Como atividade de confraternização de fim de ano, o PSOL de Feira de Santana realizará o Sarau do Aloísio no próximo sábado (12), a partir das 16:00. O evento é aberto não só à militância partidária, mas também a todas as pessoas que dialogam com o Partido de algum modo – como apoiadoras não filiadas, como participantes das campanhas eleitorais ou mesmo como simpatizantes virtuais.
Além de espaço de encontro e conversa, o momento contará com poesia, música e lançamento de livros. O nome da atividade faz referência a Aloísio Resende (1900-1941), intelectual negro e pobre que incomodou a ordem estabelecida na Feira de Santana da primeira metade do século XX.
Aloísio, ou Zinho Faúla como também era conhecido, foi jornalista, poeta e um cronista da vida popular feirense, principalmente aquela vivida na boêmia e na experiência do candomblé.
Em especial, Aloísio fez literatura como resistência negra frente ao contexto racista. Nesse sentido, o nome da atividade é tanto uma justa homenagem quanto um ato político de disputa sobre a memória feirense ao reafirmar a importância de quem ainda hoje continua invisibilizado pelo discurso oficial.
O Sarau acontecerá na Sede do PSOL, não por coincidência na rua Aloísio Resende, s/n, 1º andar, na Queimadinha (Próximo ao Colégio Estadual Agostinho Fróes da Mota).
Ascom PSOL Feira
Nenhum comentário:
Postar um comentário