O Brasil é o sexto maior emissor de gases estufa do planeta, e precisa diminuir a emissão em pelo menos 92% até 2035, comparado a 2005, segundo Observatório do Clima divulgado na última segunda-feira (26). A meta faz parte do Global Stocktake (GST) ou Balanço Global, um processo que examina como os países estão cumprindo suas metas em relação às mudanças climáticas definidas pelo Acordo de Paris, assinado em 2015.
O foco é deixar o aquecimento global abaixo de 2°C até o fim do século, onde a meta de 2030, inicia a exclusão dos combustíveis fósseis do Brasil, a fim de reduzir o uso deles em 42% (80% do carvão mineral, 38% dos derivados de petróleo e 42% do gás fóssil).
A Nova Contribuição Determinada (NDC), precisa ser publicada até fevereiro de 2025 num plano climático nacional. A fim de inspirar outros países do G20. Até 2035, países como os Estados Unidos, precisam atingir emissões negativas em 4 bilhões de toneladas para compensar seu histórico de emissões, no Brasil, esse número é de 200 milhões de toneladas de emissões líquidas.
Do Portal Bahia Notícias/Foto: kamilpetran/iStock
Nenhum comentário:
Postar um comentário