Reuniu se na ultima terça-feira (26) presidentes dos partidos, PEN, PTN, PHS, PTC e PR, para deliberarem questões e diretrizes referentes às eleições municipais 2016 em Conceição do Coité.
Este grupo de partidos nasceu do desejo de todos os envolvidos. Leia-se: 33 pré-candidatos a vereadores (as) de não concorrem às eleições 2016 junto a nenhum dos dois grupos políticos da cidade. De um lado o grupo do atual prefeito Assis (PT) e do outro o grupo liderado por Hamilton Rios que no ultimo pleito não conseguiu reeleger o ex-prefeito Renato Souza.
“Foi uma reunião bem fundamentada, de consenso entre as partes. Diversos assuntos importantes foram abordados em prol do Chapão Livre.” – Pontuou Anízio Junior, assessor de comunicação do PHS.
O Chapão Livre segundo os seus organizadores não tem e não pretendem lançar candidato próprio ao cargo do executivo municipal, porem a reunião teve um “entrave” quando foi citado que o Dr. Cleber Couto, que está filiado ao PEN, partido pertencente ao projeto do Chapão, declarou publicamente ser pré-candidato a prefeito ainda este ano.
Esta declaração contrariou o presidente do PHS, conhecido como Silvan da Faresi, pois o mesmo deixou bem claro aos presentes que esta decisão ia de encontro a filosofia do Chapão Livre. Israel presidente do PEN, ao qual o Advogado Cleber Couto está filiado saiu em defesa do mesmo alegando que a proposta do chapão é coligação na proporcional e não na majoritária, sendo assim automaticamente Dr. Cleber não seria o prefeito indicado do Chapão Livre, e que todos os pré-candidatos a vereadores (as) tinham total liberdade de escolherem a qual prefeito apoiar e subir no palanque.
Ricardo Lima, presidente do PTN, pediu a palavra e propôs que se solicita ao Dr. Cleber Couto uma Nota Pública informando ao eleitorado de que ele não representava o Chapão Livre como pré-candidato a prefeito pelo PEN 51. Inconformado com a proposta Silvan da Faresi, rebateu que não adiantaria, e que automaticamente o Cleber seria ligado ao chapão livre favorecendo a sua campanha para prefeito na cidade.
Israel Cunha continuou na defesa de que “Mesmo Cleber estando no PEN – Partido Ecológico Nacional, não caracteriza assim que ele é candidato representante do chapão livre, mesmo por que a filosofia do chapão livre é não ter candidatura própria a prefeito. Sendo assim nenhum candidato ou pré-candidato a prefeito poderá se intitular representante do Chapão. Que isto fique bem claro, o Chapão Livre não definirá nenhum candidato a prefeito, então sendo assim os pré-candidatos a vereador ficarão livres para escolhes os seus candidatos a prefeito em 2016 em Conceição do Coité” Finalizou Israel.
Pelas contas dos organizadores do Chapão Livre a coligação independente faz 02 (dois) vereadores, e que segundo eles, os articuladores políticos da cidade vez por outra têm procurado os pré-candidatos do chapão para lhes fazerem propostas de apoio que façam com que eles desistam desta ideia de independência.
Outro ponto curioso nesse Chapão é de que alguns pré-candidatos não estão dispostos a apoiar nenhuma bandeira majoritária por entenderem que isto não rende votos na proporcional. Ou seja. Dispensam palanque e preferem ir a campo atrás do voto sagrado de cada dia. – Afirma Ricardo Lima presidente do PTN.
Do Portal Interior da Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário