SSS Fardamentos Serrinha
TERRENO
sábado, 10 de dezembro de 2022
Marrocos encerra trajetória de Cristiano Ronaldo em Copas e avança pela 1ª vez à semi
Gol: En-Nesyri (MAR), aos 42'/1ºT (1-0)
Do Portal Bahia Notícias/Por Luciano Trindade | Folhapress/Foto: William Volcov/Brazil Photo Press/Folhapress
França supera a Inglaterra e avança para enfrentar Marrocos na semifinal da Copa
A França está na semifinal da Copa do Mundo do Catar. Na noite deste sábado (10), no Al Bayt Stadium, a atual campeã fez um jogo movimentado contra a Inglaterra e venceu por 2 a 1 no último jogo das quartas de final da competição. Tchouaméni e Olivier Giroud marcaram para os azuis, enquanto Harry Kane fez o único gol dos ingleses.
O time comandado por Didier Deschamps saiu na frente do placar na primeira etapa. Após uma troca de passes entre Mbappé e Dembelé, a bola chegou até Tchouaméni, que mandou uma bomba de fora da área e não deu chances ao goleiro Pickford com 17 minutos.
Atrás do placar, a Inglaterra começou a partir para o ataque e conseguiu empatar aos nove minutos da segunda etapa. Bukayo Saka foi derrubado na grande área e o árbitro brasileiro Wilton Pereira Sampaio acusou a penalidade máxima. Harry Kane bateu no canto direito de Lloris e fez a festa da animada torcida.
Os franceses retomaram a liderança aos 33 da segunda etapa. Na jogada, Griezmann deu um cruzamento na medida para Giroud, que cabeceou para o fundo da rede. O lance ainda contou com um desvio de Harry Maguire.
A Inglaterra teve nos pés de Kane a chance do empate, mas o camisa 9 acabou perdendo um pênalti. Ele pegou mal na bola e ela subiu pra longe da meta.
Kane teve a chance do empate, mas perdeu pênalti | Foto: Divulgação / FIFA
A equipe de Gareth Southgate jogou com Pickford; Walker, Stones (Grealish), Maguire e Shaw; Henderson (Mount), Rice e Bellingham; Saka (Sterling), Phil Foden (Rashford) e Harry Kane.
Já a escalação da França foi a seguinte: Lloris; Koundé, Varane, Upamecano e Theo Hernández; Tchouaméni e Rabiot; Dembelé (Coman), Griezmann e Mbappé; Giroud.
Firme em busca do seu terceiro Mundial, a França joga contra a surpreendente seleção de Marrocos, que eliminou Portugal neste sábado, no Al Thumama. A bola vai rolar na próxima quarta-feira (14), às 16h, novamente no Al Bayt.
Do Portal Bahia Notícias/Por Ulisses Gama, de Al Khor (Catar)/Foto: Alexandre Brum/Agência Enquadrar/Folhapress
Cultura popular da Bahia perde um grande representante
Morreu na noite da última
sexta-feira (09), o grande poeta e cordelista Antônio Queiroz, aos 65 anos.
Antônio Queiroz nasceu em fevereiro de 1957, na Fazenda
Ladeira, município de Serrinha-BA, atualmente povoado de Barrocas. Foi criado
na roça, trabalhando na agricultura do sisal. Iniciou sua trajetória
profissional como cantador e cordelista em 1976, cantando com Zé Pedreira
e, logo depois, passou a comandar programas de repentes, na rádio difusora de
Serrinha.
Obras
publicadas
- A mãe ingrata e a vaca protetora
- ABC dos grandes ídolos que o Brasil não esquece
- Discussão do sol com a chuva
- Galope na beira do mar
Do Portal Ailton Pimentel
SERRINHENSE RETADA: Conheça a história de Mariane
Serrinha registra 131 casos positivos da covid-19 e ativos sobem para 220
A Prefeitura de Serrinha informa que neste sábado (10) temos registrados 131 casos positivos de coronavírus e 65 curas. Nenhum óbito foi registrado. Serrinha tem 11.388 casos confirmados, 11.065 curas, 28 casos suspeito e 220 casos ativos. 10 suspeitos receberam o resultado negativo para a COVID-19.
Principais sintomas causados pela variante Ômicron:
Dificuldade respiratória; Febre; Dor de cabeça; Dores no corpo; Dores musculares; Garganta inflamada Tosse; Coriza; Obstrução nasal. VACINE-SE!
Da Ascom PMS
sexta-feira, 9 de dezembro de 2022
Fim do sonho do hexa: Brasil é eliminado nos pênaltis pela Croácia e dá adeus à Copa do Mundo de 2022
O sonho do hexacampeonato acabou na tarde desta sexta-feira (9). Pela segunda vez consecutiva, o Brasil é eliminado nas quartas de final da Copa do Mundo. Desta vez, o carrasco foi a Croácia, atual vice-campeã mundial. Após empatar em 1 a 1 na prorrogação, com gols de Neymar e Petkovic, o time Canarinho foi derrotado pelos croatas nos pênaltis por 4 a 2.
Na semifinal, a Croácia vai enfrentar o vencedor do confronto entre Argentina e Holanda, que se enfrentam nesta sexta, às 16h no horário de Brasília, no estádio de Lusail. O jogo que vai definir o finalista será na próxima terça (13), também às 16h e no Lusail.
O JOGO
O primeiro chute a gol foi do Brasil aos quatro minutos com Vinícius Júnior. Ele recebeu na esquerda, puxou para a entrada da área e bateu colocado, mas Livakovic defendeu sem problema.
A Croácia assustou aos 12 minutos. Jogada pela direita, Pasalic cruzou para área. A bola passou primeiro por Juranovic e depois Perisic, que não conseguiram finalizar, desperdiçando boa chance. A seleção europeia continuou na pressão e a Seleção Brasileira errou na saída de bola. Aos 14, Casemiro acabou perdendo a bola para Modric, que desceu do meio para a direita, mas a defesa do time Canarinho conseguiu afastar o perigo.
A resposta do Brasil veio aos 19 e aos 20. Vinícius Júnior fez a jogada pela esquerda, carregou para o meio, tabelou com Richarlison e finalizou na entrada da área, mas desviou na zaga. Na pressão brasileira, Neymar avançou pela esquerda, chegou na entrada da área e bateu para a defesa de Livakovic aos 20. Dois minutos depois foi a vez de Casemiro chegar batendo na ajeitada de Richarlison, mas ela acabou saindo pela linha de fundo.
A Croácia voltou a arriscar com Perisic aos 29 minutos. Ele recebeu lançamento na esquerda, dominou, puxou para o meio e finalizou por cima da trave de Alisson. Três minutos depois, o goleiro brasileiro saiu do gol para cortar uma inversão de bola e afastou o perigo.
Foto: Lucas Figueiredo / CBF
A Seleção Brasileira levou perigo ao 41 minutos com Neymar em cobrança de falta. Vinícius Júnior foi derrubado na quina da área, pelo lado esquerdo, e o camisa 10 bateu direto, parando nas mãos de Livakovic.
Aos 44, Kramaric foi lançado na esquerda, mas Thiago Silva chegou bem na marcação e travou na hora da finalização. No entanto, a arbitragem apontou impedimento do atacante no lance.
Segundo tempo
As duas seleções voltaram dos vestiários com as mesmas formações da primeira etapa.
O Brasil teve duas boas chances nos primeiros dois minutos do recomeço da partida. Primeiro, Richarlison recebeu o cruzamento rasteiro na área e finalizou, mas a bola desviou e Livakovic fez a defesa. Vinícius Júnior recebeu na esquerda, tocou para Neymar. O camisa 10 virou e bateu travado. Na sobra, Vinícius recuperou e sai de cara para o gol, mas acabou chutando em cima do goleiro. Os brasileiros ainda reclamaram der um toque na mão, o VAR foi acionado e o árbitro mandou o jogo seguir.
A Croácia criou boa oportunidade aos sete minutos. Jogada de contra-ataque, Perisic recebeu na esquerda e cruzou na segunda trave. A bola passou por todo mundo e Alisson apenas acompanhou a saída pela linha de fundo. Dois minutos depois, a resposta do Brasil veio com Neymar, que desperdiçou uma chance de ouro. Richarlison dominou e descolou boa enfiada para o camisa 10, que saiu na do gol, mas chutou em cima do goleiro croata.
Aos 20 minutos, Paquetá desperdiçou boa oportunidade para abrir o placar. Jogada de Rodrygo pela esquerda, a bola acabou sobrando para o meia dentro da área, que finalizou e ela bateu no rosto de Livakovic.
