A rede de supermercados Bompreço na Bahia foi condenada por assédio moral em diversas lojas no Estado e pagará R$ 500 mil por danos morais coletivos.
A sentença é da juíza titular da 23ª Vara do Trabalho de Salvador, Alice Maria Santos Braga. A magistrada concluiu que o assédio moral no Bompreço “não se trata de fato pontual, mas de condenações recorrentes pela mesma prática, onde foram citados nomes de vários gerentes, o que evidencia que a prática se difundia por várias lojas do acionado, como se a prática fosse até mesmo incentivada pelo réu como requisito para a ocupação do cargo de gerência.”
O Ministério Público do Trabalho (MPT) propôs ação civil pública na Justiça. De acordo com a decisão, a empresa pagará multa de R$ 1 mil por empregado, no caso de reincidência.
Segundo o procurador do trabalho Pedro Lino de Carvalho Júnior, autor da ação, a condenação é exemplar, por envolver uma das maiores empresas do setor de comércio varejista do Estado e pelo fato de que nem sempre é possível reunir provas suficientes para uma condenação por assédio moral.
O valor da indenização será revertido para quatro instituições de utilidade pública. Caberá ao MPT indicar os nomes das entidades. (Informações do Valor).
Do Portal Interior da Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário