James Earl Jones, icônico ator e dublador, faleceu nos Estados Unidos aos 93 anos. Ele é conhecido mundialmente por ser a voz original de dois dos personagens mais marcantes da história do cinema, Darth Vader, da saga Star Wars, e Mufasa, de O Rei Leão. A sua morte foi confirmada nesta segunda-feira (9) por seus representantes à imprensa americana. Jones faleceu em sua residência no condado de Dutchess, em Nova York, cercado por sua família.
Além de sua carreira lendária no teatro e no cinema, Jones faz parte do restrito grupo de artistas que conquistaram o cobiçado EGOT, título dado a quem vence os principais prêmios da indústria do entretenimento: Emmy, Grammy, Oscar e Tony. Ao longo de sua carreira, ele acumulou três prêmios Tony, dois prêmios Emmy e um Grammy. Em 2012, foi homenageado com um Oscar honorário por sua contribuição ao cinema.
Jones deu vida ao Darth Vader na trilogia original de Star Wars e voltou ao papel em diversas produções da franquia, incluindo Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith, Rogue One: Uma História Star Wars e Star Wars: Rebels.
Outro papel marcante de sua carreira de dublagem foi o de Mufasa, o sábio e majestoso leão de O Rei Leão, filme da Disney lançado em 1994. A voz de Jones como Mufasa se tornou sinônimo de autoridade e amor paternal, sendo tão marcante que o ator foi chamado para reprisar o papel no remake de 2019.
Do Portal Bahia Notícias/Foto: Jemal Countess / Getty Images
Nenhum comentário:
Postar um comentário