Novembro Azul PMS

Novembro Azul PMS

Banda Chica Baiana

Odonto Luz

Odonto Luz

Netinho Balachic

SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 20 de janeiro de 2024

Goleada do bicampeão e empate marcam a abertura do Serrinhense Série A 2024


Foi dado o pontapé inicial para o Campeonato Serrinhense Série A 2024. Os torcedores presentes na Arena Marianão neste sábado, 20, acompanharam duas grandes partidas, e o Santa Fé, atual bicampeão, foi o grande destaque.


Na partida que abriu a competição, Atlético e Sertanejo fizeram um confronto equilibrado, terminando em 1 a 1. O Sertanejo abriu marcador, mas perdeu um jogador ainda no primeiro tempo.


Na etapa final, o Atlético foi pra cima em busca do empate, e desperdiçou a oportunidade após erro em cobrança de pênalti. Dois minutos depois a equipe da Rodagem empatou.


Na partida mais esperada da noite, Santa Fé e Bela Vista começaram o confronto de maneira equilibrada, quando a partida no primeiro tempo chegou a estar empatada em 2 a 2, mas a etapa inicial foi vencida pelo time do Novo Horizonte por 3 a 2.


No segundo tempo, o Santa Fé deslanchou, não tomou conhecimento do Bela Vista, e goleou por 6 a 2.


Do Portal Info Serrinha

Lavrador compra detector de metais para caçar ouro e encontra 'tesouro' do Brasil colonial

O lavrador Valdomiro Costa cresceu ouvindo histórias sobre a corrida do ouro no Tocantins e sempre sonhou em encontrar um pouquinho do metal precioso para mudar de vida. Um dia, ele juntou dinheiro e decidiu comprar um detector de metais usado. A surpresa veio logo no primeiro dia ao usar o equipamento em um terreno perto de casa.   

 

Quando a máquina apitou, ele descobriu um pote de barro. "Eu pensei, isso aí é ouro. Tem o ouro que eu tava [sic] caçando né?", disse o lavrador Valdomiro Costa.

 

Ansioso, ele acabou quebrando o objeto e deu de cara com mais de 200 moedas antigas. Sem se dar conta do tamanho do achado, o primeiro sentimento foi de decepção. "Eu nem via 'ligança' [importância]. A ligança minha era de arrumar ouro. Falei 'ah, não vale nada não. Amanhã cedo eu vou é caçar ouro'", contou ao g1. 

 

Ele só não jogou as moedas fora porque o filho, Raelson Costa, se lembrou das aulas de história e pediu ajuda para uma professora, Janildes. "Eu sou muito bem chegado nessa matéria de história e geografia. Aí veio na minha cabeça: 'eu vou abrir com ela, que eu sei que eu posso confiar nela’, porque para mim ela é que nem uma mãe. E aí nós começamos essa pesquisa", afirmou.

 

O achado também empolgou a professora. "Quando eu vi a datação aqui: 1816. Eu falei 'nossa, isso aqui é um tesouro'. Eu sei que isso aqui tem um valor histórico imenso, porque foi do período colonial e do período imperial", disse a professora Janilde Cursino.

 

Depois de muita pesquisa, eles descobriram que 206 moedas são de bronze e a mais importante delas, de 960 réis, é de prata, e conhecida como ‘patacão’.

 

Ainda no período colonial, o território que hoje é o Tocantins foi rota do ciclo do ouro depois que bandeirantes passaram pela região. O município de Conceição do Tocantins, que era uma vila em um garimpo, foi fundado na metade do século XVIII. 

 

Como há poucos registros históricos da época, o mistério em torno das moedas aumenta. Por enquanto, não é possível saber quem enterrou esse dinheiro ou quando. Por segurança, as moedas vão ficar no cofre de um banco em outra cidade enquanto o seu Valdomiro esclarece o que pode fazer com elas.


 

MOEDAS PODEM VIRAR BEM DA UNIÃO 

Uma equipe do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) está avaliando a região onde as moedas estavam enterradas. Se ficar comprovado que de fato se trata de um material arqueológico histórico, o local pode ser cadastrado como sítio arqueológico.

 

"A primeira questão é que todo material, quando ele é caracterizado como material arqueológico, seja histórico ou pré-histórico, ele passa a ser um bem da União, conforme a Lei Federal de 1924 a 1961, que fala sobre a proteção dos sítios arqueológicos", explicou a superintendente do Iphan Cejane Leal Muniz. 


