Novembro Azul PMS

Novembro Azul PMS

Banda Chica Baiana

Odonto Luz

Odonto Luz

Netinho Balachic

SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 30 de março de 2013

Barrocas e Luiz Eduardo Magalhães completam aniversário neste sábado dia 30


Os dois mais novos municípios da Bahia estão completando neste sábado,30 de março, 13 anos de emancipação política e administrativa, Barrocas na região sisaleira e Luiz Eduardo no Oeste da Bahia, situado á 80 km de Barreiras.

O município de Barrocas tem sempre motivo dobrado para comemorar sua emancipação, pois, no dia 09 de maio de 1985 foi emancipado de Serrinha, mas a conquista durou pouco tempo. Cinco anos depois, a criação do município foi anulada e ele voltou a ser distrito serrinhense.

A consagração de Barrocas como município veio com a Lei estadual nº 7.620, de 30 de março de 2000. Dessa data em diante a cidade passou a ter autonomia. Diversas manifestações culturais fazem parte da cultura barroquense, a exemplo dos festejos juninos, período também em que se comemora o santo padroeiro local, São João Batista.

luiz eduardo magalhães
Luiz Eduardo Magalhães – O município de Luís Eduardo Magalhães era antes um pequeno povoado denominado Mimoso do Oeste, que passou em 3 de dezembro de 1987 a ser distrito de Barreiras. Através da Lei n° 395/1997, em 17 de novembro de 1998, passou a denominação atual, para após referendo, decorrente de um projeto elaborado pela então deputada estadual Jusmari de Oliveira, transformar-se no município, cujo nome remete ao falecido deputado, filho do Senador Antônio Carlos Magalhães, em 30 de março de 2000, pela Lei 7619/00. A criação do município foi alvo de muitas críticas, como a que afirmava ser a lei 7619/00 inconstitucional, sendo também o referendo que autorizou a criação do município, tendencioso e parcial, já que não foram consultadas todos os moradores envolvidos. Em 2007 o STF declarou a inconstitucionalidade da criação do município, dando ao legislador federal prazo de 2 anos para legalizar a situação. Mediante Emenda constitucional o congresso avalizou a criação do município.


Luiz Eduardo é um município rico e promissor, pois tem um grande potencial na agricultura responsável pelo plantio de milhares de hectares de grãos e algodão que consequentemente tem atraído grandes industrias. Luiz Eduardo apesar de emancipado recentemente está entre os municípios mais desenvolvidos do Estado da Bahia. Barrocas por sua vez tem se destacado na região do sisal e seus governantes tem trabalhado para mostrar o porque ganhou a segunda chance. 

Da redação CN

Nenhum comentário: