Um vulcão entrou em erupção na Indonésia na noite da última terça-feira (16). O fenômeno provocou a fuga de centenas de moradores da ilha em que está localizado, Ruang.
O Monte Ruang, vulcão de 725 metros de altura, fica localizado na província de Sulawesi. Mais de 800 pessoas, que viviam em dois vilarejos na ilha, precisaram evacuar a área.
O vulcão entrou em erupção uma primeira vez, gerando uma coluna de cinzas de 2km de altura, e mais tarde expeliu materiais que chegaram a altura de 2,5 km. Segundo a CNN, as autoridades tiveram que evacuar os moradores rapidamente temendo que o fenômeno viesse a causar um tsunami.
A Indonésia registra atividades vulcânicas frequentes por se localizar no “Anel de fogo do Pacífico”. Em 2018, a erupção do Anak Krakatau, fez com que o vulcão tombasse no mar, desencadeando um tsunami que atingiu as costas das principais ilhas de Java e Sumatra, matando mais de 400 pessoas.
A agência de vulcanologia do país alerta que as autoridades elevaram o alerta ao nível mais alto, alertando as pessoas a permanecerem a mais de 6 quilômetros do pico, devido a possibilidade de que o Monte desabou parcialmente na água e cause um tsunami, como aconteceu em 1871.
Do Portal Bahia Notícias/Foto: Antara
Nenhum comentário:
Postar um comentário