As cartas e a foto do pai de Maria estão emolduradas. Ela não vê a hora de dar um abraço em Mario Gomes - o mais velho dos mineiros. Maria diz que vai convencer o pai a deixar o trabalho nas minas depois de 50 anos.
O sucesso nos trabalhos de construção do túnel e nos testes com a cápsula que vai trazer os mineiros à superfície deu o sinal verde para última etapa do resgate.
O primeiro mineiro deve sair a partir da meia-noite de terça-feira. Cada resgate vai durar uma hora. A previsão é que todos sejam içados até quinta-feira.
A cabine tem luz no teto e quatro tanques oxigênio. Os mineiros ficarão presos a cintos de segurança e estarão equipados com fones e microfones - para se comunicar com as equipes - e óculos escuros - para proteger os olhos da luz.
Um número vai marcar a história desse resgate. A perfuradora T130 que deixou hoje a mina San Jose - levou exatamente 33 dias para chegar ao refúgio onde estão os 33 mineiros.
Eles serão levados de helicóptero para um hospital em Copiapó, mas caso essa viagem não seja possível por causa da neblina, a polícia diz que faz esse percurso de carro em exatamente 33 minutos.
Por segurança, dois mineiros mais experientes em resgates e dois enfermeiros vão descer ao abrigo e acompanhar de perto a retirada.
Do G1 - Jornal da Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário