O líder cooperativista José Paulo Crisóstomo Ferreira, o ‘Zé Paulo’, foi nomeado como coordenador de microcrédito e finanças solidárias da Superintendência de Economia Solidária e Cooperativismo (Sesol), estrutura vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (Setre). A nomeação foi assinada pelo governador Rui Costa e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 7 de fevereiro.
“Nossa perspectiva é colaborar na geração de trabalho, emprego e renda, especialmente entre os jovens, além de promover o acesso do microcrédito aos grupos solidários, microempreendedores e empreendedores individuais, e contribuir para o crescimento das ações de desenvolvimento econômico e de fortalecimento e expansão do cooperativismo, da atividade produtiva e da economia solidária em todo o estado, que também são compromissos firmados pela secretária Olívia Santana e pelo governador Rui Costa”, afirma Zé Paulo.
Considerado um dos principais idealizadores cooperativistas e de associações ligadas à economia solidária no Brasil, e líder nacional da agricultura familiar, Zé Paulo atuou como dirigente e ajudou a fundar diversos empreendimentos como a União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Confederação Nacional das Cooperativas Centrais de Crédito Rural com Interação Solidária (Confesol), que mais tarde passou a se chamar Cresol.
Em Santaluz, teve participação ativa na fundação do Centro de Apoio aos Interesses Comunitários (Ceaic), além da Cooperativa de Crédito Rural Ascoob Itapicuru e Rádio Comunitária Santa Luz FM, entre outros.
Zé Paulo também possui uma longa história política, tendo como destaque sua militância de mais de 30 anos no Partido dos Trabalhadores (PT), pelo qual chegou a alcançar o posto de suplente de deputado federal. Atualmente, é filiado ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB).
Notícias de Santaluz
Nenhum comentário:
Postar um comentário