Em clima de recuperação da popularidade e melhoria na avaliação de seu governo, a presidente Dilma Rousseff (PT) deve desembarcar na próxima semana em solo baiano para assinar o contrato para construção da linha 2 do metrô de Salvador-Lauro de Freitas e inaugurar em Vitória da Conquista, na região Sudoeste, casas do Programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. A assessoria do Palácio do Planalto ainda não confirmou a data, mas, segundo informações de bastidores, a tendência é de que a chefe do Executivo Nacional visite o estado no dia 09 ou 11.
Em momento de articulação política com a base e seguindo o projeto de reeleição em 2014, a presidente aproveitará a passagem pela Bahia para fortalecer seu espaço. “É uma viagem administrativa, mas não deixa de trazer bônus para a presidenta já que ela mostra as ações do governo”, admite o presidente estadual do PT, Jonas Paulo. Segundo ele, não há perspectivas de conversas sobre o cenário político e o partido.
Mas, o certo é que a líder nacional busca afinar a sua identidade política com a população, já que os adversários têm se movimentado no mesmo sentido, entre eles, o pré-candidato do PSDB, o senador Aécio Neves, que recentemente esteve na capital baiana. O contrato será assinado com a Companhia de Participações em Concessões (CPC), controlada pela Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR), empresa responsável pela implantação e operação do equipamento. Após a vitória da proposta da empresa, a perspectiva era de que o início das obras ocorresse em outubro, mas essa tendência se estende para o mês de novembro.
Em modelo de Parceria Público-Privada (PPP), as obras envolvem os dois primeiros trechos a serem entregues em 2014: Lapa ao Retiro, em junho, e Lapa a Pirajá, em dezembro. O investimento é de R$3,6 bilhões. O metrô de Salvador será dividido pela linha 1, chegando até Águas Claras – Cajazeiras, e linha 2. Após assinar o pacto, o governador Jaques Wagner (PT) e a presidente darão a ordem de serviço para início da construção da nova linha. Cogita-se que, em Salvador, Dilma inaugure, ao lado de Wagner, uma etapa da Via Expressa, considerada a maior intervenção urbana da gestão estadual, no valor de R$ 480 milhões. O principal objetivo da via é reduzir o trânsito de cargas pesadas na Avenida Bonocô. As informações são do jornal Tribuna da Bahia.
Do Portal Jornal da Chapada/FOTO: Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário