SSS Fardamentos Serrinha
TERRENO
sábado, 11 de setembro de 2010
Bahia vence o Ipatinga e assume a 2ª colocação da série B; Vitória empata com o Flamengo no Rio
Lagoa de Fora em festa na grande final do Campeonato dos Amigos
Familiares de engenheira desaparecida não acreditam que ela esteja morta
Radialista que entrevistava delegado assassinado tem candidatura indeferida
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acolheu o recurso interposto pela Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE) e indeferiu na última quarta-feira, 8, o registro de candidatura de Marcos Antônio Ribeiro dos Santos (PRP) a deputado estadual.
O recurso foi ajuizado no último dia 25 contra decisão do Tribunal Regional Eleitoral na Bahia (TRE-BA), que considerou o candidato apto às eleições de outubro, embora tenha sido condenado por abuso de poder econômico e político nos últimos oito anos, o que, conforme a Lei do Ficha Limpa ( Lei Complementar nº 135/2010) o tornaria inelegível.
“O TSE acolheu a tese do PRE e aplicou, contrariamente ao TRE/BA, a Lei do Ficha Limpa”, afirma o procurador Regional Eleitoral, Sidney Madruga, destacando ser esta a primeira vitória da Procuradoria Regional Eleitoral em relação aos 25 recursos interpostos contra decisões do Tribunal.
Santos está inelegível em razão de acórdão do TRE, que manteve a sentença de procedência de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral contra ele proposta por prática de abuso do poder econômico e político, por meio do uso indevido dos meios de comunicação social, motivo pelo qual incidiria a causa de inelegibilidade prevista na Lei do Ficha Limpa.
No recurso, a PRE sustentou que apesar de devidamente comprovada a inelegibilidade do candidato a deputado, o TRE deferiu o pedido de registro de sua candidatura por considerar que a referida Lei não se aplicaria ao caso em face dos princípios da anterioridade eleitoral, da irretroatividade da lei para prejudicar e da segurança jurídica.
No entanto, de acordo com entendimento do próprio TSE, a LC Nº 135/2010 pode ser efetivamente aplicada para as eleições gerais deste ano e casos anteriores a ela.
É o que confirma o TSE: “Desse modo, não há falar em direito adquirido a elegibilidade, exatamente pelos mesmos fundamentos antes expostos, pois tanto as condições de elegibilidade, quanto as causas de inelegibilidade, devem ser aferidas no momento da formalização do pedido de registro da candidatura. E nesse sentido é a jurisprudência deste Tribunal”, afirma o ministro Arnaldo Versiani na decisão.
Ascom/Procuradoria / Foto - Blog do Gusmão
SISAL terá 140 máquinas que evitam mutilação
Um dos motivos para a estada do ministro do Trabalho Carlos Lupi na Bahia é a entrega de 140 máquinas de desfibramento de sisal que prometem acabar com as mutilações, tão comuns aos trabalhadores do segmento.
A cerimônia acontecerá na cidade de Valente, no semiárido do estado, na próxima quinta-feira (17), com a presença do titular do governo federal. Só na região, há um registro de aproximadamente 2 mil pessoas mutiladas.
O equipamento, desenvolvido pela Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (Apaeb) será cedido pelo Estado para substituir os aparelhos paraibanos, que devido à força de sucção das fibras costuma causar acidentes.
O modelo chama-se Faustino 4, em homenagem ao criador José Faustino, e é caracterizado pela suavidade no uso.
Fonte: Bahia Notícias
Jovens participam de Intercâmbio na região do sisal baiano
A sexta etapa do III Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira, já começou. Até o dia 15 de setembro, 11 jovens rurais de diferentes regiões do Brasil vão conhecer o Movimento de Organização Comunitária (MOC) e um pouco das experiências de juventude do semiárido baiano.
O III Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira é uma realização do Instituto Souza Cruz, promovido pela Rede Jovem Rural e tem como objetivo proporcionar aos jovens intercambiar conhecimentos com diversas realidades rurais. Onze estados e onze organizações não-governamentais que investem em projetos de educação do campo apóiam esta ação.
A iniciativa, dividida em dez etapas, segue até oito de dezembro. Os estados participantes são: Pernambuco, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Amazonas, Acre, Espírito Santo e Paraíba.
Givaldo Souza, coordenador da equipe de juventude do MOC estava ansioso pelo intercâmbio. Para ele, receber jovens de lugares e culturas diferentes é uma oportunidade única. “A presença de jovens de diferentes estados legitima o trabalho e enriquece as ações juvenis da região.” disse.
Visita- Entre algumas das experiências da região sisaleira que estão sendo visitadas pelos jovens intercambistas estão: a Agência Mandacaru de Comunicação e Cultura no município de Retirolândia, o Movimento de Juventude de Antônio Cardoso, a rádio comunitária Santa Luz FM no município de Santa Luz, e também o Fundo Rotativo Juvenil e o projeto Participação Juvenil do Orçamento Municipal, dos municípios de Capim Grosso e Capela do Alto Alegre.
O jovem goiano Luis Horácio de Paula, que representa a Associação das Escolas e Famílias Agrícolas do Centro Oeste e Tocantins (AEFACOT-Goiás) está atento a toda programação e diversidade do intercâmbio. “Quero conhecer as culturas desta região e ver se posso aplicar alguma delas na minha comunidade”, completa.
Ascom: MOC
Polícia Civil de Araci prende 6 homens considerados de alta periculosidade
Região sisaleira pede ajuda estadual para se desenvolver
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Seleção de Serrinha: Titulares aplicam goleada nos reservas no coletivo apronto
Carro da Rádio Sociedade da Bahia sofre acidente e fere repórter
Um carro da Rádio Sociedade da Bahia sofreu um acidente na madrugada desta quinta-feira (09), quando trafegava na Avenida ACM sentido Iguatemi.
O veículo da emissora, uma Parati, que era ocupado pelo motorista Nilson de Jesus e o repórter Bruno Reis foi atingido no fundo por um Fiat Stylo de cor prata, da empresa Paratodos, que estava em alta velocidade. Com o impacto, o carro da emissora ficou imprensado contra um poste.
Motorista e repórter foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levados ao Hospital Geral do Estado (HGE), com ferimentos na cabeça e algumas escoriações. No entanto, o estado de saúde dos dois não é grave.
O motorista do Fiat Stylo deixou o local sem prestar socorro às vítimas. Ele saiu em outro carro preto, da marca Suzuki e placa JRF 0367. A polícia encontrou copos descartáveis dentro do veículo e investiga se o motorista dirigia sob o efeito de álcool.
Do Portal Interior da Bahia, com informações da Rádio Sociedade / Foto - Ilustração
Quinta-feira sem lei em Feira de Santana; seis pessoas foram assassinadas
Construção da prefeitura de Barrocas está avançada
Governador do Amapá é preso em operação da Polícia Federal
A Polícia Federal (PF) prendeu nesta sexta-feira (10) o governador do Amapá, Pedro Paulo Dias (PP), durante a Operação Mãos Limpas.
O governador é suspeito de participar de uma organização criminosa composta por servidores públicos, políticos e empresários que praticavam desvio de recursos públicos do Amapá e da União.
O governador foi levado pelos agentes da PF para o quartel do Exército, em Macapá.
A assessoria do diretório do PP em Macapá confirmou ao G1 a prisão do governador, mas não quis comentar o assunto. A assessoria de imprensa do governador disse que vai acompanhar o caso e buscar mais informações sobre os motivos da prisão para poder se pronunciar a respeito.
Em 2002, Pedro Paulo se elegeu vice-governador na chapa liderada por Waldez Góes (PDT). Em 2006, foi reeleito como vice. Desde 3 abril de 2010 é governador do Amapá. Ele assumiu após Waldez Góes ter deixado o cargo para se candidatar ao Senado.
