A queda das intenções de voto na candidata do PT a presidente, Dilma Rousseff, registrada pelo Datafolha nesta quarta-feira (22), confirma a tendência já antecipada no Distrito Federal pelo tradicional instituto Soma.
Segundo a pesquisa realizada em 13 de setembro, quando Dilma caiu de 43 para 37%, e depois no último dia 17, ao oscilar para 36%.
O especialista Ricardo Penna, do Soma, havia observado a este site que, historicamente, o eleitorado do DF antecipa tendências de comportamento dos eleitores, em disputas presidenciais.
Na ocasião, ele lembrou vários exemplos e antecipou a este site, já no dia 14 passado, que a pesquisa no DF poderia sinalizar "problemas à frente", na campanha petista.
O instituto Soma também registra no DF o crescimento da candidatura de Marina Silva (PV), que subiu de 23% para 25% das intenções de voto, superando o candidato do PSDB, José Serra, que agora está em terceiro, na Capital, com 23%.
Na pesquisa Datafolha, a vantagem de Dilma sobre os adversários caiu cinco pontos percentuais e agora ela soma 49% (tinha 51%), enquanto todos os adversários somam 42%. Pelo Datafolha, Serra oscilou de 27% para 28% e Marina de 11% para 13%.
A queda pode ser atribuída aos seguidos escândalos de corrupção envolvendo o governo Lula, na Casa Civil até há pouco chefiada por Dilma Rousseff. Apesar da queda, ela ainda venceria as eleições no primeiro turno.
Marina e Serra são preferidos na USP
Os candidatos à Presidência Marina Silva (PV) e José Serra (PSDB) são os preferidos dos alunos e professores da Universidade de São Paulo (USP), segundo pesquisa Datafolha, realizada em parceria com a Escola de Comunicação e Artes (ECA), divulgada nesta quarta (22).
No total, Marina tem 30% das intenções de voto, Serra 27%, Dilma 21%, e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), 7%. O levantamento, que entrevistou 1.014 pessoas em 29 faculdades ou institutos, mostra que Serra lidera na Faculdade de Economia e Administração (FEA), Engenharia (Poli), Medicina e Direito.
Marina ganha na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, no Instituto de Matemática e Estatística e na Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Dilma e Marina empatam na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e na ECA.
A popularidade do presidente Lula, que na última pesquisa nacional atingiu 79%, ficou em 53% na USP.
Fonte: Claudio Humberto
Nenhum comentário:
Postar um comentário