A cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, parou nesta última terça (16) após registrar em 48h índices pluviométricos 50% maiores do que a média anual prevista para a cidade. Atividades humanas podem ser as causadoras deste fenômeno.
Situada em pleno deserto, a luxuosa cidade de Dubai foi palco da tempestade local mais intensa desde que a situação climática passou a ser monitorada, 75 anos atrás. Em menos de 48h, a cidade registrou um índice pluviométrico de 142 milímetros, volume muito maior que os 94,7 milímetros esperados para um ano inteiro na cidade.
Nas ruas de Dubai podiam ser vistos diversos carros abandonados, quase completamente cobertos por água. De acordo com a agência de notícias Associated Press, a causa dessas chuvas pode ter sido o descuido humano. Segundo a agência, a prática de cloud seeding, “semeadura de nuvens” em tradução literal, pode ter sido uma das causas para este fenômeno. A intervenção consiste no bombardeio de nuvens com produtos químicos específicos, como iodeto de prata ou gelo seco, com o intuito de provocar chuvas em regiões desérticas.
De acordo com a Associated Press, o governo local teria realizado sete operações do tipo logo antes das tempestades, enquanto que veículos de notícias associados ao governo local afirmam que nenhum voo do tipo foi realizado no mesmo período.
Do Portal Bahia Notícias/Foto: Reprodução/Redes Sociais
Nenhum comentário:
Postar um comentário