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Reprodução/TV Anhanguera


Com gol de Osvaldo, Vitória bate o Bahia de Feira e chega a liderança do Baianão

Em partida válida pela 2ª rodada do Campeonato Baiano, o Vitória bateu o Bahia de Feira pelo placar mínimo de 1 a 0. O gol do Leão foi marcado por Osvaldo, logo aos sete minutos do primeiro tempo. Com o Resultado, o Rubro-Negro é o novo líder da competição, com seis pontos ganhos. O segundo colocado é o Bahia de Feira, com três pontos. 

 

 

O próximo desafio do Leão acontece na próxima quarta-feira (24), diante do Barcelona de Ilhéus, fora de casa às 21h30. Já o Bahia de Feira vai a Itabuna enfrentar o azulino, na terça-feira (23), às 20h15.

 

O JOGO

Aos sete minutos, após bola enfiada por Matheusinho na esquerda, Caio Dantas limpou a zaga do tremendão e cruzou para Osvaldo chutar rasteiro no canto esquerdo e estufar as redes do goleiro Alan!

 

Tremendão tenta a reação

Com 14 minutos da primeira etapa, o Bahia de Feira tenta ser mais participativo no ataque, em cobrança de falta, Cazumba chutou direto para o gol, mas a bola foi nas mãos de Lucas Arcanjo.

 

Parada técnica

Aos 28 minutos, devido ao grande calor, o árbitro Ezequiel Sousa autorizou a parada técnica. Os treinadores aproveitam o momento para organizar suas equipes. O Leão segue dominante no jogo.


Quase o empate do Bahia de Feira

Aos 40 minutos do primeiro tempo, Ronan sofreu falta na entrada da área do zagueiro Camutanga, o camisa 13 acabou calçando o jogador. Na cobrança, Ronan mandou perigosamente a direita do gol defendido por Lucas Arcanjo.

 

Segundo tempo

O segundo tempo começou morno, a primeira chance real  de gol só foi aparecer aos 22 minutos, quando Caio dantas recebeu bola enfiada dentro da àrea, dominou com a direita e bateu de esquerda. A bola passou raspando a trave esquerda do goleiro Alan. Quase que o Rubro-Negro aumenta o placar.

 

Leão on fire

Caio dantas encontrou Rodrigo Andrade livre na área, que finalizou com o pé esquerdo e exigiu grande defesa de Alan.


 

FICHA TÉCNICA

 

Vitória x Bahia de Feira
Campeonato Baiano - 2ª rodada
Local: Barradão, em Salvador
Data: 20/01/2024 
Horário: 16h
Transmissão: TVE Bahia (TV aberta e YouTube) e TV Vitória (Youtube)
Árbitro: Eziquiel Sousa Costa
Assistentes:  Elicarlos Franco de Oliveira e Patrícia dos Reis do Nascimento

Gols: Osvaldo (Vitória)

Cartões: Iury Castilho (Vitória)

 

Vitória: Lucas Arcanjo, Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo, Patric Calmon (Lucas Esteves), Dudu (Rodrigo Andrade), Willian Oliveira, Matheusinho, Osvaldo (Eryc Castillo), Yuri Castillo (M. Gonçalves) e Caio Dantas (Zé Hugo). Técnico: Léo Condé.

 

Bahia de Feira: Alan; Felipinho, Zulu, Paulo Paraíba, Cazumba (Jonathan); Cleyton, Macena (Emerson), Ronan, Reinaldo (Kaio Leão), Arnold (Philip) e Vitinho. Técnico: Oliveira Canindé. 


Do Portal Bahia Notícias/Por Bia Jesus/Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

Vereador com mais mandatos e atual presidente da Câmara deixa a base aliada do Prefeito Jai de Barrocas

Miguel concedeu entrevista em sua residência, e demostrou está tranquilo e decidido - Foto: Rubenilson nogueira
Mais uma importante liderança política do município de Barrocas, anunciou a saída do grupo político liderado pelo atual prefeito José Jailson, conhecido Jai de Barrocas. O presidente da Câmara de Vereadores, Miguel Carvalho de Queiroz, informou neste sábado (20) ao jornalista Rubenilson Nogueira que não faz mais parte da base da situação, e em entrevista exclusiva revelou os motivos. 