A Seleção Brasileira criou outra boa chance aos 30 minutos com Neymar. Nova jogada de Rodrygo, ele toca no meio para Richarlison que ajeita para o camisa 10. Ele bateu de esquerda, mas foi travado por Livakovic que saiu na hora certa para evitar o gol brasileiro. Quatro minutos, o time Canarinho chegou bem novamente. Jogada de em pé, Paquetá chegou batendo firme para a defesa do arqueiro croata em dois tempos. Aos 36, Casemiro cruzou da intermediária e Richarlison desviou de cabeça, mas a bola passou por cima da meta adversária. Depois, foi a vez de Militão chutar travado aos 40 no miolo da área, mas ela acabou indo para fora.
A última tentativa do jogo foi do Brasil. Aos 48 minutos, Antony recebeu pela direita, cortou para o meio e bateu rasteiro, mas o goleiro croata fez a defesa.
Primeiro tempo da prorrogação
No primeiro minuto do tempo extra, Pedro desviou de cabeça, mas Paquetá não alcançou. No minuto seguinte, o time Canarinho pediu pênalti em cima de Antony, que foi derrubado por Sosa, mas o árbitro mandou o jogo seguir. Aos 6, Rodrygo tocou para Danilo que fez o cruzamento, mas defesa croata afastou.
A Croácia chegou bem no ataque em dois lances. O primeiro aconteceu aos 11 minutos com Kovacic, que invadiu a área, mas foi travado por Thiago Silva na hora de cruzar na linha de fundo. No minuto seguinte, Petkovic fez bela jogada pela esquerda, passou por dois marcadores e ajeitou para Brozovic, que bateu de primeira, mas mandou bem por cima da meta defendida por Alisson.
Foto: Divulgação / Fifa
Segundo tempo da prorrogação
Em desvantagem no placar, a Croácia tomou a iniciativa. Aos três minutos, Perisic avançou pela esquerda e cruzou com perigo, mas a bola passou por todo mundo. Quatro minutos depois, o mesmo atacante croata tentou passar por Antony, mas acabou desarmado.
Croácia empata
Foto: Divulgação / Fifa
No último lance da prorrogação, Livakovic fez defendeu a finalização de Casemiro aos 16 minutos.
Pênaltis
O Brasil marcou com Casemiro e Pedro, mas perdeu com Rodrygo e Marquinhos. Enquanto a Croácia converteu com Vlasic, Majer, Modric e Orsic.
Foto: Divulgação / Fifa
Cartões amarelos: Danilo, Casemiro, Marquinhos (Brasil) / Brozovic, Petkovic (Croácia)
Gols: Neymar (Brasil) / Petkovic (Croácia)
Croácia: Dominik Livakovic; Josip Juranovic, Dejan Lovren, Josko Gvardiol e Borna Sosa (Ante Budimir); Marcelo Brozovic (Mislav Orsic), Luka Modric, Mateo Kovacic (Lovro Majer), Ivan Perisic e Mario Pasalic (Nikola Vlasic); Andrej Kramaric (Bruno Petkovic). Técnico: Zlatko Dalic.
Do Portal Bahia Notícias/Por Leandro Aragão/Foto: Divulgação / Fifa
Ônibus tomba, cai em ribanceira e deixa feridos no interior da Bahia
Um ônibus tombou e deixou ao menos três pessoas feridas às margens da BR-135, na zona urbana da cidade de Barreiras, região oeste da Bahia, no final da manhã desta sexta-feira (9). O coletivo transportava dezenas de pessoas.
De acordo com a Polícia Militar, que atendeu a ocorrência, o motorista do ônibus avistou uma carreta parada na pista e tentou fazer uma ultrapassagem. Em seguida, ele se deparou com outra carreta e tentou contornar o segundo veículo bruscamente, para evitar uma batida. Com a manobra, o ônibus tombou na margem da rodovia e caiu em uma ribanceira.
A polícia detalhou ainda que, no momento do acidente, chovia no local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e atendeu duas mulheres e um homem, com ferimentos leves.
Do Portal NS/Por g1 BA e TV Oeste
Homem é preso suspeito de matar enteado de 15 anos com pauladas na cabeça; corpo foi enterrado em matagal
Um homem foi preso na quinta-feira (8) em Itamaraju, no extremo sul da Bahia, suspeito de matar o enteado, um adolescente de 15 anos, com pauladas na cabeça. O suspeito tem 41 anos e não teve o nome divulgado.
Ele se apresentou na delegacia acompanhado de um advogado e confessou o crime, segundo a Polícia Civil. A vítima estava desaparecida desde 30 de novembro. Familiares registraram um Boletim de Ocorrência no dia seguinte ao sumiço.
