Pesquisadores italianos afirmaram, nesta quinta-feira (24), que podem ter encontrado os restos mortais pertencentes à mulher que inspirou o pintor Leonardo da Vinci no famoso quadro “Mona Lisa”.
Por causa de limitações tecnológicas, eles ainda não têm certeza se os fragmentos de ossos achados são mesmo a Lisa Gherardini, mulher que acreditam ter posado para o artista.
Apesar disso, vários historiadores apostam nesta hipótese, já que arqueólogos começaram a buscar o corpo há três anos em um convento onde viveu seus últimos dias, e também abriram a tumba da família do marido dela, Francesco del Giocondo, para obter uma comparação do DNA.
Através destas buscas, foram recuperados vários corpos, mas a datação de carbono mostrou que somente alguns fragmentos de ossos é do início do século 16, quando Lisa Gherardini teria posado para Da Vinci. “Se você me perguntasse o que eu, pessoalmente, subjetivamente, acho e sinto, diria que acredito que a encontramos”, comentou Silvano Vinceti, que comanda o Comitê Nacional da Itália para a Divulgação do Patrimônio Histórico e Cultural.
Outros especialistas foram mais cautelosos e afirmaram que por causa do mau estado dos fragmentos encontrados, não podem ter certeza, já que usando somente indícios científicos as chances de terem feito a descoberta são pequenas. “O que esperamos é que técnicas sofisticadas um dia nos permitam extrair e analisar e comparar o DNA para podermos determinar geneticamente que este são os restos de Lisa Gherardini”, explicou.
Do Portal Augusto Urgente/B.N
Nenhum comentário:
Postar um comentário