Aconteceu nesta sexta-feira (4), uma reunião no salão Nobre da prefeitura de Feira de Santana para debater os problemas e buscar soluções para a BR-324, sob concessão da Viabahia.
Estiveram presentes o prefeito Tarcízio Pimenta, representantes dos Governos Estadual e Municipal, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da concessionária Viabahia.
A reunião foi proposta pelo deputado estadual, Zé Neto (PT), líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, que abriu o encontro declarando que o Ministério Público Federal (MPF) vai fazer uma inspeção com duração de 12 horas, no próximo dia 9, na BR-324, para avaliar o cumprimento do contrato e as condições da via que têm sido alvo freqüente de críticas.
“Dizem que nada foi feito, isso não é verdade. Algumas coisas já melhoraram mas, ainda falta muito”, declarou o líder governista que ainda explicou que está foi a quinta reunião com o intuito de resolver os problemas das BRs 324 e 116, sob concessão da Viabahia, e do Anel de Contorno de Feira de Santana.
O gerente da ANTT, Deuzedir Martins, fez um relato sobre a formação deste contrato de concessão e, segundo ele, obras para total restauração do pavimento, duplicação das pistas e outras melhorias estão previstas no contrato que, anualmente é revisto, podendo ser alterado o programa de obras.
“Os trabalhos inicias, no primeiro ano, não visam uma solução definitiva para os problemas, eles visam oferecer condições de trafegabilidade na rodovia. Após este preparo, que já foi realizado antes da cobrança do pedágio, inicia-se um programa de maior investimento, que é a recuperação total dos quase 700 km administrados concessão da Viabahia”, explicou Deuzedir.
O prazo para essa recuperação total é de cinco anos, o que, segundo o gerente da ANTT, é compatível com os investimentos que serão realizados e com os valores cobrados pelo pedágio. “Temos hoje aqui um dos menores pedágios do Brasil”.
O prazo para essa recuperação total é de cinco anos, o que, segundo o gerente da ANTT, é compatível com os investimentos que serão realizados e com os valores cobrados pelo pedágio. “Temos hoje aqui um dos menores pedágios do Brasil”.
Quando ao Anel de Contorno, Deuzedir Martins, declarou que nos próximos dias será aprovada a duplicação da parte sul e que os trechos oeste e norte também serão incluídos no contrato para a duplicação.
Principais problemas abordados
As perguntas para o diretor superintendente da Viabahia, José Carlos Navas Fernandes, giraram em torno das condições da pavimentação da pista, falta de acostamento em muitos trechos, construção de passarelas, freqüentes congestionamentos, inexistência de uma via alternativa ao pedágio, duplicação das vias, falta de escoamento para as chuvas, morosidade nas obras e despreparo por parte dos funcionários.
Congestionamento
Sobre o tema, o diretor superintendente da Viabahia, José Carlos Navas Fernandes, declarou: “Não se faz omelete sem quebrar os ovos”.
Segundo ele, os congestionamentos estão sendo causados pelas obras que vêm sendo realizadas e que, por motivo de segurança, as mesmas não podem ser realizadas a noite.
Passarela
O superintendente declarou que no estudo preliminar que aponta a incidência de casos de acidentes, sugeria que fossem construídas duas passarelas, uma seria na proximidade da empresa G Light e outra em frente ao Parque de Exposições.
Porém, de acordo com ele, o município optou pela não construção destas passarelas e em contra partida, a implantação de uma em frente a rodoviária.
Alagamento
De acordo com o representante da concessionária, as obras para os problemas de drenagem estão englobadas neste pacote de serviços que está em andamento.
“Vamos fazer as intervenções gradativamente dentro destes cinco anos”. José Carlos ressaltou que muitos dos casos de alagamentos se devem ao descarte irregular de lixo por parte dos moradores que vivem na margem da rodovia.
Duplicação
Segundo o representante, a duplicação da BR-116, que também é de concessão da Viabahia, será realizada no trecho compreendido entre Feira de Santana e a Ponte do Paraguaçu. “Depois de um ano que já solicitamos ao IBAMA, a licença ambiental deve sair dentro dos próximos 20 dias para que possamos começar as obras”, declarou José Carlos Naves Ferraz.
O superintendente da Viabahia ainda solicitou que os usuários da rodovia tivessem mais paciência. “Estamos trabalhando direto e precisamos de uma compreensão maior da parte dos usuários, para que não sejamos criticados por estar criando congestionamentos. Quanto mais frente de obras colocarmos, maiores serão os congestionamentos”, finalizou.
Presentes
Estiveram na reunião o gerente da ANTT, Deuzedir Martins; diretor superintendente da Viabahia, José Carlos Navas Fernandes; Superintendente da Polícia Rodoviária Federal na Bahia, George Pain; representante do senador Walter Pinheiro (PT), Luis Henrique; deputados estaduais José Neto (PT), José de Arimatéia (PRB), Carlos Geílson (PTN) e Graça Pimenta (PR); os vereadores Alcione Cedraz (PSD) e Zé Curuca (PSDB), além do prefeito e secretários municipais.
Por Ana Emíllia
Informações Portal Interior da Bahia
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