O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil registrou um crescimento de 0,8% no primeiro trimestre de 2024 em relação ao quarto trimestre de 2023, segundo dados divulgados nesta terça-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado positivo foi impulsionado principalmente pelo setor de serviços, que representa cerca de 70% da economia brasileira e registrou um aumento de 1,4%.
O destaque do setor de serviços foi o bom desempenho do comércio, que cresceu 3,0%. A agropecuária também apresentou um crescimento expressivo de 11,3%, impulsionado pelo aumento da produção agrícola e pela alta dos preços das commodities no mercado internacional.
Por outro lado, a indústria apresentou um desempenho misto no trimestre. No geral, o setor registrou uma ligeira queda de 0,1%, mas alguns segmentos específicos apresentaram resultados positivos. A indústria de transformação, por exemplo, teve um crescimento de 0,7%, enquanto as atividades de eletricidade e gás, água, esgoto e atividades de gestão de resíduos (-1,6%), construção (-0,5%) e indústrias extrativas (-0,4%) registraram quedas.
Na comparação com o primeiro trimestre de 2023, o PIB brasileiro cresceu 2,5%. O valor adicionado a preços básicos, que mede a riqueza gerada pela atividade econômica, subiu 2,3%, enquanto os impostos sobre produtos líquidos de subsídios avançaram em 3,4%. Já o PIB acumulado nos quatro trimestres terminados em março de 2024 apresentou crescimento de 2,5% em relação ao mesmo período de 2023.
Notícias de Santaluz
Nenhum comentário:
Postar um comentário