A expectativa era grande no auditório da CUT/BA antes do início da primeira assembleia da Campanha Salarial dos Radialistas e Publicitários 2011, que aconteceu no dia 25 de janeiro.
Para a direção do SINTERP era o momento de conversar com a categoria abertamente, esclarecer quaisquer dúvidas com total transparência e mostrar que o voto de confiança dado a essa diretoria está sendo honrado.
Este ano, de acordo com a pauta de reivindicações aprovada, a categoria vai pleitear um ganho real de 10%, além da reposição salarial de 8,43%, de acordo com o INPC. Além disso, um piso salarial de R$ 1.200,00 para as funções regulamentadas extensivo a secretárias, telefonistas, motoristas, recepcionistas e técnicos de contabilidade a partir de abril.
Para as funções não previstas, valor de R$ 603,53. De acordo com a cláusula 11ª, a requalificação do trabalhador é responsabilidade da empresa.
Para um colega da Rádio Sociedade, que esteve presente, o objetivo da assembleia era traçar metas e colocar as ideias em dia. “Vamos definir os caminhos desta Campanha Salarial e tentar conseguir algo a mais este ano. Precisamos surpreender”, declarou.
Outro radialista disse que estava interessado nos pontos que seriam debatidos para ter uma noção exata do que seria melhor para a categoria durante este ano. “O sindicato, de algum tempo para cá tem tido êxito e queremos que ele cresça cada vez mais. Quem não participa, não sabe o que lhe é favorável. Quero estar por dentro do que acontece, do que a entidade é capaz de fazer, como a obtenção de melhor salário e boas condições de trabalho”, afirmou.
O coordenador, Everaldo Monteiro, lembrou que com a alteração da data base de 1º de janeiro para 1º de abril, o sindicato está três meses adiantado na organização da Campanha Salarial deste ano. Mudança que não aconteceu por vontade, mas por necessidade. O lado bom é a unificação da representação da categoria numa única data base. “Representamos Rádio, TV, TV a cabo, produtoras e publicitários. Só os radialistas são quinze mil em todo o estado. A unificação das datas deve reforçar a luta dos publicitários que não fecham acordo há quatro anos”, ressaltou.
Para Neylon Barboza, vice - coordenador, a Campanha Salarial do ano passado foi um desafio enfrentado com muita coragem e ganhos inegáveis. Ele afirmou ter muita gratidão aos colegas das emissoras que apoiaram esse movimento. “Foi conquistado reajuste para todos, sem exceção e ganho real de 1,15%. Os patrões colocaram como condição para fechar o acordo, a mudança da data base para abril. Naquele momento, na mesa de negociação, a diretoria avaliou o custo benefício de fechar ou não um acordo àquela altura do campeonato”, afirmou, lembrando que trabalhador consciente e sindicato combativo se mobilizam a hora que for, de janeiro a dezembro.
Ele acredita que a mesa de negociação exige prudência, principalmente por cuidar da vida das pessoas, neste caso, da vida e emprego de tantos trabalhadores e trabalhadoras e de suas famílias. A diretoria salientou que o SINTERP continuará a luta por respeito profissional, qualidade de vida, trabalho e renda para todos os trabalhadores e trabalhadoras representados pela entidade. Mostrou que está disposta a defender o direito do trabalhador e espera da categoria recíproca verdadeira.
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