A cidade de Água Fria a 148 km de Salvador amanheceu bastante triste com a notícia do falecimento do Ex-prefeito Balbino Leão de Almeida.
Baiano de Tanquinho, nasceu em 31 de Março de 1920, filho de João Leão de Almeida e de Dona Maria Mascarenhas de Almeida. Autodidata, não chegou a freqüentar escolas, mas aprendeu muito por seu esforço próprio. Aos sete anos de idade, iniciou sua vida profissional ajudando seu pai nas atividades agrícolas. A partir dos vinte e um anos, assumiu sua própria vida e seus próprios negócios. De religião católica, Balbino Leão sempre colaborou com todos os movimentos comunitários religiosos locais. Foi Vereador por duas vezes e Prefeito quatro vezes. Emprestou seu apoio a todos os movimentos esportivos do município. Foi sócio cotista da extinta Cooperativa Mista dos Agricultores de Serrinha LTDA. Seu esporte preferido foi o futebol, seu passatempo preferido a caça.
Carreira política
Sua Carreira política teve início em 1959 quando foi eleito Vereador pelo município de Irará (Quando Água Fria ainda era distrito deste, sendo emancipado em 1962). Em 1963 elegeu-se novamente Vereador tendo sido o mais votado do município. No período de 1967 a 1971 ocupou a prefeitura de Água Fria pela primeira vez, ocasião em que prestou grandes serviços à população local, graças ao trabalho realizado. Em 1976 foi eleito novamente Prefeito, defendeu a legenda da ARENA (Aliança Renovadora Nacional), e com a extinção do partido, filiou-se na época ao PDS.
Balbino Leão de Almeida voltou a dirigir o município por mais duas vezes: De 1989 a 1993, e de 1996 a 2000.
Segundo informações do seu filho, Adailton Leão (atual Prefeito da cidade de Água Fria), Balbino veio a óbito às 18h30min desta quarta-feira, devido a uma parada respiratória e insuficiência renal. O corpo foi velado na Câmara de Vereadores da cidade e seguiu em direção ao distrito de Pataíba, onde foi sepultado na tarde desta quinta-feira (8).
Com informações do blog Jorge Calmon Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário