Seis mortes de bebês com perímetro encefálico igual ou inferior a 33 centímetros foram divulgadas por meio de nota pelo Governo da Bahia, na manhã desta sexta-feira (4). Os dados são referentes até o dia 1º de dezembro de 2015. Os municípios onde as mortes foram registradas são: Salvador (1), Itapetinga (1), Olindina (1), Tanhaçú (1), Camaçari (1) e Itabuna (1).
Ainda de acordo com o governo, foram notificados 112 casos suspeitos de microcefalia, identificados em 34 municípios, dos quais 26 foram confirmados. Este número seguia o padrão estabelecido pelo Ministério da Saúde, no qual considerava microcéfalos os bebês que tenham perímetro encefálico igual ou inferior a 33 centímetros. Porém, na quinta-feira (3), o Ministério da Saúde, em consonância com a Organização Mundial de Saúde (OMS), passou a considerar o perímetro encefálico igual ou menor que 32 centímetros. Desse modo, a Bahia passa a ter 87 casos suspeitos de microcefalia.
Em contato com o G1 na manhã desta sexta-feira, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) informou que, apesar da mudança no critério adotado pelo Ministério da Saúde, o número de óbitos continua o mesmo (seis) e apenas a investigação dos próximos casos serão modificadas.
Centro de Operações
Devido ao quadro epidemiológico na Bahia, o Governo do Estado anunciou o início do funcionamento do Centro de Operações de Emergências em Saúde do Governo da Bahia na próxima quinta-feira (10).
O objetivo é atender às necessidades de produção e atualização de informações sobre o quadro epidemiológico e estabelecimento das medidas de vigilância, controle e atenção. De acordo com o governo, serão produzidos boletins semanais, divulgados sempre às segundas, a partir das 15h.
O Centro de Operações também será responsável pelo envio de equipes para auxiliar os municípios na investigação em campo, clínica e laboratorial, bem como o estabelecimento de um plano para controle das microcefalias e redução dos agravos. De acordo com o governo, é importante destacar que a suspeita, notificação e registro de casos de microcefalia devem ser comunicados imediatamente (até 24 h) pela equipe do estabelecimento de saúde onde foi realizado diagnóstico, por meio do formulário de notificação de ocorrência de microcefalia disponível no endereço www.resp.saude.gov.br.
Do Portal CN/G1.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário