Novembro Azul PMS

Novembro Azul PMS

Banda Chica Baiana

Odonto Luz

Odonto Luz

Netinho Balachic

SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Matemática garante o Cruzeiro na Taça Libertadores e com 94% do título; veja as possibilidades das outras equipes

Uma campanha irreparável. Dessa forma pode-se descrever a trajetória do Cruzeiro até a 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Líder isolado com 53 pontos, 11 a mais do que o segundo colocado, Grêmio, o time celeste apresenta outros números expressivos que o colocam ainda mais como forte candidato ao título nacional.

Não bastasse a grande “gordura” acumulada na liderança, a Raposa segue há 14 rodadas na ponta da tabela. Desde a 16ª rodada o time de Marcelo Oliveira não conhece outra posição no campeonato, que não o primeiro lugar.

Probabilidades matemáticas
Números que deixam a matemática celeste em relação ao título muito positiva. Segundo o site Infobola, um dos mais conhecidos quando o assunto é estatística no futebol, o Cruzeiro tem 94% de chances de ser campeão Brasileiro. Contra 3% de possibilidades do Grêmio, 2% do Botafogo e 1% do Atlético-PR, rivais que aparecem logo abaixo do grupo estrelado na classificação da disputa nacional.

O Infobola ainda coloca o Cruzeiro como equipe praticamente garantida na Libertadores do ano que vem. Segundo os matemáticos da página especializada em números no futebol, a Raposa tem 99% de chances de voltar, após dois anos, ao torneio continental.

Outra página especializada em estatísticas da bola, o portal “Probabilidades no Futebol”, do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), coloca os celestes com 88,9% de chances de levantar o título de campeão Brasileiro ao fim das 38 rodadas da competição. A UFMG ainda coloca o Grêmio com 4,4% de chances de vencer a competição, o Botafogo com 3,1% e o Atlético-PR com 2,7%, times que fecham o G4 do Brasileirão.

Em relação à Libertadores, os matemáticos mineiros apontam uma virtual classificação da equipe celeste: 99,79% de chances.

Ótima campanha
Com 16 vitórias em 24 jogos, cinco empates e apenas três derrotas, o Cruzeiro é o time que menos perdeu no Campeonato Brasileiro. A atual campanha estrelada faz o aproveitamento do time atingir 73,6% na disputa. Percentual bem superior ao do Tricolor Gaúcho, novo vice-líder, que soma 58,3%.

Melhor mandante com 10 vitórias e apenas dois empates em casa, os celestes também possuem os melhores números quando o assunto é jogar longe de seus domínios. Atuando na casa do adversário o Cruzeiro venceu seis vezes, empatou três e perdeu três.

A Raposa balançou as redes adversárias em 50 oportunidades. Foram apenas 20 gols sofridos e o impressionante saldo de 30 tentos. O último número é tão impressionante, que, mesmo somando o saldo de gols do segundo até o sexto colocado (29 gols), não se alcança a marca estrelada.

A última derrota celeste aconteceu há dez rodadas e o time acumulou da 14ª jornada até aqui a impressionante marca de nove vitórias e um empate. De 30 pontos disputados nos últimos 10 jogos, os celestes marcaram 28. 

Justificativa para os números
Os sites matemáticos que divulgam estatísticas do futebol consideram para o cálculo das chances de classificação e/ou título o mando de campo dos jogos e o retrospecto das equipes na competição.

Os cálculos permitem comparar os clubes não apenas pela pontuação ou aproveitamento, mas também pela dificuldade dos jogos de cada equipe, avaliada em função dos adversários e do fator local. (Informações de O Tempo). 

Do Portal Interior da Bahia

Nenhum comentário: