Novembro Azul PMS

Novembro Azul PMS

Banda Chica Baiana

Odonto Luz

Odonto Luz

Netinho Balachic

SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Ichu – Um exemplo de coragem, dedicação e longevidade de Noé do Alto Alegre


O aposentado Noé Martins Carneiro, 76 anos, casado há 45 anos com dona Afra Vanilda Carneiro (74) e que tiveram nove filhos e destes, sete estão vivos hoje, mora na fazenda Alto Alegre zona rural de Ichu, e ele mostra que para ter saúde e coragem não importa a idade, ele vive o tempo todo quebrando pedras na sua pequena propriedade.
Nesta sexta-feira 09, o Ichu Notícias esteve visitando sua propriedade e lá ficamos surpresos com o que vimos. Com uma privilegiada localização geográfica a fazenda Alto Alegre, fica no alto de um morro e por isso existe muito lajedo na pequena propriedade do senhor Noé o que levou o aposentado fazer do lajedo um meio de passar o tempo quebrando pedras para construção do que ele chama de Caldeirão, estes caldeirões servem para armazenar água da chuva e com as pedras seu Noé faz cercados em sua propriedade amontoando uma em cima da outra.
Apesar de sobreviver com o dinheiro da aposentadoria e ter idade já avançada o aposentado trabalha todos os dias com uma enorme marreta quebrando pedras, depois as pedras são amontoadas formando um grande cercado. Segundo seu Noé, algumas pedras precisam ser queimadas para facilitar o serviço e ele ainda revelou para nossa equipe alguns segredos para execução deste serviço. “Todos os lajedos tem sua fenda formada de sul a norte e na hora de quebrar temos que bater a marreta de leste a oeste ou vice e versa para quebrar pedra pequenas e para pedras maiores temos que quebrar na mesma direção”, revelou seu Noé em entrevista para nossa equipe.
Sobre sua disposição para um serviço tão pesado ele disse que não consegue sobreviver sem trabalhar e quebrar pedras é para ele uma diversão; “eu não consigo ficar quieto, o trabalho é a minha diversão, porque dia de domingo eu imagino quando chega porque eu fico quieto”, risos.
Seu Noé ainda falou de sua vocação em quebrar pedras, segundo ele outras roças estão cercadas de pedras fruto de seu trabalho braçal; “toda vida eu tive esta vocação e não só tenho isso aqui, lá embaixo tenho algumas cercas que divido eu e compadre João fui eu que fiz”, pontuou.
Seu Noé já construiu 15 caldeirões ao todos em sua propriedade, todos cavados em cima do lajedo, alguns de capacidade para mais de 15 mil litros de água e tem caldeirões que segundo ele, encobre um homem de braço pra cima.
Quebrar pedras não é a única atividade de seu Noé, ele também é um grande artista artesanal, e fez questão de nos mostrar diversas obras artísticas construídas por ele. Foram foice, enxada, martelo, facão, machado, uma prensa e uma roda, que são equipamentos que no passado eram utilizados para fazer farinha, além de um mapa do Brasil e uma imagem de Nossa Senhora de Aparecida, todos construídos por seu Noé com madeiras.
Nas horas vagas seu Noé ainda se diverte tocando Flautas “gaitas”, e ele fez questão de nos mostrar sua habilidade, tocando Asa Branca e A Volta da Asa Branca, duas lindas canções de Luiz Gonzaga o Rei do Baião.
Do Portal AL Notícias/Por: Valdir Carneiro – Ichu Notícias

Nenhum comentário: