O aposentado José Andrade de Oliveira, 66 anos, morador do distrito de Riacho da Onça, pertencente ao município de Queimadas, vive a angústia de aguardar atendimento na fila do Sistema Único de Saúde (SUS).
O idoso está internado há mais de 40 dias no Hospital Municipal Petronilho Evangelista dos Santos (HMPES), em Santaluz, para onde foi levado por familiares após sofrer acidente de moto e fraturar uma das pernas. Segundo a família do idoso, em decorrência da fratura, ele teve tromboembolismo pulmonar bilateral [considerada por especialistas como uma das principais emergências médicas] e precisa ser transferido para outra unidade de saúde para ser submetido a tratamento.
A família conta que conseguiu uma liminar do Ministério Público da Bahia (MP-BA) determinando que fosse feita a regulação do paciente, que têm prioridade garantida tanto pelo Estatuto do Idoso quanto pela legislação estadual. Porém, o aposentado continua esperando que a Central Estadual de Regulação (CER) autorize sua transferência para uma unidade capacitada para realizar o tratamento o qual precisa se submeter.
A família teme que o estado de saúde do idoso, que há cerca de seis meses sofreu um infarto do miocárdio, se agrave enquanto aguarda providência, o que depende da regulação da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab).
Procurada pelo Notícias de Santaluz na manhã desta sexta-feira (26), a Sesab informou que a Central Estadual de Regulação está buscando uma vaga em uma unidade de saúde que atenda ao perfil do paciente.
Redação Notícias de Santaluz
Nenhum comentário:
Postar um comentário