A farmacêutica EMS inaugurou, na última sexta-feira (23), uma nova fábrica em Hortolândia, no interior de São Paulo, voltada à produção de medicamentos para o tratamento de diabetes. O evento contou com a participação do presidente Lula e da ministra da Saúde, Nísia Trindade. A planta, que recebeu um investimento de R$ 60 milhões, é a primeira do tipo no Brasil e faz parte do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Ceis), uma iniciativa do governo federal.
O ministério da Saúde informou que a fábrica será responsável pela produção de liraglutida sintética, que ajuda a controlar a diabetes com menos efeitos colaterais e a um custo menor para os pacientes. O medicamento está em processo de registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e já foi incluído na lista de avaliação prioritária.
Além disso, a EMS também vai produzir semaglutida, um insumo utilizado no medicamento Ozempic, cujo pedido de registro também foi enviado à Anvisa. A expectativa é que a nova fábrica gere cerca de 100 empregos.
Até 2026, o governo espera investir R$ 57,4 bilhões, em parceria com empresas privadas, para desenvolver o Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Ceis), que tem como objetivo reduzir a dependência de produtos estrangeiros e criar mais empregos no setor.
Notícias de Santaluz
Nenhum comentário:
Postar um comentário