Nas eleições municipais deste ano, 237 candidatos adotaram os nomes de Lula ou Bolsonaro nas urnas, representando 25 partidos e quase todos os estados brasileiros, de acordo com um levantamento da Globonews e do g1 com base nos dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até segunda-feira (26). Porém, os números podem mudar, já que as legendas têm até 16 de setembro para substituir candidatos.
Candidatos com nome “Lula”: São 162, dos quais 88% são homens. A maioria (153) concorre ao cargo de vereador. Há seis tentando o cargo de prefeito, e três, o de vice-prefeito. O PT é o partido com mais candidatos (30) usando o nome, e o Nordeste concentra a maior parte, com destaque para a Bahia (35 candidaturas).
Candidatos com nome “Bolsonaro”: São 75, com 72% sendo homens. A maioria (71) disputa o cargo de vereador. Há dois tentando o cargo de prefeito e dois, o de vice-prefeito. O PL lidera com 39 candidatos, e metade dos que usam o nome “Bolsonaro” está no Sudeste, com a maior concentração em São Paulo (18 candidaturas).
O levantamento mostra ainda que, nas eleições deste ano, houve uma queda de 16% no número de candidatos com os nomes dos dois líderes políticos em relação a 2020.
Do Portal NS
Nenhum comentário:
Postar um comentário