"Porque ele só me tirou de tempo, nunca disse a um amigo que meu nome era possível ser o candidato do grupo. Sempre que algum amigo sugeria meu nome ele e pessoas da família e simpatizantes dele cortavam meu nome, sem pensar duas vezes ainda de quebra sugerindo nomes de pessoas da minha família para me atingir e tentar me humilhar diretamente. Por esse motivo, tomei essa posição e graças a Deus sempre fiz política com independência e continuo com a mesma. Então ele fica com os pré-candidatos dele e boa sorte, e eu fico com a minha família e meus amigos. No momento com a posição neutra na política, mas o futuro a Deus pertence", afirmou o Presidente da Câmara.

Miguel Carvalho ainda lamentou a forma como os vereadores da base são tratados dentro do grupo: "E o mais grave de tudo, temos sete vereadores no grupo, um não pode ser candidato por ser irmão do atual prefeito. Mais os seis vereadores do grupo nunca foram sugerido por ele ou alguém da cúpula da família, ou até mesmo da prefeitura. Então, cheguei a uma conclusão que todos os vereadores inclusive eu, somos escanteados como se inimigo fosse deles", desabafou o parlamentar com seis mandatos como vereador por Barrocas.

Saiba mais detalhes sobre a decisão do presidente da Câmara, e qual sua orientação para seus aliados, em entrevista exclusiva que vai ao ar na segunda-feira (22), na Rádio A Nossa Voz, no programa "Nossa Voz".

@ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira

Dois homens são conduzidos à delegacia de Serrinha suspeitos de tráfico de drogas

Foto: Divulgação/Ascom/16° BPM

Dois homens foram conduzidos à delegacia na noite de sexta-feira (19), suspeitos de tráfico de drogas, no bairro Caseb, em Serrinha. Com a dupla a polícia encontrou: cinco trouxas grandes e uma pequena de uma erva esverdeada semelhante à maconha; - duas trouxas grandes e três pequenas de uma substância semelhante à cocaína; uma pedra média semelhante a crack; um rolo de papel alumínio; um rolo de plástico filme e uma balança de precisão. Além de um smartphone xiaomi, azul e R$ 194,50 em espécie. 

Segundo o boletim de ocorrência, por volta das 19h30, a guarnição da CETO realizava patrulhamento tático em conjunto com a Soint, quando visualizaram dois homens em frente a uma residência. Estes, ao perceberem a aproximação da viatura, empreenderam fuga, pulando vários muros e subindo em telhados de algumas residências.

Os homens foram alcançados. Foi feita a abordagem e, com os homens, encontrado todo o material acima relacionado. Os homens e o material foram apresentados na delegacia, para a adoção das medidas cabíveis.

Do Portal Ailton Pimentel

Motorista perde controle de veículo e atinge galpão na BR-116 em Serrinha

Foto: Reprodução/Redes sociais

Um motorista perdeu o controle direcional do veículo que ele conduzia, e acabou atingindo violentamente a parede de um galpão, localizado às margens da BR-116, em Serrinha, na manhã deste sábado (20).

Segundo apurou o radialista Werner Rodrigues, o veículo modelo Tiggo 5X, que conduzia uma família com destino à São Paulo, sofreu uma "pane elétrica, travando a aceleração" e o motorista, foi obrigado a desviar o veículo, para não causar algo mais grave. 

Ainda de acordo com Werner, todos da família passam bem.

Clique aqui e veja o vídeo do momento da colisão

Do Portal Ailton Pimentel

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Ex-Bahia e Cruzeiro, Gilberto é anunciado no Juventude

O atacante Gilberto, de 34 anos, foi anunciado como novo reforço do Juventude.


O jogador estava livre no mercado, após rescindir com o Cruzeiro na última quarta (17).


A boa relação com Roger Machado, que foi seu treinador no Bahia, foi fundamental para que o atacante entrasse em acordo com a equipe de Caxias do Sul. 

 

Gilberto chega para ser a principal referência ofensiva do time alviverde, que volta à Série A em 2024.


Do Portal Bahia Notícias/Por Bia Jesus/Foto: Reprodução / Juventude

Concurso Público Nacional Unificado abre inscrições nesta sexta-feira para 6.640 vagas

Concurso Público Nacional Unificado abriu inscrições nesta sexta-feira (19). As inscrições que seguem até o dia 9 de fevereiro têm 6.640 vagas para lotação em 21 órgãos públicos federais. Já as provas serão aplicadas no dia 5 de maio, em 220 municípios distribuídos nos estados e no Distrito Federal. 

 

A taxa de inscrição do certame é de R$ 60 para vagas de nível médio e R$ 90 para vagas de nível superior. Já as inscrições podem ser feitas exclusivamente pelo aplicativo Gov.br. 

 

Candidatos que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) estão isentos da taxa de pagamento. Além disso, estudantes que cursam ou cursaram faculdade com apoio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou do Programa Universidade para Todos (ProUni), assim como doadores de medula óssea.

 

No momento da inscrição será gerada uma Guia de Recolhimento da União (GRU), única ferramenta de pagamento que valerá para o certame.


Do Portal Bahia Notícias/Foto: Marcos Santos/USP Imagens


Moto com placa adulterada e restrição de furto ou roubo é apreendida pela Polícia Militar em Santaluz

Foto: Divulgação/PM

A Polícia Militar apreendeu nesta sexta-feira (19), em Santaluz, na região sisaleira da Bahia, uma motocicleta modelo Lander 250. 

De acordo com a corporação, uma equipe realizava rondas na área central da cidade, quando abordou o veículo e notou inconsistências entre os números do chassi e a placa que estava na moto. 

Conforme a PM, o condutor alegou que o veículo pertence ao seu irmão e teria sido comprado no estado de São Paulo. A polícia informou ainda que em consulta ao sistema, os militares constataram que a moto é registrada na cidade de Paulínia (SP) e possui restrição de furto ou roubo. 

O condutor foi conduzido à delegacia de Polícia Civil da cidade de Valente, para registro de boletim de ocorrência.

Notícias de Santaluz

Natural de Barrocas, Anny Silva fala sobre a experiência como dançarina e cantora na Banda Brega e Vinho

Anny está com a banda desde junho de 2023. Foto enviada ao JNV
A barroquense Anny Silva, natural do povoado de Rosário, aos 19 anos de idade, vive a experiência de ser umas dançarina do ballet da Banda Brega e Vinho. Numa conversa exclusiva, Anny que também é cantora, compartilhou os bastidores e contou como surgiu a oportunidade de ingressar na banda da pisadinha. 

"Fui indicada por uma pessoa da região aqui de Barrocas mesmo, e então entraram em contato comigo que estavam precisando de cantora e dançarina na época", revela a jovem artista. O convite, feito no final de maio, marcou o início de sua trajetória.

Anny Silva, de 19 anos
Determinada em aproveitar a oportunidade, Anny enfrentou o desafio de fazer um teste e foi selecionada: "Fui lá e fiz o teste, fiz alguns ensaios, foi quando fui para o primeiro show no dia 05 de junho que foi aí onde começou tudo. Está sendo uma experiência muito boa e divertida ao mesmo tempo, a adrenalina dos shows, as viagens, conhecendo lugares diferentes, pessoas, outros cantores, bandas", descreveu.

Já são os sete meses intensos com shows em diversas regiões do país. Para ela, o mês do São João foi uma experiência nova na sua carreira artística.

Ainda que enfrentando desafios, Anny destaca dois pontos como os mais difíceis; deixar a família para trás ao viajar e lidar com os riscos das viagens: "A questão de sair de casa para viajar e ter que deixar a família, na qual eu sou muito apegada e acostumada com toda convivência do dia a dia. A questão de viajar muito e estar sempre expostos a riscos de trânsito e tudo mais, acho que essa foi a questão que mais foi difícil na questão dos desafios", comentou.

No entanto, Anny revela que os medos são superados pela paixão que ela sente pelo que faz: "O que eu mais gosto de tudo isso é porque eu me sinto bem fazendo o que eu faço, e gosto tanto da dança como do canto", enfatiza. "Você dançar e cantar transmite o amor que tem dentro de você e se liberta. Isso que eu sinto quando estou fazendo isso, uma energia boa, feliz", concluiu.

@ Nossa Voz por Kauã Sherman

Saidinha de Natal: 311 detentos foram beneficiados na Bahia e 38 não retornaram para os presídios

Conjunto Penal de Feira de Santana é o que concentra o maior número de presos na Bahia | Foto: Sinspeb/Divulgação

Em dezembro do ano passado, 311 saídas temporárias de detentos foram concedidas pela Justiça na Bahia. Dos beneficiados, 38 não retornaram para as unidades prisionais, de acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP).

Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, os detentos que não retornaram aos presídios são considerados foragidos e estão sendo procurados. Os c

A saída temporária não é concedida para todos os detentos. Aqueles que respondem por crimes como estupro e latrocínio, por exemplo, não têm a saída liberada. Além disso, a Justiça avalia outros fatores, como:

👉 o comportamento dos detentos nos presídios;

👉 o tempo de cumprimento de pena, sendo a partir de 1/6 para os primários e 1/4 para os reincidentes.

De acordo com a advogada criminalista Daniela Portugal, a tornozeleira eletrônica pode ser colocada nos detentos durante a saída temporária, mas não é uma medida obrigatória. Isso acontece porque nem sempre o Estado terá a quantidade suficiente de tornozeleiras e o benefício não pode ser negado pela falta do material.

“A ausência da tornozeleira pode permitir o não retorno, porque ela faz com que o Estado tenha a localização de GPS daquela pessoa. Ainda que ela venha a romper essa tornozeleira, o Estado terá o horário e o raio [localização] em que isso aconteceu”, avaliou a advogada.

Apesar disso, a criminalista acredita que outros fatores relacionados ao não retorno dos detentos merecem a atenção da Justiça.

“O mais importante é observar o comportamento daquele indivíduo, qual foi o crime praticado, quanto tempo de cumprimento de pena aquela pessoa tem, para realmente estabelecer essa relação de confiança e observar esse detento de perto”, disse.

Do Portal NS/Por g1 BA

Menino de 2 anos comemora aniversário com bolo e docinhos de areia e comove internautas

Menino comemora aniversário com bolo e docinhos de areia e comove internautas | Foto: Arquivo pessoal

Maxsuel Ferreira, de 2 anos, batia palmas feliz e cantava empolgado os parabéns com seus amiguinhos no dia do seu aniversário, comemorado no sábado (13), em Barras, Norte do Piauí. A cena foi gravada em vídeo, publicada nas redes sociais e comoveu quem assistiu. Sem a mãe ter como fazer a festinha, crianças da vizinhança se uniram para fazer um bolo e docinhos de areia. O importante era não deixar de comemorar mais um ano de vida do menino.

A mãe de Suel, como é chamado o pequeno, é Maria Lucineide Ferreira. Ela contou ao g1 que quando os amiguinhos do filho souberam que era aniversário dele, fizeram questão de celebrar. Uma criança começou a enrolar os “docinhos” e outras se dedicaram a decorar o “bolo”. Teve até quem tentasse comer!

“Eu fiz fotos, vídeos, pra guardar de recordação. Eu não tinha como comprar [um bolo], mas ele teve a festinha dele, teve o bolinho dele. Ainda que não fosse de verdade”, disse.

Além do pequeno, Neide tem mais dois filhos: Nicole, de um mês, e Alexa, de quatro anos. Ela se separou do pai da filha mais nova há cerca de um ano e hoje vive sozinha com as crianças em uma casa de apenas um cômodo, sem banheiro, no bairro Invasão, na cidade de Barras.

Sem poder trabalhar, por estar com uma filha recém-nascida, a renda vem apenas de auxílios do governo federal. Ela dava aulas de reforço antes de ter a filha mais nova e espera em breve voltar a trabalhar.

Família vive em uma casa de apenas um cômodo, sem banheiro, no bairro Invasão, na cidade de Barras | Foto: Arquivo pessoal

Neide disse que sonha em poder oferecer melhores condições de vida aos filhos. Enquanto isso, precisa de forma mais urgente de material escolar para Suel e Alexa.

“O sonho eu tenho de dar uma casa pra eles, as pessoas disseram que vão me ajudar, estamos esperando. Mas eu queria muito também uma cama, guarda-roupa, para guardar as coisinhas deles. Hoje eu tenho o berço da bebê e um colchão, muito velhinho. Mas queria que eles tivessem uma cama pra dormir”, contou a mãe.