Pedro Paulo disputa a reeleição pela chapa “O trabalho precisa continuar”, composta por PP, PRB, PDT, PSR, PL, DEM PHS, PCdoB e PTdoB.
Operação
Foram mobilizados 600 policiais federais para cumprir 18 mandados de prisão temporária, 87 mandados de condução coercitiva e 94 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Além do Amapá, os mandados também estão sendo cumpridos no Pará, Paraíba e São Paulo. Participam da ação 60 servidores da Receita Federal e 30 da Controladoria Geral da União (CGU).
As apurações revelaram indícios de um esquema de desvio de recursos da União que eram repassados à Secretaria de Educação do Estado do Amapá, provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).
Do G1, em Brasília
Coletivo da seleção Coiteense time titular vence de goleada
O time considerado titular da seleção coiteense venceu os reservas no primeiro treino com bola da equipe comandada pelo treinador José João da Silva.
O meio-campista Pêu (foto) que havia marcado um belo gol no domingo passado, contra Retirolândia, pela última rodada da primeira fase, voltou a deixar sua marca, desta feita no coletivo da quinta-feira (09).
Além do Pêu, marcaram para os titulares Pim e Luquinha e um contra do Léo. Para o time reserva, quem marcou foi o Petão. Resultado final 4x1.
Atletas poupados – Os jogadores Roberto e Malhadinha foram poupados no segundo tempo do coletivo e também o Pêu.
Da Redação / esportesisal.com
Resultados e classificação do campeonato dos Coroas de Barrocas
Homem mais baixo do mundo é recebido pelo presidente da Colômbia
O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos colocou Edward Nino Hernández, de 24 anos, no colo. O encontro aconteceu no palácio presidencial, em Bogotá.
O colombiano Edward Nino Hernández, de 24 anos, que mede 70 centímetros e reconhecido como o homem mais baixo do mundo, foi recebido nesta quinta-feira (09) pelo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, no palácio presidencial, em Bogotá.
O Guinnes, livro dos recordes, reconheceu Hernández como o homem mais baixo do mundo. Ele vai aparecer na edição 2011 do livro.
Do Portal Interior da Bahia, com informações do G1, em São Paulo
Coelba obrigada a ter postos em todos os municípios; luz será religada em 24 h
A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou uma nova resolução nesta quinta-feira (09), que unifica e cria novas exigências referentes a direitos e deveres dos consumidores.
A principal novidade é a exigência para que as distribuidoras de energia elétrica - a Coelba na Bahia - instalem postos de atendimento físico em todos os municípios onde atuam.
A Aneel não detalha quantos postos deverão ser instalados para cada conjunto de população, mas exige que a espera para atendimento ao consumidor, que compareça ao local, não ultrapasse os 45 minutos.
A agência estabeleceu uma escala com padrão diferenciado de atendimento de acordo com o tamanho do município. Assim, nas localidades com até duas mil unidades de consumo, o atendimento deverá funcionar pelo menos oito horas semanais a serem distribuídas pela empresa conforme seu planejamento.
Prazo para religação de luz será de 24 horas
O prazo para religação da energia elétrica, cortada por falta de pagamento ou por qualquer outro motivo, será reduzido de 48 horas para 24 horas, a partir de 1º dezembro, de acordo com a resolução aprovada nesta quinta-feira pela diretoria da Aneel.
Do Portal Interior da Bahia, com informações da Agência Brasil
O mundo dos famosos: Modelo paraguaia decide morar no Brasil e ator internacional tem relacionamentos homossexuais
Volante desfalca Serrinha contra Feira
O pão de cada dia dos coiteenses fica mais caro
Os coiteenses que foram à padaria entre quarta-feira (8) e essa quinta-feira (9), com certeza levaram um susto com a novidade: “Um pão diminuiu”, fala a vendedora. Mas assim que o cliente abrir o sorriso ela avisa: diminuiu da quantidade agora em vez de seis são cinco por um real.
E caso a farinha continue a subir, quem também poderá sofrer aumento são as bolachas que, por enquanto, continuam no mesmo valor.