A Polícia Federal (PF), em parceria com a Caixa Econômica Federal, deflagra nesta terça-feira (17) a Operação Dolos, para desarticular uma organização criminosa que fraudava contratos de financiamentos de imóveis em 3 agências bancárias da Caixa Econômica Federal no Rio de Janeiro, em São Paulo e Minas Gerais, gerando prejuízo estimado em cerca de R$ 100 milhões.
Cento e trinta policiais federais cumprem 65 mandados, sendo 34 de Condução Coercitiva – autorização judicial para que a polícia leve pessoas investigadas à delegacia e ouça seus depoimentos – e 31 de Busca e Apreensão, além do afastamento de 10 empregados públicos, sequestro de 20 veículos e bloqueio de dezenas de contas correntes.
De acordo com a Polícia Federal, os membros da organização, com a ajuda de empregados da própria Caixa, inclusive gerentes regionais, facilitavam o recebimento de valores de contratos de até R$ 1 milhão, aceitando documentos falsos e liberando os valores sem as devidas garantias. A maioria dos imóveis estaria localizada na Região dos Lagos, tendo alguns recebido sobrevalorização de 1000% do valor real de mercado. Foi constatado, pelo registro de imóveis, que há contratos cujos bens sequer existem.
A PF também verificou que a liberação dos recursos desses financiamentos nas três agências ocorriam em um prazo médio inferior a 4 dias, sendo que nas demais agências do Rio de Janeiro o processo levava mais de um mês.
Os investigados estão sendo indiciados, na medida de suas participações, por associação criminosa, falsificação de selo ou sinais públicos, falsificação de documentos públicos, estelionato, peculato, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de capitais.
Redação Notícias de Santaluz
Nenhum comentário:
Postar um comentário