O Projeto Despertar do Silêncio com apoio da Prefeitura Municipal de Conceição do Coité realizou durante toda manhã e início da tarde de quarta-feira, 30, no Centro Cultural, o I Encontro de Surdos do Território do Sisal, no dia internacional do surdo.
O evento reuniu surdos de várias cidades do Território do Sisal e serviu para agradável interação entre todos. Houve apresentação do hino em libras, apresentação cultural, palestra com a professora Aurenir Carvalho que também é surda, teatro em libras, bate papo com a comunidade surda e até música, numa demonstração que essa classe é capaz e deseja ser mais respeitada na sociedade.
Marli Mota, mãe da surda Daiziane, considerada uma das mais destacadas da Bahia e no Brasil pelas grandes conquistas, (nível superior, conquista da CNH. desfile em concurso de Missa Surda Brasil, entre outras) fez parte da coordenação do evento, e ao ser anunciada para fazer a abertura oficial devido a forte emoção não teve palavras e silenciou, sem voz e com lágrimas recebeu o aplauso do público presente.
Marli disse que saiu pessoalmente pelas cidades ao lado da filha Deize visitando cada surdo,”porque o sonho dela era pequeno demais, apenas ver todos surdos juntos, então ela não conseguiu todos porque tiveram suas dificuldades, muitos por causa de transporte, mas a gente tem o desejo de criar a comunidade surdo do território do sisal e vamos se unir mais”, garantiu Marli.
A secretária de Educação, Cultura e Esporte do município Perpétua Sampaio, disse que acompanhou a agonia e a vontade de realizar este evento e de proporcionar aos surdos esse momento, “um momento que acho é devido a eles a muito tempo, a sociedade ainda tem um débito enorme com a comunidade surda, temos muitas crianças e adultos que não conseguem se comunicar, espero que a sociedade abrace esse causa e que esse seja um momento de um ponta pé inicial para um avanço maior, porque infelizmente temos número muito restrito de pessoas que dominam a linguagem de libras que podem proporcionar esta inclusão.” Avaliou a secretária.
Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas
Nenhum comentário:
Postar um comentário