Alunos do Colégio Estadual Professor Carlos Valadares, localizado em Santa Bárbara, no interior da Bahia, desenvolveram um biodiesel a partir do óleo de licuri, uma planta também conhecida como ‘palmeira sertaneja’, que cresce em abundância no semiárido brasileiro. O objetivo do projeto é valorizar os recursos naturais da região e ajudar a reduzir a emissão de gases que causam o efeito estufa.
De acordo com o estudante Adrian de Lima, integrante da equipe, o biodiesel produzido com o óleo de licuri pode substituir o diesel comum, derivado de combustíveis fósseis, de forma parcial ou até completa. Essa alternativa é considerada mais sustentável e eficiente. O extrato da planta possui propriedades que permitem a criação de um combustível mais limpo e renovável, como alta resistência à oxidação e um baixo nível de ácidos graxos, substâncias que podem ser prejudiciais ao meio ambiente.
“Nosso projeto está 100% associado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O biodiesel à base dos fluídos da palmeira é uma possibilidade segura para o meio ambiente”, afirma Adrian.
O projeto faz parte do Programa Ciência na Escola, coordenado pela Secretaria da Educação, e também conta com a participação dos estudantes Andrei Maia, João Henrique Gomes e Kauan Mascarenhas. Eles são orientados pelos professores Hevelynn Martins e Lamon Oliveira.
Notícias de Santaluz
Nenhum comentário:
Postar um comentário