Ainda de acordo com a polícia, o suspeito levou os agentes até o local onde havia enterrado o corpo, em uma área no distrito de Itabatã, em Mucuri, a cerca de 167 quilômetros do município onde o homem foi preso. Os investigadores não revelaram o que motivou o crime.
Após a prisão, o homem passou por exame de lesão corporal e está custodiado na 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Teixeira de Freitas, à disposição da Justiça.
Do Portal NS/Fonte: g1 BA
‘É com um imenso orgulho que agradeço essa missão’, comenta Rui Costa depois de anunciado como futuro ministro da Casa Civil
O governador Rui Costa (PT) utilizou suas redes sociais, nesta sexta-feira (9), para agradecer ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela indicação para comandar a Casa Civil a partir do próximo ano. Além dele, foram apresentados outros quatro futuros ministros.
“É com um imenso orgulho que agradeço essa missão. Sei da minha responsabilidade e vou trabalhar como jamais trabalhei na minha vida para devolver o protagonismo do Brasil”, comentou no Twitter.
Prestes a encerrar seu segundo mandato como líder do Executivo estadual na Bahia, Rui Costa não disputou as eleições deste ano por conta das articulações políticas da coligação do PT no estado.
Ele é bastante ligado ao senador Jaques Wagner (PT-BA), um dos principais aliados de Lula que, nas últimas semanas, também vem sendo apontado como possível ministro.
Nascido em Salvador e formado em economia, Rui Costa cumpriu dois mandados como governador da Bahia, entre os anos de 2015 e 2022. De acordo com o levantamento do Ipec, divulgado em outubro deste ano, 40% dos 1.504 ouvidos consideraram sua gestão ótima ou boa; 23% classificaram como ruim ou péssima; e 32% acreditavam que a gestão era regular.
Antes de assumir o governo da Bahia, Rui Costa tinha vida política ativa no estado desde a década de 80, quando começou a frequentar assembleias de trabalhadores do Polo Petroquímico de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Com 22 anos, foi um dos líderes da greve que paralisou o Polo.
Rui também foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Química, Petroquímica, Plástica, Farmacêutica do Estado da Bahia (Sindiquímica), e participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), no qual é filiado até hoje.
Em 2000, ele venceu o primeiro pleito a vereador da capital baiana e foi reeleito em 2004.
Em 2007, Rui entrou no governo de Jaques Wagner como Secretário de Relações Institucionais, mas deixou o cargo em 2010 para ser deputado federal. Em 2012, se licenciou do cargo para assumir o cargo do Secretário-Chefe da Casa Civil da Bahia, no segundo mandado de Jaques Wagner.
Do Portal NS/Fonte: g1 BA
quinta-feira, 8 de dezembro de 2022
Seleção faz treino último treino antes de enfrentar a Croácia pelas quartas de final; dúvida é na lateral esquerda
A Seleção Brasileira encerrou nesta quinta-feira (8) a preparação para o jogo contra a Croácia, pelas quartas de final da Copa do Mundo de 2022. O técnico Tite fechou os portões para a imprensa após 20 minutos de atividade, acompanhando apenas o aquecimento e um trabalho em campo reduzido sem divisão entre titulares e reservas. A principal dúvida é na lateral esquerda.
Em recuperação de uma lesão no quadril, o lateral-esquerdo Alex Sandro treinou normalmente com o grupo. Ele não aparentou nenhuma restrição de movimento. No entanto, o atleta não joga desde a vitória sobre a Suíça, no último dia 28, pela segunda rodada da fase de grupos, quando deixou o campo lesionado. Ele ficou fora dos dois compromissos seguintes do time Canarinho. Com o corte do reserva Alex Telles, que também se machucou, a tendência é que o lateral-direito Danilo siga improvisado no setor como aconteceu na goleada sobre a Coreia do Sul, pelas oitavas. A provável escalação é: Alisson, Éder Militão (Alex Sandro), Thiago Silva, Marquinhos e Danilo; Casemiro e Lucas Paquetá; Raphinha, Richarlison, Neymar e Vini Junior.
Brasil e Croácia se enfrentam nesta sexta (9), ao meio dia no horário de Brasília, no estádio Cidade da Educação. Quem vencer avança para a semifinal e vai encarar o ganhador do confronto entre Argentina e Holanda.
Do Portal Bahia Notícias/Foto: Lucas Figueiredo / CBF