Novembro Azul PMS

Novembro Azul PMS

Banda Chica Baiana

Odonto Luz

Odonto Luz

Netinho Balachic

SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sexta-feira, 7 de junho de 2024

Marcinho Oliveira propõe inclusão de medicamentos para diabetes e obesidade na lista de doações do Estado

Foto: Vanner Casaes/ALBA

O deputado estadual Marcinho Oliveira (UB) apresentou um projeto de lei visando incluir os medicamentos tirzepatida e semaglutida na lista de remédios doados pelo Estado. Essas substâncias são recomendadas clinicamente para pacientes com diabetes tipo 2 e para pessoas com obesidade grau 2 e 3, com eficácia comprovada cientificamente.

O projeto permite que o Poder Executivo estabeleça parcerias com órgãos federais, estaduais, municipais, empresas e entidades sem fins lucrativos para viabilizar a distribuição dos medicamentos.

Segundo o deputado, o objetivo é garantir acesso gratuito a tratamentos comprovadamente eficazes para pessoas de baixa renda que não podem arcar com os custos.

Marcinho Oliveira destacou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a tirzepatida em setembro de 2023 para o tratamento de diabetes tipo 2. Já a semaglutida, aprovada em 2018, é conhecida no mercado como Ozempic e indicada para o mesmo fim.

Ele ressaltou a importância da combinação dos medicamentos com orientações sobre dieta e atividade física para o sucesso do tratamento.

O deputado propôs ainda a inclusão da tirzepatida e da semaglutida no Programa Farmácia Popular do Brasil, ampliando o acesso a esses medicamentos.

Marcinho Oliveira reiterou o propósito do projeto de proporcionar tratamento adequado e acessível para pessoas com diabetes e obesidade severa e mórbida.

“O objetivo é proporcionar a aquisição dessas medicações às pessoas de baixa renda, que não têm condições de arcar com mais essa despesa. Nada mais justo que o poder público dê condições para que essas pessoas carentes adquiram esses remédios sem custo nenhum”.

Notícias de Santaluz

Nenhum comentário: