A maior festa de futebol amador do país, o Campeonato Intermunicipal 2015, já está acontecendo, mas muitas seleções vem enfrentando dificuldades, por encontrarem a crise como principal adversária nessa disputa.
Nos principais comentários sobre futebol, nas redes sociais, grupos de Whatsap, rádios, Tv e outros meios de comunicação, observamos que muitos municípios foram "com sede ao pote" e acabaram se afogando mais cedo.
O fator desse resultado negativo, provém de um mal planejamento e também da falta de interesse pelo esporte de alguns municípios. Para investir em uma área como essa, um prefeito precisa ser bem competente no quesito administrar o dinheiro público, também ter consciência de que cada centavo depositado em um jogador, escolinha de futebol, estádio e outros, são incentivos para uma comunidade bem mais feliz e organizada.
Nesse campeonato, algumas seleções foram "debutantes" e tiveram que aprender dentro e fora de campo, às regras do jogo. Ibirapitanga, teve a sua primeira oportunidade de participar em um Intermunicipal e acabou sendo alvo de diversas críticas, por não ter feito uma boa campanha e financeiramente não está bem. Eliminada pela seleção de Ubaitaba, que sendo mais experiente conseguiu chegar no "mata-mata", mas enfrentando também dificuldades como todas as outras.
O presidente da Liga, Everaldo Melo afirma que o município tem 40 anos de participação no Intermunicipal e ele vinte e seis anos na responsabilidade de manter a tradição do futebol em atividade e reconhece que na escolha do grupo, é sempre muito importante a união, organização e profissionalismo.
Para ele Ubaitaba caminha por ter aprendido a conviver com o pouco, sempre gastando o que tem disponível para gastar e todos estão cientes que cada fase é um novo desafio. Em várias cidades os prefeitos apenas contribuem com o transporte e alimentação dos atletas e nem adianta insistir, que a decisão é irreversível! A situação é bem pior para outras em que não recebem nenhum tipo de colaboração da prefeitura.
Nesses casos os populares, organizam-se para buscar recursos financeiros, através de bingos, comerciantes, empresários e outros. Existem seleções que o atleta se oferece para jogar, sem ganhar nada além do aprendizado! Com todos esses obstáculos, muitas seleções conseguem dar continuidade aos sonhos de chegar a final e quem sabe até ao título!
Enfim, a prorrogação desses problemas sempre existirá no mundo esportivo, porém cabe a cada envolvido fazer bem a sua parte, inclusive a imprensa, que tem um poder enorme nas articulações e cobranças! Reportagem IbiraOnline.Com (Rita Santos).
Roberto Santos
Chiquito Fernandes
Rita Santos
Do Portal Ibira Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário