Temos uma condição de segurança muito considerável. Na prática, significa que pouca geração termelétrica será necessária, o que se traduz em uma expectativa de bandeira verde até o final do ano”, disse.


Do Portal Bahia Notícias

Bolsonaro diz que governo marcará reunião com WhatsApp

Bolsonaro diz que governo marcará reunião com WhatsApp
Foto: Reprodução / CNN

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse neste sábado (16) que o governo deve marcar uma reunião com representantes do  WhatsApp para discutir o acordo do aplicativo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

“Já conversei com o Fábio Faria [ministro das Comunicações], vai conversar com representante do WhatsApp aqui no Brasil para explicar” o acordo. “Se ele [WhatsApp] pode fazer um acordo com o TSE, pode fazer comigo também, por que não?”, afirmou o presidente em entrevista para a CNN. Bolsonaro passa o feriado de Páscoa no Guarujá, litoral de São Paulo.

 

“Vou buscar o CEO do WhatsApp essa semana e quero ver que acordo é esse. Se é para o mundo todo, não posso fazer nada, agora, só para o Brasil, e volta a ser pro mundo todo depois das eleições, quer prova mais clara de interferência como essa na liberdade de expressão?”, declarou.

 

Nesta semana a empresa informou que novas funcionalidades, como as comunidades que possibilitarão grupos de milhares de pessoas, irão entrar em vigor no país apenas depois das eleições presidenciais de outubro.

 

Na sexta (15), em motociata com apoiadores, Bolsonaro já havia criticado o acordo do WhatsApp com o TSE e hoje voltou a criticar a decisão. “Essa última informação agora que o WhatsApp pode ter uma política mundial, ninguém vai reclamar. Agora, [por que] apenas para o Brasil o disparo em grupo poderá ser realizado depois das eleições? ‘Ah, depois das eleições não vai ter mais fake news?'", disse Bolsonaro.


Do Portal Bahia Notícias

sexta-feira, 15 de abril de 2022

Bahia se supera após expulsão e vence o Náutico nos Aflitos


Bahia se supera após expulsão e vence o Náutico nos Aflitos
Foto: Bruno Queiroz / EC Bahia

O Bahia venceu mais uma na disputa da Série B. Em um jogo marcado por uma expulsão inusitada e lances truncados, o Esquadrão de Aço superou o Náutico por 1 a 0 na noite desta sexta-feira (15), no estádio dos Aflitos, em Recife. A bola na rede foi anotada por Douglas Borel, ainda no primeiro tempo.

 

Com seis pontos, o Tricolor é o líder da competição nacional. Os jogadores comandados por Guto Ferreira voltam a jogar na próxima sexta-feira (22), às 19h, contra o CSA no Rei Pelé, em Maceió.

 

O JOGO

Gol e expulsão 

 

O Bahia abriu o placar e viveu um misto de emoções. Aos 13 minutos, Douglas Borel finalizou de bico na entrada da área e balançou a rede. Na emoção, o lateral-direito tirou a camisa e foi advertido com o cartão amarelo. Como já tinha um "canário", levou o vermelho.

 

Com um jogador a mais, o alvirrubro foi pra cima do Esquadrão. Aos 19 minutos, Jean Carlos finalizou de fora da área e obrigou o goleiro Danilo Fernandes a fazer uma grande defesa. Três minutos depois, o Bahia respondeu com Jacaré, que recebeu em velocidade no contra-ataque, avançou e chutou para Perri rebater.

 

A equipe de Guto Ferreira vinha se segurando ao seu jeito e também tentou incomodar lá na frente. Com 37, após escanteio na área, Rezende cabeceou por cima.

 

Lance anulado

 

Antes do fim do primeiro tempo, Marco Antônio recebeu bola em posição legal, marcou o gol, mas o lance já havia sido impugnado pela assistente Leila Naiara Moreira da Cruz, que foi seguida pelo árbitro Rodrigo Raposo. A partida contava com o árbitro de vídeo, que indica o protocolo de aguardar o fim da jogada para revisão.

 

Segundo tempo

 

O Náutico tinha mais posse no segundo tempo, mas não causava perigo ao Esquadrão de Aço. A partida ganhou mais atenção por conta dos desentendimentos, cartões amarelos e cera por parte do Tricolor. 

 

Djavan expulso

 

Aos 26 minutos, Djavan, do Náutico, levou o vermelho após uma entrada dura em Emerson Santos. 

 

Danilo Fernandes salva o Bahia

 

Com 34 minutos, Jean Carlos cobrou falta com precisão e força, mas Danilo Fernandes fez uma defesa sensacional para evitar o gol do Timbu. Na sequência, após escanteio, Bruno Bispo quase acertou o cabeceio.

 

Aos 38, Raí avançou em contra-ataque e preferiu tocar em vez de finalizar. Rildo mandou colocada e ela foi pra fora. Aos 46, Jean Carlos mandou uma bomba e Danilo fez mais uma defesa espetacular.

 

FICHA TÉCNICA
Náutico 0 x 1 Bahia
Campeonato Brasileiro - 2ª rodada
Local: Aflitos, em Recife
Data: 15/04/2022 (sexta-feira)
Horário: 21h30
Árbitro: Rodrigo Batista Raposo (DF)
Assistentes: Lucas Costa Modesto e Leila Naiara Moreira da Cruz (ambos do DF)
VAR: Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ)

Cartões amarelos: Pedro Vitor, Hereda, Kieza (Náutico) / Douglas Borel (2x), Daniel, Rezende (Bahia)

Cartões vermelhos: Douglas Borel (Bahia) / Djavan (Náutico)

Gols: Douglas Borel (Bahia)

 

Náutico: Lucas Perri; Hereda, Bruno Bispo, Camutanga e Júnior Tavares; Djavan, Rhaldney (Ralph), Eduardo Teixeira (Pedro Vitor) e Jean Carlos; Ewandro (Leandro Carvalho) e Kieza (Léo Passos). Técnico: Dudu Capixaba.

 

Bahia: Danilo Fernandes; Douglas Borel, Ignácio, Luiz Otávio e Luiz Henrique; Patrick (Ronaldo), Rezende e Daniel (Jonathan/Didi); Raí, Marco Antônio (Rildo) e Vitor Jacaré (Emerson Santos). Técnico: Guto Ferreira.


Do Portal Bahia Notícias/por Ulisses Gama

Governo anuncia concurso para professor em universidades estaduais baianas

Governo anuncia concurso para professor em universidades estaduais baianas
Foto: Henrique Mendes / G1

O governo do estado autorizou a realização de concursos públicos para professores em vagas para as quatro universidades do estado: Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

 

A medida foi publicada em decreto e anunciada pelo governador Rui Costa (PT) nesta sexta-feira (15). Ao todo, serão oferecidas vagas para as classes de professores auxiliares e assistentes, com regimes de 20 e 40 horas.

 

“Nesta quinta, assinei autorização para a realização de concurso público para professores para as quatro universidades estaduais da Bahia. São 286 vagas. Vai contribuir com o crescimento das instituições e reforça as bases da educação de qualidade com ensino, pesquisa e extensão”, disse Rui.

 

Do total de vagas, 161 são para professor auxiliar e 125 para assistente. O maior contingente – 134 professores auxiliares – será direcionado para a Uneb. Para a Uesb estão previstos 89 profissionais, sendo 21 professores auxiliares e 68 assistentes. No caso da Uesc serão 49 novos professores, sendo quatro auxiliares e 45 assistentes.

 

As 14 vagas para docentes da Uefs serão divididas em duas para professor auxiliar e 12 para assistente. O governador disse ainda que, além dos certames, haverá convocações para 47 aprovados em concurso realizado em 2018, para cargos de professores da Uesc e Uefs. Deste total, são 15 auxiliares e 32 assistentes.


Do Portal Bahia Notícias

Governo prevê salário mínimo sem ganho real pelo 4º ano seguido

Governo prevê salário mínimo sem ganho real pelo 4º ano seguido
Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil

O governo prevê que o salário mínimo vá subir para R$ 1.294 em 2023, uma elevação de 6,7% em relação a 2022. Se o valor for confirmado, esse será o quarto ano seguido sem aumento real.
 

Os números estão no PLDO (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2023, enviado nesta quinta-feira (14) ao Congresso. A previsão é de mais um ano de rombo nas contas públicas.
 

O valor para o salário mínimo cobre apenas o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), voltado à inflação sentida pelos brasileiros de menor renda. A projeção do governo é que o índice termine 2022 em 6,7%.
 

"Está sendo considerado, para fins de projeção das despesas, apenas o arcabouço legal atualmente vigente, como, por exemplo, o preceito constitucional de manutenção do poder aquisitivo do salário mínimo", afirma o texto do PLDO.
 

Apesar da previsão, o governo tem até dezembro para definir qual será de fato o salário mínimo aplicado para 2023. No ano passado, a definição foi feita por meio de uma MP (Medida Provisória) em 31 de dezembro.
 

Até 2019, a regra para o salário mínimo previa a correção pela inflação do ano anterior mais o aumento real do PIB de dois anos antes (caso este último fosse positivo) —o que, na maior parte do período, proporcionou reajustes reais aos trabalhadores. A regra foi instituída em 2011, no governo de Dilma Rousseff (PT).
 

A partir de 2020, já durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), só houve aumento do salário mínimo pelo INPC. Isso significa que, desde então, o salário mínimo não teve nenhum ganho real.
 

São demandados R$ 389,8 milhões em despesas federais para cada R$ 1 adicional no salário mínimo, que também é usada como base para calcular o pagamento de aposentadorias, benefícios assistenciais e seguro-desemprego.
 

Mesmo sem um reajuste real no mínimo, as contas públicas devem ter mais um ano no vermelho. O Executivo propôs no PLDO uma meta fiscal que autoriza um déficit de R$ 66 bilhões em 2023 para o governo central (Tesouro Nacional, Previdência e Banco Central), conforme antecipou o jornal Folha de S.Paulo.
 

O cenário traçado mostra que as contas permanecerão no negativo em 2024 e só voltarão ao azul em 2025. Com isso, o Brasil vai acumular 11 anos de sucessivos rombos nas contas.
 

Ainda durante a transição de governo, em 2018, o ministro Paulo Guedes (Economia) chegou a dizer que era "factível" zerar o déficit no primeiro ano da gestão Bolsonaro. O objetivo não foi alcançado nem antes e nem depois da pandemia de Covid-19, que demandou centenas de bilhões em recursos públicos.
 

Para os estados e municípios, foi proposto um rombo menor –de apenas R$ 100 milhões. Para as estatais federais, a meta sugerida é de R$ 3 bilhões negativos. No total, caso os números sejam aprovados, as contas públicas consolidadas poderão ter déficit de até R$ 69,01 bilhões.
 

O endividamento deve ficar estável em 2023. Atualmente, o patamar da dívida bruta consolidada representa 79,6% do PIB (Produto Interno Bruto). É previsto o mesmo valor para 2023. Para 2024 e 2025, no entanto, os valores subiriam para 80,29%.
 

A inflação é monitorada pelo governo como um fator de pressão para as contas. De acordo com as contas dos técnicos, cada 1 ponto percentual do INPC gera um acréscimo de R$ 8,8 bilhões nas despesas, especialmente nos benefícios previdenciários.
 

Por outro lado, cada 1 ponto percentual do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) gera aumento de R$ 16,8 bilhões no limite do teto de gastos (que impede o crescimento das despesas federais para além da inflação).
 

O governo ainda prevê na peça um risco fiscal de R$ 859 bilhões com prováveis decisões judiciais desfavoráveis. Entre elas, ações ligadas ao Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério). Os estados têm conseguido vencer na Justiça processos em que argumentam terem recebido menos valores do fundo do que o devido.
 

As derrotas da União e a consequente obrigação de pagar a mais aos estados levaram a uma megaoperação para mudar a regra do teto de gastos por meio de uma PEC (proposta de emenda à Constituição) no ano passado. Além desses valores, o governo queria encaixar um pagamento de R$ 400 a famílias do Auxílio Brasil (substituto do Bolsa Família, que tinha pagamento médio de R$ 190), o que não cabia no limite constitucional e levou à mudança nas regras e a uma debandada na equipe econômica.


Do Portal Bahia Notícias/por Fábio Pupo | Folhapress

Após saída de Agnaldo Liz, Atlético de Alagoinhas anuncia Zé Carijé como técnico

Após saída de Agnaldo Liz, Atlético de Alagoinhas anuncia Zé Carijé como técnico
Foto: Divulgação

Está definido o novo técnico do Atlético de Alagoinhas. Na manhã desta sexta-feira (15), o Carcará oficializou Zé Carijé Como novo técnico da equipe. Ele já fez parte do clube como auxiliar técnico.

 

Com 45 anos de idade, Carijé já havia passado pelo clube em 2020. Ele foi auxiliar técnico da equipe e chegou a assumir como treinador interino.

 

Campeão baiano, o Atlético faz a sua estreia na Série B no próximo domingo (17), às 16h, contra o ASA, em Arapiraca. O clube está no grupo 4 da competição, junto com CSE-AL, Jacuipense, Juazeirense, Lagarto, Santa Cruz e Sergipe.


Do Portal Bahia Notícias/por Ulisses Gama