Comoção e mobilização

Amanda Paes, do projeto Mundo Colorido, contou ao g1 que as imagens chegaram até ela depois que os vizinhos souberam da comemoração. O grupo voluntário, que auxilia pessoas em situação de vulnerabilidade na cidade de Barras, resolveu publicar as imagens. Choveram comentários comovidos e muita gente se ofereceu para ajudar.

“Quero doar um bolo pra ele!”, disse uma seguidora. “Tenho muitos brinquedos para doar”, comentou outra pessoa.

O menino já teve uma pequena festinha realizada por amigos e conhecidos que souberam da história, mas mais gente ainda quer ajudar e ele deve ganhar outras comemorações. O grupo também contou que está mobilizado para ajudar a mãe em outras necessidades. A concentração de ajudas à família acontece por meio das redes sociais do projeto.

A mãe de Suel, com o menino no colo, e amiguinhos, em uma de suas festinhas | Foto: Arquivo pessoal

Do portal NS/Por g1 PI

Quem ganha dois salários mínimos voltará a pagar Imposto de Renda; entenda

Imposto de renda | Foto: Marcos Serra/g1

Isentas após uma mudança na tabela do Imposto de Renda (IR) em 2023, as pessoas que recebem até dois salários mínimos voltarão a ser tributadas este ano. É o que afirma a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco), que monitora os impactos da tabela do IR ao contribuinte.

A explicação, segundo os auditores da Receita, é o aumento do salário mínimo nacional, que em 2024 passou a ser de R$ 1.412. Com a renda chegando a R$ 2.824, quem recebe dois mínimos passou a superar, portanto, a faixa de isenção da tabela atual, de R$ 2.640.

De acordo com a Unafisco, os contribuintes que tiveram aumento salarial agora terão que desembolsar R$ 13,80 de imposto todo mês, o equivalente a R$ 165,59 no ano.

“Além do reajuste do salário mínimo, na virada do ano também deveria ter sido feita uma correção na tabela do IR — com, no mínimo, a inflação do ano anterior [de 4,62%]”, afirma o presidente da Unafisco Nacional, Mauro Silva.

Isenção em 2023

Em maio do ano passado, o governo federal publicou uma Medida Provisória (MP) que alterou a faixa de isenção do IR de R$ 1.903,98 para R$ 2.112. Para isentar quem recebia até dois salários mínimos, o texto também incluiu um desconto mensal de R$ 528 na fonte.

Na prática, portanto, quem ganhava até R$ 2.640 (R$ 2.112 + R$ 528) — o equivalente a dois mínimos em 2023 — ficou isento do Imposto de Renda para pessoa física.

Por se tratar de uma MP, foi necessária a elaboração de uma lei, sancionada em agosto pelo presidente Lula (PT). A legislação manteve a mesma regra — que está em vigor atualmente.

Vale lembrar que Lula prometeu durante a campanha presidencial de 2022 isentar do Imposto de Renda pessoas que recebem até R$ 5 mil — o que ainda não se concretizou.

Mais de 33 milhões ficariam isentos com correção inflacionária

Mais de 33 milhões de pessoas que recebem até R$ 4.942,29 por mês ficariam isentas do Imposto de Renda em 2025 caso a tabela fosse corrigida integralmente pela inflação, segundo cálculos da Unafisco.

O número representa 13,6 milhões de isentos a mais do que os 19,5 milhões listados atualmente. Os cálculos da associação mostram que a defasagem acumulada chega a 134,01% na faixa de isenção (a taxa é a diferença entre o limite atual de R$ 2,1 mil e o de R$ 4,9 mil caso houvesse correção).

Ainda segundo a Unafisco, a defasagem nas demais faixas de renda chega a 159,57%. Os percentuais consideram os ajustes realizados e a inflação acumulada desde 1996.

Os impactos dessa diferença

A defasagem da tabela leva pessoas com poder de compra cada vez menor para a base de contribuição – ou seja, há cada vez mais pessoas obrigadas a pagar imposto, já que os salários tendem a subir para corrigir a inflação (ou parte dela), enquanto a tabela do IR segue igual.

Como consequência da falta de correção da tabela, contribuintes também pagam uma alíquota cada vez maior em relação aos anos anteriores, já que reajustes salariais (ainda que, em muitos caso, abaixo da inflação) podem fazer com que a pessoa entre em outra faixa de renda da tabela do IR.

Do Portal NS/Por g1