Uma sucuri-verde de quase cinco metros e 82 quilos foi resgatada na última quinta-feira (26) por uma equipe do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). O animal foi encontrado nas dependências de um hotel no litoral norte da Bahia e está recebendo os cuidados necessários para sua reintrodução à natureza.
“É um animal de grande porte, um dos maiores que já deram entrada aqui no Centro, esse indivíduo é um macho adulto, medindo 4,93 metros. É importante salientar que apesar do tamanho a sucuri não oferece riscos para humanos, já que seus hábitos alimentares incluem pequenos roedores, aves, peixes, capivaras, cervos, entre outros, sendo também um animal de comportamento reservado vivendo em regiões próximas a rios, lagoas e brejos”, explica o biólogo Haeliton Cerqueira.
As sucuris podem viver em ambientes aquáticos e terrestres. Encontradas na América do Sul, possuem expectativa de vida de até 30 anos e apresentam uma cor verde-oliva, podendo variar até o marrom. No Brasil, a espécie é encontrada em biomas como a Amazônia, o Cerrado e a Mata Atlântica.
Notícias de Santaluz
Nenhum comentário:
Postar um comentário