O resgate dos 33 mineiros soterrados em uma mina de cobre no norte do Chile começou por volta das 23h18 desta terça-feira (12), com a descida de Manuel González Pavez, o primeiro socorrista que vai ajudar a subir os trabalhadores.
Pouco depois do início do resgate, os resgatistas, ao lado do presidente Sebastián Piñera e da primeira-dama, cantaram o hino do Chile.
González, que trabalha para a Codelco, estatal chilena do cobre, levou 17 minutos para descer os 622 metros, aparentemente sem problemas, fez o primeiro contato com os mineiros e foi recebido com emocionados abraços.
Ouça ao lado o relato de Giovana Sanchez, enviada do G1 à mina
Depois, os mineiros o cercaram para receber instruções sobre como será feito o resgate. Florencio Ávalos, primeiro trabalhador a subir, vestiu a roupa especial entrou na cápsula, que começou a subir às 23h55 desta terça. Ele chegou à superfície à 0h11 de quarta (13), com os óculos especiais para evitar o choque da luz, e foi recebido pela mulher, Monica, e pelo filho de sete anos, que chorou muito.
A TV estatal chilena e TVs de todo o mundo transmitem os trabalhos ao vivo.Acompanhe.
González informou que os 32 demais mineiros estão bem de saúde.
O segundo socorrista, Roberto Ríos, desceu à 0h27.
Logo depois, o presidente Piñera deu entrevista, em que disse que estava cumprindo sua promessa de trazer os mineiros "são e salvos". "13/10/10 é um número mágico", disse ele.
A cápsula com Ríos chegou lá embaixo à 0h43.
Um primeiro, com a cápsula descendo sozinha pelo túnel, para reconhecimento do percurso. Ela ficou alguns minutos dentro do túnel, e voltou.
A cápsula sofreu um dano na porta na primeira descida, segundo a France Presse, e teve de ser ajustada com um martelo. O engenheiro-chefe do resgate, Jorge Sougarret, entrevistado pela TV chilena, disse que isso se deveu a um problema nas rodas ajustáveis da cápsula.
Assista ao lado: à espera dos mineiros, familiares cantam
Depois, a gaiola entrou novamente no túnel, para percorrer toda a extensão do duto, e voltou.
Segundo ele, o atraso no início do resgate ocorre porque foi necessário fazer mais testes com a Fênix.
Segundo ele, ainda era necessário fazer as conexões telefônicas na cápsula antes que o primeiro socorrista desça ao local onde os 33 homens estão presos.
Mais cedo, o presidente Piñera havia previsto, em entrevista na mina, que o resgate dos mineiros começaria por volta das 20h.
Em entrevista na mina, lotada de jornalistas e parentes e sob bastante expectativa, Piñera afirmou que o resgate deveria durar entre 24 horas e 48 horas, dependendo dos procedimentos que forem necessários.
Os mineiros -32 chilenos e um boliviano- estão a cerca de 700 metros de profundidade e serão içados à superfície pela Fênix, uma moderna cápsula especialmente preparada, através de um túnel cavado por uma perfuradora ao longo de 33 dias e que ficou pronto no último sábado.
Piñera também afirmou que a ordem da subida ainda deveria ser definida, mas o primeiro mineiro a ser içado foi Florencio Ávalos (veja vídeo ao lado), de 31 anos.
Segundo em hierarquia entre os mineiros,Ávalos é habilidoso e combina experiência e juventude, o que o tornava capacitado para resolver eventuais problemas durante a subida da cápsula.
Ele deve ser seguido pelo mineiro Mario Sepulveda, de 39 anos, pelo ex-militar Juan Illanes, de 52 anos, e pelo boliviano Carlos Mamani, de 23, único não-chileno do grupo. As famílias mostraram aos jornalistas chilenos uma lista preliminar da ordem de saída dos mineiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário